John Piper – Por Que Deus Deixou Paulo se Tornar um Assassino?

Nós sabemos que antes de Paulo nascer, Deus já o tinha separado para seu apostolado.

Ao que me separou antes de eu nascer e me chamou pela sua graça, aprouve revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse aos gentios. (Gálatas 1:15-16).

E nós sabemos que Paulo se tornou um odiador de cristãos (Atos 9:1), perseguidor de cristãos (Atos 9:5), zeloso (Filipenses 3:6; Gálatas 1:14) antes de se converter. Para todo o sempre ele chamaria a si mesmo de “o principal dos pecadores” por causa desses dias perversos (1 Timóteo 1:15; 1 Coríntios 15:9).

Nós também sabemos que Deus invadiu a vida de Paulo dramaticamente e decisivamente para trazê-lo à fé (Atos 9:3-19). O que significa que ele poderia ter planejado o encontro na estrada para Damasco antes que Paulo aprisionasse e assassinasse cristãos. Mas ele não fez assim.

Seu propósito, portanto, era permitir que Paulo se tornasse “o principal dos pecadores”, e então, salvá-lo, e transformá-lo no apóstolo que escreveria treze livros do Novo Testamento.

Por quê? Por que fazer desta maneira? Por que escolhê-lo antes do nascimento para ser um apóstolo? E depois deixá-lo afundar em oposição perversa e violenta contra Cristo? E depois salvá-lo dramaticamente e decisivamente na estrada para Damasco? Por quê?

Eis aqui seis razões. As duas primeiras são explícitas no texto bíblico. As quatro últimas são claras inferências a partir das duas primeiras. Deus fez desta forma…

1. Para colocar a perfeita paciência de Cristo em evidência.

“Por esta mesma razão me foi concedida misericórdia, para que, em mim, o principal, evidenciasse Jesus Cristo a sua completa longanimidade.” (1 Timóteo 1:16).

2. Para encorajar aqueles que acham que são muito pecadores para ter esperança.

“Por esta mesma razão me foi concedida misericórdia, para que, em mim, o principal, evidenciasse Jesus Cristo a sua completa longanimidade, e servisse eu de modelo a quantos hão de crer nele para a vida eterna.” (1 Timóteo 1:16).

3. Para mostrar que Deus salva a endurecidos odiadores de Cristo, que até mesmo assassinou cristãos.

4. Para mostrar que Deus permite que seus tão amados eleitos afundem em perversidade flagrante.

5. Para mostrar que Deus pode fazer do principal dos pecadores, o principal dos missionários.

6. Para mostrar a uma igreja impotente, perseguida e marginalizada que ela pode triunfar pela conversão sobrenatural de seu mais poderoso adversário.

Por John Piper © Desiring God. Website: desiringGod.org

Traduçãovoltemosaoevangelho.com

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que adicione as informações supracitadas, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

30 Comentários
  1. Bispo Neri Diz

    Opa muito bom a revelação recebida da parte de Deus neste Senhor…

  2. Ageubernar Diz

    Que bênção estas observações ocorrida na vida do apostolo Paulo, mostrando a grandiosa misericordia de Deus pelo pecador, Que Deus grandioso é o Deus da Biblia!

  3. beatriz lima Diz

    O quê leva uma pessoa a rejeitar a salvação? O quê a impede?
    satanás, seu próprio orgulho ou Deus que endurece seu coração como
    fez com faraó e  com o povo rebelde de Israel no A.T, cegando seus olhos?
    Se o orgulho e incredulidade próprios são a causa, eles são superiores à
    soberania e onisciência de Deus, dominando-as.

    1. rita maia Diz

      Oi Beatriz e demais irmãos, 
      Não penso que alguém rejeite a salvação. Seria loucura. Eles apenas não acreditam que ela seja necessária. Acho que a história de Noé é um bom exemplo disto.
      Não acredito que o Inimigo tenha poder para impedir alguém de ser salvo. 
      Orgulho e incredulidade próprios jamais seriam superiores à soberania e onisciência do ETERNO. Eu ainda acredito que DEUS escolheu deixar-nos a opção de querermos ou não Sua presença eterna. Se ELE  quisesse salvar todos, ELE o faria. Creio que ELE deseja que todos sejam salvos, no sentido de que deseja que todos escolham a salvação. Mas a escolha é nossa e ELE respeita.
      Também acho que o coração de Faraó foi endurecido porque estava predisposto a isso. E esse endurecimento não foi para que ele não fosse salvo e sim para que ele não liberasse o Povo e assim o ETERNO manifestasse de forma maravilhosa e inesquecível o amor por seu Povo.
      Amados, não posso acreditar que DEUS predestine uns para salvação e outros para o inferno.

    2. Felipe Diz

      “o coração de Faraó foi endurecido porque estava predisposto a isso”
      – E qual coração humano não está predisposto a isso? (Se você está em Cristo, não creio que se sinta bem em responder “o meu”).

      “não posso acreditar que DEUS predestine uns para salvação e outros para o inferno” – Normalmente essa afirmação é de quem acredita na bondade natural do homem, o que a Palavra não ensina. Leia Isaias 45.7 e Romanos 9.

      A Paz de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo. Glórias a Ele, pra sempre. Amém.

    3. rita maia Diz

      Olá, meu irmão, lamento mas, errou duas.

      1) Estou sob Cristo e me sinto bem, sim, em dizer que meu coração não está pre-disposto a ser endurecido. Amo meu SENHOR e quero servi-lo o melhor possível. Faraó não reconhecia o DEUS DE ISRAEL como Único Deus e servia a outros deuses. Tinha um coração duro que poderia ser endurecido mais ainda.
      2) Mantenho minha afirmação, creio que se dependesse do ETERNO todos seríamos salvos, afinal o inferno é para o diabo e seus anjos. Infelizmente a salvação também depende de nós, porque temos escolha, e podemos dizer “não”.

      3) Nessa você acertou: Glória para sempre ao Cordeiro de DEUS e ao ETERNO DE ISRAEL.

    4. Albano Diz

      Nós decidimos o que Deus já decidiu por nós, pois há sim eleição, e todos os nossos dias já estão escritos e ordenados pelo Senhor antes de nascermos, mais uma vez concluimos, somos responsáveis, e Deus, eternamente soberano!

    5. Moisés Martins Diz

      Responsabilidade Humana; Livre Arbítrio; Soberania de Deus; Graça Irresistível; Depravação Total; Expiação Ilimitada… dentre outros assuntos. Como minha alma tem sede de Deus, de conhecê-lo, más “33Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! 34Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? 35Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído? 36Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!” (Rm 11.33-36).
      Como O (Deus) amo. Minha mente é incapaz de compreender determinadas doutrinas, porém, ao invés de me afastar dEle me deixarei ser consumido por Sua presença.Obs.: Os eleitos ou os que hão de ser salvos somente poderão ter seus olhos iluminados pelo Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo se houver quem pregue! Só pregaremos se formos chamados! Quando chamados devemos pregar a Palavra Dele e não a nossa. Que prazer e responsabilidade tamanha sobre cada um de nós! Que o Senhor Jesus Cristo continue sendo o FORTE que nos mantenha unidos em fé. Que as diferenças dogmáticas nos faça mais dependente do Eterno, o Soberano, de Cristo Jesus e que o Espírito Santo continue intercedendo por nós com gemidos inexprimíveis.

    6. CAETANO Diz

      NÃO FOI VC QUE ESCOLHEU A JESUS FOI ELE QUE ESCOLHEU VC!!

    7. rita maia Diz

      Olá irmão, Glórias a DEUS porque ELE escolheu salvar os filhos de Adão de seus pecados através da fidelidade a Jesus.

      Dificil acreditar que ELE tenha escolhido apenas alguns para crer e serem fiéis.

      Então, por enquanto, continuarei orando para que cada um tenha a chance de servir e glorificar ao ETERNO DEUS, confiando sua vida a Jesus.

    8. rita maia Diz

      Olá irmão, Glórias a DEUS porque ELE escolheu salvar os filhos de Adão de seus pecados através da fidelidade a Jesus.

      Dificil acreditar que ELE tenha escolhido apenas alguns para crer e serem fiéis.

      Então, por enquanto, continuarei orando para que cada um tenha a chance de servir e glorificar ao ETERNO DEUS, confiando sua vida a Jesus.

  4. Bruno Tesolim Diz

    muito bom mesmo!!! nossa eu queria colaborar ai com vcs, mas eu ainda vou fazer curso de ingles e tals….um dia quem sabe!!!….mas  vou colaborar entao com minhas oraçaoes por vcs, site e proclamaçao do evangelho….

    DEUS ABENÇOE…..

  5. Miguel Diz

    A palavra não diz que paulo era assassino, mas apenas consentia com a morte de cristãos, afirmar isto é ir além da palavra.
    e se quiseres rebater ainda ao dizer: e quem consente também não é assassino?, nesta visão, todos nós somos assassinos, não apenas Paulo.

    1. Alan Cristie Diz

      E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote. Atos 9:1
      Porque eu sou o menor dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado apóstolo, pois que persegui a igreja de Deus. 
      1 Coríntios 15:9 

    2. Felipe Diz

      “Estando cheios de… homicídio… Sendo… sem miseridórdia. Os quais, conhecendo a justiça de Deus, que são dignos de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.” Rm 1.29-32
      O amor “não folga com a injustiça, mas folga com a verdade” 1Cor 13.6

  6. Miguel Diz

    Outra coisa, nosso mais poderoso adversário era e é satanás, não Paulo.

    1. Airtonclaudio Diz

      Não creio que seja satanás. Creio que seja o nosso próprio pecado que habita dentro de nós. Como diz John Piper: “Não é satanás que nos leva ao inferno, é o nosso pecado.”

  7. Blucicley28 Diz

    O nosso amado Senhor tem suas maneiras de trabalhar em cada um de nós e isso é incompreensivel para nós.

  8. Vic Diz

    ..É o  tipo de pergunta para o qual a resposta é singular, Deus permitiu que Paulo perseguisse os cristãos, assim como permitiu e tem permitido inúmeras outras situações, simplesmente porque Ele é Soberano e Perfeito. Ele chamou a Paulo desde antes de seu nascimento e tudo pelo que ele passou convergiu para o aperfeiçoar e torná-lo servo capaz naquilo para que foi predestinado. Glória a Deus pela Sua misericórdia para conosco, porque pelo Seu Amor e Vontade, todas as coisas cooperam para que sejamos lapidados e nos aproximemos do caráter de Cristo, para a honra dEle.

  9. Wesley Diz

    ”calvinismo ou arminianismo não é ponto, e sim a regeneração” – Paul Washer

    Voltando ao assunto compartilhado pelo Piper.
    É a regeneração aplicada por Deus em Paulo que espetacular, que grande Deus misericordioso nós temos. Aleluia.

  10. Hugo Hoffmann Diz

    O SENHOR é maravilhoso e possui desígnios insondáveis. Louvado seja YHWH.

  11. Lindomoreira Diz

    Por trás de um rosto carrancudo existe uma face sorridente…Apenas silêncio!

  12. Rodolfo Diz

    Que bençao ver pela escrituras que Deus e misericodioso,  que  por mais que somos pecadores existem um Deus misericordioso que escolher que ele quer…

  13. André Diz

    Sempre me fiz essa pergunta não apenas sobre Paulo, mas sobre tantos outros que vemos diariamente (claro que não na mesma circunstância e intensidade). Mais um excelente texto de Piper.

  14. Jonathan Amorim Diz

    Que benção.

  15. Jonathan Amorim Diz

    Muito bom mesmo, as nossas vidas servem como motivações para outro. Até mesmo os periodos sombrios, afundados nos mais terriveis pecados, podem servir de motivação. Porém discordo apenas do ponto 4, pois não creio na eleição incondicional e sim na preciência de Deus dos que se converterão. Grça e paz.

  16. Marcelino Freitas Diz

    Achei muito boa essa abordagem!

  17. Giliane Andrade Diz

    DEUS PEGA AS COISAS QUE NÃO SÃO PARA CONFUNDIR AS QUE SÃO.

  18. Bueno Diz

    Se Paulo era assassino, pra mim não presta. Igual a Davi que era outro pilantra, mandou matar um guerreiro que dava a vida por ele por causa de uma vagabunda!!

  19. Wandir Junior Diz

    Não vejo base para afirmar que Saulo/Paulo era um assassino. Atos 22.4 é mais próximo que encontramos, mas, ora alguma a bíblia diz taxativamente ou nas entre linhas que ele matou fulano ou sicrano, assim ou assado.
    Saulo/Paulo era um cumpridor da lei, e quando ele conheceu a verdade foi liberto mudou suas atitudes

Comentários estão fechados.