um site cristão por Cristo e pelo Evangelho

Membresia de Igreja é Bíblico? (Matt Chandler) (2/2)

Muitas Outras Evidências em Favor da Membresia

Há outras evidências nas Escrituras que dão suporte à membresia da igreja local.

Nós vemos em Atos 2.37-47 que havia um registro numérico daqueles que professavam Cristo e eram cheios do Espírito Santo (v. 41), bem como um reconhecimento de que a igreja estava crescendo (v. 47).

Em Atos 6.1-6, nós vemos eleições serem realizadas a fim de lidar com um problema e uma acusação específicos.

Em Romanos 16.1-16, nós vemos o que parece ser uma consciência de quem é membro da igreja.

Em 1Timóteo 5.3-16, nós vemos um claro ensino acerca de como lidar com as viúvas na igreja e, nos versículos 9-13, nós lemos isto:

Não seja inscrita senão viúva que conte ao menos sessenta anos de idade, tenha sido esposa de um só marido, seja recomendada pelo testemunho de boas obras, tenha criado filhos, exercitado hospitalidade, lavado os pés aos santos, socorrido a atribulados, se viveu na prática zelosa de toda boa obra. Mas rejeita viúvas mais novas, porque, quando se tornam levianas contra Cristo, querem casar-se, tornando-se condenáveis por anularem o seu primeiro compromisso. Além do mais, aprendem também a viver ociosas, andando de casa em casa; e não somente ociosas, mas ainda tagarelas e intrigantes, falando o que não devem.

Nesse texto, nós vemos critérios para quem seria e quem não seria qualificado para o programa de cuidado com as viúvas de Éfeso. A igreja local em Éfeso é organizada, e eles estão executando um plano.

Nós podemos seguir mais e mais aqui, fazendo perguntas sobre como podemos ser obedientes aos mandamentos de Deus em 1Coríntios 12 ou Romanos 12 se não estivermos conectados a uma comunidade local e pactual de fé. Mas expor todos os textos possíveis iria requerer mais tempo do que eu disponho para este artigo.

O Plano de Deus é que Pertençamos a Igrejas Locais

Quando você começa a olhar para esses textos, torna-se claro que o plano de Deus para a sua igreja é que nós pertençamos a uma comunidade local e pactual de fé. Isso é para a nossa própria proteção e amadurecimento, e para o bem dos outros.

Se você enxerga a igreja como uma espécie de buffet eclesiológico, então você severamente limita as possibilidades do seu crescimento em maturidade. Crescer em piedade pode machucar. Por exemplo, à medida que eu interajo com outros em meu próprio corpo local, minha indolência no zelo é exposta, assim como minha falta de paciência, minha falta de oração e minha hesitação em associar-me aos mais fracos (Rm 12.11-16). Contudo, essa interação também me dá a oportunidade de ser amorosamente confrontado por irmãos e irmãs que estão nas trincheiras comigo, assim como me fornece um lugar seguro para a confissão e o arrependimento. Mas, quando a igreja é apenas um local que você frequenta sem de fato ligar-se a ela, como um buffet eclesiológico, seria preciso apenas considerar por que você está sempre mudando a cada vez que o seu coração começa a se expor ao Espírito e a verdadeira obra está começando a acontecer.

Qual é o cerne de tudo isso? Membresia de igreja local é uma questão de obediência bíblica, não de preferência pessoal.

Leia também: Membresia de Igreja é Bíblico? (Matt Chandler) (1/2)

 

Extraído do site www.9marks.org. Copyright © 2013 9Marks. Usado com Permissão. Original: Is Church Membership Biblical?

Tradução: Vinícius Silva Pimentel – Ministério Fiel © Todos os direitos reservados. Website: www.MinisterioFiel.com.br / www.VoltemosAoEvangelho.com. Original:  Membresia de Igreja é Bíblico? (Matt Chandler) (2/2)

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

9marks-logo2

15 Comentários
  1. Derli Costa Vilela Diz

    Só esqueceu de colocar ai que as igreja se reunião nas casas e não em templos onde o mesmo DEUS avisa claramente que ele não habita em templos feitos por mãos humanas

  2. Adriano Santos Diz

    Infelizmente mais da metade (para não dizer uma porcentagem maior), das "igrejas locais" estão esquecendo da Bíblia para pregar filosofias meramente mundanas, e ainda mais outras que praticam coisas que são extra-bíblicas como regras exageradas de usos e costumes por exemplo, já vi "igrejas" ensinarem cada coisa estranha que se torna desanimador participar de um sistema religioso… É difícil ter que ouvir certas coisas, por mais que devamos participar da comunhão, não é fácil escolher uma igreja que tenha compromisso de fato com a palavra de Deus em exclusividade, sem torce-la ou coloca-la como bem querem…

  3. Alfredo Barbosa Diz

    Mas as casas ainda seriam "templos feitos por mãos humanas". Limitar os cultos às casas só trocaria os templos comunitários pelas casas. O que importa, no final das contas, é ter a consciência de que Deus não está contido no templo.

  4. Maria Zenilda Diz

    o templo que Deus quer o corpo humano pra ele habitar e ser morada dele,,,,,,,,,,,,,,,,pois esse foi o templo feito pelas maos dele

    1. Vitor Diz

      Não entendi o propósito de seu argumento. Você quer dizer que não se deve reunir em templos?

  5. Kate Zamboni Diz

    O que Deus deseja é o amor e comunhão entre os irmãos, seja na igreja ou nas células. Nós somos a igreja e não as paredes.#Olhonoolho#

  6. Waldir Ferro Diz

    Creio que a observação é boa, mas o foco do artigo está no vínculo à igreja (as pessoas) e não no templo ou casa onde se congregam.

  7. Waldir Ferro Diz

    De fato, Adriano. Existem muitas igrejas falsas e que não estão sujeitas à Palavra de Deus. Mesmo as igrejas verdadeiras têm problemas, porque são compostas de pecadores (regenerados em maioria, mas ainda pecadores). Porém, não podemos usar isso como desculpa para não nos ligarmos a uma igreja. Afinal, Jesus prometeu que estaria com " a Sua igreja todos os dias, até a consumação dos séculos". Ela está aí e todo aquele que crê em Jesus e nas Suas palavras, deve buscar segui-Lo em obediência, sendo batizados por uma igreja verdadeira e ligando-se a ela para servir a Cristo através dela. Tem pessoas que agem com desprezo pela igreja, mesmo dizendo-se discípulos de Cristo, mas se esquecendo que foi Ele mesmo quem estabeleceu a igreja e deu a Sua vida por ela – Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Efésios 5:25

  8. Welandro Damasceno Diz

    Texto muito edificante. Ainda no Brasil percebemos a ligação pessoal do evangélico com sua igreja local, mas à medida que a modernidade vem e pseudo igrejas surgem prometendo prosperidades e formulando simpatias místicas, as pessoas tem se afastado e buscado um local conforme sua vontade pessoal, por isso ou vivem mudando de local ou abrem seus próprios trabalhos. O texto enfatiza bem “Membresia de igreja local é uma questão de obediência bíblica, não de preferência pessoal”.

  9. Michael Lanes Wawginiaks Diz

    Alfredo Barbosa Eu participo de uma Igreja nas casas… sim para quem não sabe elas existem hoje ainda. Não há necessidade ao meu ver de haver um prédio para os cultos. Pode ser em qualquer lugar, daí surge a facilidade de fazer nas casas dos irmãos. Mas não tem nada a ver com templo. Como bem lembrou o Waldir Ferro sugeriu, o foco não está nas "casas" em si, mas na igreja, o corpo. Sds!

  10. Elizabeth Aquino Diz

    Derli ele não habita em templos de pedra , habita em nossos corações. Mas com bom e com suave é que os irmãos vivam em comunhão. Em uma casa não da para fazer uma comunidade fixa, só temporária…Meu primo abria as portas de sua casa para uma vigília mensal onde todos eram bem vindos , só que sua casa sofreu vários assaltos por isso. Porque também não está escrito na testa dos irmãos quem vem para orar e quem vem para roubar …

  11. Lucas Henrique Diz

    Derli, Deus não habita em templos feitos por mãos humanas mesmo. Mas, onde você viu algum protestante dizer que habita? O templo é só pra facilitar a reunião do corpo de Cristo. Poderia ser em uma casa? Sim poderia. Assim como poderia ser em qualquer outro local, inclusive em um templo. Você pode mostrar pela bíblia que se reunir em um templo é algo errado?

  12. DANIELLE RIBEIRO SANTOS Diz

    A nação de Israel no A.T. era cheia de erro, nem por isso os profetas fugiram, eles ficaram junto ao povo para admoestá-los. Da mesma forma os que se consideram “perfeitos” devem ajudar os que não são…. os servos do Senhor não são alienados sociais.

  13. Cezar Scholze Diz

    Esse povo tem essa mania de falar que DEUS não ''HABITA'' em templos feito por mãos humanas.
    O que significa a palavra ''HABITAR''?

    Vamos ao dicionário. v.t. Ocupar como residência, morar em, residir: habita uma bela casa.
    Povoar: diferentes raças habitam a Europa.
    Frequentar.
    V.i. Residir, morar, viver, estar domiciliado: habitar no campo.
    Estar: Deus habita na alma em estado de graça.

    Ou seja DEUS não ''MORA'' em templos de mãos humanas porém ELE se faz presente.
    Se uma multidão de pessoas se ajuntarem em um local para adorar a DEUS e for de coração, porque DEUS não estaria lá? Afinal DEUS é onipresente está em todos os lugares ao mesmo tempo. E se tem os que adoram e os que não adoram DEUS sabe quem o adora em espírito e em verdade porque ELE é onisciente e sabe o que pensamos, e DEUS É O JUIZ porque a sua ONIPOTÊNCIA É A FORÇA DA SUA GRANDEZA! ''Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
    (Mateus 5:8).

  14. Rose Marcon Diz

    A Igreja somos nós, não as denominações…. A Igreja verdadeira está sendo edificada por Jesus, não por homens. A igreja verdadeira não se divide, como fazem nas denominações que, por qualquer ninharia, abrem outra porta na calçada da frente. A Igreja tem como cabeça só um Senhor: Cristo! As denominações tem cada uma sua "cabeça" preferida, sejam pastores, "bispos", reverendos… isso qdo não são mulheres à frente dos "trabalhos". Sim, Jesus está e estará com sua Igreja por toda eternidade.. esteja ela dentro de paredes, no parque, em casas… limitar um cristão à uma denominação e fazê-lo seguir regras de homens é uma afronta ao Deus todo poderoso, que quer adoradores em Espírito e Verdade, que apresentem seus corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o seu CULTO RACIONAL! Respeito quem ainda está no sistema… infelizmente os que nele estão não costumam respeitar quem não está. Não somos "desigrejados", "apartados", "afastados" ou qualquer coisa do gênero. Somos filhos de Deus andando na luz que dEle recebemos.

Comentários estão fechados.