Geremias Couto – Um instrumento nas mãos de Deus e mais nada #15CC

“E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte. Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.” (2 Co 12: 7-10)

A igreja de Corinto, sendo manipulada por falsos mestres, achava a pregação de Paulo sem eloquência (diríamos hoje, sem fogo). Será que você tem achado uma pregação boa só porque mexeu com seus sentimentos?

Em 2 Coríntios, Paulo defende seu ministério apostólico contra esses falsos mestres. Então, ele chega nesses versículos do capítulo 12, falando sobre grandes revelações que ele recebeu. Contudo, para que Paulo não se orgulhasse ou se ensoberbecesse, Deus enviou um espinho da carne para que ele não se exaltasse.

Então, Paulo ora para que o espinho seja tirado e Deus responde a sua oração, mas não da forma que ele esperava, assim como o Pai respondeu ao Filho no Getsêmani enviando um anjo para consolá-lo, mas não para passar dele o cálice.

Esse espinho foi a resposta de Deus para que Paulo entendesse que ele era só um instrumento de Deus e mais nada, para que ele reconhecesse o poder de Deus no meio da fraqueza.

Com isso Paulo aprendeu a ter prazer nas necessidades. Algo tão contrário à mentalidade moderna de ter prazer no dinheiro, no conforto e na abundância. Mas será que temos prazer nas necessidades?

E saiba: Deus não vai tirar necessariamente seu espinho. Talvez você morra com ele. Mas esse espinho será um instrumento de Deus em sua vida para que você diga: “Quem tenho eu no céu senão a ti? e na terra não há quem eu deseje além de ti.” (Salmos 73:25), para que você diga: “porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.” (2Co 12:10)

Importa que Cristo cresça e você diminua e que você seja um instrumento nas mãos de Deus e nada mais.

Por: Geremias Couto. Pregado no dia 07/02/13, na 15ª Consciência Cristã (VINACC). Copyright © 2013 Consciência Cristã. Website: http://www.conscienciacrista.org.br/.

Resumo por: Voltemos Ao Evangelho. Original: Geremias Couto – Um instrumento nas mãos de Deus e mais nada #15CC

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.