O que é um casamento segundo Jesus?

Na atual era em que vivemos falar sobre o casamento não é fácil. Muitos têm ideias confusas e inclusive acham que Jesus as sustentam.

Mas, o que será que Jesus disse sobre o casamento?

“Ele respondeu: “Vocês não leram que, no princípio, o Criador ‘os fez homem e mulher’ e disse: ‘Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne’? Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe”. (Mateus 19.6)

Com base na declaração de Jesus podemos fazer a seguinte definição:

Casamento é um vínculo sagrado entre um homem e uma mulher, instituído por Deus, firmado diante dEle e dos homens, consumado pela relação sexual e indissolúvel.

Explicando:

Vínculo sagrado entre um homem e uma mulher instituído por Deus

“…Portanto, o que Deus ajuntou…

O casamento foi instituído por Deus no Éden, e o seu propósito é espelhar e espalhar a imagem de Deus para Sua Glória. (Gn 1.26,27)

Isto só é possível entre um homem e uma mulher. E ele é um vínculo sagrado, pois é Deus quem os une. Desta maneira é impossível que haja uma benção fora da originalidade da criação de Deus, logo, união homoafetiva não tem a benção de Deus.

Uma aliança feita diante de Deus e dos homens

“…une a sua esposa…

Timothy Keller, no seu livro “O significado do casamento”, coloca esta aliança firmada diante de Deus e dos homens de maneira extraordinária.

“Este é o motivo pelo qual tantas cerimonias de casamento de tradição cristã têm um conjunto de perguntas e um conjunto de votos. Os noivos devem por exemplo responderem a perguntas como essas:

“ _____, você se dá totalmente para amar a_____ procurando fazer o que estiver ao seu alcance para ajudá-la a sentir-se feliz e segura tratando-a com gentileza, compreensão e respeito até que a morte os separe?”

Os noivos primeiramente respondem sim ao ministro que lhes faz as perguntas. Na verdade, fazem um voto a Deus antes de se voltarem e fazerem os votos um ao outro. Ouvem o outro colocar-se diante de Deus, da família e das instituições de autoridade da igreja e do Estado (quando o casamento é com efeito civil) e juram lealdade e fidelidade. Em seguida eles fazem os votos um ao outro.

Consumado pela relação sexual

…tornando-se os dois uma só carne…” (Mateus 19.6)

A união sexual consuma e coroa o relacionamento matrimonial à medida que ambos os cônjuges se separaram um para o outro e solidificam sua união através de um relacionamento, “de modo que já não são mais dois, porém uma só carne.

O casamento é uma aliança indissolúvel

“…Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem”. (Mateus 19.6)

Deus é quem faz um casal se tornar uma só carne, e o que Ele uniu, ninguém separa.

A quebra da aliança é somente a prova da dureza do coração do homem.

“Respondeu-lhes Jesus: Por causa da dureza do vosso coração é que Moisés vos permitiu repudiar vossa mulher; entretanto, não foi assim desde o princípio”. (Mateus 19.8)

Nota-se que o plano de Deus nunca foi o divórcio, “…não foi assim desde o princípio…” pois Ele odeia o divórcio.

“Eu odeio o divórcio”, diz o Senhor, o Deus de Israel…” (Malaquias 2.16a)

O que é um casamento segundo Jesus? Casamento é um vínculo sagrado entre um homem e uma mulher, instituído por Deus, firmado diante dEle e dos homens, consumado pela relação sexual e indissolúvel.

O que você pensava ou pensa a respeito do casamento? O que você tem ensinado?

Pense nas Palavras de Jesus.