Quando Jesus encontra uma mulher

Devocional Deslumbradas aos pés de Jesus | Capítulo 5

Este é o quinto de 10 capítulos da série Devocional Deslumbradas aos pés de Jesus.

Esta série de artigos é para preparar sua mente e coração para o que Deus ensinará por meio de sua Palavra na Conferência Fiel Mulheres 2024 nos dias 22 a 24 de março. Clique aqui para saber como garantir sua presença!

 

“Muitos samaritanos daquela cidade creram nele, em virtude do testemunho da mulher, que anunciara: Ele me disse tudo quanto tenho feito. Vindo, pois, os samaritanos ter com Jesus, pediam-lhe que permanecesse com eles; e ficou ali dois dias. Muitos outros creram nele, por causa da sua palavra, e diziam à mulher: Já agora não é pelo que disseste que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo.” João 4.39-42

Você é uma mulher que gosta de contar novidades? Geralmente, essa é uma característica bastante comum entre as mulheres: contar o que aconteceu consigo mesma, ou contar o que aconteceu com outras pessoas, fatos que não podem passar “em branco”. 

Não sabemos o nome dessa mulher citada no texto por João, mas sabemos sua origem. Observa-se que a história se inicia nos versos anteriores (leia João 4.1-38); e na continuação dessa história, lemos que – “muitos creram em virtude do testemunho da mulher, que anunciou, dizendo tudo que ele tinha feito.” (v 39). Imagine como as pessoas ficaram profundamente impressionadas com os poderes misteriosos daquele que podia revelar o passado de uma pessoa!

E o que Jesus tinha feito? Ele iniciou um diálogo com a mulher, enquanto ela estava tirando água do poço.

Se esse encontro fosse com você, qual pergunta Jesus faria?

A Agenda de Deus é sempre perfeita! Em harmonia com a vontade do Pai, Jesus permaneceu ali alguns dias, limitando sua obra àquele pequeno local. Lemos que “era necessário atravessar a província de Samaria”. 

Nosso Senhor sempre sabe de todas as coisas! “O Senhor veio a saber que…”  E como homem, ele também ficou cansado da viagem, o que o levou a se assentar propositalmente junto à fonte, num horário atípico, de sol quente! As condições não eram favoráveis, nem confortáveis; mas, sem alterar qualquer ordenança da Criação quanto ao lugar apropriado da mulher, o Senhor indicou claramente que, diante de Deus, a alma de uma mulher não é menos preciosa que a de um homem.

Aquela mulher duvidou de quem Jesus era. “És tu maior que…?” Você já duvidou de algo que Jesus fala em sua Palavra?  Nós adoramos quem nós conhecemos! Como é importante conhecer a Deus! Ele se revela o tempo todo pela Palavra! Ele se revelou àquela mulher “Eu o sou que falo contigo” (v 26). E você, tem essa dimensão e fica deslumbrada cada vez que ouve a sua voz, revelando quem ele é?

A partir do momento que ela ouviu a autorrevelação, ela creu e deixou o seu cântaro (v 28). Imediatamente, ela voltou à cidade e foi contando às pessoas sobre o maravilhoso e transformador encontro que teve com Jesus, que revelou tudo sobre quem ela era, comprovando o quanto que ele a conhecia.

Os samaritanos pediram para Jesus permanecer com eles, e ele cumpriu a agenda soberana de Deus, ficando por mais dois dias. O resultado? Muitos creram nele por causa da proclamação realizada pela mulher samariatana. E hoje, ele continua falando por meio de nós também!

A semente havia sido semeada pelo próprio Jesus, no coração da mulher; depois, ela a lançou nos corações do seu povo, contando sua história e provocando a curiosidade nas pessoas, “e muitos mais creram por causa da sua palavra” (v 41).

Na sequência, um grupo bem maior se dirigiu à mulher dizendo: “Não é por causa do que você disse que nós cremos, mas nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo.” (v 42).

Percebemos um progresso definido na fé: Jesus foi considerado como um mero judeu, depois profeta, depois Messias e, finalmente, Salvador do mundo. 

Deslumbrada (impressionada) é a palavra que descreve a sensação pulsante que você tem quando está na presença de Cristo, diante dele, num encontro? Você valoriza a Obra redentora do Seu Resgatador?

Então, não hesite! Vá, conte aos outros que ele é verdadeiramente o Salvador do mundo!

Por: Luciana Sborowski. © Voltemos Ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Revisor: Vinicius Lima. Editora da série: Renata Gandolfo.