O jogador fominha, o banheira e o time Ekklesia

Texto base: Efésios 4.7-16

Muitas vezes podemos pensar: “Por que me envolver com a igreja se eles nem dão bola para mim? Se não me encaixam em nenhuma posição?”. Contudo, Jesus, ao decorrer dos séculos, tem formado o time Ekklesia, o time Igreja, e hoje convida você a vestir seu uniforme e fazer parte dele. Nesse texto, poderemos ver qual é a estratégia que ele emprega no desenvolvimento desse time.

1. Jesus compra e capacita todos seus jogadores (4.7-10)

Você já parou para pensar na dimensão do que Jesus teve de fazer para montar seu time? Para ter esta vitória, Jesus precisou descer às regiões mais profundas da Terra, nasceu em forma humana, humilhado, viveu entre nós, anunciando as palavras do Reino, e desceu à sepultura em morte de cruz. Mas, quando ele ressurge da sepultura, ele triunfa sobre a morte e o pecado. Em outras palavras, o presidente do time desce do camarote de glória, desce à favela de nossa miséria, e paga o preço por um perna-de-pau como você, para jogar em seu time. Não, ele não escolheu os craques, até porque não encontraria nenhum. Não há um justo, nenhum sequer. Mas ele pagou um alto preço por você, que antes jogava em outro time, mas que agora é vestido com o uniforme da justiça de Cristo.

Por que se recusar a servir neste time? Quando você se nega a participar, está diminuindo seu sacrifício. Ele não te deixa sozinho no banco. Pelo contrário, ele envia seu Espírito e te capacita para o serviço (Ef 4.7). Mesmo que você faça apenas gol contra, ele concede graça. Não existe crente sem dom, e sim crente indolente; não existe crente incapacitado, e sim crente folgado. Cada um tem seu papel no time Ekklesia. Cabe a cada um de nós cumpri-lo fielmente. Não fomos chamados para ser a estrela do time, pois o time já a possui: Cristo, a Estrela da Manhã. E, no fim, ele reparte o prêmio do campeonato, o qual ele já obteve, com seus jogadores indignos.

2. Ele capacita capitães para treiná-los em campo (4.11-12)

O apóstolo lista quatro dons que o Senhor concedeu aos crentes. Eles têm em comum que são ministério da Palavra, do Evangelho, dedicados a capacitar o povo de Deus. Os pastores e mestres são presentes de Cristo para a igreja, a fim de aperfeiçoar os santos, para que estejam à altura daquilo que foram chamados a fazer. Aperfeiçoar é equipar, tornar adequado, treinar. Estes capitães foram formados para nos capacitar ao serviço. Os pastores não são meros terapeutas que devem oferecer cuidado, tampouco são meros animadores de plateia, ou palestrantes. Eles não são meros gerentes de uma organização. Embora cada uma dessas funções tenha sua verdade, o ministério pastoral não pode se resumir a nenhuma delas.

Claro, por vezes, os pastores assumem todos os papéis, e o “membro comum” acaba em um papel passivo. Para estes, é preciso deixar de ser fominha. Se os membros não receberem espaço, nunca se desenvolverão. É preciso estar ciente de que os membros cometerão erros. O aperfeiçoamento envolve encorajar, ensinar e repetir.

Jovens, não sejam jogadores cai-cai. Não parem o jogo e peçam falta a cada vez que alguém não fizer o que você deseja. Não reclame se seu pastor não é um Pelé ou um Zico. Reconheça que ele também está com você no mesmo time, sendo aperfeiçoado a cada dia junto com você. Disponha-se, ofereça seu serviço.

3. O time, jogando coeso, vence a disputa contra o erro (4.12-16)

Este jogo possui um gol, possui um alvo. Esse alvo é praticamente impossível: a perfeita maturidade de Cristo. O padrão, a estatura dessa maturidade é o próprio Cristo. Mas se há gol, também há gol contra. Por vezes, o time Ekklesia leva dribles do time adversário, e fica suscetível a falsos ensinos. Não pise na bola.

A estratégia de Jesus para combater a imaturidade é colocar cada um de seus jogadores para fazer sua parte. O termo aqui é diakonia, serviço dos santos. Precisamos estar engajados nesse ministério. Só assim o time se fortalecerá, e assim poderá seguir a verdade em amor, com um corpo bem-ajustado e consolidado pela justa cooperação de cada parte, edificando a si mesmo em amor (4.15-16). Seguir a verdade em amor é ter vida e palavras verdadeiras e amorosas. Não jogamos por meio do erro e do engano, mas verdadeira e amorosamente. Se você não ajuda seu irmão a conhecer a verdade de Deus em amor, você está parado em campo.

Não é apenas seu pastor que possui o ministério da Palavra. Precisamos aconselhar, encorajar e discipular uns aos outros. Faça o básico: leia a Bíblia com seu irmão, ore com e por ele, e pergunte como ele está, do que ele precisa. Envolva-se. Aos poucos você descobrirá qual é sua posição no campo. Seu dom é o serviço que você faz bem, que te dá prazer e que abençoa vidas. Não caia na ilusão de que os dons devem ser mirabolantes. O apóstolo Paulo fornece listas com vários exemplos relativamente simples, como generosidade e serviço. Lembre-se também que deve ser sua área de foco, não de exclusividade. Quando todo o time entender que este dever não é apenas do capitão, então o time crescerá.

Como está o seu serviço na igreja? Essa partida é real, e envolve um prêmio eterno. Mais do que gols, o destino das pessoas está em jogo. E Jesus te convoca a fazer parte da seleção dele. Ele quer você ativo, pois ele pagou um alto preço de seu sangue e capacitou você por meio de sua ressurreição.