um site cristão por Cristo e pelo Evangelho

Meditação: 10 Motivos e 10 Passos

Dez Motivos para a Meditação

1. Ela impede o pecado: Se escondemos a Palavra de Deus em nosso coração, ela impedirá o pecado em suas raízes (Salmo 119:11).

2. Ela motiva o bem: Meditar em exortações e ordenanças práticas da Bíblia nos lembra de nossos deveres cristãos. O que pensamos a respeito é o que eventualmente fazemos (Provérbios 23:7).

3. Ela guia e renova a oração: Meditar nos versos da Escritura abre novos tópicos e áreas para a oração.

4. Ela transforma a insônia em uma bênção: O salmista transformou as horas “perdidas” de insônia em um banquete de enriquecimento espiritual. (Salmo 63:5-6).

5. Ela aproveita bem o tempo: É muito mais proveitosa do que, digamos, assistir TV. E também lhe fará mais feliz (Salmo 1:1-3).

6. Ela lhe prepara para evangelizar: Ao encher nossos corações com Deus e Sua Palavra, estaremos muito mais prontos para dar uma resposta a todo homem que peça razão da esperança que há em nós (1 Pedro 3:15).

7. Ela lhe ajuda na comunhão: Você pode edificar a outros na comunhão porque você pode propor um versículo para discussão e aplicar algumas considerações sobre ele.

8. Ela aumenta a comunhão com Deus: Deus encontra com Seu povo através das Escrituras. Uma pessoa que nunca pensa nas Escrituras nunca encontrará e andará com Deus.

9. Ela revive a vida espiritual: Ter a inclinada para a carne é morte; mas ter a mente inclinada para o espírito é vida e paz (Romanos 8:6).

10. Ela tem muitos precedentes e exemplos nas Escrituras (Salmo 19:14; 39:3; 77:12): Minha meditação será agradável a ele: eu me alegrarei no SENHOR (Salmo 104:34).

Dez Passos para a Meditação

1. Limite: Separe não mais que 5-10 minutos para começar, e comece com um versículo curto ou parte de um versículo.

2. Diversifique: Alguns dias escolha um versículo teológico, outros um texto prático ou devocional.

3. Escreva: Escreva o texto em uma pequena ficha ou cartão, e coloque em um lugar que você acesse regularmente (bolsa ou bolso?).

4. Memorize: Memorize o texto em blocos de 2-3 palavras recitando-o em voz alta. Defina horários específicos no dia para relembrar o versículo (horários das refeições).

5. Concentre-se: Pegue as palavras-chave e procure-as em um dicionário (de português ou bíblico). Substitua algumas palavras com significados paralelos ou até significados opostos.

6. Pergunte: Interrogue o versículo (quem, o que, onde, quando, por que, como?).

7. Explique: Pense sobre como você explicaria o versículo para uma criança ou alguém fora do contexto cristão.

8. Ore: Use o versículo na oração (adoração, confissão, graças, petição).

9. Revise: Arquive os cartões e leia-os a cada domingo para testar sua memorização deles.

10. Faça: Não apenas um exercício intelectual, mas deixe-o levá-lo à prática (creia, arrependa-se, espere, ame, etc.

Por: David Murray. © HeadHeartHand Blog. Website: headhearthand.org . Traduzido com permissão. Fonte: Meditation 10 motives and 10 step method.

Original: Meditação: 10 Motivos e 10 Passos. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoenvangelho.com. Todos os direitos reservados.

8 Comentários
  1. Roseli Diz

    Muito bom, as vezes pego a bíblia e não sei como começar a ler e nem sempre consigo meditar , essa dica foi muito importante para mim….Deus abençoe.

  2. Mariel Jordana Diz

    Muito bom!
    Será de grande utilidade!

  3. Fellyp Cranudo Diz

    great… me perguntava como fazer para ter uma meditação de qualidade. Muito boa a iniciativa em traduzir este texto.

  4. Luiz Antonio Lima Diz

    Bastante interessante os motivos e passos para uma boa meditação. Obrigado pelo texto!

  5. Henrique Diz

    SUGESTÃO!!!

    Seria maravilhoso se vocês pudessem sempre disponibilizar esses textos do site em PDF junto das postagens, como o site monergismo fazia antes. Talvez vocês podem pensar que isso diminui o número de acessos no site, mas também pode acontecer o contrário, visto que se alguém recebe um papel impresso com o endereço do site, ou o encontra em algum lugar na internet em PDF, muito provavelmente vai ter curiosidade em saber se o site dispõem de outros materiais do mesmo gênero e qualidade. Penso que esse recurso seria bom, porque facilita o trabalho de imprimir para distribuirmos na nossa igreja.

    Deus abençoe muito o ministério de vocês. =D

    1. Cesar Silva Diz

      Henrique, Isso é possível!
      Se você clicar para imprimir, poderá escolher a opção PDF.

  6. Kelly Diz

    Graça e Paz do SENHOR ! Amei… Leio a bíblia porém nem sempre guardo bem os versículos, de agora em diante vou introduzir esse ensinamento maravilhoso. Obrigada!

  7. Irismar Oliveira Diz

    Obrigada por nos propocionar esse abençoado material !! Estou levando para o Vivendo pela palavra com todos os créditos devidos. abraço

Comentários estão fechados.