Desprezar a doutrina da Criação significa uma falta de compreensão bíblica do propósito de Deus que faz todas as coisas conforme a sua determinação e graça.
Para o Cristianismo o conhecimento não parte de baixo, mas de cima. O saber não é uma babel humana planejada pelo homem e totalmente frustrante em seus desejos. A possibilidade e a legitimidade do conhecimento partem de Deus.
Um ponto estranho ao pensamento grego que, no entanto, é um dos fundamentos da fé cristã, é a convicção de que Deus é um ser pessoal, e se relaciona conosco, propiciando meios para que também falemos com Ele.
A Filosofia cristã começa e termina em Deus, aquele que é Sábio e usa de onisciência e onipotência dirigindo a história pelos melhores meios para atingir o glorioso fim que tem em vista.
Mesmo não encontrando nas páginas do Novo Testamento nenhuma descrição completa do culto cristão – o que considero proposital –, constatamos que, desde o início da igreja neotestamentária, havia uma forma própria de culto público (At 2.42).
Quando examinamos as Epístolas e especialmente o livro de Atos, constatamos que a pregação da Igreja Primitiva consistia na demonstração de que as promessas do Antigo Testamento tinham se cumprido em Cristo.
O Sermão, designava um discurso desenvolvido sobre um tema. A Homilia, pressupunha um método de análise, e a explicação de um parágrafo ou verso da Escritura, que era lido durante os cultos.
O Cristianismo é uma religião de fatos, palavra e vida. Os fatos, corretamente compreendidos, têm uma relação direta com a nossa vida. A fé cristã fundamenta-se no próprio Cristo: O Deus-Homem. Sem o Cristo Histórico não haveria…
Calvino (1509-1564), diz que o homem pretende usurpar o lugar de Deus: “Cada um faz de si mesmo um deus e virtualmente se adora, quando atribui a seu próprio poder o que Deus declara pertencer-lhe exclusivamente”.
Packer não mais espera. As dores passaram. Agora está com o Senhor da Glória. Concluiu, por graça o bom combate da fé. Deus seja louvado pela sua vida.
Devemos ter em mente que os princípios de uma ciência são as suas proposições características que dirigem a sua pesquisa, às quais, portanto, todo o seu desenvolvimento posterior está subordinado.
A religião além de inescapável, é modeladora da cultura, sendo, portanto, uma questão de fé e vida. O sentimento religioso está presente em nossas percepções e construções, seja em que nível for.
Embora todas as criaturas exibam vestígios de Deus, somente o ser humano é a imagem de Deus. Ele inteiro é essa imagem, alma e corpo, em suas faculdades e capacidades, em todas as condições e relações.
Adão e Eva desejaram a autonomia. A partir daqui esse pensamento vigorará em toda raça humana: a sabedoria tem como pressuposto a autonomia. Ter um conhecimento independe e independentemente de Deus. Ser iguais a Deus. Autossuficientes.