Mulheres cansadas. Cansadas de tentar e de nada mudar.

Somos todos os dias bombardeadas por informações que prometem nos ajudar a sermos “pessoas melhores”. Somos expostas a todo momento em como sermos fluentes em novas línguas, temos uma melhor oratória, como melhorarmos nossa aparência física, melhores mães ou mães mais organizadas, e assim a lista continua. Em nossas conversas vamos buscando nos aperfeiçoar. E por que não sermos melhores cristãs? Melhorarmos nossos conhecimentos bíblicos, crescer em santidade deixando pecados de estimação que tanto lutamos no dia a dia?

O desejo que muitas mulheres têm em melhorar é muito bom. Vejo mulheres buscando crescer e se aperfeiçoar, cultivando boas amizades, lendo bons livros, fazendo planners de organização, ouvindo podcast e a cada dia buscam crescer mais e mais. São mulheres valiosas que buscam ao Senhor sem medirem esforços. Porém, diante de tanto esforço e busca pessoal, encontro mulheres cansadas e com perguntas cruéis em seus corações: Por que as coisas não mudam? Por que parece que esse crescimento é tão fácil só para minhas amigas? Por que não consigo crescer em paciência, amor, no falar mais sábio, diligência e até mesmo em submissão? Estou cansada tentar e nada mudar.

Creio que o maior problema não está no esforço de mudança e nem no desejo de querer crescer, mas em quem estão focando. Mulheres cansadas depositam a esperança de mudança em si mesmas. Elas creem que quanto mais se esforçam, maior a possibilidade de mudança, porém quando se deparam com a realidade das suas fraquezas caem em um ciclo de frustração e desânimo.

Nossa esperança de mudança espiritual não está em nós mesmas, mas está naquele que nos comprou com seu sangue e que nos transforma de glória em glória (2 Coríntios 3.18).

Por isso, ao invés de simplesmente buscar melhorar, esforce-se para crescer no conhecimento de Deus e seu amor, em sua adoração e obediência. Não apenas melhore. Se pareça com Cristo!

“E todos nós, com o rosto descoberto, contemplando a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, que é o Espírito.” (2 Coríntios 3.18)

Eu preciso conhecer a Deus e temê-lo

A Bíblia é a revelação para o Homem acerca do próprio Deus. Tudo que precisamos saber sobre Deus está lá. Se quero ser transformada, preciso conhecer aquele que é o único capaz de operar tamanha transformação.

Ao conhecermos o caráter de Deus, somos expostas à Sua santidade e justiça frente ao nosso pecado. E isso nos causa temor. Quando vemos os relatos das personagens bíblicas diante da presença de Deus, elas ficam aterrorizadas: Moisés, o povo diante do Monte Sinai, Isaías, os discípulos; todos eram confrontados com sua natureza pecaminosa diante de um Deus Santo e Justo. Ao conhecermos o caráter de Deus, somos imediatamente levados a conhecer quem somos.

E quem somos? Criaturas incapazes de amar ao próximo, orgulhosas, egoístas, cheias de cobiça, maldosas, adúlteras e pessoas que consideraram o conhecer a Deus como algo inútil (Romanos 1.28-29). Porém, se não busco conhecer a Deus, não consigo ver a real necessidade que tenho dele.

A minha real necessidade é que não posso chegar diante desse Deus Santo. Meu relacionamento com ele está quebrado, preciso então me curvar diante desse Deus Santo e Justo e reconhecer minha condição pecaminosa e fazer isso debaixo de temor. Então, Ele vem ao nosso encontro para trazer reconciliação.

Ao ler a Palavra de Deus, coloque os óculos da fé, e busque ver quem o Senhor é, como ele trabalha, o que ele ama, o que odeia, a quem salva, o que ele espera, quem ele sustenta e o que ele promete. Aplique essas verdades no dia-a-dia. Confie na soberania de Deus, enquanto ora por seus filhos, seja verdadeira em suas amizades, creia na eternidade quando a doença bate a porta e sirva seus irmãos na igreja crendo que é ali que somos santificadas.

Ore por humildade, para reconhecer o quão pecaminoso é o seu coração. E assim você irá crescer em sabedoria, cheia do temor do Senhor (Pv 20.5).

“Os propósitos do coração humano são como águas profundas, mas quem é inteligente sabe como trazê-los à tona.” (Provérbios 20.5)

Eu preciso conhecer do Seu amor

A Bíblia conta uma grande história de amor. A história de um Deus, que se fez homem, viveu uma vida que nem eu nem você conseguiria viver, para morrer a morte que eu e você deveríamos morrer. E Ele ressuscitou, para que esse relacionamento fosse restaurado e o Homem tivesse comunhão com ele.

Esse grande amor precisa ser lembrado e conhecido profundamente por nós. Pois é esse amor que nos constrange quando estamos vivendo em pecado (2 Coríntios 5.14). É esse amor que nos impulsiona a servir e amar pessoas e a coragem para viver uma vida de obediência.

Jesus deixou sua glória para vir resgatar rebeldes: você e eu. Meditar nesse amor deve mover meu coração a uma terna gratidão. Esse amor, no qual teve seu sangue derramado me dá uma nova identidade. Fui comprada, salva, selada, purificada, escolhida e feito filha. Esse amor me transformou tornando-me em uma nova criatura.

As orações do apóstolo Paulo são recheadas com a necessidade que ele via em interceder por seus irmãos em Cristo de compreenderem o amor e a pessoa de Cristo (Colossenses 1.9; Efésios 1.17; Filipenses 1.9-11). Por isso, medite e conheça a profundidade do amor de Cristo, pois só esse amor é capaz de alicerçar uma vida em verdade, esperança e fé (1 Tessalonicenses 5.8).

“Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual.” (Colossenses 1.9)

Eu preciso adorá-lo e obedecê-lo

A salvação que recebemos do nosso Senhor Jesus é um dom de Deus. Um presente imerecido. Nossos olhos um dia foram desvendados para reconhecermos o quão ruim somos e necessitamos de um Salvador. Ele veio, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1.29).

Ao entender essa grande história da redenção e ver que Deus nos incluiu nessa história, nossa única resposta é de adoração e obediência (2 Coríntios 5.15). Passamos a buscar e exaltar ao nosso Deus, reconhecendo Sua grandeza, bondade, fidelidade, amor, poder, força e muitos outros atributos de Deus.

Sei que muitas vezes isso se torna muito abstrato no dia a dia, porém ore para que através das Escrituras seus olhos sejam abertos para as maravilhas de seu caráter, vividas no seu dia a dia! Louve, reconheça suas maravilhas olhando a criação. Reconheça seu cuidado diante da provisão do alimento. Reconheça seu amor, quando reconhece sua necessidade do perdão. Reconheça sua fidelidade e direção diante de uma decisão difícil. Fique maravilhada por Cristo!

Ao reconhecer quem Deus é, em seu coração, que este transborde de alegria e assim: Cante! Fale as pessoas quem Ele é e o que fez por você por meio da adoração! Cante no culto, cante no culto doméstico, cante no trânsito, cante para consolar irmãos, cante com seus filhos…

Jesus quer que O adoremos. Nossa adoração vem de uma resposta desse tão grandioso amor. E mostramos que o amamos quando o obedecemos (c).

“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.” (João 14.2)

Quando obedecemos a Deus deixamos claro que Ele sabe o melhor para nós. Nosso caminho está seguro, pois Ele estará comigo e sabe onde nos conduzirá. Obedecemos quando imitamos nosso Mestre, proclamando sua glória por meio de uma vida de sacrifício exemplificada a nós (Romanos 12.1).

Eu não preciso apenas melhorar. Eu preciso contemplar mais a Deus e seu amor vivendo uma vida de adoração e obediência.

Sou convidada a orar e clamar a Deus para que Sua graça aja em minha vida para descansar somente nele e não confiar em minhas forças de mudança.

Preciso crer que Ele quer me transformar, não somente numa pessoa melhor, mas conforme à imagem do seu Filho (Romanos 8.29). Assim, Deus é glorificado em mim e sigo certa de Ele há de terminar a boa obra que começou (Filipenses 1.6).