Teologia faz você cantar?

Dois perigos. Dois extremos. Você provavelmente já caiu em um ou no outro. Teologia e Doxologia. Conhecimento sobre Deus e Adoração a Deus. Se você é um seminarista, é provável que você já tenha buscado crescer em conhecimento doutrinário e fez isso de maneira fria. Já no outro extremo está o cara do louvor extravagante, aquele que canta qualquer coisa com muita paixão para adorar a Deus, mesmo que seja contrário ao que a Bíblia ensina. OK, talvez você não esteja em algum dos extremos, mas é algo que temos que tomar cuidado. Gerrit Scott Dawson, no artigo Teologia e Doxologia, nos fala desse equilíbrio:

Eu leio muitos livros de teologia. Esse é o meu trabalho—e minha paixão. Porém, toda  vez que escolho um livro, eu lanço um desafio silencioso: “Faça-me cantar”. Eu vou a muitos cultos de adoração. Esse também é o meu trabalho—e minha paixão. Meu desafio é: “Leva-me mais fundo”. O conhecimento de Deus e o louvor a Deus; a teologia e a doxologia estão interligadas. Elas são parceiras de dança na satisfação do nosso principal objetivo: glorificar a Deus e gozá-lo para sempre.

A teologia que não nos faz cantar falhou em sua missão, não importa quão correta ela seja. A adoração que não nos leva ao mais profundo de Cristo também falhou, não importa quão gloriosa seja a música ou quão aplicável, o sermão. Louvar a Deus de forma adequada significa aprofundar o nosso conhecimento deste Deus que adoramos. Nossos corações devem ficar em chamas quando verdadeiramente examinamos como o Pai enviou seu Filho ao mundo para nos salvar, e depois nos uniu ao Salvador quando enviou o Seu Espírito Santo aos nossos corações. Uma ótima teologia mexe com o coração. Uma excelente adoração aumenta o nosso conhecimento.

Continue a leitura do artigo, enquanto Dawson ilustra com o hino “Venham, Pecadores” de Joseph Hart e com João Calvino falando da nossa união com Cristo:

 Teologia e Doxologia –  Gerrit Scott Dawson

 

2013_TBT_01_Jan

O Dr. Gerrit Scott Dawson é pastor da Primeira Igreja Presbiteriana em Baton Rouge, La, e autor dos livros Jesus Ascended: The Meaning of Christ’s Continuing Incarnation e Called by a New Name: Becoming What God Has Promised.

Por Gerrit Scott Dawson. Extraído do site www.ligonier.org. © 2013 Ligonier Ministries. Original: Theology and Doxology.

Este artigo faz parte da edição de Janeiro de 2013 da revista Tabletalk sobre “As Virtudes Perdidas de Ouvir, Meditar e Pensar”.

Tradução: Isabela Siqueira. Revisão: Renata Espírito Santo – © Ministério Fiel. Todos os direitos reservados. Website: www.MinisterioFiel.com.br. Original: Ouvindo o Mundo e Teologia faz você cantar?

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

Veja mais artigos desta edição