Jovens: Quem são? Como vivem? O que precisam saber?

Texto base: Provérbios 1

Constantemente temos ouvido recomendações que são respostas a uma situação ou ocasião específica, por vezes a uma necessidade. O livro de Provérbios, por exemplo, é uma teologia da vida ordinária. Ele traz algumas recomendações com relação a quem são os jovens e quais são as suas necessidades. Sua sabedoria aponta para o Filho sábio, Jesus Cristo. 

Há um livro específico na Bíblia que nos instrui a deixarmos de ser frequentemente tolos e cada vez mais sábios, vivendo a luz do evangelho nas coisas ordinárias da vida. Esse livro instrui o filho de Salomão a estar sob o temor do Senhor, e ele nos dá pistas comuns do que os jovens valorizam. Vejamos quem são os jovens.

Primeiro, os jovens tendem a não valorizar a sabedoria. Ao contrário, comumente procuram coisas triviais e supérfluas. Contudo, o livro de Provérbios é dedicado a persuadir os jovens de que a sabedoria é desejável e valiosíssima. Andar com o Senhor é melhor do que o dinheiro, do que curtidas nas redes sociais, do que qualquer coisa periférica que possamos valorizar. Salomão convoca o leitor a valorizar a sabedoria, sobretudo a que vem do Senhor por intermédio dos pais (Pv 1.8). Os jovens são frequentemente tentados a perseguir gratificação imediata e, por vezes, desprezam os conselhos dos pais.

Segundo, os jovens, em geral, não sabem escolher suas companhias. Salomão também dedica seu livro a esse problema (Pv 1.10-19). O alerta é claro: jovem, cuidado com as suas companhias. Paulo afirmou que as más conversações corrompem os bons costumes (1Co 15.33). A escolha de suas companhias desempenham um papel poderoso na formação dos seus valores e do que é importante para você. Não apenas a escolha dos seus amigos, mas também quem o influencia nas redes sociais, nas mídias.

Terceiro, os jovens tendem a ter pouco foco no coração. Possuem uma relação de amor e ódio com regras, mas, em contrapartida, querem tê-las para desafiar e segui-las. Salomão alerta seu filho a prestar atenção ao coração e seus desejos e motivações, pois a batalha acontece principalmente lá. As perguntas devem ser respondidas primeiro no coração. Paulo mostra que apenas reprimir desejos e cumprir ordens não é o caminho (Cl 2.20-23). A obediência deve ter em mente sua origem e sua motivação. Você não é produto do meio, mas o meio é de grande influência em sua vida.

Quarto, os jovens possuem uma certa limitação escatológica. Os jovens têm pouca visão em decisões de curto prazo que possuem consequências de longo prazo. Por exemplo, com quem você vai se casar vai afetar muito a sua espiritualidade. Sua ética de trabalho (ou a falta dela) também diz muito sobre seu futuro. Decisões de curto prazo tolas e supérfluas culminarão em um longo prazo terrível. O que você tem enxergado? Pv 24.30-34 mostra a situação do preguiçoso: seu campo é cheio de espinhos, os muros estão derrubados, e a percepção de pobreza chega de repente. Quando se dá conta, percebe que não será jovem para sempre, que o tempo passa de forma inevitável. Longe de ser paralisador, considere onde você está hoje e para onde você está caminhando.

Mas então, o que atrai os jovens? Bem, estes são mais suscetíveis à tentação sexual. Em geral desconhecem a força do desejo que possuem, cujo tamanho geralmente é distorcido pelo pecado. Salomão também dedica parte do seu livro para expor tais desejos (Pv 5; 6.20-35; 7). Em sua exposição da mulher adúltera, ele não a descreve pela aparência, mas pelos seus desejos e motivações. De maneira semelhante, o jovem tolo busca seu prazer em tais coisas. Estas palavras ecoam e chegam até nós: seremos e somos tentados. Mas ele nos alerta que o fim é desastroso (Pv 5.5-13). As consequências do pecado sexual são terríveis. E, por vezes, a ficha cai tarde, mas ela sempre cai.

Contudo, Salomão também descreve a pureza da intimidade do casamento (5.15-20). Ele descreve um presente de Deus para o casal que experimentou o matrimônio. Eis a ênfase principal: os caminhos do homem estão diante dos olhos do Senhor (5.21). O Senhor está sempre presente, e isso deve instalar temor em nós, afinal, não são poucas as vezes em que cometemos erros que poderiam ter sido evitados se tivéssemos prestado mais atenção à sabedoria de Deus. A sabedoria convoca os simples e tolos a dela se alimentarem. Ela oferece um verdadeiro banquete àqueles que muito já erraram.

Nós muito já erramos. Contudo, podemos ter um irmão mais velho, perfeitamente sábio, que cumpriu toda a Lei. Ele viveu uma vida perfeita para garantir-nos uma vida eterna com ele. Provérbios nos conduz a Jesus Cristo, aquele em que todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos. O livro de Provérbios é a mente de Jesus, e ele nos convida ao seu banquete. Entre no caminho da sabedoria e colha a vida. Você precisa tomar uma decisão. Ouvirá a sabedoria ou dará ouvidos à loucura? Os jovens são muitas vezes confusos, mas Jesus é aquele que põe ordem em tudo e te convida ao banquete. A resposta adequada é assumir que é tolo, que carece de Cristo. Não deixe para amanhã.