De que tipo de mulher nossas comunidades mais pobres precisam?

Uma das coisas mais empolgantes sobre o 20schemes, para mim, é esta: embora muitas igrejas no Reino Unido ainda estejam debatendo o papel das mulheres no ministério, não apenas temos várias mulheres em funções-chave em nossa equipe aqui na Igreja da Comunidade de Niddrie, mas nós também estamos, estrategicamente e ativamente, treinando a próxima geração de trabalhadoras femininas. Isso é realmente emocionante!

Eu sei que toquei nisso há algumas semanas atrás, mas, seguindo a sugestão das Escrituras e usando a repetição para enfatizar o peso da questão, vou seguir em frente. Infelizmente, muitas mulheres, em igrejas em todo o Reino Unido, lutam, sem apoio, com as questões cotidianas da vida. Se isso é verdade de forma ampla, é especialmente verdade entre os pobres. Também há muitas mulheres, nas congregações, que são espiritualmente maduras, mas não têm a oportunidade de desenvolver ou usar os dons que Deus lhes deu. Simplificando, entrar na escala do chá/café, por si só não é uma oportunidade séria de ministério (embora seja uma tarefa necessária e importante).

Ministério Abrangente

O ministério de mulheres é muito mais do que o papel de visitante pastoral ou de alguém que dirige a reunião feminina na terça-feira à tarde. Novamente, essas funções são importantes, mas não são tudo e o fim de tudo quando se trata do tipo de ministério feminino abrangente necessário em nossas igrejas e comunidades.

Este post não é apenas para aqueles que estão no ministério vocacional de tempo integral. Temos uma necessidade desesperada de mulheres bondosas, piedosas e maduras em nossas congregações, de todas as classes sociais – incluindo mulheres casadas, solteiras, divorciadas e viúvas. Mulheres de todos os matizes precisam falar da verdade bíblica e da sabedoria umas das outras em uma variedade de contextos.

Tragicamente, muitas vezes o que passa por ministério entre as mulheres é motivado por eventos e raramente focado no discipulado. Nós entretemos nossas mulheres bem e as ensinamos bem, mas a coisa toda é clínica, baseada em cronogramas e de forma isolada. É envolvimento sem nenhum custo sério para si mesmo. Mas o verdadeiro discipulado é demorado, invasivo e caro.

Muitas mulheres temem falar a dura verdade em amor, por medo de ofender. Precisamos de mulheres com paixão por Jesus, um controle firme de sólida teologia e doutrina bíblica, e que saibam como falar sem medo e ousadamente na confusão da vida das mulheres dos dias modernos.

Quero compartilhar algumas formas pelas quais treinamos mulheres aqui no 20schemes, na esperança de que isso possa ser útil quando você pensa em treinar e educar mulheres em seu contexto, seja ele qual for.

O papel das mulheres no 20schemes

Estagiárias nativas

As estagiárias nativas desempenham um papel integral em nossas igrejas nas comunidades habitacionais carentes da Escócia. Como convertidos locais, eles entendem a dinâmica da comunidade e servem como testemunhos vivos de como Deus salva pecadores. É uma apologética poderosa ver alguém que você conhece sendo transformado pelo evangelho.

Essas comunidades são apertadas e unidas. Muitas famílias viveram em Niddrie por mais de um século! Portanto, os cristãos nativos não precisam trabalhar para abrir portas porque já fazem parte da comunidade. O que falta a eles é o conhecimento teológico e bíblico, o qual podemos ensinar a eles facilmente.

O treinamento da 20schemes tem uma abordagem em três frentes para o desenvolvimento pessoal e espiritual:

  1. Conhecimento Bíblico
  2. Caráter Cristão
  3. Experiência prática

As estagiárias indígenas da 20schemes passam no mínimo um ano e no máximo dois treinando conosco. Elas participam de todos os aspectos da vida da igreja e da comunidade. Elas são orientadas, apoiadas, desafiadas e avaliadas. Dedicamos tempo para prepará-las para o próximo estágio de trabalho de tempo integral ou ministério vocacional. Queremos incentivar o crescimento espiritual na comunidade e dar-lhes oportunidades de desenvolver seus dons.

Para aquelas que seguem em busca de ministério, nosso treinamento se torna muito mais focado. Treinamos essas mulheres especificamente em todos os aspectos do ministério feminino. Elas podem então se inscrever para uma função de ‘trabalhadora do evangelho’ conosco. Este treinamento é mais intenso, focado e contextualizado. As mulheres precisam estar devidamente preparadas para lidar com as realidades que enfrentarão de uma perspectiva bíblica sólida.

Trabalhadoras do Evangelho

Como já afirmei, este é um papel integral para a estratégia de plantação de igrejas – mulheres maduras que estão dispostas a se comprometer a entrar em projetos de longo prazo como parte de uma equipe. Novas crentes precisam conhecer o plano de Deus para elas. Elas precisam saber como é a aparência de uma mulher bíblica e como Deus espera que ela pense, se comporte e aja. Ao sermos mentoras de novas convertidas, queremos ter um bom estudo da Bíblia, responsabilidade e muita oração. Precisamos gastar tempo com novas crentes. Precisamos modelar a maturidade e ensinar-lhes como é uma vida piedosa em todos os aspectos da vida.

Em círculos cristãos, estamos acostumados a definir formatos de estudo bíblico e oração uma vez por semana, mas isso simplesmente não é suficiente (quero dizer ‘nas comunidades’, mas, na verdade, não estou convencida de que nos reunirmos apenas uma vez por semana, em qualquer contexto, permitiria que qualquer pessoa vá além das coisas superficiais da vida). Se o novo convertido tiver que deixar para trás amizades íntimas que são quase tão estreitas quanto os laços familiares – amigos que estão na casa um do outro diariamente, trocando mensagens de texto constantemente, vivendo juntos – então, nessas comunidades, temos que oferecer algo mais íntimo, mais envolvente e mais conectado à vida cotidiana do que uma sessão de mentoria uma vez por semana. Comunidade autêntica é a chave.

Quando uma mulher se torna uma trabalhadora do evangelho, nós a ajudamos a desenvolver relacionamentos intencionais na comunidade, dirigir estudos bíblicos, se envolver em relacionamentos um a um, treinar as próximas estagiárias nativas em potencial, desenvolver programas necessários e participar em projetos comunitários existentes enquanto ela serve e testemunha dentro de sua comunidade. A 20schemes oferece treinamento, orientação e suporte ao longo do caminho para que haja alguém para responder a questões como: O que devo fazer quando?

Esta abordagem ao ministério de mulheres é importante? Eu acredito que é uma necessidade em cada congregação e em cada ambiente. Nas comunidades carentes, pelas necessidade serem multifacetadas e complexas, pode ser muito fácil para os cristãos evitar o espiritual e se concentrar no físico. Mesmo assim, a maioria das mulheres que vivem em nossas comunidades mais pobres está sofrendo sem a esperança do evangelho. Elas não ouviram as boas novas que podem libertá-las do fardo de seus pecados.

As mulheres, nas comunidades habitacionais carentes, precisam mais do que “saltar de paraquedas” para ser outra trabalhadora em sua vida, perpetuando a dependência. Eles precisam de mulheres que vivam com elas todos os dias. É assustador, é sacrificial, é de partir o coração, é difícil – é comprometedor, é glorioso, é engraçado, é incrível, é alegre e vale a pena!

A seara é grande e os trabalhadores são poucos.

Por: Sharon Dickens. © 20schemes. Website: 20schemes.com. Traduzido com permissão. Fonte: What Kind of Women Do Our Poorest Communities Need?

Original: De que tipo de mulher nossas comunidades mais pobres precisam? © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.