Por que ler biografias para nossos filhos?

— Mamãe, só mais uma história?” É o pedido daqueles olhinhos curiosos e semiabertos de tanto sono. Quase todas as noites o alvoroço começa quando nos achegamos no sofá ou em nossa cama para contarmos histórias. Eles se aconchegam, sorriem, imaginam e sempre pedem por mais.

Lembro de quando eu era pequena e fui a uma EBF (Escola Bíblica de Férias). Ouvimos a história de Hudson Taylor, o grande missionário na China. Fiquei encantada com sua vida de oração e desprendimento material. Alguns meses atrás, essa mesma história de vida piedosa pôde ser ouvida por meus filhos, que privilégio!

Crianças amam histórias e creio que Deus também, pois ele mesmo escolheu lindas histórias para nos ensinar. Afinal, é em sua Palavra que conhecemos a Grande História, a história da redenção e essa grande história deve ser contada de geração em geração (Salmo 78).

A grande história da redenção é contada todos os dias em todas as nações, pois pessoas como eu, você e nossos filhos têm sido alcançadas e suas vidas mudadas, para escreverem novas histórias que vivificam nossa fé e nosso amor por Jesus Cristo.

Creio que as histórias são ferramentas didáticas para nos ensinarem e também a nossos filhos. E por que não usar essa ferramenta para criarmos oportunidades para compartilhar o evangelho e fortalecer a fé de nossos pequenos? Considere quatro motivos para lermos biografias para nossos filhos:

Porque Cristo transforma vidas para mostrar sua glória

O evangelho é real e nossos filhos precisam saber disso. O evangelho transforma vidas nos dias de hoje, transformou vidas no passado e transformará no futuro. O evangelho traz pessoas das trevas para luz e lhe dá uma razão para viver, encher a Terra com a glória de Cristo.

Ao ler as biografias de homens fiéis ao Senhor no passado, vemos que Cristo trabalha pelos seus. Jesus cumpre o que prometeu em sua palavra, de salvar pessoas e sustentar sua igreja para que a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida (Ef 3.10). Jesus Cristo, ontem e hoje é o mesmo e o será para sempre (Hb 13.8). Quanta esperança traz ao nosso coração ao ver a fidelidade de Deus.

Encoraja nossa fé e a fé dos nossos filhos.

Grandes verdades sobre quem Deus é e seu desejo para nossas vidas são vistas e nos desafiam quando lemos as biografias.

Deus usa pessoas imperfeitas para expandir Seu reino. Gente como nós! Isso nos motiva a querermos ser usados por Deus. Não se limita àquela história distante, Deus pode e quer nos usar.

Ver homens e mulheres serem diligentes naquilo que Deus os confiou levantam perguntas de auto avaliação em nossa fé. Como tenho vivido, tenho sido fiel naquilo que ele tem me confiado?

Uma das coisas que mais me marcam nas biografias é a forma que esses missionários administram seu tempo, dinheiro, focam em sua missão de vida e perseveram na oração. São corajosos em buscar a piedade e isso nos dá aquele combustível para aprendermos com seus exemplos.

A leitura das biografias confronta nossos valores terrenos atuais com os valores celestiais e eternos. As biografias nos ensinam a olharmos para Aquele que é dono da nossa fé, Jesus.

Cria momentos de conversas com nossos filhos e tempo em família

Hoje nós vivemos a vida de uma forma tão corrida que estamos nos esquecendo de viver a vida comum do lar. Não somos intencionais no cuidado da vida espiritual de nossos filhos. Não sabemos suas preferências, medos, preocupações e no que estão pensando. Vivemos de baixo do mesmo teto, mas estamos longe e surdos uns para com os outros.

Quando intencionalmente paramos para lermos juntos, valores estão sendo comunicados. O fato de todos juntos estarmos “amontoados” no sofá ou na cama enquanto um recebe um cafuné e outro está no colo, mostra um amor uns pelos outros, um cuidado e uma união. E eles amam momentos assim!

Quando lemos as histórias de homens e mulheres assim, podemos criar perguntas que os fazem pensar na sua vida com Deus: “— Você teria coragem de deixar seu país e ir falar de Jesus na China?” “— Olha como esses homens oravam a Deus, você acredita que Deus ouve e responde orações assim?” “— Mesmo diante das dificuldades esses homens não deixaram sua fé em Jesus. Por que você acha que eles fizeram isso?”

Grandes oportunidades de conversas são criadas quando lemos biografias e verdades podem ser ditas ao apresentar e explicar o evangelho. A leitura das biografias cria oportunidades para explicar a fé na prática. Grandes verdades teológicas são vistas em gente comum, aproximando-nos de uma vida poderosa no evangelho.

Traz uma empatia de caminhada com Cristo

Ter uma caixa de lenço de papel ao lado, durante a leitura de biografias, é essencial. Muitas vezes, lágrimas corriam dos meus olhos ao ler essas histórias. E logo vinham as perguntas: “— Mãe, você está chorando? Por quê?” A resposta era simples, porque é lindo como Deus vai trabalhando na vida das pessoas para as tornarem parecidas com Cristo. E é assim que Deus está agindo em nossas vidas, não somos perfeitos, mas por sua graça, e por fé sabemos que ele está trabalhando em nossas vidas. Precisamos crescer em coragem, diligência, oração, generosidade e amor. Nossos filhos precisam ver que, como os missionários, também estamos caminhando com Cristo. Não somos perfeitos, mas juntos podemos olhar para aquele que é perfeito. E assim, vamos escrever nossa história para honra e glória dele.