O Deus da Verdade que nos guia com genuína clareza

A clareza da Palavra de Deus

Palavra límpida

A Palavra de Deus refletindo o seu caráter santo, é absolutamente límpida e pura (Hc 1.13). Parte de sua beleza está na sua condição de cristalina. Como se costuma dizer, a Escritura é uma “verdade cristalina” para todos que desejam obedecer sinceramente a Deus.

O salmista escreve: “As palavras do SENHOR são palavras puras (tahor) (límpida, não contaminada, não misturada, aprazível[1]), prata refinada em cadinho de barro, depurada sete vezes” (Sl 12.6).

Senso pecaminoso de prazer

O problema é que a nossa sensação de prazer é contaminada pelo pecado. Desse modo, a pureza da Palavra em sua agradabilidade, soará estranha a nós que em nossos pecados tendemos a nos sentir puros, como nos adverte Agur, referindo-se aos homens que “são puros (tahor) aos próprios olhos e que jamais foram lavados da sua imundícia” (Pv 30.12).

Tais homens já têm os seus valores estéticos e morais totalmente maculados pelo pecado que os contamina, portanto, o que é puro nunca lhes parecerá puro, antes, anormal, ultrapassado ou fora da realidade.

Na realidade, estamos perfeitamente aclimatados aos valores e práticas de nossa época. Eles nos soam normal. Pode ser que reclamemos de algum tipo de comportamento quando esse foge ao senso comum ou, as suas consequências forem indesejadas além dos parâmetros que chamamos de normalidade.

Mas, por vezes, contraditoriamente, quando depende de nossos interesses, talvez estejamos dispostos a praticar o que condenamos no outro, conferindo nomes mais adocicados às consequências indesejadas.

Ambiguidades

Quando assinamos um contrato, seja para aceitar um aplicativo, programa virtual, um seguro, ou, quando vemos uma promoção em alguma vitrine ou gôndola do supermercado, muitas vezes percebemos posteriormente que não é bem o que parecia.

Penso com meus botões que talvez isso seja feito de propósito.

Assim, você adquire uma passagem aérea que, na parte seguinte da tela, vem assinalada com a aquisição de determinado “privilégio” que você não percebeu e, nem o deseja. Mas, na pressa você aceitou sem se dar conta de que está pagando mais por um pacote que não quer ou, nem sequer precisa.

Em outra ocasião, você encontra o preço de uma camisa com desconto. Quando olha com mais atenção vê que o preço será praticado desde que compre duas.

O leite condensado está muito barato… Desde que se compre 10 unidades.

O frete é gratuito na livraria… Com a condição de você comprar mais de 300 reais e more na região Sudeste, e mesmo assim, não sendo em determinadas localizações onde o nível de criminalidade é altíssimo…

O sapato feminino está com 80% de desconto… Contudo, só temos os tamanhos 33 e 39… Se for masculino, talvez encontremos os tamanhos 37 e o 46.

Poderíamos enumerar uma série de questões dessa monta que talvez, nos deparando com elas, já nos tenhamos sentido lesados. No entanto, como já nos acostumamos com isso, adotamos a prática de maior cautela e ler com paciência as letras menores e, por vezes, com cores menos nítidas. Então, descobrimos que precisamos trocar de óculos. Mas, vejam só: há uma promoção fantástica na Ótica Bartimeu. As lentes são de graça… Mas, tem que comprar a armação com um “precinho camarada”. Isso nos parece pura armação ilimitada.

Absolutamente clara e límpida

A Palavra de Deus não quer nos lesar; é absolutamente clara, límpida no que Deus requer de nós e nos objetivos que Ele tem em vista. Deus é direto em suas orientações. Podemos confiar inteiramente em sua Palavra.

Calvino escreveu com propriedade:

É peremptoriamente necessário que cortemos ocasião à nossa desconfiança; e sempre que alguma dúvida sobre a fidelidade das promessas de Deus nos assaltar, devemos empunhar contra ela esta arma: as palavras do Senhor são puras![2]

Não há obscuridade no mandamento de Deus nem impedimentos à nossa compreensão.

Davi, confrontado com a Palavra por meio do profeta Natã, arrependeu-se de seus pecados. Então, suplica a Deus:  “Cria em mim, ó Deus, um coração puro  (rAhj’) (tahor) e renova dentro de mim um espírito inabalável” (Sl 51.10).

Somente um coração puro pode apreciar a pureza da Palavra e perceber a necessidade de uma vida mais pura.

Por intermédio de Ezequiel, Deus promete resgatar e purificar, desintoxicar o seu povo da idolatria:

23 Vindicarei a santidade do meu grande nome, que foi profanado entre as nações, o qual profanastes no meio delas; as nações saberão que eu sou o SENHOR, diz o SENHOR Deus, quando eu vindicar a minha santidade perante elas.  24 Tomar-vos-ei de entre as nações, e vos congregarei de todos os países, e vos trarei para a vossa terra.  25 Então, aspergirei água pura (tahor) sobre vós, e ficareis purificados (taher); de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei.  26 Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne.  27 Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis. (Ez 36.23-27). 

Limpos pela Palavra

No Novo Testamento o Senhor Jesus diz aos seus discípulos que eles já estão limpos pela Palavra. Esta é a realidade de todo cristão: Fomos limpos, gerados de novo pela Palavra de Deus que permanece:

João 15.3: “Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado” (Jo 15.3).

João 3.3: “…. Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”.

Tito 3.5: “Não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo”.

Tiago 1.18,21: 18Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas. (…) 21 Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma”.

1Pedro 1.23-25: “23 pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente. 24Pois toda carne é como a erva, e toda a sua glória, como a flor da erva; seca-se a erva, e cai a sua flor; 25a palavra do Senhor, porém, permanece eternamente. Ora, esta é a palavra que vos foi evangelizada”.

Agora podemos entender, discernir a Palavra em sua pureza. Por meio dela o Senhor que é o nosso Pastor, nos gerou, alimenta e guia em segurança.

 

 

Clique AQUI para ver os demais artigos da série!
Clique AQUI para conhecer os excelentes livros de Hermisten Maia pela Editora Fiel.


[1]“Abomináveis são para o SENHOR os desígnios do mau, mas as palavras bondosas lhe são aprazíveis (tahor)(Pv 15.26).

[2]João Calvino, O Livro dos Salmos, São Paulo: Paracletos, 1999, v. 1, (Sl 12.6), p. 256.

Autor: Hermisten Maia. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Editor e Revisor: Vinicius Lima.