O que penso sobre o Papai Noel?

É comum as pessoas me perguntarem o que penso sobre o bom velhinho pelo fato de eu ser ministro do evangelho. Tentarei responder rapidamente e em poucas palavras.

Papai Noel é inspirando em Nicolau de Mira. Nicolau foi um pastor do quarto século, que mais tarde foi considerado um santo pela igreja católica Romana.

Ele era um dos favoritos dos marinheiros holandeses, que o chamavam “Sinter Klaas” (ou “São Nicolau”), que passou a ser chamado em inglês de “Santa Claus”.

Existem diversas lendas baseadas em fatos sobre Nicolau – histórias sobre sua incrível generosidade para com os pobres. Ele adorava dar presentes, aparentemente ele jogava bolsas de dinheiro nas casas das pessoas, às vezes pela chaminé, e fazia isso à noite para poder permanecer anônimo (por isso a lenda do Papai Noel dar presentes).

A imagem de um papai Noel rechonchudo, barbudo e vestido de vermelho tornou-se popular nos Estados Unidos e no Canadá no século XIX devido à influência significativa do poema de 1823 “Uma visita de São Nicolau” e do caricaturista e cartunista político Thomas Nast.

Na verdade, Nicolau de Mira, não usava roupas como a de Papai Noel, ele não morava no Polo Norte (conforme americanos), ou Finlândia (Conforme britânicos), na verdade ele morava na Turquia, ele não tinha renas e nem pequenos elfos duendes que os ajudavam na produção dos brinquedos.

Na verdade Nicolau adorava a Cristo e o reconhecia como o Emanuel, Deus conosco, pois ele participou do Concílio de Niceia que defendia a divindade de Jesus.

Tudo isso me faz pensar: seria sadio eu ensinar meus filhos que na noite de Natal um velhinho simpático sai de trenó voando pela terra e entregando presente para as crianças enquanto ela dorme? Creio que não!

O Natal é o nascimento do maior presente que o homem poderia receber, a vinda do Salvador, mas, isso não nos impede de ensinarmos os nossos filhos sobre a história de Nicolau de Mira, e eles aprenderem que até aquele sobre quem inventaram tantas histórias, se dobrou diante de Jesus.

Um abençoado Natal!