A Gratidão enxerga, tem boa memória e proclama as bençãos

Pelo que você é grata hoje?

Diferente da gratidão, a ingratidão é algo inerente à natureza humana, desde o jardim do Éden, e podemos relembrar lendo Gênesis 3.1-8. Mas hoje quero voltar a um relato de Lucas no capítulo 17, do verso 11 ao 19, onde lemos que o próprio Jesus enfrentou a ingratidão.

Certa vez, Jesus mandou os [dez] leprosos irem se apresentar ao sacerdote para cumprir o mandamento da lei e indo” (v.14) – enquanto iam – foram curados. Contudo apenas um voltou “dando glória a Deus em voz alta” (v.15). 

Qual a diferença entre os 9 leprosos ingratos e o único leproso grato? Qual a diferença entre uma pessoa que agradece e uma pessoa ingrata? A diferença é que os nove leprosos ingratos foram seguir sua vida e não voltaram para agradecer; estes não receberam nenhuma bênção a mais, ou seja, receberam somente a cura física. Já o leproso grato, voltou e a ele Jesus disse: “levanta-te e vai, a tua fé te salvou”(v.19); recebeu além da cura física, a salvação!   

Algumas características da gratidão e da ingratidão, vistas nesse texto.

  1. Gratidão é VER enquanto a ingratidão é CEGA: 

A primeira característica da ingratidão é a cegueira, pois a pessoa ingrata não consegue perceber o que recebe de bom e só vê o que é ruim. Pode receber um grande benefício e não enxergar, mas vê um pequeno defeitinho. 

Os nove leprosos ingratos, não olharam para Jesus, nem O viram; eles só queriam ser curados. O único ex-leproso grato olhou para Jesus, viu que foi curado (v.15) e por isso voltou para agradecer.

Você tem visto as coisas boas que as pessoas fazem ou sempre percebe o que não te agrada? Olhe, veja as coisas boas acontecendo em sua vida! Agradeça a Deus (e ao próximo).

  1. Gratidão é LEMBRAR e ingratidão é ESQUECER:

Outra característica da ingratidão é o esquecimento. Talvez os nove leprosos ingratos tenham se esquecido do rosto de Jesus dizendo que não se lembravam mais quem os curou, ou se esqueceram do lugar que Jesus estava, mas o fato é que se esqueceram. Para o único ex-leproso grato, o rosto de Jesus era inesquecível; ele procurou saber onde Jesus estava para agradecer.

A murmuração faz com que você esqueça o que não deveria esquecer, e se lembre do que deveria esquecer. Aqui a lembrança é para tudo o que Deus já fez.

“Lembrem-se das maravilhas que ele fez, dos seus prodígios e (dos juízos dos seus lábios) das ordenanças que pronunciou.” (1 Crônicas 16.12)

A pessoa ingrata não se lembra do que lhe foi feito mesmo que tenha sido a alguns segundos. Sua mente é bloqueada para não lembrar o que recebe de bom, mas o que acontece de ruim, ela se lembra todos os dias, mesmo que tenham se passado anos. A mente da pessoa ingrata não consegue se lembrar porque está sempre ocupada, pesando em si mesma. Enquanto a pessoa grata se lembra de detalhes, mesmo que a pessoa que lhe ajudou tenha se esquecido do bem que fez.

Você se lembra de algo de bom que alguém tenha lhe feito, mesmo que seja algo “pequeno”, uma gentileza? Procure se lembrar de algum fato para agradecer!

  1. Gratidão é FALAR e ingratidão é CALAR

O ingrato se cala diante do que recebe de bom, mas fala bem alto quanto quer pedir; e abre a boca ainda mais para reclamar, caso lhe falte alguma coisa que ele gostaria de ter. A pessoa grata não fica em silêncio, mas “agradece”’ mesmo pelas pequenas coisas que recebe.

Os nove leprosos ingratos chegaram gritando pedindo para ser curados (v.13), mas depois não falaram nada. O único ex-leproso, grato, voltou “dando glória a Deus em alta voz” (v.15).

Não adianta apenas lembrar o que recebeu de bom; é preciso também expressar, verbalizar, para que o outro saiba.

Você tem falado palavras de gratidão ou tem se calado? Expresse seu agradecimento em palavras!

Precisamos lutar contra nossa natureza carnal e ingrata. Esses três verbos podem nos ajudar a exercitar e agir com gratidão: 

VER + LEMBRAR + FALAR

Veja, lembre e fale agradecendo a Deus e às pessoas que Ele coloca em sua vida! Peça ao Senhor para que Ele mude seu olhar, sua mente e seus lábios.

“Deem graças ao Senhor porque ele é bom; o seu amor dura para sempre… Ele os salvou por causa do seu nome, para manifestar o seu poder… Ele repreendeu o mar vermelho, e este secou; ele os conduziu pelas profundezas como por um deserto… salvou-os das mãos daqueles que o odiavam; das mãos dos inimigos os resgatou… As águas cobriram os seus adversários; nenhum deles sobreviveu.” (Sl 116.1, 8-11)

Pelo que você é grata hoje?

Por: Luciana Sborowski. © Voltemos Ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Revisor: Vinicius Lima. Editor: Renata Gandolfo.