A fé de Sara nos ensina a esperar

A espera é sempre desafiadora

Livros são aquisições que sempre me agradam muito. Quando estava grávida do meu 2º filho (hoje com 16 anos), meu marido estava lendo o livro “Doze Homens Extraordinariamente Comuns – Como os apóstolos foram moldados para alcançar o sucesso em sua missão” e a maneira como John MacArthur Jr escreveu, influenciou-nos na escolha do nome do nosso bebê: André. Há alguns anos, ele me presenteou com o livro “Doze mulheres extraordinariamente comuns: como Deus moldou as mulheres da bíblia, e o que ele quer fazer com você”. Compartilho o exemplo de Sara, uma mulher comum (como nós) e extraordinária, cujo exemplo de vida nos encoraja ainda hoje.

Fazemos parte de uma geração que tem pressa; a paciência é uma virtude que se perdeu e a tecnologia encurtou o tempo da espera. Temos pressa! 

A espera é sempre desafiadora; é um tempo em que não vemos nada acontecer. Mas enquanto esperamos, trilhamos um caminho no qual é possível aprender que devemos confiar mais em Deus e menos em nós. 

Quando as pessoas falam sobre você, quais características são possíveis de te descrever? Sara, até os dias de hoje é lembrada por sua boa aparência, uma mulher extraordinariamente linda, mas também rapidamente associamos seu nome ao relato deque ela “era estéril e não tinha filhos” (Gn 11.30). lmagino que ela tinha alguns conflitos por “não poder dar” o filho que seu marido tinha recebido a promessa, que seria concretizada, somente se ela gerasse esse filho. Depois, ela concluiu que foi o próprio Senhor que impediu que ela tivesse filhos. Você tem essa percepção quando quer tanto algo e não recebe? 

Sara não estava acostumada com a vida na estrada; tinha mais de 60 anos e teve que se habituar com a nova vida, saindo da segurança que ela tinha de estar com os parentes, em sua terra. Sua motivação para servir era tão legítima, ela queria pôr o projeto de dar à luz ao menino que caracterizaria o início da grande nação, em ação, que ela seguiu a jornada pela fé – porque não sabia para onde ia, mas ela conhecia quem tinha feito a promessa -.

E você? O quanto a sua idade e sua segurança influenciam suas decisões diárias, justificando não fazer coisas ou não tomar algumas decisões? 

É impossível falar de Sara sem considerar Abraão. Em Hebreus 11.8, o elogio a ele foi primeiro pela obediência, antes de falar sobre fé. 

Fé é o resultado da obediência sem saber detalhes e respostas. 

Na Bíblia lemos a descrição de Sara por sua fé e firmeza, por sua submissão notável à liderança do seu marido. 

Mas Sara, de forma precipitada, convenceu o marido a se tornar pai a partir da sua própria escrava. Ela quis resolver do jeito dela: propôs a maternidade substitutiva. Fez a proposta para o marido e ele a atendeu. Quando lemos esse relato, achamos um absurdo, não é? Mas, quantas vezes nós temos a mesma atitude? Se não está acontecendo do jeito que eu acho que deve ser, então, dou o MEU jeito, porque eu não sei esperar.

E mais uma vez, a Palavra de Deus é muito transparente. Ela vacilou mas está na galeria dos heróis da fé (Hb 11.11)

Abrão teve medo; você também teria? “Depois destes acontecimentos, veio a palavra do Senhor a Abrão, numa visão, e disse: não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande”. (Gn 15.1) Esse é o mesmo Deus hoje, o qual nos fala claramente: NÃO TEMAS, SOU TEU ESCUDO. Ele teve medo, até fraquejou na fé: mentiu para se proteger da morte e mesmo assim, Deus o honrou. E como Deus é fiel, ele proveu; protegeu Sara da violação de Faraó e causou um reboliço ordenando as grandes pragas. Enquanto Sara caminhou em fé para seguir o seu marido, toda a inconveniência terrena foi suavizada pela promessa da bênção eterna. Sara entendeu a promessa e creu nela. 

O plano de Deus sempre é perfeito. Quando chegou o tempo dele para que a promessa se cumprisse, ninguém seria capaz de negar que foi realmente obra de Deus. Toda razão terrena para ter esperança tinha morrido completamente: aí era o momento em que o Senhor demostraria o seu poder.

Não gostamos de esperar, e em ansiedade, agimos de maneira precipitada. Deus é o Senhor do tempo – Ele nos faz esperar e se relaciona conosco enquanto esperamos. Esperar não é ficar parado e aguardar sem poder fazer nada; Vanessa Belmonte em O lugar da espera na vida cristã escreve que esperar é mais parecido com a dor de uma semente que, escondida no solo, rasga a terra enquanto cresce. Esperar é um processo, um movimento quase imperceptível, que gera um tipo de dor, de incômodo; porque as coisas levam tempo para acontecer, e geralmente demoram muito mais do que gostaríamos para se realizarem. O segredo da espera é que a semente foi plantada e que algo começou, embora eu ainda não veja.

A fé de Sara residia na promessa que Deus tinha feito a Abraão, o qual seria pai de uma grande nação (Gn 12.3); mas o episódio com Hagar mostra que a esperança de Sara estava começando a se desfazer. Ela estava desanimando cada vez mais. Porém, mesmo com o nascimento de Ismael, ainda havia esperança. O que fez dela uma mulher extraordinária? 

Pela fé, também, a própria Sara recebeu poder para ser mãe, não obstante o avançado de sua idade, pois teve por fiel aquele que lhe havia feito a promessa”. Hb 11.1

Nada era, e nem é difícil demais para Deus. De forma amorosa e sutil, ele agiu:

  • A proteção de Deus sempre tem um propósito. Quando Abraão mentiu, pela segunda vez, que Sara era sua irmã, Abimeleque não teve a permissão de Deus para tocá-la, para que não houvesse dúvida alguma sobre de quem era a criança que logo ela daria à luz. 
  • No tempo exato, na época fixada por Deus, Ele cumpriu a Sua promessa (Gn 21.1,2)

Se você é casada, considere a importância da união do casal em planejar e tomar decisões, juntos. Sara teve seu destaque nos patriarcas da fé, mas depois, o propósito com o “quase” sacrifício de Isaque, era testar a fé de Abraão. A fé de Sara tinha sido testada; ela tinha demonstrado a confiança absoluta nas promessas de Deus, e o selo da aprovação divina sobre ela está no Novo Testamento. Ela é o verdadeiro modelo de mulher adornada com a beleza demonstrada num espírito manso e tranquilo (1Pedro 3.4-6).

Aprendemos com Sara que Deus é fiel; ele promete e cumpre no tempo dele; em sua soberania, ele é confiável; por isso, podemos depender totalmente dele. Ele é Eterno: o Senhor do tempo. Então, mesmo que eu vacile, é possível recomeçar e ainda assim, usufruir as promessas de Deus.

Você confia nas promessas do Senhor? Você ouve Sua voz pela Sua Palavra e considera que Ele é fiel para cumprir cada uma dessas promessas?

Que possamos ser conhecidas como Sara, que “[…] teve por fiel aquele que lhe havia feito a promessa” Hb 11.11

Por: Luciana Sborowski. ©️ Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Editor e revisor: Renata Gandolfo.