Por que descrições de cargo e estruturas servem a igreja?

Descrições de cargo são ferramentas para a excelência organizacional

Vamos começar com um panorama…

Toda organização — tanto as grandes companhias quanto a burocracia governamental e ONGs — deve definir e se alinhar de acordo com quatro elementos essenciais: estratégia, operações, finanças e pessoas. Essas decisões determinarão como qualquer organização fielmente administra seus recursos e executa sua missão.

  • Estratégia — Isso responde à questão da identidade. Quem somos? Por que existimos? Quais são nossas metas, objetivos, propósito, visão e missão? Quais princípios e valores definem quem nós somos (isto é, nosso “DNA”)? A Bíblia tem muito a dizer a respeito da estratégia da igreja. A igreja é o corpo de Cristo e embaixadora do Rei Jesus. Sua estratégia é o Grande Mandamento e a Grande Comissão.
  • Operações — Isso responde à questão da função. Considerando quem nós somos (identidade), o que fazemos? Como operamos? De novo, a Bíblia responde a essas perguntas para a igreja. A igreja se reúne para pregar a Palavra, ler a Palavra, orar a Palavra e ver a Palavra (isto é, na Ceia do Senhor e do batismo). Na prática, no entanto, precisamos buscar entender esses valores bíblicos enquanto traçamos orçamentos e pessoal na operação da igreja.
  • Finanças — Dinheiro é apenas combustível, mas precisamos administrá-lo bem a fim de executarmos nossa missão. Afinal, ele não cresce em árvores!
  • Pessoas — As pessoas são o coração de qualquer organização, tanto fora quanto dentro. Para a igreja, o pessoal — grande ou pequeno — supervisiona e administra o pastoreio, o serviço e o equipamento da congregação para o trabalho da Grande Comissão (Ef 4.11-16).

É claro que a igreja é diferente de qualquer outra organização no planeta. Ela foi comprada com sangue, é a criação sobrenatural que Deus mesmo cria (Ef 2.1-22). Mas Deus usa pastores, diáconos e todos os membros para fazer seu trabalho (Ef 2.10; 4.11-16). E o “sucesso” em todo esse trabalho é a administração fiel (1Co 4.1-2) de tudo que Deus nos confiou. É aqui que saímos do panorama para a vida cotidiana.

Descrições de cargo e a estrutura do pessoal ou organograma claros são ferramentas essenciais para a excelência organizacional e a administração fiel. Eles ajudam a manter esses quatro pontos essenciais alinhados através de um propósito quíntuplo:

  • Estratégia — Uma boa descrição de cargo e organograma amarram cada posição à visão, missão, propósito e metas da organização (isto é, à questão da identidade). A descrição de cargo detalha especificamente na prática como cada cargo em particular serve à missão geral e suas metas de maneira mais efetiva e eficiente.
  • Operações e Administração — Uma boa descrição de cargo também ajuda a traduzir o valor estratégico de um cargo em como a organização opera (isto é, responde à questão da função). Especificamente, uma boa descrição de cargo permite:
  1. Planejamento — ela prioriza e agenda tarefas específicas e responsabilidades.
  2. Administração de Recursos Humanos — Ela serve como parte de um contrato de muitas maneiras, detalhando compensação, benefícios, termos de contratação e horário de trabalho.
  3. Operações claras — ela define e detalha expectativas e tarefas, junto da frequência e tempo esperado para sua execução.

 

  • Treinamento — uma boa descrição de cargo é uma ferramenta fundamental para treinar o pessoal novo. Ela provê todos os elementos essenciais e detalhes que devem ser tratados em transições de pessoal e planos de treinamento. Ela também serve o pessoal atual como uma ferramenta prática para monitorar e gerenciar seu desenvolvimento profissional, necessidades, metas, educação continuada, etc.
  • Avaliação — uma boa descrição de cargo estabelece expectativas claras e provê um padrão objetivo para dar e receber revisões de performance e feedbacks frequentes e específicos.
  • Comunicação — uma boa descrição de cargo ajuda o time todo a entender o que você faz e como você se encaixa na organização. Visto que o pessoal é frequentemente nossa despesa mais considerável, precisamos comunicar os benefícios tangíveis e resultados das posições do pessoal de modo que nossos membros entendam o investimento.

Então, assumindo que você está convencido de seu valor, quais são as partes críticas de uma boa descrição de cargo?

Título do Cargo

Uma boa descrição de cargo deve ter um título claro.

Perfil do Cargo

O perfil do cargo detalha as características específicas que melhor complementam as tarefas particulares e responsabilidades do cargo. Todas descrições de cargo deveriam ter uma breve descrição resumindo o perfil ideal para a posição.

A descrição de cargo ideal destaca a importância dos “4 Cs”:

  • Caráter — o caráter é rei. Um caráter ruim pode matar uma equipe; um caráter bom, por outro lado, fortalece todos ao redor.
  • Competência — ele tem as habilidades e competências necessárias para realizar o trabalho?
  • Comunicação — ele é capaz de comunicar bem com o pessoal, os membros e os visitantes?
  • Compatibilidade/Cultura — ele se encaixa na cultura do pessoal e da membresia da sua igreja?

Qualificações do Cargo

Isso poderia complementar ou servir como o perfil do cargo. Elas proveem as qualificações específicas e habilidades que são necessárias para o cargo (por exemplo, comunicação, experiência, relacionamento, técnicas, viagens, espiritualidade).

Relacionamentos (Isto é, estruturas de pessoal claras)

A descrição de cargo deveria dizer claramente a quem o empregado se reporta, com quem trabalha, e, se aplicável, quem se reporta a ele. Isso deveria ser paralelo ao organograma.

Horário

Isso detalha a carga horária diária e semanal requerida para o cargo (por exemplo, 40-50 horas/semana. Tradicionalmente, 08:30-17:30, e outros horários conforme necessário).

Razão

Isso explica brevemente o panorama/propósito por trás de uma posição específica, destacando seu relacionamento estratégico e valor agregado à missão e ministério da igreja. Isso pode complementar ou ser parte do perfil do cargo.

Responsabilidades

Isso detalha em um sumário as maiores categorias/áreas de responsabilidade do cargo.

Aviso Prévio

Isso explica explicitamente os termos para aviso e demissão caso o empregado decida deixar a posição.

A descrição do cargo detalhada em si — tarefas específicas e responsabilidades

Essa é de longe a maior seção da descrição de cargo. Ela toma as maiores responsabilidades e detalha as expectativas específicas e tarefas individuais para o cargo. Dependendo da natureza da posição, você pode usar essa seção para explicar as ferramentas e processos para fazer cada tarefa. Também é geralmente útil incluir uma nota para cada tarefa indicando quantas horas deveria tomar.

Concluindo, lembre que a descrição de cargo é simplesmente uma ferramenta para edificar, encorajar e servir todo o pessoal e à igreja. Portanto, enquanto os elementos principais e responsabilidades vão permanecer os mesmos na maioria das posições, uma boa descrição de cargo é um documento vivo que você deveria revisar regularmente conforme a posição inova, cresce e muda.

Por: Ryan Townsend. © 9Marks. Website: 9marks.org. Traduzido com permissão. Fonte: Why Clear Job Descriptions and Staff Structures Serve the Church.Tradução: Pedro H. Lima. Revisão: Renata Gandolfo. Editor: Vinicius Lima.