Dez críticas às pregações de John Piper

Episódio do Podcast John Piper Responde

Transcrição do vídeo

John Piper pregou alguns milhares de sermões para algumas centenas de milhares de pessoas ao redor do mundo. Somente o Senhor sabe a verdadeira contagem. Quaisquer que sejam os números exatos, são muitos sermões diante de muitas pessoas. E um jovem pregador quer saber, Pastor John, como a sua pregação tem sido criticada ao longo dos anos? Aqui está sua pergunta:

“Pastor John, sou um pregador muito novo da Austrália. Li seu livro Exultação Expositiva. E achei isso totalmente útil. Minha pergunta para você é esta. Nos seus primeiros anos, e talvez até agora, que tipo de críticas você recebeu pela sua pregação? Em particular, você recebeu feedback em relação ao seu volume, quão alto você prega às vezes? Adoro sua paixão, mas já houve pessoas que lhe deram feedback, ensinando-o a ajustar seu tom, dinâmica e expressão? O que você fez com as críticas? E o que você aprendeu com isso ao longo dos anos?

 

Ótima pergunta, me faz rir porque me lembro de alguns comentários muito engraçados.

A sua pergunta é sobre o volume, o tom e a dinâmica, mas deixe-me ampliar isso e apresentar dez críticas que a pregação de John Piper recebeu ao longo dos anos, e como tentei responder a cada uma delas. Inclui o que ele está pedindo, mas também inclui mais.

  1. ‘Você fala muito alto.’

O número um é a razão pela qual eu estava rindo. Char Ransom – abençoada seja, ela está com Jesus agora – foi uma das minhas grandes líderes de torcida nos meus primeiros anos como pastor na Bethlehem. Ela me contou há cerca de quinze anos de ministério: “Eu gostava do antigo John Piper”. Eu pensei, Uh-oh, e perguntei: “Bem, o que você quer dizer, Char?” Ela disse: “O professor, não o que grita”. Agora, ela disse isso com um brilho nos olhos e foi uma ouvinte fiel por mais quinze anos, mas tentei levar isso a sério e fazer o que disse a tantos jovens para fazerem.

Sem dúvida, deixe suas afeições mostrarem se são reais, mas certifique-se de que correspondam às realidades do texto e de que sejam variadas, porque qualquer tom ou volume sustentado começará a irritar o ouvido e soar artificial depois de um tempo, se não for variado. Portanto, cultive variedade, autenticidade e adequação ao texto e ao público. Acho que ela nunca pensou que eu estava certo, mas algumas pessoas podem amar você apesar das coisas.

  1. ‘Sua voz desaparece.’

No início, minha esposa disse: “Você baixa a voz no final das frases, Johnny. As pessoas não conseguem ouvir o final das suas frases.” E isso era verdade. Eu escutei. Acho que isso é verdade para muitos jovens pastores – eles adquirem um mau hábito. Era simplesmente um mau hábito. Não foi nenhuma incapacidade constitucional. Foi apenas uma peculiaridade aprendida que precisava ser corrigida, e acho que fui capaz de superá-la (pelo menos ela não disse nada sobre isso há cerca de vinte anos). Então, obrigado, Noël, pelos bons conselhos. As esposas costumam ser suas melhores críticas.

  1. ‘Você sente falta do contato visual.’

“Você não está olhando para todas as partes da congregação. Seu contato visual com segmentos significativos da população é inexistente. Você parece olhar para essas duas ou três direções, mas negligencia essa parte do povo. Você negligencia essa parte do povo. Você não olha para a varanda.” Agora, isso foi extremamente útil, e eu sabia que era verdade assim que eles disseram isso.

Para um novo pregador, apenas acertar o conteúdo já é um grande desafio, certo? E não sobram muitos recursos mentais para pensar: “Oh meu Deus, para onde estou olhando?” Mas com um pouco de esforço e o relaxamento que advém da experiência, você pode superar isso. Então pode se tornar uma segunda natureza olhar naturalmente para todos os lugares durante a sua pregação.

  1. ‘Você usa palavras demais.’

“Você abusa de certas palavras.” Esta é minha esposa novamente, e ela é a principal crítica aqui. Este foi um problema recorrente ao longo dos anos. Eu não resolvi isso. Não sei se você já resolveu isso (pelo menos eu não). Ela tem que me dizer isso a cada poucos anos. “Você usa inacreditável com muita frequência.” “Você usa absolutamente com muita frequência.” “Você usa precisamente com muita frequência.” “Você usa incrível com muita frequência.” Agora, seriam críticas separadas por três ou quatro anos.

“Todos seremos criticados. Existe uma maneira de levar tudo isso a sério até certo ponto e torná-lo parte da melhoria.”

Suponho que é por isso que insisto tanto para que os jovens pregadores pensem seriamente em encontrar novas maneiras de dizer as coisas, porque muitas vezes os jovens pregadores pensam que se puderem apenas dizer o que vem naturalmente, eles soarão novos. Isso é muita marmelada. Eles não parecerão novos; eles vão parecer que estão em uma rotina. Nós adotamos nossos métodos naturais – palavras familiares. E palavras familiares começam a soar banais, o que comunicará às pessoas: “Ele não está realmente vendo novas belezas na Bíblia e em Cristo. Ele apenas diz as mesmas coisas repetidamente.”

  1. ‘Você parece zangado.’

Você parece zangado.” Realmente? Caramba! Não quero parecer zangado. Eu não estou bravo. Direi até: “Não estou com raiva”. “Você parece zangado quando diz que não está zangado.” Bem, é assim que parece. A certa altura, lembro-me, tive que parar de ouvir Martyn Lloyd-Jones – adoro Martyn Lloyd-Jones – porque ele parecia zangado. Continuei ouvindo-o e pensando: “Dos meus ouvidos americanos, esse galês rosnante parece zangado”. Ele não está com raiva, mas parece com raiva.

Então, fiz um esforço consciente para orar: “Senhor, encha-me de alegria real e autêntica e de humilde espanto pela graça, e deixe que isso transborde. Não me deixe ficar com raiva ou parecer com raiva.” Em outras palavras, acho que a melhor maneira de eliminar sons ruins não é principalmente tentar não soar de uma determinada maneira, mas soar de uma maneira melhor, porque você realmente se sente dessa maneira melhor.

  1. ‘Você usa jargão.’

“Você usa palavras que as pessoas não conhecem.” O que? As pessoas não conhecem obsequioso? As pessoas não conhecem parcimonioso, pusilânime, lascivo? Bem, é claro que não. Então caia na real, Piper. Você quer impressionar ou quer se comunicar? Eu quero me comunicar. Então, tentei consertar. E agora sou um verdadeiro defensor dos nossos seminários quando se trata de levar seu jargão acadêmico ao púlpito. Use uma linguagem comum.

Mas acredito que existe um lugar para ensinar palavras – palavras que seriam boas para as pessoas saberem e que normalmente não conheceriam. Palavras como propiciação, expiação, redenção, santificação, glorificação e muitas outras que podem não fazer parte do vocabulário comum das pessoas. Acho que isso pode ser feito sem parecer acadêmico ou muito didático no púlpito.

  1. ‘Sua pregação é muito complexa.’

“Sua mensagem é muito complexa. Isso passa por cima de nossas cabeças.” Lembro-me de um casal me contando que no meu segundo ano – talvez tenha sido meu primeiro ano – na Bethlehem, e eles deixaram a igreja. Eles acabaram de sair da igreja. Então, tentei trabalhar duro para tornar as coisas complexas mais compreensíveis. Acho que todas as grandes verdades das Escrituras podem ser explicadas em linguagem compreensível – não necessariamente uma linguagem aceitável, mas compreensível – o que leva à próxima crítica.

  1. ‘Você dá ênfases desproporcionais.’

“Sua pregação é muito orientada para a glória de Deus, muito calvinista.” “Está muito fora de sintonia com a cultura contemporânea em questões como sexualidade e relacionamentos entre homens e mulheres.” “É muito direto e intransigente em relação ao pecado do aborto.” E assim por diante. Agora, esse tipo de crítica só me preocupava não por causa do conteúdo – eu não mudaria as visões bíblicas para me adequar ao público – mas por causa da proporção. Então, tentei criar o hábito de verificar minhas ênfases e pedir aos outros para verem se algo estava sendo enfatizado que era bom e verdadeiro, mas talvez fora de proporção com outras coisas nas Escrituras.

  1. ‘Você não tem aplicação.’

“Você não dá aplicação suficiente, Piper. Você se concentra principalmente na exposição e não o suficiente na aplicação à situações da vida real.” E minha resposta a isso provavelmente foi inadequada. Na verdade, eu me pergunto se dez anos de Pergunte ao Pastor John é a minha maneira de fazer penitência por todos esses anos sem dez minutos de aplicação no final do sermão. Estou me atualizando.

Se eu tentasse me defender, diria algo assim – e talvez seja inadequado: “tento fazer a própria exposição de tal maneira que, mesmo enquanto a faço, pareça uma aplicação. Parece relevante para situações da vida real. Se consegui, não sei.”

  1. ‘Você prega por muito tempo.’

“Você prega por muito tempo.” Muitas coisas afetam a duração de um sermão na igreja local:

  • Desgastando os voluntários do berçário. Pobres trabalhadores do berçário, lá embaixo esperando que esse pregador prolixo terminasse.
  • Gerenciando o fluxo e refluxo do estacionamento. Digamos que se você tiver dois cultos, precisará esvaziar o estacionamento.
  • A fome do seu povo. Eles podem aceitar?

E a minha resposta a esta crítica à extensão tem sido que tentarei manter o dedo no pulso das pessoas e de todas essas outras considerações, e não esperar ou exigir mais da minha congregação do que eles podem receber com prazer (bem como de todos aqueles outros fatores). Mas, em geral, descobri que é difícil fazer uma exposição adequada e fiel, semana após semana, em mensagens de menos de 45 minutos. E o pessoal parece relaxar nessa rotina com prazer.

Então, o que espero que nosso ouvinte ouça em tudo isso é que todos seremos criticados. Existe uma maneira de levar tudo isso a sério até certo ponto e torná-lo parte do aprimoramento ao longo de uma vida inteira de pregação.

Por: JOHN PIPER. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: I Don’t Feel God’s Love — What Can I Do?| Traduzido por DB Studios (Victor Varão). Revisão e Edição por Vinicius Lima.