Precisamos de sua ajuda: que tipo de legenda você prefere?

Queremos melhorar nosso serviço de legenda que prestamos a vocês. Para isso precisamos saber qual tipo você prefere. Veja os dois casos abaixo e vote no fim da apostagem.

Atenção: não repare no tamanho da letra da legenda ou na cor, só repare na quantidade de texto e o tempo para mudar de uma legenda para outra. OK? Ah, e não precisa ver o vídeo inteiro. Só uns 10 segundos para você ter uma ideia do que estamos falando.

Legenda dinâmica

As legendas tem menos texto e portanto ficam menos tempo no vídeo. Exemplo:

Legenda compreensiva

As legendas tem mais texto e portanto ficam mais tempo no vídeo. Exemplo:

44 Comentários
  1. Jonas Guedes Diz

    A minha opinião é que a legenda dinâmica é mais fácil de ser lida e faz com que se tenha mais atenção, enquanto a legenda compreensiva apesar de facilitar a leitura contribui para desvio do foco de atenção do vídeo somente para a legenda.

  2. Jonas Guedes Diz

    A minha opinião é que a legenda dinâmica é mais fácil de ser lida e faz com que se tenha mais atenção, enquanto a legenda compreensiva apesar de facilitar a leitura contribui para desvio do foco de atenção do vídeo somente para a legenda.

    1. Caio Satiro Diz

      exatamente !!

    2. Bruno Santos Ferreira Diz

      Concordo!

    3. Rosana Rodrigues Diz

      Já no meu caso é o contrário.Na dinâmica perco mais tempo olhando para a legenda que muda a cada segundo para que eu não perca o sentido da frase. Na compreensiva dá tempo de ler, ver e pensar.

    4. Jean Pierre Diz

      EXATAMENTE!

    5. Jean Pierre Diz

      AINDA AJUDA NA COMPREENSÃO DO INGLÊS… E DE CERTA FORMA APRENDENDO DE FORMA INDIRETA O IDIOMA…

  3. Rafael Diz

    Sinceramente eu tentei escolher, mas na verdade percebi que pra mim tanto faz.

  4. Laly Florindo Diz

    Gente, sei que a questão aqui é legenda, mas gostaria de aproveitar o espaço e deixar uma sugestão para a equipe do Voltemos ao Evangelho: vídeos dublados.

    Não para substituir os vídeos legendados e sim ter as duas versões para escolha: legendado e dublado. Sei que é trabalhoso, mas os vídeos ficariam acessíveis para todos. Sugiro isso pois muitas vezes gostaria que o meu pai “assistisse” os vídeos de vocês, mas ele é deficiente visual e não possui inglês. E imagino que existe muitos outros deficientes visuais cristãos que também não entendem inglês.

    Fica a minha sugestão :)

    1. Filipe Ivo Diz

      Legal , se tiver jeito de ter essa versão dublado , muitas pessoas vão ter acesso!!

    2. Laly Florindo Diz

      Exatamente! ;-)

    3. Filipe Moura Diz

      Pessoal. Não que eu queira ser do contra, mas a julgar por alguns vídeos que vi na internet dublados (pregações de Moody, Edwards, etc.), eu não gosto muito da ideia. Para ser franco, ler ouvindo de voz pregador, ao menos pra mim, é muito mais proveitoso.
      Eu entendo a razão óbvia de se dublar Edwards, afinal, não existiam muitos microfones na época dele para gravarmos sua pregações. Mas eu vi um dia desses uma pregação de D. M. Lloyd Jones em duas versões: uma dublada e outra apenas legendada com a voz dele próprio ao fundo. Achei a legendada muito mais agradável.

    4. Vinícius Musselman Pimentel Diz

      Laly, é uma ótima sugestão. Mas nossa mão de obra é bem escassa. Não temos ninguém para fazer isso (bem).

    5. Laly Florindo Diz

      Entendo. Até porque é um trabalho mais “chatinho” de fazer e necessita de bons recursos… Mas espero que um dia seja possível.
      Aproveito para agradecer a equipe do blog pelo empenho, dedicação e trabalho de vocês. Esse blog é um dos melhores sobre o assunto, e é notável o cuidado com que ele é feito. Obrigada! O Voltemos ao Evangelho tem me motivado e me ajudado a cada dia.
      Que Deus os abençoe e abençoe este projeto para que ele se mantenha, cresça, evolua e permaneça edificando vidas.

      Abraços!

    6. Aramis Trintin Diz

      Vini… seguinte a ideia é muito boa, mas desde que tenha as duas opções.

      Vejamos, creio que há diversas pessoas como eu que possuem DA (Deficiência Auditiva) e necessitam das legendas… legal também se os vídeos de pregadores brasileiros tivesse legendas, mesmo se fossem opcionais ajudaria bastante.

      Abc.

    7. Vinícius S. Pimentel Diz

      Laly: já conversamos várias vezes sobre vídeos dublados, é um pedido recorrente aqui no VE. Mas, infelizmente, ainda não temos condições de fazer isso de modo satisfatório. Ore para que o Senhor da seara envie trabalhadores… =]

  5. Roberto A. Rodrigues Diz

    A dinâmica é mais bonita, no entanto a compreensiva ajuda o cérebro a lidar com uma ideia mais completa. Prefiro a segunda.

    1. Fabiano Prado Lima Diz

      Concordo!

  6. Luiz Augusto Medeiros Diz

    "A compreensiva ajuda o cérebro a lidar com uma ideia mais completa"

  7. Luiz Augusto Medeiros Diz

    "A compreensiva ajuda o cérebro a lidar com uma ideia mais completa"

  8. Danilo Vicente da Silva Diz

    Legenda Dinâmica !!!

  9. Tiago Oliveira Diz

    Legenda eficaz, rápida de ser compreendida. Somente tem que se levar em conta os tipos de pregadores tal como: Bob Jennings que fala rápido.

  10. Rafael Bersi Diz

    Na minha opinião, a dinâmica fica melhor para filmes, mas no caso de vídeos que contenham ensinamentos, a ideia fica melhor expressa no caso da legenda compreensiva.

  11. Henrique Diz

    PESSOAL DO VE…
    Eu acho que isso é muito relativo. Vai depender da velocidade em que o pregador fala. Driscoll por exemplo, as vezes fala muito rápido. Nesse caso uma legenda com pouco texto que passa mais rápido ficaria ruim na minha opinião. Já para pregadores que pregam numa velocidade normal, eu acho que tanto faz. Vocês teriam que atentar a velocidade em que um pregador fala as palavras para decidirem qual seria o melhor método em cada vídeo. Paz… =)

  12. Rosana Rodrigues Diz

    Particularmente, fico com a compreensiva. Dá tempo não só de ler, como de refletir para compreender a profundidade do que está sendo dito, antes de passar para a próxima sentença. E na dinâmica, as frases ficam recortadas, sendo mais fácil de se perder a idéia.

    1. Héber Lima Diz

      Compreensiva, porque, como leio frases inteiras mais rapidamente, eu posso mais facilmente olhar para o vídeo e não apenas para a legenda. Concordo com a Rosana.

  13. Filipe Ivo Diz

    a legenda dinâmica é melhor

  14. Matheus Diz

    Compreensiva, com certeza.

  15. Roberto Carlos Carmona Diz

    Na verdade, tudo depende da velocidade de leitura de cada pessoa. Há pessoas que leem com mais facilidade pouco texto cada vez e outras podem ler rapidamente o texto maior e ambas terão a mesma compreensão. Talvez a enquete aqui proposta defina qual grupo é maior na audiência/assistência ao site. Blessings

  16. Bruno Martins Diz

    Eu acho a dinâmica para melhor compreensão, pelo fato de alguns usarem muitos gestos e a legenda dinâmica possibilita olhar mais o pregador.

  17. Nilma Victoria Diz

    Legenda compreensiva.

  18. Evangelho Nas Ruas Diz

    a compreensiva ajuda as pessoas que não leem rápido a ter uma chance de ler sem ter de parar o video no player. abrange mais categorias de leitores, tendo em vista que não temos só leitores rápidos, mas pessoas também que não lidam com legendas.

  19. Ricardo Luís Ferreira Diz

    Eu sempre vou preferir a dinâmica, eu consigo absorver melhor o conteúdo com ela, mas entendo os posicionamentos contrários.

  20. Tiago Souza Diz

    A legenda dinâmica é melhor, desde que o palestrante não esteja falando muito rápido. Se o palestrante falar muito rápido, vai ser bem ruim usar a legenda dinâmica.
    Acho que o ideal serie usar a legenda dinâmica no geral e deixar a legenda compreensiva para usar em casos em que o palestrante fala muito rápido.

  21. Marcela Mello Diz

    A legenda dinâmica é melhor para ler e acompanhar o vídeo ao mesmo tempo, por sinal as letras amarelas com bordas são melhores do que as brancas…..

  22. Eliasia Cristina Diz

    Prefiro a compreensiva. Parabéns ao site.Sempre me edifico com as mensagens que vocês postam, os pregadores são ousados e não tem medo em falar a verdade, isso é interessante porque muitas pessoas só querem bençãos, como se Jesus fosse enviado para trazer bençãos.Jesus foi enviado para trazer salvação ao mundo, e a benção é uma consequência de obediência. :)

  23. Roberto Sóstenes Diz

    Tenho preferencia pela legenda dinâmica.

  24. Wns Nunes Diz

    Com a legenda compreensiva, a leitura pode ser lida com mais calma, podemos ter melhor entendimento do que estar sendo dito, pois a legenda fica mais tempo no vídeo dando mais tempo ao leitor de ler, pensar e comentar o que esta sendo falado.Parabéns pela idéia, que seja a LEITURA COMPREENSIVA.

  25. Ricardo Tocchio Diz

    Em minha casa assistimos aos vídeos juntos e nem todos
    conseguem acompanhar a leitura, por tanto a legenda compreensiva ajuda no
    geral, concordo com a opinião da Sra. Laly Florindo quanto à dublagem facilitaria
    melhor a compreensão de todos e prestaríamos mais a atenção no pregador e suas
    reações, também evitaria o desinteresse dos que não conseguem acompanhar a
    leitura, fica aqui minha admiração por mais essa preocupação que vocês têm
    conosco, parabéns!

  26. Edson Correa Diz

    Gosto das duas formas, para mim não faz diferença, o que importa é que vocês continuem com esse trabalho maravilhoso.
    Obrigado pelas traduções.
    um abraço e que o SENHOR abençoe todos nós.

  27. Matheus Andrade Diz

    Não reparei diferença de tradução nas duas, mas como leio rápido, dou uma olhada na legenda e tenho mais tempo pra ver o vídeo com a compreensiva. Por outro lado, a dinâmica não te sobrecarrega de informações. Pessoalmente, prefiro a compreensiva (:

  28. Eu Diz

    concerteza a compreensiva, eu lembro que na primeira vez que assisti esse video de piper eu tinha que voltar as vezes por nao estar com a mente pronta para acompanhar a legenda. as vezes tranquilos e com a mente aberta e conseguimos assistir, mas quando estamos com a mente cansada a melhor é uma legenda compreensivel

  29. Cristina Silva Diz

    Considerando que geralmente legendamos para que pessoas que não saibam inglês também tenham acessibilidade ao conteúdo, eu prefiro a legenda compreensiva, pois a estrutura das frases em inglês é diferente do português e se ficarmos fragmentando demais não vai bater com o que ele está falando e perde o sentido inteiro da frase, pois interrompe o raciocínio ;)

  30. Jefferson Diz

    Depende de cada vídeo. Caso o pregado fale muito rápido, o dinâmico via ser um problema, pois vai ter que pausa o vídeo. Mas em relação ao dois tipos o compreensivo é um tanto quanto melhor. Pois ele funciona para ambos os vídeos.

Comentários estão fechados.