um site cristão por Cristo e pelo Evangelho

[Os Meios da Graça] Leitura Bíblica (4) – Ajudas Práticas e Planos de Leitura

“É absolutamente necessário, a fim de que a felicidade no Senhor possa continuar, que as Escrituras sejam lidas regularmente. Nós devemos especificamente, com regularidade, ler as Escrituras sequencialmente e não escolher um capítulo aqui e outro ali. Se fizermos assim, seremos sempre anões espirituais. Eu digo isso a vocês carinhosamente. Durante os primeiros quatro anos depois da minha conversão eu não fiz nenhum progresso porque eu negligenciei a Bíblia. Mas quando eu li regularmente através da Bíblia toda. eu imediatamente progredi. Então minha paz e alegria continuaram mais e mais. Eu tenho feito isso há 47 anos. Eu li a Bíblia inteira aproximadamente 100 vezes e eu sempre acho revigorante. Assim minha paz e alegria têm aumentado mais e mais.” (D. L. Moody)

Hábito e Rotina – Escolha um momento e um lugar

Algumas pessoas tem a visão errônea de que tudo que é feito motivado por amor não pode ser feito em forma de uma rotina. É como dizer que o maratonista que treina todo dia não ama o que ele está fazendo. Há certa verdade na acusação pois existe rotinas de leitura bíblica e oração hipócrita e sem amor verdadeiro pelo Salvador, mas isso não significa que ter uma rotina seja algo inerentemente ruim. Ter um hábito saudável levará você a cultivá-lo continuamente.

Agora, quanto a ser de manhã ou de noite, não há uma regra única, contudo, certamente existem muitos benefícios em começar o dia na presença do Senhor; e, por experiência, sabemos como é difícil parar no resto do dia. Algo sempre estará lutando por nossa atenção. Então, tenha um momento e um lugar (principalmente um momento). Aliás, por que não vários momentos? Por que não começar e acabar seu dia na presença do Senhor em leitura e oração? Estabeleça uma rotina e lute para cumpri-la por amor ao Salvador.

Neste vídeo (indisponível), John Piper fala sobre como o diabo derrota nossas orações (e leitura bíblica) antes mesmo de acontecerem.

Preparação

John Piper no vídeo abaixo aponta 4 pedidos para orarmos a Deus antes de começarmos a ler as Escrituras:

Inclina-me o coração aos teus testemunhos (Salmos 119:36)

Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei. (Salmos 119:18)

Dispõe-me o coração para só temer o teu nome. (Salmos 86:11)

Sacia-nos de manhã com a tua benignidade, para que cantemos de júbilo e nos alegremos todos os nossos dias. (Salmos 90:14)

Recomendamos que você veja o vídeo!

Por John Piper. © Desiring God. Website:desiringGod.org

Tradução e Legenda: youtube.com/vemvertv

Memorização e Oração

Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. (Salmos 119:11)

Memorizar as Escrituras (ou esconder a Palavra no coração) é um grande aliado na batalha da vida cristã. Está diretamente relacionado com a guerra da santidade, como vemos o salmista descrever, bem como nosso Salvador ao ser tentado no deserto. Então, ter a Palavra memorizada para poder pregar para si mesmo (e para outros) e para orar as Escrituras é de grande proveito. John Piper apresenta 8 Razões para Memorizar as Escrituras e 10 para Orá-las.

Esta parte da Bíblia é chata

Este é um sentimento que acompanha todos que não entendem porque a longa lista de genealogias e leis estão na Bíblia. O problema não é a Bíblia. A Bíblia não é chata. O entretenimento do mundo que é. Contudo, nossas paixões carnais fortemente tendem a discordar. Então, o que fazer, quando este sentimento vem sobre nós.

Primeiro, ore (como foi ensinado acima no IDDS) e depois busque olhar com a perspectiva correta, procure encontrar a Cristo em cada página das Escrituras, pois toda página aponta para Ele. Saiba mais sobre isso nesta postagem sobre perspectivas erradas e corretas de ler as Escrituras.

Que tradução usar?

Várias. Leia cada ano com uma tradução diferente, apesar de provavelmente termos uma que apreciamos mais. Contudo, saiba diferenciar tradução de paráfrase. Neste vídeo, John Piper fala um pouco sobre isso. Não há nenhum problema de ler paráfrases como “A Mensagem”, contudo saiba que é uma paráfrase e não uma tradução no sentido estrito da palavra. Então, você estará lendo a interpretação da pessoa (Eugene Peterson no caso da “A Mensagem”) sobre o texto e não o texto em si. Portanto, se for fazer um estudo teológico sobre uma passagem, baseie-se em traduções mais fidedignas e leia paráfrases da mesma forma que lemos comentários bíblicos.

Certamente, esta questão mereceria uma postagem inteira, mas em primeiro momento se você não tem nenhuma noção do mundo das traduções bíblicas recomendamos que use a Almeida Revista e Atualizada.

Planos de Leitura Bíblia

Por enquanto, trazemos dois planos de leitura bíblica. Iremos acrescentar mais com o tempo. Avise-nos se você deseja algum em particular deixando um comentário nesta postagem.

Trazemos um plano novo (o da direita), ainda não disponível em português, elaborado por Discipleship Journal da Navpress.  A leitura é de livros inteiros da bíblia, intercalando entre o VT e NT, mais um livro poético. O grande destaque do plano é que ele tem somente 25 dias no mês, de forma que sempre sobra tempo para colocar a leitura em dia quando há algum atraso (o que ocorre frequentemente com a maioria das pessoas). Perder o compasso é muito frustrante e o plano leva isso em consideração.

Considere também em sua leitura anual fazer uma busca por um certo assunto. Por exemplo, Nöel Piper comenta que marcou todos os textos que falavam sobre os atributos de Deus. Isso pode estimular você a leitura e ao conhecimento de Deus.

Clique para baixar

A Sociedade Bíblica do Brasil também fornece alguns programas aqui.

Atualização: Corrigimos alguns erros nos planos. Plano esquerda: “v2.pdf”. Plano direta: “v4.pdf”. Desculpe-nos o incômodo. Se acharam algum outro erro, por favor, nos avisem pacientemente.

 

46 Comentários
  1. Breno Perdigão Diz

    O Plano de Leitura Bíblica da esquerda não esta disponível para baixar, de uma olhada nisto.

    Fica na Paz

    1. Vini Diz

      Arrumei. Obrigado.

  2. Pedro Medeiros Diz

    Eu acho muito lindo pessoas cristas que cultivam este devocional bem disciplinado. Eu desejo ter esta mesma disciplina, mas ao mesmo tempo tenho paciencia comigo mesmo… o que digo é que das 3 instruçoes, prefiro por enquanto me ater em uma: “momento e lugar”; porque se eu já tentar seguir as tres : momento/lugar;memorizaçao;leitura sistematica… provavelmente vou falhar nas tres, como em outras ocasioes…

    Eu tenho muita dificuldade em ser disciplinado em minhas coisas… por isto gostaria de saber se alguem pode me motivar, testemunhando de si mesmo ou de algum irmao, que da mesma forma tinha muita dificuldade em se disciplinar, mas lutou e hoje vive uma vida disciplinada?

    Hehe, minha pergunta é mais ou menos essa: “eu tenho jeito? tem como eu me tornar disciplinado, se eu lutar por isto? Ou sempre vou fracassar?”

    1. Vini Diz

      Sim, você sempre irá fracassar até Cristo voltar. É por isso que você deve olhar para Cristo como nossa justiça. Mas ao mesmo tempo, entendo sua vontade em crescer em santidade e isso também acontecerá a medida que você olha para Cristo. É algo impossível para o Deus que criou o universo e para o Espírito que ressuscitou Jesus da morte?

      Esforce-se confiando em Cristo.

      Eu pessoalmente não sou um exemplo de pessoa disciplinada. Contudo, se eu fixar meu olho em minha eu me desespero e travo. Mas a medida que olho mais para Cristo e confio nele, vou crescendo para ser como Ele.

      Não é um testemunho de vitória. É um testemunho de guerra. =]

    2. Pedro Medeiros Diz

      amem, valeu…
      ajudou mesmo!

      um abraço!

  3. Pilar Moraes Diz

    Baixei o Plano de Leitura da direita e espero aproveitar o máximo possível do poder transformador da Palavra. Obrigada!

  4. Vinícius S. Pimentel Diz

    Muito bom!!!
    Comecei um plano novo há cerca de 15 dias, mas irei imediatamente adaptá-lo ao do Discipleship Journal, que achei excelente. =D

    Acho que a resposta à pergunta “Qual tradução usar?” merece um post mais cuidadoso. Infelizmente, no Brasil, temos pouquíssimas traduções literais (basicamente, são todas versões da tradução de Almeida, com exceção da NVI). E, embora não despreze o valor das paráfrases, não considero que a sua leitura tenha o mesmo valor da leitura das Escrituras, quer dizer, de uma tradução literal.

    Esta série sobre os meios de graça está excelente!

    1. Vini Diz

      Concordo, Vini. Mas fiquei sem saber por onde ir. Porque jogar qualquer coisa na postagem sem explicar é difícil. Mas queria recomendar algo. Mas daí certamente vai gerar polêmica desnecessária. Penso em recomendar as Almeidas também.

    2. rita maia Diz

      Olá, você conhece a BJ? Bíblia de Jerusalém?
      Muito agradável de ler, é considerada por muitos como uma das melhores traduções da Bíblia, por alguns, a melhor.
      Só que… sendo um Bíblia católica tem livros que “sobram”, e alguns capítulos a mais em Daniel.
      Tem muitas notas explicativas, algumas com outras opções de tradução de palavras nas quais existem dúvidas sobre a tradução correta.
      Vale a pena o investimento… Mas, se comprar compre uma de capa mole, pois a de capa dura acaba estragando rápido…
      Não troco por nenhuma outra, mas tenho Almeidas também, e a Bíblia Judaica Completa do David Stern.

  5. Lucas Fernandes Diz

    Muito bom o plano de leitura 2! Achei interessante. Espero conseguir adotar nas minhas leituras diárias!

    Só um comentário (foi a única coisa que eu notei), no dia 4/abril a referência está “Js 3-5”, mas pela sequencia creio que seria “Tg 3-5”.

    Deus abençoe!

    1. Lucas Fernandes Diz

      Mais alguns comentários…

      De 10 a 19 de julho não seria 1 Crônicas? A referência está como 1 Coríntios (oq seria impossível pelo número de capítulos… hehe).

      De 20 a 24 de julho creio que seja Oséias, certo? A referência está “Hs”, seria “Os”.

      No dia 3 de setembro começa a leitura em Eclesiastes, porém nos dias 4 e 5 a referência está em 2 Crônicas. Creio que deve ser corrigido também.

      Bom, acho que, é só! Pelo menos foi oq encontrei. Abraços.

    2. Vini Diz

      Valeu! Mesmo =]

  6. Ana Brito Diz

    Que ótimo post.
    Só gostaria de dizer que não consigo baixar o plano da esquerda.
    Ok?

    Pazz

  7. Ana Brito Diz

    Agora consegui.
    muito obrigada!!

  8. Gaby Diz

    Este ano eu vou seguir um plano, pois estou disposta a ler a bíblia completa, mas não somente ler quero realmente guarda-la em meu coração. Não sei se vou seguir este, mas vou decidir. =D

  9. Douglas Iran Diz

    Paz do Senhor Jesus!

    Estou determinado a seguir o plano de leitura bíblica anexo na minha e apesar de não ter os cinco ou seis dias a mais como “margem” para retomar o ritmo caso perca algum dia, creio que o Senhor me ajudará a cumprir dia após dia fielmente.

    Seria muito interessante um post a respeito das traduções bíblicas disponíveis na nossa língua e sobre os inúmeros títulos de bíblias de estudo. (do obreiro, do pastor, da mulher, da mulher que ora, aplicação pessoal, plenitude, despertar, avivamento espiritual etc.)

    Poderia me adiantar algo sobre a Almeida RC e Almeida RA? Existe algo como prós e contras? acerca dessas duas versões?

    Paz.

    1. Vini Diz

      As traduções da Almeida normalmente são muito boas. Mas confesso que não sei nada em particular a essas duas.

    2. Felipe Diz

      Olá irmão,

      Tem uma diferença em Romanos 1;8, Almeida RA omite o fim do versículo, já na Almeida RC aparece inteiro.

    3. Vinícius Musselman Pimentel Diz

      Felipe,

      Você só pode afirmar se é “inteiro” se você tiver o original, afinal pode também ser uma acréscimo. É aqui que entra toda a questão da baixa crítica.

      Abraço

  10. Douglas Fernando Diz

    PREZADO IRMÃO EM CRISTO
    Paz do Senhor

    Gostei muito da postagem.
    De grande serventia para todos nós que almejamos por uma vida ajustada diante de Deus.

    Estaremos publicando esta postagem no FLICKR do Cristão.
    http://www.flickr.com/photos/ocristaonaculturadehoje/6575377481/in/photostream

    Visite nosso blog
    http://ocristaonaculturadehoje.blogspot.com/

    Saudações

  11. Ricardo Garcia Diz

    Um plano de leitura biblica que gostaria de recomendar é o plano do McCheyne onde você lê em um ano o velho testamento uma vez e o novo testamento e salmos duas vezes.Comecei a ler esse ano mais como comecei atrasado não dei conta de terminar, mas ano que vem pretendo ler interio.

    O mesmo pode ser achado aqui http://www.bibleplan.org/mc/pt/

    O meu obrigado a equipe do ve por essa série que tanto tem nos ajudado.

  12. Richard Diz

    Gostei muito do plano de leitura da direita. Conseguiu intercalar todos os livros da Biblia, proporcionando uma leitura completa e interessante durante todo o ano. Só fiquei com uma dúvida: Nos dias 22,23,24 de julho aparece a abreviatura Hs. Não consegui identificar qual livro da Bíblia é esse. Será que vocês poderiam me ajudar??
    Desde já agradeço

    1. Vini Diz

      É Oseias. Por favor, baixe novamente. Corrigimos o erro.

    2. Richard Diz

      Muito obrigado Vini…
      vou baixar sim.

  13. Douglas Matter Vieira Diz

    Irmãos ,

    Gostaria de cooperar com a postagem e compartilhar que no passado também não era

    conhecedor dos tipos de bíblia que existiam e entendia que valia a que melhor eu me

    adapta-se. Tive a oportunidade de encontrar o site do Solascriptura-

    http://bit.ly/6E5urB onde Hélio de Menezes Silva (Faz parte da Sociedade Bíblica

    Trinitariana que distribui a Bíblia ACF-Almeida Corrigida Fiel) tem um trabalho de

    análise profundo das traduções e comparativos dos textos utilizados para compor cada

    tradução existente. Não concordo com muitos pontos de vista, no que concerne a

    doutrina interpretadas por ele e também por se posicionar como “Batista

    Fundamentalista” (até por que eu sou confessional Batista) (com ressalvas a o que é

    fundamentalismo) mas acredito que este homem foi capacitado por Deus para manter e

    preservar a verdadeira “letra” Palavra de Deus. Na guarda da “letra” ou textos fieis este

    homem tem a capacitação.

    Aqui demonstro apenas 2 dos inúmeros problemas que encontramos quando
    comparamos as versões (Texto Tradicional(certo) vs Textos Receptus(errado):

    1)Compare o Verso 1 do capítulo 8 de Romanos – Primeiro Veja na RA (Revista e Atualizada) depois veja na RC (Revista e Corrigida) (apenas RC e nada mais)

    2) ACFiel = “Ora, pois, já que Cristo padeceu POR NÓS na carne, armai-vos também vós com este pensamento, que aquele que padeceu na carne já cessou do pecado”.

    ARAtualizada = “Ora, tendo Cristo sofrido na carne, armai-vos também vós do mesmo pensamento; pois aquele que sofreu na carne deixou o pecado”.

    Sei que este assunto realmente promove polemica mas espero ter ajudado pelo menos a compor o senso critico.

    Deus abençoe a todos em Cristo Jesus.

    Pr. Douglas

    1. rita maia Diz

      Oi, dei um lida rápida na página que você indicou, mas fiquei com a impressão de que o irmão separou as traduções de acordo com a doutrina dele. As que batem com o que ele crê estão certas, as outras, erradas. Pareceu que ele foi tendencioso.

      Quanto as razões comerciais envolvendo os diversos lançamentos de tipos de bíblias, infelizmente é uma realidade. Afinal, é o livro mais vendido no mundo, sempre vai aparecer mais alguém querendo uma fatia desse mercado..

      Mas, graças a DEUS! Creio que o ETERNO preserva a VERDADE para aqueles que O buscam com sinceridade, e as diferentes traduções não conseguirão mudar isso. Antes, contribuirão para que essa VERDADE seja cada vez mais espalhada pela Terra.

  14. Douglas Matter Vieira Diz

    Perdão irmãos, esqueci de identificar o texto relacionado ao item 2),
    do comentário a respeito das traduções da bíblia: 1Pe 4:1

    Que Deus abençoe a todos em Cristo Jesus.

    Pr Douglas

  15. Abraão Diz

    Irmãos tenho acompanhado esse site a algum tempo e só tenho a agradecer pelo material de edificação e conhecimento que vocês no fornecem!!!Tenho prazer de dizer que toda vez que visito o site tem algo de importante e util que eu possa emplementar na minha vida!!!

    Ah,essa serie sobre os meios da Graça esta otima,Leitura Bíblica esta otima!!!gostaria de saber se vcs tem como disponibiliza-la em PDF!!!

    Fiquem na Paz de Cristo e um grande abraço!

    1. Vini Diz

      Quando acabarmos iremos disponibilizar tudo em pdf =)

    2. Daniel Freitas Diz

      Olá Vinícius. Fiz uma pesquisa em todo o site, mas não encontrei a série disponível em PDF para baixar. Vc pode por o link?

    3. Vinícius Musselman Pimentel Diz

      Ainda não acabamos :x

      Você pode baixar cara um individualmente em pdf clicando no botão de imprimir.

    4. Daniel Freitas Diz

      Há sim! Desculpe-me. Eu pensei que já tinha acabado, pois vi a ultima postagem com a data de 07/02/2012. Obrigado pela dica de baixar cada um individualmente, eu realmente nem tinha me lembrado dessa opção. Deus o abençoe. :]

    5. Vinícius Musselman Pimentel Diz

      Pois é… precisamos retomar esta série. Provavelmente o faremos no começo do ano que vem. =]

  16. luciana Diz

    Estou gostando muito dessa série…espero que continue!!!

  17. Fabrício Martins Diz

    Vocês teriam um plano de leitura cronológico como o que é dado ao final do curso “Homem ao máximo” da universidade da família?

    Esse plano de leitura é basicamente um provérbio no início do dia (seguindo a ordem referente ao dia do mês: dia primeiro, provérbio 1, dia 2, provérbio 2 e assim por diante).
    Uns capítulos durante o dia (seguindo a cronologia bíblica) e um salmo a noite.

    Agradeço a atenção.

    1. Vini Diz

      Não temos =/

  18. Tatiana Diz

    Olá!
    O plano de leitura da direita tem 02 vezes Filipenses e nenhuma vez Filemom.
    Deus os abençoe. Abraços.

  19. Barbara Alves Diz

    Oi eu baixei a Leitura, mas o livro de Filipenses aparece duas vezes: uma em maio e outra em Novembro, é isso mesmo?

    1. Vini Diz

      Em novembro?

      Aparecia repetido em Junho, mas arrumamos. Tente baixar a última versão e veja se continua o erro.

  20. Ariadne Diz

    Muito bom o post.
    Confesso que passei tempos assistindo vários videos do Pr.Piper, são exelentes!
    Retratam o verdadeiro evangelho. Adorei. Obrigada! ^^

  21. Cláudio Gonçalves Diz

    Amados, essa obra éden Deus. Somos imensamente abençoados por este blog.

  22. Raquel Diz

    Esse blog é ua benção!!

  23. Célio Roberto Diz

    Amigos cristãos, é muito importante como praticantes do Cristianismo que leiamos a Bíblia. É através dela que Deus se revela à humanidade! Se você acha que é entediante ler o livro inteiro, é porque você não aprendeu a ler sistematicamente! Estou compartilhando este excelente artigo que poderá lhe ajudar nesta nobre tarefa, afinal, como você defenderá a sua fé se você não vai à fonte?

  24. Célio Roberto Diz

    Amigos cristãos, é muito importante como praticantes do Cristianismo que leiamos a Bíblia. É através dela que Deus se revela à humanidade! Se você acha que é entediante ler o livro inteiro, é porque você não aprendeu a ler sistematicamente! Estou compartilhando este excelente artigo que poderá lhe ajudar nesta nobre tarefa, afinal, como você defenderá a sua fé se você não vai à fonte?

  25. Neiva Brum T Gomes Torres Diz

    “É absolutamente necessário, a fim de que a felicidade no Senhor possa continuar, que as Escrituras sejam lidas regularmente. Nós devemos especificamente, com regularidade, ler as Escrituras sequencialmente e não escolher um capítulo aqui e outro ali. Se fizermos assim, seremos sempre anões espirituais. Eu digo isso a vocês carinhosamente. Durante os primeiros quatro anos depois da minha conversão eu não fiz nenhum progresso porque eu negligenciei a Bíblia. Mas quando eu li regularmente através da Bíblia toda. eu imediatamente progredi. Então minha paz e alegria continuaram mais e mais. Eu tenho feito isso há 47 anos. Eu li a Bíblia inteira aproximadamente 100 vezes e eu sempre acho revigorante. Assim minha paz e alegria têm aumentado mais e mais.” (D. L. Moody)

  26. Minhateca.com.br Diz

    Bom dia,

    vi que seu site oferece arquivos para baixar. O http://Minhateca.com.br é um site de armazenamento e compartilhamento de arquivos com espaço ILIMITADO e totalmente gratuito! Sem tempo de espera ou qualquer restrição, download ilimitado e super rápido – 100% GRATIS! Porque não usa nosso site para hospedar os arquivos do seu site?

Comentários estão fechados.