um site cristão por Cristo e pelo Evangelho

[10 Acusações] Aprofundando (1)

1ª acusação: Uma negação prática da suficiência das Escrituras

Resumo

extraído da pregação

“E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra” (2 Tm 3:15-17).

Quando se crê que a Bíblia é inspirada apenas metade da batalha foi ganha. Porque a questão não é meramente se a Bíblia é inspirada. A grande pergunta que segue e que deve ser respondida é: a Bíblia é suficiente ou será que temos que trazer todos os chamados estudos das ciências sociais e culturais, a fim de saber como funciona uma igreja? Essa é uma questão importante.

Ciências sociais, em minha opinião, têm tomado precedência sobre a Palavra de Deus de tal forma que a maioria de nós nem consegue sequer perceber. Elas penetraram de tal forma em nossa igreja, em nosso evangelismo e em nossa missiologia que você dificilmente pode chamar o que estamos fazendo de cristão. Psicologia, antropologia e sociologia se tornaram influencias primárias na igreja.

Mas não deve ser assim. Todas as atividades em nossa Igreja devem estar fundamentadas na Palavra de Deus, fluindo de teólogos e exegetas, de homens que abrem a suas Bíblias e tem apenas uma pergunta: “Qual é a Tua vontade, oh Deus?”

Análise

Você já não ficou chocado em pensar como alguns personagens do passado não conseguiram enxergar um erro tão grotesco que cometeram. Ou algo que antes era normal e agora é escandaloso, ou mais comum, era escandaloso e agora é normal. Querendo ou não, somos influenciados pela cultura em que vivemos de formas impercebíveis. Então, o convido a fazer um exame: pegue uma área de sua vida pessoal ou coletiva como igreja e pergunte-se:

1) Onde a Bíblia orienta a fazer isso?

2) Onde a Bíblia orienta que esta é a forma correta de fazer isso?

Como exemplo, iremos usar a segunda acusação. Então, continue lendo.

Mais

Temos um vasto material sobre a suficiência das Escrituras na série Reformanda. Veja também porque o estudo de teologia e doutrina é importante.

2ª acusação: Um desconhecimento de Deus

extraído da pregação

Muitos de vocês, talvez pensem: “Oh, falar sobre os atributos de Deus e teologia, é tudo coisas altas, de torres de marfim, que não tem aplicação prática”. Ouça a você mesmo, dizendo que o conhecimento de Deus não tem aplicação prática. Você sabe por que todas as suas livrarias cristãs estão preenchidas com livros de auto-ajuda e “cinco maneiras de fazer isso” e “seis maneiras de ser piedoso” e “10 maneiras para não cair”? Porque as pessoas não conhecem a Deus. E por isso elas precisam de toda sorte de pequenos dispositivos triviais da carne para mantê-los andando como ovelhas devem andar. […]

Para conhecê-Lo, tudo é sobre isto. Essa é a vida eterna. E a vida eterna não começa quando você passa através dos portais da glória. A vida eterna começa com a conversão. A vida eterna consiste em conhecê-Lo. Você sinceramente acha que você vai estar emocionado em se balançar em portões de pérolas e caminhar em ruas de ouro por toda uma eternidade? A razão por que você não vai perder a cabeça na eternidade, é isso: Há Um ali que é infinito em glória e você irá passar uma eternidade de eternidades buscando-O e você nunca vai ter seus braços sequer nos pés de montanha dEle.

Comece agora. Tantas coisas diferentes que vocês querem saber e fazer, e todos os livros. Pegue um livro sobre Deus, uma Bíblia, e estude-a para conhecê-Lo, para conhecê-Lo.

Análise

Você diz: “Mas eu amo a Deus desde que eu era pequeno.” Não, você amou uma imagem de Deus que você criou com sua própria mente e você amou aquilo que criou, mas se alguém viesse a você e lhe apontasse o Deus da Palavra, você diria: “Eu nunca poderia amar um Deus como esse.” Por tantas vezes eu vou às pessoas e elas me dizem: “Eu tenho amado a Deus toda a minha vida.” E eu digo: “Posso me sentar com você por meia hora e só explicar pela Palavra algumas crenças históricas e cristãs sobre Deus?”. Depois de meia hora, um bom membro de igreja diria: “Este não é o meu Deus.” e eu tenho que dizer: “Claro que não é, mas é o Deus das Escrituras.”

Juntando as duas acusações, perguntamos: seu conhecimento sobre Deus está baseado nas Escrituras ou na cultura em que você vive?

Um claro exemplo é a famosa expressão “Deus odeia o pecado e ama o pecador”. Você consegue provar isso pelas Escrituras? Já observou o que o Salmo 5:5 afirma: “odeias a todos os que praticam a maldade“?

Para saber mais sobre isso veja a resposta do Tim Conway e do Paul Washer (vídeos). Provavelmente, outras perguntas surgiram, como”mas se Deus odeia o pecador, ele não ama o pecador?” e “Deus não é amor?”. Encorajamos você a ir às Escrituras em busca de resposta. Conheça a Deus através da suficiência das Escrituras.

Mais

Temos uma seção inteira dedicada aos Atributos de Deus. Como destaque recomendamos o livro do Washer que traduzimos “O Único Deus Verdadeiro”, disponível gratuitamente (e somente) online.

Veja também estes vídeos do Washer: A Ira de DeusO Amor Incondicional de Cristo.

 

 

19 Comentários
  1. Janise Dantas Diz

    Eita!! Fiquei muito, muito pensativa.

    Ainda ontem, em uma twitcam, estávamos falando sobre o que nos falta é conhecimento da Bíblia, que a igreja não lê a Bíblia e eu perguntei como devemos fazer para que as pessoas leiam a Bíblia e a única resposta que tive foi: dê a Bíblia pra pessoa! Fiquei meio que decepcionada.

    Não quero fórmulas ou estratégia (ou talvez queira), mas é preciso fazer com que a pessoa leia e estude, eu tiro por mim, “macaca véia” de igreja e confesso que até pouco tempo a atrás não lia a Bíblia com vontade, nem todo dia, o que me fez mudar a visão e vontade foi perceber que tem pastores falando e fazendo coisa que não é bíblico. E só posso falar daquilo que conheço, por isso resolvi “correr atrás”. Isso pra mim bastou, mas serve para todos?

    Ahhh tenho muito que aprender, tenho muito que aprender…

    1. sandeives lopes Diz

      MOSTRANDO -LHES QUE A PALAVRA DE DEUS RESPONDE PERGUNTAS QUE NENHUM OUTRO LIVRO TEM A RESPOSTA.EX: Há tantas perguntas feitas por filósofos e pessoas, e que Deus responde a nós nas Escrituras: Qual o propósito da vida? De onde venho? Há vida após a morte? O que acontece após a morte? Como posso chegar ao céu? Por que o mundo está cheio do mal? Por que luto tanto para fazer o que é certo? Além dessas “grandes” perguntas, a Bíblia dá muitos conselhos práticos em áreas como: O que devo procurar em um cônjuge? Como posso ter um casamento bem sucedido? Como posso ser um bom amigo? Como posso ser um bom pai ou uma boa mãe? O que é o sucesso e como consegui-lo? Como posso mudar? O que realmente importa na vida? Como posso viver de modo a não olhar pra trás e me arrepender? Como posso agradar a Deus? Como posso obter perdão? Como posso lidar com as circunstâncias injustas e acontecimentos ruins na vida de forma vitoriosa?

      ISSO VAI DESPERTA INTERESE EM MUITOS.

      A PAZ DO SENHOR JESUS IRMÃ JANISE

  2. tito monteiro Diz

    Posso perguntar ? Sempre que alguém pergunta/questiona, o questionado fica com a cara virada,mais os discípulos viviam atazanando o Mestre com perguntas , confere ?
    VC pode me dizer onde está nas Escrituras (escrito) que a Bílbia Sagrada ou as Escrituras é inenarrável ? De onde vcs tiraram isso ? Outra coisa que me deixa abrasado.
    Mortos se comunicam com os vivos? A resposta que vc vai dar,eu já sei : é NÃO.E vai me citar parte das Escrituras onde isso é impossível de acontecer ou tb proibido por Deus.
    Então , como vc me explica que um profeta que morreu a + 1.500 anos e conversou,papeou, com UMA PESSOA VIVA, referência: Monte da Transfiguração, Moisés o profeta morto falando com Jesus ,vivo. O que dizes tu?
    Para esquentar a discussão, tito from brasília.

    1. Vini Diz

      Jesus em João 10 : 35
      Pois, se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida (e a Escritura não pode ser anulada),

      Paulo em Romanos 1:2
      O qual antes prometeu pelos seus profetas nas santas escrituras,

      E há outros.

      Quanto aos mortos, a resposta de Jesus para você é esta:
      Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. Porque na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu. E, acerca da ressurreição dos mortos, não tendes lido o que Deus vos declarou, dizendo: Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó? Ora, Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos. (Mateus 22:29-32)

    2. Ecsjunior Diz

      Tito não entendo porque usa as escrituras para criar discussão. Respondendo a sua pergunta é bem simples, continue lendo mas adiante e no versiculo 9 de Mt 17 está escrito assim: E, descendo eles do monte, Jesus lhes ordenou, dizendo: A ninguém conteis a visão, até que o Filho do homem seja ressuscitado dentre os mortos.  Observe que Jesus falou que eles não contasse a VISÃO, o que os discpulos tiveram foi uma visão de Jesus Glorificado com Moisés e Elias que representam a Lei e os profetas que apontavam para Cristo. Espero que leia as escrituras com o desejo de conhecer a Deus e não de gerar discussão.

    3. Mayrah Felix Moraes Diz

      Concordo irmão, texto fora de contexto é pretexto.

  3. israel Diz

    Realmente concordo, vejo que Deus tem dado sabedoria a aqueles que o querem!

  4. Jr Diz

    Sobre a afirmação que Deus odeia o pacador, como se interpreta então Ef 2:4-5
    “Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
    Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)”?
    Veja que fala que Deus nos amou ainda no pecado…

    1. Ray Henrique Diz

      Ele está justamente falando daqueles que Ele mesmo comprou, dos seus escolhidos =]

      Em Cristo,

      Ray Henrique

      http://rayhenrique.blogspot.com

    2. Jr Diz

      Então, mas no texto diz que ele amou antes de pagar o preço. Logo Deus ama sim o pecador, por isso deu sua vida por eles (nós), o que não significa que Ele aceite a permanência na vida de pecado…
      Acredito sim que a bíblia não precisa de muletas ou outros textos, mas ela pra ser entendida precisa ser lida no contexto e procurando-se outros textos (nela mesma) que corroborem com aquela tese.

    3. Vini Diz

      Jr,

      Não estamos negando o amor de Deus por pecadores.

      Mas também não negue o Salmo 5:5 que diz que Deus odeia pecadores.

      Como conciliar essas duas ideias? Há várias respostas. Nosso desafio é justamente: vá as Escrituras.

    4. Jr Diz

      No livro de provérbios fala daqueles que não dormem
      enquanto não praticam o mal, mas no NT fala que “todos pecaram”,
      então todos somos pecadores, ai me questiono, somo esses que
      não dormem enquanto não praticamos o mal, enquanto nao
      fazemos o outro cair?
      Minha questão é essa, será que o Sl 5:5 não fala desses que tem
      prazer na maldade?

    5. Vini Diz

      Jr,

      Esse tipo de aprofundamento enraizado nas Escrituras que desejamos que esta acusações desperte.

      Mas talvez seja mais esclarecedor responder o que significa o ódio divino.

      Tem várias posições que tentam apaziguar essa aparente contradição entre Deus ama e Deus odeia pecadores.

      Não quero expô-las ou colocar minha opinião. Meu desejo é que você encontre as respostas nas Escrituras.

    6. WALMYR HONORATO DE PAULA Diz

      PERFEITO RAY; CREIO QUE A PALAVRA DE DEUS EXPLICA ISTO EM EFÉSIOS CAP. 02; GRAÇA E PAZ!

  5. Sandra Rocha Diz

    :)

  6. JOÃO BATISTA Diz

    Bom eu fiquei muito alegre e ao mesmo tempo preocupado quando tive o privilégio de assistir esse video ja que tenho vivido situações bastante constrangedoras na igreja a qual faço parte onde tem acontecido varias coisas das quais o pregador falou: Ex.:pessoas sem condições espiritual sem doutrina mais por ser cheias de vontades tem sido colocadas na diretoria da igreja assumindo cargos dentro da igreja porque se não for assim vai pra outra igreja onde terá essa oportunidade por entregar um dizimo de valor auto e nós sabemos que com as coisas de DEUS não pode ser assim tem ser tudo na direção do Grande e Poderoso Criador dos céus e da terra.

  7. Fábio Oliveira Diz

    Olá irmãos,
    A graça e paz,

    Moro em Curitiba, e gostaria de saber, aonde que posso encontrar este material na integra?
    Fique na paz do nosso Senhor!

    1. Vini Diz

      Paz, Fábio

      Você pode ver toda série e a pregação completa aqui: http://voltemosaoevangelho.com/blog/category/series/10-acusacoes-contra-a-igreja-moderna/

  8. Mayrah Felix Moraes Diz

    Meus irmãos, eu entendo assim, que Deus ama o homem que Ele criou não o que se tornou depois do pecado (satanás tem se ocupado em imprimir a sua corrupção na alma do homem)  e isso o Senhor odeia. Ele é Santo,  ama sua imagem e semelhança que pudemos recuperar pela fé em Jesus.
    “Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai também a alma do filho é minha: a alma que pecar essa morrerá.” Ezequiel 18:04
    “Porque não tomo prazer na morte do que morre, diz o Senhor JEOVÁ; convertei-vos, pois, e vivei.” Ezequiel 18:32
    Se alguém usa mal seu livre arbítrio escolhendo o pecado será filho da desobediência, ofendeu a Santidade D’Ele, rejeitou-o.  Observemos  que mesmo na condição de perdido não deixou de amá-lo (a alma que criou). Ele sempre diz tanto no VT quanto no NT : “Sede santos porque  eu sou Santo”.
    Cristo é a oportunidade que nos foi dada pelo amor que Deus tem por sua criação. Cristo é o centro.  É tudo.

    Que a paz do Senhor seja com todos nós e a revelação da Sua sabedoria. Espero ter contribuído.
    bjux

Comentários estão fechados.