A esperança verdadeira, o novo nascimento

O que é a verdadeira esperança?

A esperança verdadeira, o novo nascimento

Já parou para refletir o quanto precisamos esperar?

Nossa vida é cheia de momentos de espera. Esperamos pelas férias, pelo final de semana, esperamos pelo dia da festa do aniversário, esperamos o esmalte secar para não estragar a unha feita. Esperamos pelo namorado, ou pelo marido, e esperamos pelo filho. Ahh e que espera! Na maioria das vezes, não podemos fazer absolutamente nada para adiantar o resultado ou usufruir rapidamente da expectativa revelada, mesmo sabendo que Deus, em sua soberania, já sabe!

Quando prestamos vestibular ou fazemos uma entrevista para um emprego, ou para concurso público, mesmo que o gabarito esteja em mãos, existe a espera até que o resultado oficial seja publicado. 

E quando a espera é pelo resultado de exames que constatarão (ou descartarão) um diagnóstico? E a sala de espera? Enquanto nos preparamos, agilizamos tudo para chegar no horário agendado para o atendimento, e o profissional está atrasado…como reagimos? Recentemente, acompanhei a espera de um casal com seu bebê que permaneceu na UTI neonatal desde o nascimento. A espera pela alta durou 2 meses e 10 dias, mas chegou! Também compartilhei a espera de uma esposa e filha que, enquanto seu marido (e pai) estava recebendo atendimento de urgência, a espera foi angustiante e rápida, porque após 40 minutos, chegou a notícia do falecimento dele.

Esperança viva 

Poderia enumerar tantos outros exemplos de espera; mas o fato é que muitas pessoas têm vivido sem esperança – talvez hoje essa pessoa seja você. Mas quando abrimos a Palavra de Deus e fazemos aplicações práticas para a vida, a esperança acende!

Na Bíblia, em Hebreus 6.19 temos uma interessante descrição da esperança: “[…] a qual temos por âncora da alma, segura e firme e que penetra além do véu”. A figura da âncora nos traz a ideia de que nossa alma está guardada pelo Senhor; ele nos guarda de sermos jogadas de um lado para o outro.

A paciência da esperança

Também lemos que a esperança nos permite ser pacientes. “Porque nós, pelo Espírito, aguardamos a esperança da justiça que provém da fé”. Gálatas 5.5 

Podemos esperar pacientemente por aquilo que Deus prometeu porque temos a confiança que ele agirá.

Imagino que você tenha alguma experiência de ter passado por um grande problema, e a forma como reagiu a ele foi uma oportunidade para testemunhar o que Cristo tem feito (e faz) em sua vida. Nessas ocasiões, a esperança é uma fonte de oportunidades evangelísticas. 1 Pedro 3.15 nos estimula: “Antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós”. 

Wayne Mack, em seu livro Caído mas não derrotado, nos relembra do registro em Números 13.25-14, no qual Moisés enviou 12 homens a Canaã para espiar a terra. Ao voltar, os espias relataram a todos o que haviam visto. Dez deles disseram que, como Deus havia prometido, na terra manava leite e mel, mas que também estava cheia de pessoas fortes que moravam em cidades fortificadas. De fato, de acordo com os 10, era inútil até mesmo tentar entrar na terra a fim de possui-la. “…Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós”. As pessoas ouviram o relatório e ficaram perturbadas, pois acreditaram nas palavras dos 10 espias que estavam sem esperança. (Leia Números 14) No mesmo instante, decidiram que era melhor voltar para o Egito do que entrar na terra que Deus havia prometido a eles. Em outras palavras, o povo perdeu a esperança por causa do relatório negativo dos espias. Eles não tinham coragem nem vontade de obedecer, pois lhes faltava esperança. 

Então, o que é a verdadeira esperança? 

Novo nascimento, a verdadeira esperança

A verdadeira esperança só está disponível para quem já “nasceu de novo”, arrependeu-se de seus pecados e confessou sua fé salvadora em Cristo. “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos”. 1 Pedro 1.3  

De fato, é nosso privilégio como crentes experimentar essa esperança viva e poder receber tudo o que Deus prometeu em Sua Palavra dar àqueles que O amam. 

Relacionamento com Cristo, alicerce da esperança

Um relacionamento crescente com Cristo é o alicerce da verdadeira esperança, pois a raiz está em uma promessa inabalável de Deus.

Cada promessa merece de nós a verdadeira esperança, em cada situação que enfrentamos. “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. Romanos 8.28. isso se fortalece porque sabemos quem é o Deus que fala conosco.

Meditar nas promessas desenvolve a esperança

Ora, se sabemos que é imprescindível a confiança nas promessas de Deus, precisamos meditar nas suas promessas para desenvolver e manter a verdadeira esperança. Suas promessas e Sua fidelidade em cumpri-las são essenciais. 

Somos chamadas a orar pedindo ajuda, em vez de ficar remoendo a circunstância.

Sl 34.6 “Clamou este aflito, e o Senhor o ouviu e o livrou de todas as suas tribulações”.

Sl 50.15 “invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás”.

O Espírito Santo usa as suas promessas para manter nossa esperança, mas elas só podem ser trazidas à mente se já estiverem lá. Precisamos meditar nas promessas e memorizá-las para que fiquem guardadas em nosso coração, prontas para serem usadas, conforme a necessidade.

Esperando com responsabilidade

A verdadeira esperança reconhece que depende de uma visão bíblica da responsabilidade pessoal. Dependência total de Deus, obediência a ele em todas as coisas. Somos responsáveis por perseverar em oração, ler a Palavra de Deus, disciplinar nossa mente, e agir biblicamente em qualquer situação. 

Esperança encoraja uns aos outros

Por último, a verdadeira esperança se desenvolve e se sustenta no encorajamento de outros irmãos em Cristo. Precisamos da comunhão íntima e amorosa de crentes maduros na fé que possam nos manter nos trilhos. (Hb 10.24, 25)

Queridas irmãs, recebemos uma viva esperança em Cristo Jesus. Fomos chamadas por Deus a experimentar a verdadeira esperança. (Ef 4.4). 

Eu oro, como Paulo, para que “iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder” (Ef 1.18, 19).

Que você seja incentivada a nutrir a verdadeira esperança.

“Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor” Salmos 27.14

Por: Luciana Sborowski. ©️ Ministério Fiel. Website: ministériofiel.com.br. Todos os direitos reservados. Editor e revisor: Renata Gandolfo.