[Os Meios da Graça] Leitura Bíblica (4) – Ajudas Práticas e Planos de Leitura

“É absolutamente necessário, a fim de que a felicidade no Senhor possa continuar, que as Escrituras sejam lidas regularmente. Nós devemos especificamente, com regularidade, ler as Escrituras sequencialmente e não escolher um capítulo aqui e outro ali. Se fizermos assim, seremos sempre anões espirituais. Eu digo isso a vocês carinhosamente. Durante os primeiros quatro anos depois da minha conversão eu não fiz nenhum progresso porque eu negligenciei a Bíblia. Mas quando eu li regularmente através da Bíblia toda. eu imediatamente progredi. Então minha paz e alegria continuaram mais e mais. Eu tenho feito isso há 47 anos. Eu li a Bíblia inteira aproximadamente 100 vezes e eu sempre acho revigorante. Assim minha paz e alegria têm aumentado mais e mais.” (D. L. Moody)

Hábito e Rotina – Escolha um momento e um lugar

Algumas pessoas tem a visão errônea de que tudo que é feito motivado por amor não pode ser feito em forma de uma rotina. É como dizer que o maratonista que treina todo dia não ama o que ele está fazendo. Há certa verdade na acusação pois existe rotinas de leitura bíblica e oração hipócrita e sem amor verdadeiro pelo Salvador, mas isso não significa que ter uma rotina seja algo inerentemente ruim. Ter um hábito saudável levará você a cultivá-lo continuamente.

Agora, quanto a ser de manhã ou de noite, não há uma regra única, contudo, certamente existem muitos benefícios em começar o dia na presença do Senhor; e, por experiência, sabemos como é difícil parar no resto do dia. Algo sempre estará lutando por nossa atenção. Então, tenha um momento e um lugar (principalmente um momento). Aliás, por que não vários momentos? Por que não começar e acabar seu dia na presença do Senhor em leitura e oração? Estabeleça uma rotina e lute para cumpri-la por amor ao Salvador.

Neste vídeo, John Piper fala sobre como o diabo derrota nossas orações (e leitura bíblica) antes mesmo de acontecerem.

Preparação

John Piper no vídeo abaixo aponta 4 pedidos para orarmos a Deus antes de começarmos a ler as Escrituras:

Inclina-me o coração aos teus testemunhos (Salmos 119:36)

Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei. (Salmos 119:18)

Dispõe-me o coração para só temer o teu nome. (Salmos 86:11)

Sacia-nos de manhã com a tua benignidade, para que cantemos de júbilo e nos alegremos todos os nossos dias. (Salmos 90:14)

Recomendamos que você veja o vídeo!

Por John Piper. © Desiring God. Website:desiringGod.org

Tradução e Legenda: youtube.com/vemvertv

Memorização e Oração

Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. (Salmos 119:11)

Memorizar as Escrituras (ou esconder a Palavra no coração) é um grande aliado na batalha da vida cristã. Está diretamente relacionado com a guerra da santidade, como vemos o salmista descrever, bem como nosso Salvador ao ser tentado no deserto. Então, ter a Palavra memorizada para poder pregar para si mesmo (e para outros) e para orar as Escrituras é de grande proveito. John Piper apresenta 8 Razões para Memorizar as Escrituras e 10 para Orá-las.

Esta parte da Bíblia é chata

Este é um sentimento que acompanha todos que não entendem porque a longa lista de genealogias e leis estão na Bíblia. O problema não é a Bíblia. A Bíblia não é chata. O entretenimento do mundo que é. Contudo, nossas paixões carnais fortemente tendem a discordar. Então, o que fazer, quando este sentimento vem sobre nós.

Primeiro, ore (como foi ensinado acima no IDDS) e depois busque olhar com a perspectiva correta, procure encontrar a Cristo em cada página das Escrituras, pois toda página aponta para Ele. Saiba mais sobre isso nesta postagem sobre perspectivas erradas e corretas de ler as Escrituras.

Que tradução usar?

Várias. Leia cada ano com uma tradução diferente, apesar de provavelmente termos uma que apreciamos mais. Contudo, saiba diferenciar tradução de paráfrase. Neste vídeo, John Piper fala um pouco sobre isso. Não há nenhum problema de ler paráfrases como “A Mensagem”, contudo saiba que é uma paráfrase e não uma tradução no sentido estrito da palavra. Então, você estará lendo a interpretação da pessoa (Eugene Peterson no caso da “A Mensagem”) sobre o texto e não o texto em si. Portanto, se for fazer um estudo teológico sobre uma passagem, baseie-se em traduções mais fidedignas e leia paráfrases da mesma forma que lemos comentários bíblicos.

Certamente, esta questão mereceria uma postagem inteira, mas em primeiro momento se você não tem nenhuma noção do mundo das traduções bíblicas recomendamos que use a Almeida Revista e Atualizada.

Planos de Leitura Bíblia

Por enquanto, trazemos dois planos de leitura bíblica. Iremos acrescentar mais com o tempo. Avise-nos se você deseja algum em particular deixando um comentário nesta postagem.

Trazemos um plano novo (o da direita), ainda não disponível em português, elaborado por Discipleship Journal da Navpress.  A leitura é de livros inteiros da bíblia, intercalando entre o VT e NT, mais um livro poético. O grande destaque do plano é que ele tem somente 25 dias no mês, de forma que sempre sobra tempo para colocar a leitura em dia quando há algum atraso (o que ocorre frequentemente com a maioria das pessoas). Perder o compasso é muito frustrante e o plano leva isso em consideração.

Considere também em sua leitura anual fazer uma busca por um certo assunto. Por exemplo, Nöel Piper comenta que marcou todos os textos que falavam sobre os atributos de Deus. Isso pode estimular você a leitura e ao conhecimento de Deus.

Clique para baixar

A Sociedade Bíblica do Brasil também fornece alguns programas aqui.

Atualização: Corrigimos alguns erros nos planos. Plano esquerda: “v2.pdf”. Plano direta: “v4.pdf”. Desculpe-nos o incômodo. Se acharam algum outro erro, por favor, nos avisem pacientemente.