A fé em Cristo é o único meio para alguém ser salvo?

Qual É o Problema Mais Fundamental de que o Evangelho Trata?

1. Acaso o evangelho diz respeito fundamentalmente a satisfazer nossas necessidades? Atender ao nosso desejo de um significado para a vida? Ensinar-nos a viver vidas melhores? Ajudar os pobres? Fazer de nós pessoas ricas e saudáveis?

2. Todas essas ideias sobre o evangelho agarram-se a um problema percebido e dizem: “É sobre isso que o evangelho fala!”. Mas de fato é sobre alguma dessas coisas que o evangelho fala? Alguma dessas coisas é o problema fundamental de que o evangelho trata?

3. A Bíblia diz: “Não, nenhuma delas”. A Bíblia claramente ensina que o problema fundamental da humanidade é o nosso pecado e a ira de Deus contra nós por causa do nosso pecado.

4. A ira de Deus contra o nosso pecado é o problema fundamental de que o evangelho trata. Jesus morreu na cruz como uma propiciação, um sacrifício que desvia a ira de Deus (Rm 3.25; 1Jo 2.2, 4.10) a fim de que nós fôssemos salvos por meio da fé nele.

  • “Quem pode suportar a sua indignação? E quem subsistirá diante do furor da sua ira? A sua cólera se derrama como fogo, e as rochas são por ele demolidas.” (Na 1.6)
  • “A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça” (Rm 1.18)
  • “Ninguém vos engane com palavras vãs; porque, por essas coisas, vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.” (Ef 5.6)
  • “Os reis da terra, os grandes, os comandantes, os ricos, os poderosos e todo escravo e todo livre se esconderam nas cavernas e nos penhascos dos montes e disseram aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós e escondei-nos da face daquele que se assenta no trono e da ira do Cordeiro, porque chegou o grande Dia da ira deles; e quem é que pode suster-se?” (Ap 6.15-17)

A ira de Deus contra o nosso pecado é o problema fundamental de que o evangelho trata. Jesus morreu na cruz como uma propiciação, um sacrifício que desvia a ira de Deus (Rm 3.25; 1Jo 2.2, 4.10) a fim de que nós fôssemos salvos por meio da fé nele.

A Fé em Cristo É o Único Meio para Alguém Ser Salvo?

O desafio cultural: As pessoas atualmente amam ser inclusivas. Nós queremos que todo mundo esteja certo. Na verdade, nós achamos que o único modo de estar errado é pensar que alguém possa estar errado sobre qualquer assunto. Então, quando o assunto é religião, nós dizemos: “Todos os caminhos levam a Deus. Não existe uma única maneira certa. A coisa certa a crer é aquela que funciona para você”. Mas é isso o que a Bíblia ensina?

A resposta curta: Em Atos 4.12, Pedro diz: “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos”.

Uma reposta um pouco mais longa: A fé em Cristo é o único meio de alguém ser salvo porque é somente pela fé em Cristo que nós podemos ser considerados justos aos olhos de Deus (Gl 2.16). É somente pela fé em Cristo que nós podemos ser reconciliados com Deus (Rm 5.9-11). É apenas pela fé em Cristo que nós podemos receber vida eterna (Jo 3.16). Jesus é o único mediador entre Deus e os homens (1Tm 2.5).

Verdadeiramente inclusivo: Embora muitas pessoas considerem essa mensagem intoleravelmente exclusiva, nós deveríamos mostrar-lhes a radical inclusividade do evangelho. O evangelho confronta todas as pessoas como pecadores e oferece perdão de pecados e vida eterna a todos aqueles que dão as costas para o seu pecado e creem em Cristo. Não importa quão bom ou mau você tenha sido. Não importa de onde você é ou de qual contexto religioso você vem. Se você se arrepender de seu pecado e crer em Cristo, você será salvo.

 

Extraído do site www.9marks.org. Copyright © 2013 9Marks. Usado com Permissão. Original: What’s the most fundamental problem the gospel addresses?Is faith in Christ the only way to be saved?

Tradução: Vinícius Silva Pimentel – Ministério Fiel © Todos os direitos reservados. Website: www.MinisterioFiel.com.br / www.VoltemosAoEvangelho.com. Original: A fé em Cristo é o único meio para alguém ser salvo?

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

9marks-logo2