um site cristão por Cristo e pelo Evangelho

John Piper – Do Que se Trata a Sexta-feira Santa (Amor ao Extremo 7/9)

Sexta-feira Santa

Por isso, também [Jesus] pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles. (Hebreus 7:25)

A grande paixão do autor de Hebreus é que “acheguemo-nos” a Deus (Hebreus 4:16, 7:25, 10:22, 11:6). Achegue-se a seu trono para encontrar toda a ajuda de que precisa. Achegue-se a ele, confiante de que ele nos recompensará com tudo o que ele é por nós em Jesus. E isso é claramente o que ele quer dizer em Hebreus 10:22, porque o versículo 19 diz que temos confiança para entrar no santo lugar, ou seja, o novo “santo dos santos” celestial, como aquele aposento interior no antigo tabernáculo do Antigo Testamento onde o sumo sacerdote se encontrava com Deus uma vez por ano, e onde sua glória descia sobre a arca da aliança.

Então aquele mandamento, aquela exortação que recebemos em Hebreus 10:19-22 é para nos achegarmos a Deus. O grande alvo desse autor é que nos aproximemos de Deus, que tenhamos amizade com ele, que não nos estabeleçamos numa vida cristã a uma distância de Deus, que Deus não seja um pensamento distante, mas uma realidade próxima e presente, que experimentemos o que os antigos puritanos chamaram de comunhão com Deus.

Tal achegar-se não é um ato físico. Não é construir uma torre de Babel, por suas próprias conquistas, para chegar ao céu. Não é necessariamente ir ao prédio de uma igreja, ou caminhar para o altar na frente. É um ato invisível do coração. Você pode fazê-lo enquanto está em pé absolutamente imóvel, ou enquanto está deitado em um leito de hospital, ou enquanto está assentado em um banco ouvindo a um sermão.

Achegar-se não é mover-se de um lugar para o outro. É um direcionamento do coração à presença do Deus que está tão distante quanto o santo dos santos no céu, e ainda assim tão perto quanto a porta da fé. Ele nos ordena que venhamos, nos aproximemos, nos acheguemos a ele.

O Centro do Evangelho

De fato, este é o âmago de todo o evangelho do Novo Testamento, não é? Que Cristo veio ao mundo para abrir caminho para que cheguemos a Deus sem sermos consumidos em nosso pecado por sua santidade.

  • “Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus” (1 Pedro 3:18).
  • “Porque, por ele [Cristo], ambos temos acesso ao Pai em um Espírito” (Efésios 2:18).
  • “Também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação” (Romanos 5:11).

Este é o centro do evangelho — é disso que se trata o Jardim do Getsêmani e a Sexta-feira Santa — que Deus fez coisas surpreendentes e dispendiosas para nos achegar. Ele enviou seu Filho para sofrer e morrer para que através dele pudéssemos nos achegar. Tudo é para que pudéssemos nos aproximar. E tudo isso é para nossa alegria e para sua glória.

Ele não precisa de nós. Se ficarmos longe, ele não é empobrecido. Ele não precisa de nós para ser feliz na comunhão da Trindade. Mas ele magnifica sua misericórdia ao nos dar livre acesso através de seu Filho, a despeito de nosso pecado, à única Realidade que pode nos satisfazer completamente e para sempre, a saber, ele mesmo. “Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente” (Salmo 16:11).

 

***

Veja os outros devocionais da série

Por John Piper © 2013 Desiring God Foundation. Usado com permissão. Website em português: www.satisfacaoemdeus.org. Original: Love to the Uttermost (Free eBook for Holy Week)

Tradução: www.VoltemosAoEvangelho.com. Original: John Piper – Do Que se Trata a Sexta-feira Santa (Amor ao Extremo 7/9)

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

5 Comentários
  1. Jonathan Hutchins Diz

    Muito obrigado VE, nossa igreja tem seguido essa leitura! Tem edificado nossas vidas e tem sido uma maneira muito importante evangelizar. Forte Abraço, pr. Jonathan IBE Porto Alegre

  2. Filipe Cézar de Melo Diz

    Louvado seja Deus por me achegar a ele através de seu Santo Filho!

  3. Agapto Silva Diz

    Louvado seja o Senhor por ter me levado até a IMEL – Igreja Metodista Livre Centrtal, em Cuiabá, onde é pregado o evangelho genuíno do Senhor Jesus. Agradeço ao Espirito Santo pelo Pastor Marinho, que com sabedoria tem nos guiado pelos santos caminhos que levam ao Reino. Aleluia!!!

  4. Silas De Oliveira Oliveira Diz

    Obrigado Jesus

  5. Rocio Monserrate Diz

    Deus te abencoe cada dia……..

Comentários estão fechados.