O melhor de Maio/Junho de 2012 [retrospectiva]

1. Qual tradução da Bíblia devo usar? (vídeo)

Augustus Nicodemus fala sobre as traduções da Bíblia para o português, passando sobre os manuscritos originais (texto crítico, texto recebido, texto massorético, textus receptus, texto majoritário) e metodologias de tradução (equivalência formal, equivalência dinâmica). Qual versão usar? Almeida Revista e Corrigida (ARC), Almeida Corrigida e Fiel (ACF), Almeida Revista a Atualizada (ARA), Almeida Século XXI, Nova Versão Internacional (NVI), Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH), A Mensagem?

2. Quatro Razões para Buscar a Deus Apaixonadamente (texto)

Por que eu devo amar a Deus apaixonadamente e seguir a Cristo firmemente? John Piper nos oferece quatro razões extraídas de Filipenses 3.

4 razões para amar a Deus apaixonadamente

3. Controvérsia: Como um Cristão Deve Lidar com Debates (e-book)

Foi com grande alegria que finalizamos a série “Controvérsia”, a qual cremos que possui uma mensagem de grande importância para todo cristão que clama “voltemos ao evangelho”! No impeto do protesto podemos nos esquecer de que nossa súplica também deve ser transformada e moldada por aquilo que Cristo fez por nós. Sendo assim, dedicamos este e-book, com textos de John Newton, Keith Mathison, Robert Rothwell, Burk Parsons e Sinclair Ferguson, a todos os leitores do VE que desejam ardentemente um retorno ao evangelho.

4. Louvado seja eu! (texto)

Algum de vocês já notou que a vasta maioria da música que cairia na categoria “Cristã”, na verdade não é a respeito do próprio Deus? É sobre isso que Shai Linne fala em um dos textos mais lidos deste bimestre.

5. As Melhores Coisas (série)

Em um trecho de sua obra A Divine Cordial (“Um Tônico Divino”), publicada pela primeira vez em 1663, Thomas Watson escreveu:

Nós vamos considerar, primeiro, quais coisas cooperam para o bem do homem piedoso, e aqui nós vamos mostrar que tanto as melhores coisas quanto as piores coisas cooperam para o seu bem. Nós começamos com as melhores coisas. […]

O supremo motivo pelo qual todas as coisas cooperam para o bem é o íntimo e carinhoso interesse que Deus tem pelo Seu povo. O Senhor fez uma aliança com eles. “Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus” (Jeremias 32.38). Em virtude desse pacto, todas as coisas cooperam, e devem mesmo cooperar, para o bem deles. “Eu sou Deus, o teu Deus” (Salmo 50.7). Essa expressão, “o teu Deus”, é a mais doce expressão em toda a Bíblia; ela revela as melhores relações, e é impossível que haja tais relações entre Deus e o Seu povo e, ainda assim, todas as coisas não cooperem para o bem deles.

Depois de vermos as piores coisas, veremos nesta série como as melhores coisas cooperam para o nosso bem.

6. O Testemunho de Charo Washer (vídeo)

Testemunho de conversão de Charo Washer, esposa de Paul Washer. Um exemplo real do poder do engano carnal que pode levar pessoas a frequentar igrejas evangélicas e até se envolverem no ministério, sem, na verdade, jamais terem experimentado o novo nascimento.