Escravos de Cristo: Escravos, filhos ou ambos?

Alguns (ou algum) anônimos comentaram no vídeo postado anteriormente (John MacArthur – Escravos de Cristo) o seguinte:

On 09/12/09 10:25 , Anônimo disse…
Rapaz nunca vi tanta balela que esse “pastor” disse, mas se vocês acham que isso que vocês estão publicando vão converter muitos, continuem assim, eu aposto no meu Deus e vocês nessas palavras sem o teor do Espírito Santo consolador…Desde já paz e graça do Senhor Jesus Cristo.
PS. Vocês estão livres para escolher a quem seguir….Escravo não!Pense nisso!

On 09/12/09 10:30 , Anônimo disse…
nunca ninguém falou que pastor é para arrebanhar e não para espalhar….”pastou” quem lhe disse que seus planos ou os meus são melhores que os de Deus. Pensem nisso!!! Paz de Jesus!!!

On 09/12/09 10:38 , Anônimo disse…
Pastor você é escravo do seu pai? eu não!
Pois sou Filho de Deus “Aba”.

Estou postando uma resposta apropriada e melhor elaborada porque vejo que não são poucos que não entendem a relação escravo-filho no Novo Testamento. De forma alguma é para menosprezar os anônimos que comentaram, afinal estão no anonimato mesmo. Mas sim usar a situação para crescimento e edificação do Corpo. Sugiro que você veja os dois vídeos (por completo) antes, para entender melhoro contexto.

Segue abaixo minha resposta:”Anônimo”, paz.

Vejamos o que os seguintes autores bíblicos dizem:

– Paulo:

Pois aquele que, sendo escravo, foi chamado pelo Senhor, é liberto e pertence ao Senhor; semelhantemente, aquele que era livre quando foi chamado, é escravo de Cristo. (1 Co 7:22)

Obedeçam-lhes, não apenas para agradá-los quando eles os observam, mas como escravos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus. (Ef 6:6)

Mas agora que vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus, o fruto que colhem leva à santidade, e o seu fim é a vida eterna. (Rm 6:22)

Paulo, servo* de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, (Rm 1:1, *doulos, isto é escravo)

– Pedro:

Simão Pedro, servo* e apóstolo de Jesus Cristo (2Pe 1:1, *doulos, isto é escravo)

– Tiago:

Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos dispersas entre as nações: Saudações. (Tg 1:1, *doulos, isto é escravo)

– Judas:

Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos que foram chamados, amados por Deus Pai e guardados por Jesus Cristo (Jd 1:1, *doulos, isto é escravo)

Com amor digo isto, entre seu “pense nisso” e os “pense nisso” dos autores bíblicos com qual devo ficar? E você, com qual deve ficar? Sujeite todo seu pensamento cativo à Palavra.

Mas você dirá: “E estes versículos:

Assim, você já não é mais escravo, mas filho; e, por ser filho, Deus também o tornou herdeiro. (Gl 4:7)

Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido. (Jo 15:15)

Como ficam?”

Quando formos interpretar as Escrituras, devemos ter duas coisas (simplificando) em mente: primeiramente a Bíblia não é contraditória então as coisas que parecem contraditórias devem ser analisadas com cuidado e devemos analisar o contexto.

Assim, você já não é mais escravo, mas filho; e, por ser filho, Deus também o tornou herdeiro. (Gl 4:7)

Este contexto fala sobre escravidão a Lei e não a Deus. Não somos mais escravos da Lei, temos o direito e o privilégio de sermos chamados de filhos de Deus. Isto não exclui que somos escravos da vontade de Deus.

Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido. (Jo 15:15)

Novamente, não há contradição nas Escrituras, há complementaridade. Se a Bíblia declara que somos escravos, somos escravos. Afinal qual o sentido em dizer que Cristo é nosso Senhor e Rei se não somos escravos. Contudo, este gracioso Rei e Senhor, nos dá o privilégio de sermos chamados de amigos e de sabermos de seus planos. Isto sem contar as outras infinitas bênçãos nas regiões celestiais em Cristo Jesus.

E você ainda dirá:“Mas podemos escolher ser escravos ou não de Cristo.”

Concordo em dizer que voluntariamente nos escravizamos a Cristo, mas somos levados pela graça de Deus a isto. Além do mais, quando Paulo fala que somos escravos ele relaciona diretamente com a morte de Cristo, o pagamento:

Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço.Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo (1 Co 6: 19,20)

Ou seja, por quem Cristo morreu o preço já foi pago e estes agora são propriedades de Deus, escravos de Deus.

Isso, sem contar o sentido mais global de que todas as coisas são escravas de Deus e o servem conforme seus planos soberanos. Bem disse, John Piper:

“Galáxias, elétrons, vento, terra, fogo, vírus, mentes humanas O obedecem. “Pois tudo está a teu serviço” (Salmos 119:91).”

Em Cristo,
Vini

Por fim, segue um jam feito com um trecho da pregação, traduzido por QorpoSanto1986: