John Piper – Porque Jesus é Todo-Confiável (Amor ao Extremo 5/9)

Quarta-feira

“Desde já vos digo, antes que aconteça, para que, quando acontecer, creiais que EU SOU.” (João 13:19)

O próprio Jesus ensinou que todas as profecias a seu respeito seriam cumpridas. Em outras palavras, nós temos um testemunho não apenas de que os próprios autores viram a vida de Jesus como o cumprimento da profecia, mas que Jesus também viu.

Por exemplo, em Lucas 22:37, Jesus diz: “Pois vos digo que importa que se cumpra em mim o que está escrito: ‘Ele foi contado com os malfeitores.’ Porque o que a mim se refere está sendo cumprido” (veja Isaías 53:12).  Jesus viu que as predições do Messias e seus sofrimentos seriam cumpridas nele mesmo.

Jesus assumiu o princípio de João 13:19 e predisse vários detalhes do que iria acontecer com ele para que nós crêssemos quando eles acontecessem. “Começou ele a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do Homem sofresse muitas coisas, fosse rejeitado pelos anciãos, pelos principais sacerdotes e pelos escribas, fosse morto e que, depois de três dias, ressuscitasse” (Marcos 8:31). Jesus viu as predições do Messias e seus sofrimentos sendo cumpridas nele mesmo.

  • Ele previu que sua morte seria por crucificação (João 3:14, 12:32).
  • Ele previu que os discípulos achariam um jumentinho que nunca havia sido montado quando entrassem na cidade (Lucas 19:30).
  • Quando os discípulos entraram em Jerusalém na última quinta-feira, ele predisse que eles encontrariam um homem com um cântaro de água que teria um aposento para eles se reunirem (Lucas 22:10).
  • Após três anos de espera, ele sabia a exata hora de sua partida deste mundo (João 13:1).
  • Jesus sabia que ele seria traído, e quem o trairia, e quando isso aconteceria (João 6:64, 13:1; Mateus 26:2, 21).
  • Ele soube e predisse o fato e a hora das três negações de Pedro (Mateus 26:34).
  • Jesus predisse que os discípulos todos fugiriam e seriam dispersos (Mateus 26:31; João 16:32; Zacarias 13:7).
  • Jesus profetizou que ele seria “levantado da terra” (João 12:32). Ou seja, não seria apedrejado, mas crucificado — não por judeus, mas por romanos. Então as decisões de Pilatos e dos judeus sobre como livrar-se dele foram um cumprimento de sua predição.

Ele faz todas essas predições, de acordo com João 13:19, para que nós crêssemos que ele é Deus, que o que ele diz a respeito de si mesmo é a verdade.

Em outras palavras, Jesus está dizendo: “Se você está tendo dificuldades de crer que eu sou o Messias prometido, que eu sou aquele que estava no princípio com Deus e era Deus (João 1:1), que eu sou o divino Filho de Deus, que pode perdoar todos os seus pecados lhe dando a vida eterna e guia-lo no caminho ao céu, então eu quero ajudá-lo a crer. E uma das maneiras pela qual vou ajudá-lo a ter uma fé bem fundamentada é lhe dizendo o que vai acontecer comigo antes que aconteça, para que quando aconteça, você tenha uma boa razão para acreditar em mim.”

 

***

Veja os outros devocionais da série

Por John Piper © 2013 Desiring God Foundation. Usado com permissão. Website em português: www.satisfacaoemdeus.org. Original: Love to the Uttermost (Free eBook for Holy Week)

Tradução: www.VoltemosAoEvangelho.com. Original: John Piper – Porque Jesus é Todo-Confiável (Amor ao Extremo 5/9)

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.