Como lidar com a falta de crescimento na igreja

Por vezes, é possível que os pastores olhem para as congregações de que tomam conta e não veem o crescimento esperado. Contudo, o pastor não é o único responsável pelo crescimento da igreja. Também é preciso analisar a própria igreja e o contexto maior na qual ela está inserida. Às vezes é necessário muito tempo para ver a igreja crescer mediante a pregação da palavra. Em outras situações, a igreja pode não ser tão receptiva a novos membros, algo que acaba distanciando as pessoas. E, em alguns casos específicos, o contexto local pode ser um empecilho para o crescimento da igreja.

Mas primeiro vamos nos analisar. Precisamos fazer algumas perguntas a respeito de como estamos desempenhando nossas tarefas pastorais. A princípio, a intenção não é colocar um fardo muito pesado sobre seus ombros, mas, se Deus usa meios para alcançar pessoas, é apropriado pensar sobre tais meios e se o problema está em nós. Estamos pregando a palavra de Deus de forma fiel? Estamos administrando os sacramentos corretamente? Oramos fielmente pelo povo de Deus? Realmente amamos as ovelhas que nos foram confiadas?

Se as pessoas souberem que você realmente as ama, elas permitirão ser repreendidas por você quando for necessário. Quando você é próximo das pessoas nos momentos de dor, elas abrem o coração e os ouvidos para o que você tem a ensinar. Além disso, pergunte-se: você é um homem de oração? Você consegue levar a congregação ao trono da graça em suas orações? Uma das formas que as pessoas aprendem a orar é a partir de nossas orações no púlpito. O seu ministério deve ter a oração como prioridade. Ela professa total dependência de Deus, de que nada pode fazer longe de sua graça.

O pastor também deve se perguntar: estou preparando os presbíteros? Eu estou os capacitando e provendo recursos para que desempenhem seu ministério? No Novo Testamento, há uma vasta quantidade de presbíteros cuidando das congregações. Ninguém deve fazer isso sozinho. Uma das melhores coisas que os pastores podem fazer é investir em seus presbíteros, não apenas para dividir as cargas, mas porque este é o modelo com que Deus projetou sua igreja. O pastor deve estar atento para saber identificar possíveis novos presbíteros e encorajá-los e prepará-los para este serviço.

Por fim, também devemos perguntar se estamos vivendo uma vida piedosa. Se nossa vida não é igual ao que ensinamos, nosso ministério está inteiramente comprometido. Todas essas perguntas são importantes quando consideramos por que a igreja não está crescendo.

Como encorajamento, é válido relembrar que homens fiéis já estiveram em contextos em que não houve resposta imediata ao evangelho. William Carey esteve na ilha por sete anos antes de alguém se converter. Queridos, alguns de vocês serão chamados a ministrar em lugares difíceis — esta é mais uma razão para ter bons amigos no ministério. Você não sobrevive em lugares difíceis se não tiver amigos que oram por você e o ajudam a superar tais desafios.

O Senhor pode trazer um despertamento ou não — ele é soberano. Nós amamos a história de Lutero, quando ocorreu um grande despertamento; mas John Huss já pregava as mesmas doutrinas 100 anos atrás, embora ninguém tenha se convertido. Nós não decidimos como o Senhor usará nossa fidelidade. Nós devemos almejar frutos no ministério e trabalhar por eles, devemos ser fiéis no ministério, mas não decidimos como nossa fidelidade se encaixa nos propósitos do Senhor. Ele pode utilizá-la para alcançar muitas pessoas, mas também pode não fazer isso. Nesse contexto, vale a pena obter ajuda de um pastor mais experiente, que falará a verdade a respeito do seu ministério.

Antes de encerrar, pensemos a respeito da igreja em si, pois, se somos fiéis em nosso ministério e estamos diante de uma oportunidade para crescimento da igreja, mas isso não está acontecendo, vale a pena examinar a igreja. Pergunte-se:

  1. O povo ama a pregação bíblica expositiva? Paulo ordenou a Timóteo que ele pregasse a Palavra (2Tm 4.2). Os membros desejam pregação rica das Escrituras? Podemos avaliar a maturidade da igreja por meio da resposta dela à pregação da Palavra. A cultura do entretenimento infelizmente leva as igrejas a desejar alguém que não tem profundidade bíblica.
  2. O povo possui uma paixão pela adoração pública? Em João 4.23-24, Jesus falou que o Pai procura verdadeiros adoradores que o adorem em Espírito e em verdade. Sua igreja possui essa aspiração? Eles vêm ao culto para dar glória ao Senhor? Eles têm ciência de que Deus é o receptor da adoração? Por vezes, as pessoas procuram a igreja pelo estilo musical. Nós devemos cantar verdades bíblicas a respeito de Deus, e não os estilos musicais do momento. A igreja deve procurar músicas que conferem maior glória a Deus. Além disso, as pessoas são cada vez menos frequentes nos cultos. Os que crescem em maturidade na fé querem estar com o povo de Deus aos domingos.
  3. Há na igreja um desejo pela doutrina bíblica saudável? Esse é um sinal da maturidade da igreja. Essa era uma das maiores preocupações de Paulo, pois, na vida cristã, a verdade produz vida, de modo que a mentira só pode trazer condenação e morte. As pessoas crescem mediante a verdade.
  4. Há sinais de maturidade espiritual na igreja? Os membros crescem em piedade? Essa maturidade se revela em amor a Deus, ao próximo e até aos inimigos?
  5. O cristianismo da igreja é algo que ocorre apenas aos domingos? Ou é algo cotidiano, que se reflete na família? Os pais oram com os filhos? Os maridos oram com as esposas? As famílias leem as Escrituras juntos?
  6. Minha congregação entende o Evangelho? Minha família entende o que significa ser salvo? Minha congregação consegue entender e articular as verdades essenciais do Evangelho? Uma igreja que entende o Evangelho é uma igreja que compartilha o Evangelho, e, se o compartilham, as pessoas virão com mais frequência e se juntarão a ela.
  7. Estou discipulando a congregação e eles estão crescendo como discípulos? Jesus disse para fazermos discípulos, não para que as pessoas assinassem um cartão, ou levantassem a mão. Devemos ensinar as pessoas a obedecer todas as coisas que Jesus ordenou (Mt 28.18-20).
  8. Esta igreja está comprometida com a Grande Comissão? Jesus disse para fazer discípulos de todas as nações conforme alcançam os povos. Isso faz parte da promessa de Deus a Abraão. Logo, todo cristão deve se preocupar com o fato de todas as famílias da terra serem abençoadas, e isso só acontece quando o Evangelho as alcança. Como responderão se não ouvirem? A igreja deve orar para que pessoas se prontifiquem a ir ao campo missionário.
  9. Sua igreja está comprometida com a membresia da igreja local? Eles entendem que a responsabilidade pela igreja é de todos?
  10. Sua igreja possui um zelo pela glória de Deus em toda a vida? Eles desejam viver para Deus em todas as áreas de suas vidas?

Se as respostas a essas perguntas forem negativas, talvez você já tenha descoberto a raiz do problema. Assim, você e os presbíteros podem se concentrar nas áreas problemáticas. Essas áreas não abrangem tudo, mas são um bom ponto de partida para reflexão a respeito da questão. Por fim, tenha paciência até que Deus decida conceder-lhe frutos em seu ministério.