Deus está trabalhando nos tempos mais tenebrosos para o nosso bem e para a glória de Cristo

 

enxugara-lagrimas
Clique para Compartilhar no Facebook

A tragédia de Santa Maria está na mente de todos os brasileiros. Mais de 230 mortes – a maioria de jovens, deixando centenas de famílias enlutadas, como consequência do terrível incêndio. O que era uma noite de diversão transformou-se em um rio de lágrimas que transborda por todo o país.

Neste momento, mais do que discutir teologia, precisamos viver daquilo que cremos, tanto em como lidar com nosso próprio sofrimento, quanto para ajudar outros que sofrem. O pequeno texto abaixo de John Piper trata sobre o sofrimento na vida de um cristão. É bem provável que haja algum familiar enlutado que seja cristão e esteja perplexo diante dessa tragédia.

Na segunda parte da postagem, tratamos do aspecto teológico do sofrimento: o que pensar para você não sair falando nenhuma bobagem (sim, infelizmente, muitos já falaram até demais).

 

A vida é uma estrada sinuosa e turbulenta – curva após curva. E o ponto das histórias bíblicas é ajudar-nos a sentir em nossos ossos, e não apenas saber em nossas cabeças, que Deus é por nós, em todos estas estranhas reviravoltas.

A vida do santo não é uma linha reta para a glória, é mais como uma trilha escura e aparentemente desconhecida através das montanhas. Existem pedras deslizantes e curvas escorregadias e trajetos sinuosos que fazem você ir para trás para poder seguir em frente. Mas ao longo desta estrada, perigosa e sinuosa, que não deixa você ver muito à frente, e pode até fazer com que você se sinta como se fosse levado à beira de um precipício, Deus nos encoraja e nos dá a esperança de que todas as curvas desconcertantes de nossas vidas estão indo para algum lugar bom.

Muitas vezes, quando achamos que Deus está distante de nós ou até mesmo se voltou contra nós, a verdade, é que Ele está criando um alicerce para uma maior alegria em nossas vidas. Deus está conspirando para a nossa alegria.

Ele está traçando o curso e administrando os problemas com propósitos de longo prazo para o nosso bem e para a glória de Jesus Cristo.

Essa é uma providência doce e amarga.

A vida do santo não é uma linha reta para a glória, mas eles chegam lá. Deus cuida que isso aconteça. O melhor ainda está por vir. Essa é a verdade inabalável sobre a vida da mulher e do homem que segue a Cristo na obediência que brota da fé. Eu digo para os jovens, que são fortes e esperançosos e eu digo que para os velhos, para os quais a natureza exterior está rapidamente se corrompendo:

O melhor ainda está para vir.

Deus está trabalhando nos tempos mais tenebrosos para o nosso bem e para a glória de Cristo. Ele vai fazer com que a Glória de Seu Filho encha a terra e encontraremos nele alegria eterna. A promessa que Deus fez ao Seu povo é inquebrável.

– John Piper (Retirado do EP da banda The Joy Eternal (indisponível), inspirado pelo livro A Sweet and Bitter Providence)

Veja o vídeo “Por que eu tenho tanto sofrimento?”


Enquanto vemos as cenas de dor e tristeza, e avaliamos tudo isso, somos levados às Escrituras para procurar alguma compreensão trazida pelo próprio Deus, para esses desastres. No VE já tratamos sobre o assunto do sofrimento e acreditamos que pode ser útil você ler ou reler. Confira nosso arquivo, mas estas postagens são muito úteis:

Solano portela escreveu no blog O Tempora! O Mores! um excelente artigo A Tragédia de Santa Maria:

Na ocorrência de tragédias devemos resistir à tentação de procurar respostas que diminuem a bíblica soberania e majestade de Deus, e conseqüentemente não fazem justiça à sua pessoa, ou aquelas que nos colocam com Deus – pontificando um julgamento divino sobre a situação imediata da ocorrência. Tais “explicações”, “conclusões” e “construções” aparentam ser plausíveis, mas revelam-se meramente humanas, pois contrariam a revelação das Escrituras. Esses tipos de respostas sempre aparecem, quando ocorrem desastres; quando diversas vidas são ceifadas e pessoas que estavam entre nós desaparecem, de uma hora para outra. Interpretações estranhas dessas circunstâncias não são novidade e nem têm surgido apenas em nossos dias.

 

Leia na íntegra

 

O BlogFiel disponibilizou gratuitamente o download do audiolivro “Onde Está Deus Quando as Coisas Vão Mal?” de John Blanchard.

Clique para baixar