Bin Laden: justiça e emoções (divinas e humanas)

Osama bin Laden está morto. E a morte do terrorista mais famoso levantou diversas opiniões e questionamentos:

  • Deus se alegrou?
  • Devemos nos alegrar?
  • Vingança? Justiça?
  • Amor aos inimigos?

Queremos ajudá-los a entender o assunto e a guiar suas emoções biblicamente.

Deus se Alegrou com a Morte de Osama bin Laden?

As emoções de Deus são complexas — semelhantes as suas, apenas um milhão de vezes mais. Neste momento, suas emoções sobre o Bin Laden não são simples, ou seja, não são únicas. Existem várias, e eles se misturam. Isso é uma coisa boa. Você é a imagem de Deus.

Em resposta à morte de Osama bin Laden, muito tweets e blogs têm citado a verdade bíblica de que “Deus não se deleita na morte dos ímpios”. Isso é verdade.

Também é verdade que Deus, sim, se deleita na morte dos ímpios. Há coisas sobre cada morte que Deus aprova, por si só e coisas sobre cada morte que Deus desaprova em si mesmo.

Seria Deus indeciso?

Isso não é conversa sem sentido. Todas as pessoas pensativas fazem tais distinções. Por exemplo, se a minha filha me pergunta se eu gostei de um filme, eu poderia dizer sim ou não para o mesmo filme. Por quê? Como um filme pode ser avaliado por sua 1) atuação, 2) trama, 3) cinematografia, 4) nudez, 5) blasfêmias, 6) suspense, 7) complexidade, 8) fidelidade à fonte, 9) reverência a Deus, 10 ) retrato exato da natureza humana, etc., etc., etc.

Então, minha resposta é quase sempre “sim, em alguns aspectos, e não, em outros”. Mas às vezes eu vou simplesmente dizer que sim, e, às vezes, não, por causa de circunstâncias atenuantes.

Aqui é por isso que digo que Deus aprova e desaprova a morte de Osama bin Laden:

Em certo sentido, Deus não tem prazer na morte humana:

Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? diz o Senhor DEUS; Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva? … Porque não tenho prazer na morte do que morre, diz o Senhor DEUS; convertei-vos, pois, e vivei.  (Ezequiel 18:23, 32).

Em outro sentido, Deus tem prazer na a morte e no julgamento do não-arrependido:

Assim se cumprirá a minha ira, e satisfarei neles o meu furor, e me consolarei; (Ezequiel 5:13)

[A Sabedoria clama:] Antes rejeitastes todo o meu conselho, e não quisestes a minha repreensão, também de minha parte eu me rirei na vossa perdição e zombarei, em vindo o vosso temor.  (Provérbios 1:25-26)

Alegra-te sobre ela, ó céu, e vós, santos apóstolos e profetas; porque já Deus julgou a vossa causa quanto a ela. (Apocalipse 18:20)

E será que, assim como o SENHOR se deleitava em vós, em fazer-vos bem e multiplicar-vos, assim o SENHOR se deleitará em destruir-vos e consumir-vos. (Deuteronômio 28:63)

Nós não devemos anular qualquer uma destas passagens, mas pensar nosso caminho através de como elas podem ser todas verdadeiras.

Deus não é malicioso ou Sanguinário

Minha sugestão é que a morte e a miséria do impenitente em si próprias não são um prazer para Deus. Deus não é um sadista. Ele não é malicioso ou sanguinário. A morte e o sofrimento considerados por si só não são o seu deleite.

Ao contrário, quando uma pessoa rebelde, ímpia e descrente é julgada, o que Deus tem prazer é na exaltação da verdade e da justiça e na defesa de sua própria honra e glória.

Quando Moisés adverte Israel que o Senhor terá prazer em trazer ruína sobre eles e destruí-los se eles não se arrependerem (Deuteronômio 28:63), ele quer dizer que aqueles que se rebelaram contra o Senhor e estão além de arrependimento não serão capazes de se regozijar no fato que fizeram o Todo-Poderoso miserável.

Deus não é derrotado nos triunfos de seu justo julgamento. Muito pelo contrário. Moisés diz que quando eles são julgados, eles involuntariamente providenciaram uma ocasião para Deus se alegrar na manifestação da Sua justiça, do Seu poder e do infinito valor da Sua glória (veja também Romanos 9:22-23).

Um aviso

Que isto seja um aviso para nós: Deus não é zombado. Ele não será preso, encurralado ou coagido. Mesmo no caminho para o Calvário havia legiões de anjos à Sua disposição: “Ninguém tira minha vida de mim, mas eu a dou por minha espontânea vontade“, pela alegria que lhe fora proposta.

No único ponto da história do universo onde Deus pareceu encurralado, Ele estava no comando, fazendo precisamente o que Ele queria — morrendo para justificar o ímpio, como eu e você.

Por: John Piper. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Is God Glad Osama Bin Laden’s Dead?

Original: Bin Laden: Justiça e Emoções (Divinas e Humanas). © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução e Revisão: Equipe VE.

28 Comentários
  1. Kassio Diz

    Concordo plenamente com este artigo…Osama sim era merecedor, como todos aqueles que querem viver segundo a carne são merecedores da ira de Deus….Eu acredito que matar ele (Osama) não foi o mais correto a ser feito , pq se antes países como o EUA ja sentia ameaçado agora com ele morto vai piorar…Não qrendo ser pessimista…mas acredito q prender ele seria o mais correto….Estou neutro em relação a morte dele, pois como eu falei vidas inocentes estão sendo ameaçadas, mas também ele tirou muitas vidas inocentes…. O único que resta para nós cristãos é orar , e orar , e orar para que Deus venha converter aqueles que irão assumir o cargo de Osama, independente se ele era justo ou não…
    Agradeço…
    Q Deus continue dando força para os irmãos desse trabalho maravilhoso q é o VE…

    Fica na paz

  2. Wellington Agápto Diz

    Muito bom esse texto, quando o vi também logo o traduzi e publiquei em meu blog, não entendo o por quê das pessoas não entenderem isto.

  3. William Diz

    Eu sou norte-americano (é evidente por meu pobre português, não é) e embora que eu a acho uma coisa boa bin Laden estar morte, eu não me fico alegre com a sua morte. Se Deus não tem prazer na morte do ímpio (Ezequiel 33:11) eu tampouco devo ter tal prazer. Se Deus seja o escritor de cada ato e de cada acontecimento da historia, então Deus estabeleceu bin Laden para seus propósitos e Deus declarou o momento de sua morte na mesma maneira que o Todo-poderoso já tem declarado meu último momento também. Sim, bin Laden foi grande inimigo do meu país assim como de cada crente em Cristo. Segundo a lei do mundo ele mereceu a morte e também segundo a lei de Deus ele foi condenado. Se não for a graça de Deus fôssemos iguais.

  4. Mateus Rosa Diz

    Devemos ou não, ficar regozijado com a morte de Bin Laden! Pelo lado espiritual, não devemos assassinar ninguem, porem nós fazemos e cometemos mais uma vez o pecado, ou seja concordar com isso seria pecar, comemorar e ficar alegre com a morte de uma terrorista ele tambem era uma vida humana, sei que matou mais de duas mil pessoas, mas quando me deparei numa entrevista, quando pai de uma vitima do atentado que marcou uma historia em 11 de setembro de 2001, ele declara que nada e nem a morte do Bin Laden trará a filha dele de volta, isso ja teve fim e não devemos comemorar festejar e regozijar pela morte dele.
    Devemos ficar atentos o fim estar proximo muitas coisas irão acontecer…esse assunto pra mim, existe um lado politico no mundo imperialista capitalista… matar o terrorista mais procurado da ultima decada, e jogar tão facil o cadaver no mar, isso ta muito mal explicado… rsrsrs valeu laodeceia muito cabeça esse cara!!!

  5. NOM Diz

    Uma rede terrorista de nome Al-Qaeda (em árabe: banco de dados) operando internacionalmente, não existe (como se Bin Laden fosse denominar seu bando de “Banco de Dados”). Ela é uma lista de contratados dos serviços secretos, idiotas úteis, com a missão de executar atos terroristas. Se algo acontecer agora, então saberemos quem está agindo realmente por trás dos bastidores.

    CIA + M16 + Mossad = Al-Qaeda.

    Osama Bin Laden morreu em 16 de dezembro de 2001 no Afeganistão, provavelmente de problemas renais e hepáticos que o atormentavam há anos. Ele tinha hepatite C e tinha que ser internado freqüentemente para se submeter a uma hemodiálise.

    1. Vini Diz

      O evento da morte não é crucial para a postagem.

  6. Markinhos Falcão Diz

    Muito interessante a iniciativa do VE de publicar uma matéria esse assunto de grande relevância.De fato,os princípios de Deus estão muito além do que as circunstâncias que são palpáveis aos nossos olhos humanos,o que nos faz perceber ainda mais sua grandeza.Gostaria de fazer um questionamento á citação que caracteriza Osama Bin Laden como : claramente mal e merecedor de toda punição que a terra poderia dar,pois a princípio entendo esse raciocinio de certa forma errôneo,pois todos nós somos tão carregados de pecados e totalmente injustificáveis,dignos de todas as penas,se somos dignos de algo,isto está contido apenas na Grandeza do Sacrifício da Cruz que trouxe expiação pelos nossos pecados,acho que meu pensamento está de forma mais clara em (1 Co 1:26-31).Com amor e todo o desejo de ser exortado de acordo com a palavra de Deus,espero algum comentário de algum dos amados.Grato,Paz de Cristo
    SOLI DEO GLÓRIA

  7. Markinhos Falcão Diz

    De forma sucinta,meu principal questionamento é esse:
    Realmente deve-se considerar julgamento de indivíduos como maus ou bons analisando apenas na perspectiva carnal,tendo em vista que todos os indivíduos são por natureza carnais e impossibilitados de qualquer justificação por suas obras?

    1. Vini Diz

      Algumas coisas para esclarecer:

      1) Não estamos falando sobre o julgamento divino.

      2) Estamos falando sobre justiça terrena.

      3) Alguns princípios que a Bíblia coloca como justo aos governantes estão em Rm 13 e a Lei de Talião. O artigo do Meister explica bem (sugiro a leitura).

      4) Então diante da ótica da justiça terrena, sim, Osama merecia execução capital.

      Se não tirei a dúvida, me avise.

    2. Markinhos Falcão Diz

      Siim,muito obrigado pela paciência e atenção para responder imediatamente meus humildes questionamentos,realmente grato Irmão Vinii ;)
      apesar disso,ainda considero um tanto extremista o fim da citação de Christoper,mas no contexto geral podemos entender bem a mensagem que vocês quiseram passar.
      Um grande abraço,
      SOLI DEO GLÓRIA.

  8. maria bomfim silva Diz

    Bom, na verdade não acredito muito que o mataram,mas concordo com você,no que tangeDEUS trazer justiça em cima de tantas mortes inocentes provocadas por Bin Laden,não seria bem isso o que DEUS teria para ele. já pensou esse homem convertido ao SENHOR JESUS, o mundo teria ganhado muito mais do que com sua morte,pois é esse o desejo do SENHOR DEUS que todos se SALVE.

    PAZ SÓ EM JESUS,E NÃO COM A MORTE DE BIN LADEN.

  9. Guilherme Diz

    “Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor”
    Rm 12: 19

    Não precisa ser dito mais nada.

    1. Leandro Diz

      Concordo plenamente.

  10. josiane santos Diz

    Concordo com tudo o que foi e dito e acrescento mais claramente: Deus tem paixão por sua glória e não deixará com que o maligno tente manchar o Nome dEle!

  11. Wanderson NasciMenTO Diz

    Apesar do “fim” ser bom,os meios utilizados pelo estado americano foram péssimos.
    Mataram o homem desarmado em sua casa e ainda deram entrevistas relatando que foi em legitima defesa e ainda utilizando-se de tortura nos outros membros do Al-Qaeda,Os própios americanos sabem que agiram ilegalmente nesses dois casos,mas ainda assim passam por cima de suas proprias leis e ainda querem falsamente argumentar que a morte de osama foi em legitima defesa(defesa de quem??)

  12. daniel Diz

    Deus é justo e soberano!
    A mesma justiça divina requerida contra Bin Ladem, necessita ser requerida contra o governo americano que promove guerras por toda a terra para ampliar suas riquezas.
    Graças a Deus por sua soberania!!!

  13. Leandro Diz

    O que devemos sempre pensar sobre “o ministério de Deus” é ANALISAR se os EUA, não “montaram” essas situações. O terrorismo é um mal? Com certeza. Mas nós seres humanos, provocamos nosso próprio mal. Osama já foi aliado dos EUA, quando os EUA tinham interesse de ir contra a Rússia. Osama era contra a Rússia e obteve ajuda dos EUA (armas, $$, treinamentos, etc). Depois disso os EUA, por algum motivo de interesse próprio, foram contra Obama. Então, cuidado ao postar “ministério de Deus”, atrás de uma ação justa, como citado, existem interesses que não são TÃO justos assim. É claro que SE NÃO CAI UMA FOLHA DE UMA ÁRVORE SE NOSSO SENHOR NÃO QUISER, logo Deus sabia da morte de Osama. Agora dizer isso ou aquilo, acho ousado demais de nossa parte. Para isso, devemos ANALISAR. E não julgar. Tanto a morte de um ímpio quanto a de um cristão é por livre delegação do nosso Senhor que faz tudo para nós.

    1. Leandro Diz

      *** porque os Eua foram contra OSAMA…

  14. Aline Diz

    Claro que osama bin laden morreu por permissão de Deus e se ele não quisesse não morreria, e a ação de quem o matou fica meio complexa para algumas pessaos , “quem matou não estava errado tbm? Sim , estava por que foi feita por intermedio de mão humanas , “Ah mais eles não estava fazendo um bem impedindo outros atentados e mortes” Sim , mais a biblia é clara qnto a intenção do coração do homem, não seria pecado se o ator da morte fosse perfeito , mais como não eh e sabemos que as intenções desses não são perfeitas e sim voltadas para si só, ou seja os U.S.A. não matou Osama querendo um bem maior é o que eles podem dizer mais não é a realidade, a realidade é que eles estavam pensando em seus próprios interesses econômicos claro, se Osama cometesse outro atentado terrorista iria enfraquecer ou ate destruir a estrutura econômica de muitos por lá, então dentro dos parâmetros humanos estão os dois errados e terão que pagar por seus pecados. Mais sabemos que os desígnio de Deus são perfeitos e que seja a ele toda a glória e Honra. Muito bom este assunto.

  15. Márcia Luiza Diz

    Não acredito que Osama Bin Ladem esteja morto.penso que é mais uma armação dos U.S.A, para levar a cabo os seus projetos políticos,e um deles, a reeleição de Barak Obama, que está com sua alto-imagem em baixa ,depois da divulgação da morte de Bin Ladem ele subiu nove por cente na opinião popular americana.

    Essa é mais uma cascata dos U.S.A em cima dos páíses do oriente,dos americanos e do mundo.

    1. NOM Diz

      Concordo.

    2. castelo Diz

      Creio que Obama seria muito mal visto após sua reeleição se o Osama aparece e explode algum trem durante o novo governo de Barak.

      Então ñ seria tão inteligente o presidente passar uma falsa informação dessa magnitude e pegar em bomba (literalmente) depois com o eleitorado e o mundo chamando ele de mentiroso.

      Portando O Bin Ladem morreu graças a Deus

    3. Márcia Luiza Diz

      É, quanto a essa questão segundo a teoria dos conspiracionistas, o própio U.S.A é quem são os autores destes atentados, e eles lançam a culpa na Iqueada, visando sempre fins lucrativos e político. Eles (U.S.A), vão sempre procurar um bode expiatório para as suas tramas e não é só questão de inteligência não,mas continuar exercendo o poderio que exercem mesmo que seja algo forjado, não dá pra ver os U.S.A com olhos de admiraçãomas sim de um bando de manipuladores da política,noticias,acontecimentos, etc.

    4. Felipe(soldado de cristo) Diz

      Por que?

      sinceramente acho essas teorias illuminatis anti-americanas coisas de idiotas, coisa de neném chorão, ou pior coisa de terrorista( esquerdistas)

      .

    5. Aline Diz

      Pode ser também, porem se Osama realmente não estiver morto, o Obama vai se dar muito mal…. Então se ele mentiu pra sair por cima eh bom ter muito cuidado pois Osama pode aprontar alguma…. Na Verdade tudo isso se torna um grande jogo de lutinha no qual quem perde são as pessoas que não não tem nada a ver com isso… Sempree, por isso que estar nas mãos de Deus é o melhor e quem depende dehomens perderá muitooo no fim das contas….

  16. MARCOS MUNIZ DOS SANTOS Diz

    AS COISAS DE DEUS,QUANDO SÃO ESCRITAS INSPIRADAS PELO SEU SANTO ESPIRITO, NÃO HÁ CONTRADIÇÃO NEM CONTROVÉSIA. A GENTE LER E SE ALIMENTA, TRAZENDO UM BALSÂMO VINDO DOS CÊUS, E CONFORTO ESPIRITUAL PARA AS NOSSAS ALMAS. DEUS ABENÇÕE RICAMENTE QUÉM ESCREVEU ESTE ARTIGO TÃO COMPLEXO AOS OLHOS HUMANOS.O DOM DE FALAR E ESCREVER AS COISAS DE DEUS, É DOM DE DEUS.

  17. Felipe(soldado de cristo) Diz

    Gostei muito, é muito difícil eu discorda do piper( só discordo quanto ao batismo e a salvação infantil)

    Tenho a mesma opinião devemos ficar triste com a morte de uma pessoa, mas alegre porque um terrorista foi executado

  18. alex pereira Diz

    Bom o que falar?Se pessoas muito mais sabía que eu já falou tudo o que tinha para falar,eu só quero falar ou fazer uma pequena pergunta;será que o estados unidos fez isso por justiça ou por medo,eles se dizem tão poderosos,invenciveis,e osama bin laden quase os venceram.Deus esta no controle de todas as coisas e sabe de todas as coisas.

Comentários estão fechados.