Um blog do Ministério Fiel  Um blog do Ministério Fiel

Deus está trabalhando nos tempos mais tenebrosos para o nosso bem e para a glória de Cristo

enxugara-lagrimas

Clique para Compartilhar no Facebook

A tragédia de Santa Maria está na mente de todos os brasileiros. Mais de 230 mortes – a maioria de jovens, deixando centenas de famílias enlutadas, como consequência do terrível incêndio. O que era uma noite de diversão transformou-se em um rio de lágrimas que transborda por todo o país.

Neste momento, mais do que discutir teologia, precisamos viver daquilo que cremos, tanto em como lidar com nosso próprio sofrimento, quanto para ajudar outros que sofrem. O pequeno texto abaixo de John Piper trata sobre o sofrimento na vida de um cristão. É bem provável que haja algum familiar enlutado que seja cristão e esteja perplexo diante dessa tragédia.

Na segunda parte da postagem, tratamos do aspecto teológico do sofrimento: o que pensar para você não sair falando nenhuma bobagem (sim, infelizmente, muitos já falaram até demais).

 

A vida é uma estrada sinuosa e turbulenta – curva após curva. E o ponto das histórias bíblicas é ajudar-nos a sentir em nossos ossos, e não apenas saber em nossas cabeças, que Deus é por nós, em todos estas estranhas reviravoltas.

A vida do santo não é uma linha reta para a glória, é mais como uma trilha escura e aparentemente desconhecida através das montanhas. Existem pedras deslizantes e curvas escorregadias e trajetos sinuosos que fazem você ir para trás para poder seguir em frente. Mas ao longo desta estrada, perigosa e sinuosa, que não deixa você ver muito à frente, e pode até fazer com que você se sinta como se fosse levado à beira de um precipício, Deus nos encoraja e nos dá a esperança de que todas as curvas desconcertantes de nossas vidas estão indo para algum lugar bom.

Muitas vezes, quando achamos que Deus está distante de nós ou até mesmo se voltou contra nós, a verdade, é que Ele está criando um alicerce para uma maior alegria em nossas vidas. Deus está conspirando para a nossa alegria.

Ele está traçando o curso e administrando os problemas com propósitos de longo prazo para o nosso bem e para a glória de Jesus Cristo.

Essa é uma providência doce e amarga.

A vida do santo não é uma linha reta para a glória, mas eles chegam lá. Deus cuida que isso aconteça. O melhor ainda está por vir. Essa é a verdade inabalável sobre a vida da mulher e do homem que segue a Cristo na obediência que brota da fé. Eu digo para os jovens, que são fortes e esperançosos e eu digo que para os velhos, para os quais a natureza exterior está rapidamente se corrompendo:

O melhor ainda está para vir.

Deus está trabalhando nos tempos mais tenebrosos para o nosso bem e para a glória de Cristo. Ele vai fazer com que a Glória de Seu Filho encha a terra e encontraremos nele alegria eterna. A promessa que Deus fez ao Seu povo é inquebrável.

– John Piper (Retirado do EP da banda The Joy Eternal, inspirado pelo livro A Sweet and Bitter Providence)

Veja o vídeo “Por que eu tenho tanto sofrimento?”


Enquanto vemos as cenas de dor e tristeza, e avaliamos tudo isso, somos levados às Escrituras para procurar alguma compreensão trazida pelo próprio Deus, para esses desastres. No VE já tratamos sobre o assunto do sofrimento e acreditamos que pode ser útil você ler ou reler. Confira nosso arquivo, mas estas postagens são muito úteis:

Solano portela escreveu no blog O Tempora! O Mores! um excelente artigo A Tragédia de Santa Maria:

Na ocorrência de tragédias devemos resistir à tentação de procurar respostas que diminuem a bíblica soberania e majestade de Deus, e conseqüentemente não fazem justiça à sua pessoa, ou aquelas que nos colocam com Deus – pontificando um julgamento divino sobre a situação imediata da ocorrência. Tais “explicações”, “conclusões” e “construções” aparentam ser plausíveis, mas revelam-se meramente humanas, pois contrariam a revelação das Escrituras. Esses tipos de respostas sempre aparecem, quando ocorrem desastres; quando diversas vidas são ceifadas e pessoas que estavam entre nós desaparecem, de uma hora para outra. Interpretações estranhas dessas circunstâncias não são novidade e nem têm surgido apenas em nossos dias.

 

Leia na íntegra

 

O BlogFiel disponibilizou gratuitamente o download do audiolivro “Onde Está Deus Quando as Coisas Vão Mal?” de John Blanchard.

Clique para baixar





  • jack

    Fiquei muito abalado pelo o ocorrido, mas se lermos bem, mas ler bem as escrituras veremos que Deus é Soberano em tudo o que ocorre nessa terra. Infelizmente muitos trocaram o buscar ao Senhor por diversão. Não podemos julgar em nada, mas uma coisa podemos refletir, será que todos que estavam lá estavam se divertindo para a Glória de Deus? “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus” (1Co 10.31). Que esse ocorrido sirva de alerta para muitos que estão ainda pensando em buscar a Deus. Não espere, não adie, arrependa-se de seus pecados e creia no Senhor Jesus.

  • Héber Lima

    É nesses momentos de dor e sofrimento do próximo que reconhecemos quem é cristão e quem é fariseu…

  • Ricardo

    Sou aqui do Rio Grande do Sul e o sentimento de dor é indescritível pela perda de tantos jovens. Quem já perdeu uma irmã, como eu, que faleceu aos 19 anos de idade, com uma vida toda de sonhos e planos pela frente, tem uma ideia do quanto é difícil aguentar a dor, ainda mais no caso de pais e mães que viram um pedaço deles (seus filhos) arrancados de suas vidas de forma tão abrupta. Infelizmente, tenho que ouvir de pessoas “piedosas e tementes a Deus” declarações como essa:
    “É claro que a morte de alguém jovem é difícil de entender, pois foge ao ciclo natural da vida. Mas precisamos compreender que se isso aconteceu (a tragédia na boate Kiss em Santa Maria), é porque Deus julgou que deveria ser assim.”
    Essa frase foi publicada num jornal aqui do Sul no dia de hoje (29/01/2013) pelo presidente do Conselho Interdenominacional de Ministros Evangélicos do Estado do Rio Grande do Sul.
    Mais de 230 pessoas mortas numa tragédia absurda e sem sentido, e esse senhor vem me falar em julgamento de Deus. Se essas centenas de jovens estivessem em um culto de jovens, então o destino deles seria outro? No ano de 2009, 9 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas quando o teto do templo da Igreja Renascer desabou sobre as cabeças dos crentes.
    Crente não tem o corpo fechado, bala perdida não tem consciência, tragédias de todo o tipo vem sobre justos e ímpios, crianças com deficiências congênitas nascem em famílias de crentes … Bem-vindos ao mundo caído!!! A vida não é justa e coisas horríveis acontecem a pessoas boas e decentes, e pasmem, essas coisas terríveis acontecem também a pessoas tementes a Deus, que congregam e dedicam suas vidas ao estudo da Palavra, a uma vida de oração, isto é, uma vida dedicada a buscar e servir a Deus. Se você discorda disso, faça-me o favor de informar a família do pastor que morreu no acidente aéreo da TAM, que ele morreu, “porque Deus julgou que deveria ser assim.” Vá a Santa Maria e fale pra aquela mãe que perdeu dois filhos (um que morreu no dia tragédia e outro que morreu hoje, pois 70% do seu corpo foi consumido pelas chamas) e perdeu o marido há dois anos atrás, e que agora vive sozinha com a sua imensurável dor, que o julgamento de Deus veio sobre a sua casa, porque seu marido era um pecador e os seus filhos receberam o que mereciam por participar de um show de música secular (porque o que não é gospel, não é bom!).
    Onde está o amor? No mesmo jornal, um pastor luterano faz um colocação digna de um crente em Cristo:
    “Mesmo muito machucados e tristes com a separação do convívio com um ente querido, temos que nos confortar que nada pode nos separar do amor de Deus e devemos viver nessa esperança. Esse é o consolo que devemos procurar.”
    Amor, o vínculo perfeito, o cumprimento da lei, é disso que todos nós precisamos.
    Tem um provérbio iraniano que diz:
    “Se você ver um cego, chute-o; por que deveríamos ser mais gentis que Deus?”
    Trocando em miúdos: se alguém está sofrendo, é porque ele merece o seu destino e é vontade de Deus que ele sofra. Pensamento horrível, né? Pois tem muita gente que prefere pensar assim do que abrir mão de suas convicções teológicas, do seu dogmatismo.
    “Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los” Mateus 23:4
    Mais uma vez, eu vou gritar com letras maiúsculas o que todos nós precisamos: AMOR, AMOR, AMOR!!!!!!!!!!!!
    Não só amor pra receber, amor pra dar, amor pelos aflitos! Amor traduzido em palavras de solidariedade, de coragem e conforto, amor traduzido em atos de renúncia pessoal (quando eu deixo de ser um mero espectador do sofrimento alheio e me disponho a ser um agente da transformação de vidas por meio do evangelho de amor do Nosso Senhor Jesus Cristo) a favor dos que sofrem, dos que choram.
    Arautos de Deus, guardem seus julgamentos pra si mesmos e amem mais.
    “Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
    E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
    Este é o primeiro e grande mandamento.
    E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
    Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.”
    Mateus 22:36-40

    • Rosa

      Vc tem toda a razão em questionar o paradeiro de pessoas que morrem dentro da igreja ou fora da igreja. A verdade é que muitos que estão dentro da igreja não estão melhores de quem está fora (igreja = prédio). Ninguém é melhor que o outro por frequentar um templo. O ser humano é corrupto e necessita de Deus para ser melhor. Sem Ele somos tão ruins como nós mesmos. Isso independe do estilo de vida que você decide seguir. Quer vc seja um “mestre da lei ‘ ou uma pessoa comum; todos nós precisamos de Deus.

      Não podemos julgar se as vítimas vão para o céu ou para o inferno. Quem pode dizer isso? Sabemos que cada um prestará contas de si. Só Deus sonda os corações e nos conhece como a palma da mão.

      Creio que apesar de todo esse sofrimento devemos ser conscientes de que todos nós temos um tempo nesta terra. Uns morrem tão jovens, outros já idosos. Mas todos nós temos o nosso tempo, que não é tão nosso, é Deus que determina. Seria injusto? Não. Sabe por quê? Foque no alto! Essa vida terrena é passageira. Acredite. Já que nosso tempo é incerto, devemos aproveitar enquanto ainda estamos vivos para dar o nosso melhor, buscar intimidade com o Senhor e amar a todos, sem distinção. Viver menos apegado às coisas, às preocupações, às nossas vontades mais egoístas… Qd vivemos em prol dos outros e não apenas para nós mesmos a vida ganha novas cores.

      O melhor ainda está por vir. Não desanime. Espere em Deus, tenha fé e coragem. Deus venceu a morte! Há algo tão maravilhoso preparado para quem ama a Deus que nem olhos viram nem ouvidos ouviram o que Ele preparou. Se essas pessoas buscavam o Senhor de todo o coração, tenho certeza de que elas estão bem melhores agora.

      Finalizo repetindo o que você falou: vamos amar mais.

  • Franciele

    Valeu pela palavra, peço que orem por Santa Maria, principalmente pelos que ainda estão nos hospitais, pelos estudantes da UFSM quanto ao retorno das aulas nesta segunda, pois muitos colegas pensam em deixar a faculdade, pais estão se suicidando….os traumas são enormes….só Deus para consolar

  • Fabio

    Que Deus tenha piedade de nós, que o amor tudo suporta, tudo supera, o amor de Deus por nós e como diz o primeiro mandamento amar a Deus sobre todas as coisas. Muitas coisas que acontecem na vida são muito difíceis de entender, ou não tem explicação, cabe a Deus e não a nós julgar qualquer coisa , quem somos nós diante da soberania de Deus.Como diz o nome do site VOLTEMOS AO EVANGELHO, principalmente nós cristãos, diante da dor ou da alegria, Que o Senhor Jesus nos conforte.