Escravos de Cristo: Escravos, filhos ou ambos?

Alguns (ou algum) anônimos comentaram no vídeo postado anteriormente (John MacArthur – Escravos de Cristo) o seguinte:

On 09/12/09 10:25 , Anônimo disse…
Rapaz nunca vi tanta balela que esse “pastor” disse, mas se vocês acham que isso que vocês estão publicando vão converter muitos, continuem assim, eu aposto no meu Deus e vocês nessas palavras sem o teor do Espírito Santo consolador…Desde já paz e graça do Senhor Jesus Cristo.
PS. Vocês estão livres para escolher a quem seguir….Escravo não!Pense nisso!

On 09/12/09 10:30 , Anônimo disse…
nunca ninguém falou que pastor é para arrebanhar e não para espalhar….”pastou” quem lhe disse que seus planos ou os meus são melhores que os de Deus. Pensem nisso!!! Paz de Jesus!!!

On 09/12/09 10:38 , Anônimo disse…
Pastor você é escravo do seu pai? eu não!
Pois sou Filho de Deus “Aba”.

Estou postando uma resposta apropriada e melhor elaborada porque vejo que não são poucos que não entendem a relação escravo-filho no Novo Testamento. De forma alguma é para menosprezar os anônimos que comentaram, afinal estão no anonimato mesmo. Mas sim usar a situação para crescimento e edificação do Corpo. Sugiro que você veja os dois vídeos (por completo) antes, para entender melhoro contexto.

Segue abaixo minha resposta:”Anônimo”, paz.

Vejamos o que os seguintes autores bíblicos dizem:

– Paulo:

Pois aquele que, sendo escravo, foi chamado pelo Senhor, é liberto e pertence ao Senhor; semelhantemente, aquele que era livre quando foi chamado, é escravo de Cristo. (1 Co 7:22)

Obedeçam-lhes, não apenas para agradá-los quando eles os observam, mas como escravos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus. (Ef 6:6)

Mas agora que vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus, o fruto que colhem leva à santidade, e o seu fim é a vida eterna. (Rm 6:22)

Paulo, servo* de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, (Rm 1:1, *doulos, isto é escravo)

– Pedro:

Simão Pedro, servo* e apóstolo de Jesus Cristo (2Pe 1:1, *doulos, isto é escravo)

– Tiago:

Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos dispersas entre as nações: Saudações. (Tg 1:1, *doulos, isto é escravo)

– Judas:

Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos que foram chamados, amados por Deus Pai e guardados por Jesus Cristo (Jd 1:1, *doulos, isto é escravo)

Com amor digo isto, entre seu “pense nisso” e os “pense nisso” dos autores bíblicos com qual devo ficar? E você, com qual deve ficar? Sujeite todo seu pensamento cativo à Palavra.

Mas você dirá: “E estes versículos:

Assim, você já não é mais escravo, mas filho; e, por ser filho, Deus também o tornou herdeiro. (Gl 4:7)

Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido. (Jo 15:15)

Como ficam?”

Quando formos interpretar as Escrituras, devemos ter duas coisas (simplificando) em mente: primeiramente a Bíblia não é contraditória então as coisas que parecem contraditórias devem ser analisadas com cuidado e devemos analisar o contexto.

Assim, você já não é mais escravo, mas filho; e, por ser filho, Deus também o tornou herdeiro. (Gl 4:7)

Este contexto fala sobre escravidão a Lei e não a Deus. Não somos mais escravos da Lei, temos o direito e o privilégio de sermos chamados de filhos de Deus. Isto não exclui que somos escravos da vontade de Deus.

Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido. (Jo 15:15)

Novamente, não há contradição nas Escrituras, há complementaridade. Se a Bíblia declara que somos escravos, somos escravos. Afinal qual o sentido em dizer que Cristo é nosso Senhor e Rei se não somos escravos. Contudo, este gracioso Rei e Senhor, nos dá o privilégio de sermos chamados de amigos e de sabermos de seus planos. Isto sem contar as outras infinitas bênçãos nas regiões celestiais em Cristo Jesus.

E você ainda dirá:“Mas podemos escolher ser escravos ou não de Cristo.”

Concordo em dizer que voluntariamente nos escravizamos a Cristo, mas somos levados pela graça de Deus a isto. Além do mais, quando Paulo fala que somos escravos ele relaciona diretamente com a morte de Cristo, o pagamento:

Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço.Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo (1 Co 6: 19,20)

Ou seja, por quem Cristo morreu o preço já foi pago e estes agora são propriedades de Deus, escravos de Deus.

Isso, sem contar o sentido mais global de que todas as coisas são escravas de Deus e o servem conforme seus planos soberanos. Bem disse, John Piper:

“Galáxias, elétrons, vento, terra, fogo, vírus, mentes humanas O obedecem. “Pois tudo está a teu serviço” (Salmos 119:91).”

Em Cristo,
Vini

Por fim, segue um jam feito com um trecho da pregação, traduzido por QorpoSanto1986:

30 Comentários
  1. Thiago Diz

    Essa ideia causa estranheza por causa da escravidão que aprendemos nas escolas, a qual é cultural e historicamente abominada. Mas não estamos falando da mesma coisa. Nosso Senhor não é como os típicos senhores de escravos da Idade Moderna. É um Senhor amigo e extremamente generoso. Como MacArthur mais ou menos disse: "é um bom negócio! em Roma, quem não queria ser escravo de um bom senhor?"

    O que é melhor, ser escravo de Jesus OU ser escravo da carne, do mundo e do inimigo, sabendo que só existem essas duas opções? (Rom 6:6,16,17,18,20,22; 1Co 7:23; Gal 4:8; 2Pe 2:19) É um bom negócio ou não é?
    Portanto, ser livre é ser escravo de um Mestre Perfeito!

    Não se trata de salvação POR MEIO DAS obras de escravo, mas de salvação PARA as boas obras de escravo (Ef 2:10). Uma vez salvos, somos comprados e recebemos a herança de filhos adotivos. Essa é a nossa liberdade.

    Não se esqueçam que "Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes." (1 Coríntios 1:27)

    Glória a Deus!

  2. Leandrenalina Diz

    É até tenso, depois de muito ler a Bíblia, discordar de nosso estado de plena escravidão em relação a Cristo. Ela é bem clara que não podemos servir a dois senhores, e não ha opção de não servir nenhum. E servir na Bíblia quase sempre fala de escravidão mesmo.

    Só há uma conclusão possível e lógica.

    Ótimos pots, o do proprio video e essa mesa redonda aqui :)

    Paz

  3. Anonymous Diz

    Vinicius,

    Isto choca demais! Choca a todos. Isso mexe com o nosso orgulho. Adão, nosso "pai" caiu porque quis
    ser independente de Deus e até mesmo Deus. A nossa carne grita, relincha, esperneia por autonomia e independencia
    de Deus.

    Mas graça a Deus que em Cristo somos perdoados e não mais vivemos debaixo dessa escravidão da carne, mas
    daquela escravidão ao Senhor Jesus Cristo.

    Aos que professam fé e estranham esse tipo de afirmação, e a mim mesmo também, eu diria: leiam mais biblia, leia mais. De capa a capa, com humildade e um coração contrito, suplicando a Deus por entendimento, iluminação e graça.

  4. Escravo do Senhor Jesus Cristo, Allan Diz

    Sou escravo de Cristo porque:
    1º) Jesus é meu Senhor.
    2º) Jesus é Senhor e Cristo.
    3º) Jesus é Senhor, Cristo e Deus.
    4º) Ele, Jesus, enviado de Deus – o Pai – fez tudo que era pra fazer, e me deu o exemplo e acima de tudo: perfeito.
    5º) Tenho que seguir Este Caminho. Ele é a Verdade e me conduz à Vida. Acredito que posso ver essa Vida já aqui. Voce quer ela???!

  5. Albano Diz

    Aleluia!

    Ser escravo de Cristo é ter liberdade! Louvado seja Deus por nos dar a sua palavra e revelação!

  6. américo Santos Diz

    Irmão Vini! Glória a Deus por suas explicações, pois na verdade um dos frutos da carne é a desobediência; A bíblia cita inúmeras vezes que o que Deus mais desêja em nós é a obediência,isto fica acima de qualquer coisa,pois até mesmo os sacrifícios dos ímpios são abominação para o Senhor. Graça é Paz. Deus abençõe grandemente o seu ministério.

  7. a raiz Diz

    o grande problema do "cristão" é não conhecer a palavra!! morre pela boca!!
    voltemosaoevangelho.com é fonte de [email protected]@!!

  8. Dany Amaro Diz

    Por que será que a verdade é tão ruim pra algumas pessoas?
    O que há de errado em ser escravos de Cristo, aqui está a verdadeira liberdade !!!
    E escravos de alguem que te faz filho!
    Alguem que te reconcilia com o Criador!
    Realmente é um convite irresistível ser escravo de Cristo!!!
    Pense nisto vocês que são contra a verdade!

  9. Anonymous Diz

    Muito bom explicado com as Escrituras Vini, nos somos escravos dEle pois antes eramos mortos no pecado, Ele nos deu vida e agora somos dEle,
    Sola Scriptura, Soli Deo Gloria!,
    grande abraço, em Cristo.
    Alejandro

  10. O que Davidson diz... Diz

    Alguns dos amados estão fazendo confusão com a palavra "escravo", ora nem mesmo percebem que a palavra "Senhor" significa "DONO". Quando dizemos: "Jesus é meu Senhor", estamos declarando que "JESUS É MEU DONO", tão simples, não? Querem ver algo mais interessante? Quando estamos trabalhando para um "Patrão", fazemos o que ele nos determina, certo? Agora imaginem se essa pessoa for o nosso "Senhor", ou seja, "NOSSO DONO"… Para que serviria minha vontade?… Para nada! Pois tendo um dono, eu não tenho vontade própria, a minha vontade é a vontade de meu DONO"… Tão simples assim!

    Na paz que excede todo entendimento

    Davidson D. R. Coper

    1. Nando Camila Diz

      Verdade

  11. Arauto Diz

    Nossa…como é triste, ver a relutancia em se aceitar conceitos e verdades que para a igreja primitiva era tão simples quando beber um copo de água. Isso demonstra o estrago de uma religião humanista e sem Deus produz nos ouvintes. Um estrago que sem duvida nenhuma vai nos custar toda uma geração. Que Deus continue a levantar mensageiros neste tempo, para trazer liberdade a muitos que ainda estão presos. Deus nos agracie com sua miséricordia.

    Daniel Neiva

  12. Anonymous Diz

    primeramente comprimento a todos com a paz do Senhor!e queria parabenizar vcs pelo excelente trabalho!!
    esse blog esta uma bençao!!
    sentindo me como menor dos pequenos !mais gostaria de dexar uma opiniao sobre o topico acima!!
    amigo anonimo que criticou a mensagem!!primeramente nao acho legal criticar esse trabalho tao bonito das pessoas que criaram esse blog,sobre oque postam ou nao!!
    sobre a mensagem na minha opiniao foi pregada a biblia com certeza!!
    se um dos maiores banderantes da fé que foi Paulo se orgulhava de ser escravo de cristo!!!
    quem somos nós para criticar tal coisa!!!
    mais uma vez continuem assim o conteudo desse blog edficou demais a minha vida!!Deus abençoe vcss!!

  13. flaviana Diz

    ola soyu nde boston e gostaria de saber se vc conseguria dublar ou legenda , paul wascher, quando ele prega sobre o juizo final (o jugamento ). obrigado, e deus te abencoe, por esse lindo trabalho!!!

  14. (-V-) Diz

    Flaviana,

    Já temos uma pregação dele legendada sobre o assunto:
    http://voltemosaoevangelho.blogspot.com/2009/11/paul-washer-o-julgamento-de-deus-e-o_30.html

    Paz

  15. Ev.Carlos Eduardo Diz

    Graça e Paz ; tenho certeza e convicção disto amados é a realidade para servimos a Cristo em obediência e sua palavra somos escravos de Cristo ( porem libertos ) João 6:66 Jesus não nos obriga a nada ele nos ensina o caminho que devemos andar , e quem quer andar no caminho de JESUS fica preso no Amor de Cristo é algo que que só quem tem o Espírito Santo de Deus pode explicar , e Jesus disse vós será julgado pela minha palavra foi escravo de Cristo e da sua palavra será Salvo aleluia,,,,, se não quiser Jesus não te obriga vc tem livre arbítrio se escolher Cristo vira um escravo liberto,,,,,

  16. Anonymous Diz

    Linda palavra de um verdadeiro homem que tem intimidade com o Espírito Santo, está escrito : negue-se à sí mesmo e siga-me! esta faltando em alguns tirar o seu EU do caminho.

  17. leonilson ijolu Diz

    A firmeza dos libertos
    Escravos sim ! O crente só obdc a vontade de Deus !.
    Aquele que pensa que é livre preso está em sua própria liberdade!

    nos libertamos das coisas do mundo na medida em que nos firmamos nas coisas de Deus. 1 PEDRO 5:10 e ROMANOS 7:25 fala com maior clareza .
    Jesus é meu senhor e eu o seu servo !

  18. Adriano Diz

    Um testemunho pessoal, pela voltade de Deus comprei uns livros de J. MacArthur, e tem modificado a muito o meu entendimento, esta pregação é muito abençoada por depois, monstrei ao meus irmãos, minha irmão ficou tão entuziasmada que copiou o texto. Muito Benção continue com esse web site. Que nosso Senhor Jesus continue abençoando cada vez mais.

  19. marcelo Diz

    ser escravo de cristo e gostosso irmãos apazdsj

  20. josué vieira Diz

    somos escravos, ministros, filhos e dispenseiros do evangelho como paulo nos ensina, você pode ter uma intimidade muito grande com teu Deus e receber todo o Seu carinho de Pai pelo sangue precioso de Jesus, mas não podemos ser insolentes achando que não o servimos!

  21. Eduardo P. Borges Diz

    Engraçado é que Paulo se descrevia como “escravo do amor de Cristo”. Infelizmente a doutrina sinergista alçou o homem de cooperadores do evangelho para co-redentores, semi-deuses e auto-suficientes geradores de graça.

    1. Lu Zimerer Diz

      Exatamente.

  22. Rogervpd2 Diz

    O que o Pai procura nao é , aquele homem que tém muitos seminários(nada contra aos seminarios , pelo gual eu estou fazendo),ou com um cargo na igreja.
    E sim aqueles que são  escravos(que passam fome ,sede,nudez…) de CRISTO.
    Com estes o capeta fedido(Satanas geme e chora).
    Seja um !!!!!!!1

  23. Paulo César Hesper Diz

    Leticia Baveloni, se puder, dê uma olhadinha nesse vídeo, blza!!!! Ass.: doulos (Servo, Escravo): Paulo César Hesper.

  24. Anderson Adão Diz

    ESCRAVOS DE ORELHA FURADA!!!….sabe o que significa isto?

    Ou isto: "Aquele que quiser vir após mim negue-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me"
    Isto é claramente ser um ESCRAVO DE ORELHA FURADA…negar a si mesmo e fazer algo que não quer, tomar uma cruz e carrega-la. Quem faria isto a não ser um escravo liberto que serve por amor?!!! ( fonte; Deuteronomio 15:12 ).

    1. Wagner Peculiar Avlis Diz

      Deus diz: "Aquele que quiser…" – Por acaso um escravo tem vontade própria ?
      Para seguir um ideal é preciso largar o antigo. Não há como seguir dois. A cruz simboliza a renuncia.

  25. Loide Moura Diz

    Prefiro sed escrava dAquele que deixou a Sua glória e veio morrer por mim para que eu, submetendo à vontade dEle, me dê a vida com abundância a ser escravo do diabo, do pecado, do egito, da rebeldia, da insubmissão, que só nos afasta de uma vida plena com Deus e ainda mata, rouba e destroi. Prefiro ser serva da orelha furada…em nada isso me diminui como ser humano, ao contrário, só me faz perceber o quão importante eu sou para Deus!

  26. Nando Camila Diz

    Nós como seres humanos não aceitamos o Senhorio de Cristo, não aceitamos alguém estar acima de nós, quando falamos em renuncia, nós não renunciamos, pois renuncia é deixar oque se quer fazer e fazer a vontade de Deus.. Sim Escravo de Cristo

  27. Durmabem Durmabem Diz

    O grande problema está na falta de leitura de quem comenta, e também na falta de explicação de quem trouxe o assunto a tona.
    Quando Paulo usa o termo Escravo, ele se refere diretamente a lei do resgate, então para entender o que ele diz é necessário entender o que diz a lei do resgate, por isso esse monte de mimimi dizendo ” eu sou filho de Deus” sem ao menos entender a lei do resgate, nunca conseguirá entender o que Paulo quis dizer.
    O pecado de Adão gera uma dívida que não podemos pagar, a lei dizia que quando se adquiri uma dívida e não se paga, quem adquirir vira escravo do seu credor.
    Porém. A Lei do resgate diz que um parente tendo dinheiro pode pagar a dívida e resgatar o escravo para si ( pois se entendia que um parente trataria o Escravo de uma forma melhor, por ser da família ), porem o escravo não deixava de ser escravo por ser resgatado, a não ser que o familiar assim o quisesse.
    Deus para nós comprar precisava de um parente próximo, porém ainda não existia devido o fato de Deus ser espírito é o homem pó, pode ver que no Antigo Testamento você encontra oito vezes Deus sendo chamado de “Pai”, e mesmo assim apenas no sentido de Criador ou chefe do povo de Israel, tanto que Deus nos adotou então quem é adotado não tem parentesco.
    Dessa forma foi necessário vir Jesus na carne e assim na carne se tornar nosso parente, para que tivesse direito de resgate, e nos tornar seus escravos conforme a lei do resgate dizia.
    Por isso a palavra diz ” levei cativo o cativeiro ” quem está cativo está escravo de quem criou o cativeiro, pois, sendo escrevi de Cristo o Diabo nunca mais tem direito a resgate pois, nunca será nosso parente.

Comentários estão fechados.