Praticantes, não somente ouvintes

Como pastor de uma igreja local, eu tenho conhecido muitas pessoas ao longo dos anos que não cresceram indo à igreja e que nunca estudaram a Escritura ou a teologia da Escritura. Eu também conheci pessoas que cresceram indo à igreja, mas que nunca foram ensinadas como estudar a Escritura e sua teologia. No entanto, como o Dr. R.C. Sproul disse, somos todos teólogos — a questão é se somos ou não bons teólogos. O problema fundamental no nosso tempo é que muitos cristãos professantes não pensam que eles precisam estudar teologia, enquanto muitos outros não parecem se importar com teologia ou são simplesmente muito preguiçosos para estudá-la.  Cristãos, entretanto, deveriam se importar com teologia. Como poderíamos não nos importar, quando ela nos fala sobre aquele que salva nossas almas?

Muitos cristãos, particularmente cristãos jovens e recém convertidos, não sabem por onde começar os seus estudos de teologia, e não sabem como dar conta disso. Eu descobri que alguns cristãos acham que teologia é apenas para pastores ou acadêmicos, e pior, alguns pastores e acadêmicos fazem leigos pensarem que eles só podem de fato estudar teologia se eles se esforçarem em direção a um diploma teológico avançado.  Eu também descobri que alguns cristãos pensam que precisam desenvolver sua própria teologia. Mas Deus não nos chama a desenvolver nossa própria teologia — esta já está desenvolvida na Escritura. Nós somos chamados a estudá-la, entendê-la, e a sermos praticantes, não somente ouvintes. Além disso, não é a nossa própria teologia; é a teologia da igreja una, santa, católica e apostólica. Quando pessoas desenvolvem sua própria teologia, elas inevitavelmente desenvolvem sua própria heresia.

Fazer teologia significa estudar a Escritura e estudar as palavras dos nossos fiéis antepassados que fielmente estudaram a Escritura. Significa estudar credos históricos e confissões da igreja, que servem como úteis sumários e explicações do que a Escritura ensina. Significa estudar não apenas livros de teologia sistemática, mas também comentários bíblicos, e ainda livros de hermenêutica (o método de interpretar a Escritura), história da igreja, teologia histórica, e até sobre vida cristã (como aplicar a teologia a toda a vida), porque teologia entendida corretamente é teologia corretamente aplicada à vida. Também significa estudar teologia enquanto sentamos debaixo do ministério da Palavra em nossas igrejas locais, semana após semana, por meio da adoração, canção, e sacramentos. Porque quando nós estudamos teologia, nós estudamos Deus, para que possamos corretamente conhecer, amar, adorar e proclamar o Deus triuno da Escritura, não um deus criado por nós.

Por: Burk Parsons. © Ligonier Ministries. Website: ligonier.org. Traduzido com permissão. Fonte: Doers, Not Hearers Only.

Original: Praticantes, não somente ouvintes. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Alex Motta. Revisão: Pedro Henrique Lima de Oliveira.