Ordenação feminina: Afinal mulheres podem ser pastoras?

Uma questão que permanece forte nos dias de hoje é a questão da ordenação feminina. Afinal, mulheres podem ser pastoras? Nós do VE acreditamos que tanto os homens quanto as mulheres foram criado à imagem de Deus, porém Deus deu funções distintas a cada um. Em Efésios 5 vemos que o homem é o cabeça da esposa, como Cristo é o cabeça da igreja. Da mesma forma, na igreja, Deus deu a função de liderança pastoral aos homens.

Já abordamos este assunto no VE, mas se torna necessário novamente enfatizá-lo:

Neste video, Augustus Nicodemus resume o assunto:

Por Augustus Nicodemus. Original: Pastorado Feminino (Augustus Nicodemus)

Por fim, no texto abaixo, Nicodemus fornece 19 respostas a argumentos usados em favor da ordenação de mulheres (clique para expandir).

Respostas a Argumentos Usados em Favor da Ordenação de Mulheres

19 Respostas a Argumentos Usados em Favor da Ordenação de Mulheres

Oferecemos aqui respostas aos argumentos geralmente empregados em favor da ordenação de mulheres para o ministério pastoral.

1. Deus não criou originalmente o homem e a mulher iguais? Qual a base, pois, para impedir que a mulher seja ordenada? 

Resposta: De fato, lemos em Gênesis 1 que Deus criou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança. Entretanto, lemos no relato mais detalhado de Gênesis 2 que Deus lhes atribuiu papéis diferentes, dando ao homem o papel de liderar e cuidar da mulher e à mulher o papel de ser sua ajudadora, em submissão. Esta diferenciação é percebida por Paulo na ordem em que foram criados (primeiro o homem e depois a mulher, 1Tm 2.13), na forma como foram criados (a mulher foi criada do homem, 1Co 11.8) e no propósito para o que foram criados (a mulher foi criada por causa do homem, 1Co 11.9). A igualdade da criação, portanto, não anula a diferenciação de funções estabelecida na própria criação.

2. A subordinação feminina não é parte da maldição por causa da queda? E Cristo não aboliu a maldição do pecado? Por que, então, as mulheres cristãs não podem exercer o ministério em igualdade com os homens?

Resposta: Sem dúvida um dos castigos impostos por Deus à mulher foi o agravamento da sua condição de submissão. Entretanto, a subordinação feminina tem origem antes da queda, ainda na própria criação. O homem não foi feito da mulher, mas a mulher foi feita do homem. O homem não foi criado por causa da mulher, mas sim a mulher por causa do homem (1Co 11.8-9). Quanto à obra de Cristo, lembremos que seus efeitos não são total e exaustivamente aplicados por Deus aqui e agora. Por exemplo, mesmo que Cristo já tenha vencido o pecado e a morte, ainda pecamos e morremos. Outros efeitos da maldição impostos por Deus após a queda ainda continuam, como a morte, o sofrimento no trabalho e o parto penoso das mulheres. Além do mais, desde que os diferentes papéis do homem e da mulher já haviam sido determinados na criação, antes da queda, segue-se que continuam válidos. O que o Cristianismo faz é reformar esta relação de submissão para que a mesma seja exercida em amor mútuo e reflita assim mais exatamente a relação entre Cristo e a Igreja.

3. Há abundantes provas na Bíblia de que as mulheres desempenharam papéis cruciais, ocupando funções de destaque e sendo instrumento de bênção para o povo de Deus. Isto não prova que elas, hoje, podem ser ordenadas e exercer liderança?

Resposta: Estas provas demonstram apenas a tremenda importância do ministério feminino, mas não a existência do ministério feminino ordenado. Nenhuma destas mulheres era apóstola, pastora, presbítera ou diaconisa. Jesus não chamou nenhuma mulher para ser apóstola. As qualificações dos pastores em 1Timóteo 3 e Tito 1 deixam claro que era função a ser exercida por homens cristãos. O fato de que as mulheres sempre foram extremamente ativas e exerceram muitas e diferentes atividades e serviços na Igreja Cristã não traz como corolário que elas tenham sido, ou tenham que ser, ordenadas para tal.

4. Há evidência na Bíblia de que Hulda, Débora, Priscila e Febe eram líderes e exerciam autoridade. Isto não é prova bíblica suficiente para ordenação de mulheres?

Resposta: Há dois pontos a se ter em mente quanto ao ministério destas mulheres: (1) O fato de que a Bíblia descreve como Deus usou determinadas pessoas em épocas específicas para propósitos especiais não faz disto uma norma. Lembremos da utilíssima distinção entre o descritivo e o normativo na Bíblia. Deus usou o falso profeta Balaão (Nm 22.35). O desobediente rei Saul também profetizou em várias ocasiões (1Sm 10.10; 19.23), bem como os mensageiros que enviou a Samuel (1Sm 19.20,21). A descrição destes casos não estabelece uma norma a ser seguida pelas igrejas na ordenação de oficiais. O fato de que Deus transmitiu sua mensagem através de uma mulher não faz dela um oficial da Igreja. Há outros requisitos no Novo Testamento para o oficialato conforme lemos nas especificações explícitas que temos em 1Timóteo 3 e Tito 1.

 (2) Os profetas de Israel não recebiam um ofício mediante imposição de mãos para exercer uma autoridade eclesiástica oficial. Os reis e sacerdotes, ao contrário, eram “ordenados” para aquelas funções e as exerciam com autoridade. Não há sacerdotisas “ordenadas” em Israel, pelo menos nas épocas onde prevalecia o culto verdadeiro. Hulda foi uma profetiza em Israel, recebendo consultas em sua casa (2Re 22.13-15). A mesma coisa pode ser dita de Débora, que foi juíza em Israel numa época em que não havia reis e nem o sacerdócio funcionava, quando todos faziam o que parecia bem aos seus olhos. Seu ministério foi uma denúncia da fraqueza e falta de coragem dos homens daquela época (Jz 4.4-9; compare com Is 3.12). Sobre Priscila, sua liderança parece evidente, porém menos evidente é se ela era pastora ou presbítera. Quanto à Febe, ver a pergunta sobre ela mais adiante.

5. Podemos afirmar que o patriarcado, conforme o encontramos na Bíblia, especialmente no Antigo Testamento, é uma instituição nociva e perversa que denigre, inferioriza e humilha a mulher?

Resposta: O patriarcado, como o encontramos na Bíblia, especialmente no Antigo Testamento, não é simplesmente uma afirmação da masculinidade, não é jamais sinônimo de domínio macho ou um sistema de valores no qual o homem trata a mulher com descaso, desvalorizando-a e super valorizando-se. Muito menos sinônimo de exploração e domínio, como afirma o feminismo. Patriarcado é o sistema no qual os pais cuidam de suas famílias. A imagem do pai no Velho Testamento não é primariamente daquele que exerce autoridade e poder, mas do amor adotivo, dos laços pactuais de bondade e compaixão. Somente nas Escrituras hebraicas podemos encontrar um Deus Pai Todo-Poderoso e Todo-Bondoso. Os patriarcas refletem a paternidade de Deus, ainda que muito pobremente. O Deus dos Hebreus não é como os deuses masculinos irresponsáveis das culturas pagãs das cercanias de Israel, porque ele jamais abandona os filhos que gera, antes, deles cuida. Os patriarcas seguem o exemplo de Deus. Naquela cultura ensinava-se ao homem judeu que ele não era simplesmente um animal, agressivo, assertivo e violento, mas pai, cuja agressividade deveria ser transformada pela responsabilidade, que haveria de manifestar a gentileza e o cuidado pelos filhos e a expressão da completa masculinidade, que haveria de se unir com o ser feminino e o mundo feminino da família, ainda que mantivesse a separação necessária para o exercício da autoridade. O machismo é uma versão deturpada de alguns aspectos do patriarcado, e oprime as mulheres. Devemos lutar contra o machismo, e não deixar de reconhecer a verdade sobre o patriarcado.

6. Febe não era uma diaconisa, conforme Romanos 16.1-2? Isto não prova que as mulheres podem exercer autoridade eclesiástica na Igreja?

Resposta: Temos de considerar os seguintes aspectos.

(1) Não é claro se Febe era realmente uma diaconisa. Muito embora no original grego Paulo empregue o termo “diácono” para se referir a ela, lembremos que este termo no Novo Testamento nem sempre significa o ofício de diácono. Pode ser traduzido como servo, ministro, etc. Portanto, nossa tradução “Recomendo-vos a nossa irmã Febe, que está servindo à igreja de Cencréia” é perfeitamente possível e não é uma tradução preconceituosa.

(2) Mesmo que houvesse diaconisas na Igreja apostólica, é certo que elas não exerceriam qualquer autoridade sobre as igrejas e sobre os homens – a presidência era dos presbíteros, cf. 1Tm 5.17; o trabalho delas seria provavelmente com outras mulheres (Tt 2.3-4) e relacionado com assistência aos pobres. É interessante que a primeira referência que existe na história da Igreja sobre o trabalho de mulheres, diz assim: “A mulher deve servir às mulheres” (Didascalia Apostolorum). Isto queria dizer que elas instruíam as outras que iam se batizar, ajudavam no enterro de mulheres, cuidavam das pobres e doentes. Não há qualquer indício de que tais mulheres eram ordenadas para o exercício da autoridade eclesiástica.

7. O que fazer quando mulheres possuem visão pastoral, liderança, habilidades para o ensino ou capacidade administrativa, dons de evangelismo ou profecia?

Resposta: Que exerçam estas habilidades e dons dentro das possibilidades existentes nas Igrejas. Elas não precisam ser ordenadas para desenvolver seus ministérios e manifestar seus dons.

8. A resistência em ordenar mulheres hoje não decorre da reafirmação através dos séculos da inferioridade da mulher, feita por importantes teólogos e líderes da Igreja?

Resposta: A Igreja deve andar pelo ensino das Escrituras Sagradas. Se teólogos e líderes antigos defenderam idéias erradas sobre a inferioridade da mulher, cabe à Igreja corrigi-las à luz das Escrituras, que mostram que Deus criou o homem e a mulher iguais. Porém, corrigir os erros dos antigos neste ponto não significa ordenar mulheres, pois aí estaríamos cometendo um outro erro. Certamente as mulheres não são e nunca foram inferiores aos homens, mas daí a abolirmos os papéis distintos que lhes foram determinados por Deus na criação vai uma grande distância.

9. Existe algum texto na Bíblia que diga claramente “é proibido que as mulheres sejam ordenadas ao ministério”?

Resposta: Nenhuma das passagens usadas contra a ordenação feminina diz explicitamente que mulheres não podem ser ordenadas ao ministério. Entretanto, todas elas impõem restrições ao ministério feminino, e exigem que as mulheres cristãs estejam submissas à liderança cristã masculina. Essas restrições têm a ver primariamente com o ensino por parte de mulheres nas igrejas. Já que o governo das igrejas e o ensino público oficial nas mesmas são funções de presbíteros e pastores (cf. 1Tm 3.2,4-5; 5.17; Tt 1.9), infere-se que tais funções não fazem parte do chamado cristão das mulheres. Ainda, se o argumento do silêncio for usado, ele se vira contra a ordenação feminina, pois não há texto algum que diga que as mulheres devem ser ordenadas ao ministério da Palavra e ao governo eclesiástico, enquanto que as Escrituras atribuem ao homem cristão o exercício da autoridade eclesiástica e na família.

10. Se as mulheres recebem os mesmos dons espirituais que os homens, não é uma prova de que Deus deseja que elas sejam ordenadas ao ministério?

Resposta: Não. As condições para o oficialato na Igreja apostólica estão prescritas em 1Timóteo e Tito 1. Percebe-se que o dom do ensino é apenas um dos requisitos. Há outros, como por exemplo, governar a própria casa e ser marido de uma só mulher, que não podem ser preenchidos por mulheres cristãs, por mais dons que tenham.

11. O ensino de Paulo sobre as mulheres na Igreja se aplica hoje? Não estava ele influenciado pela cultura daquela época, que era muito diferente da nossa?

Resposta: É necessário fazer a distinção entre o princípio teológico supra cultural e aexpressão cultural deste princípio. Há coisas no ensino de Paulo que são claramente culturais, como a determinação para o uso do véu em 1Coríntios 11. Porém, enquanto que o uso do véu é claramente um costume cultural, ao mesmo tempo expressa um princípio que não está condicionado a nenhuma cultura em particular, que é o da diferença funcional entre o homem e a mulher. O que Paulo está defendendo naquela passagem é a vigência desta diferença no culto público — o véu é apenas a forma pela qual isto ocorreria normalmente em cidades gregas do século I. Notemos ainda que Paulo defende a participação diferenciada da mulher no culto usando argumentos permanentes, que transcendem cultura, tempo e sociedade, como a distribuição ou economia da Trindade (1Co 11.3) e o modo pelo qual Deus criou o homem (1Co 11.8-9).

12. Paulo escreveu suas cartas para atender a problemas locais e específicos. Como podemos aplicar hoje o que Paulo escreveu, se a situação e o contexto são diferentes?

Resposta: Quase todos os livros do Novo Testamento foram escritos em resposta a uma situação específica de uma ou mais comunidades cristãs do século I, e nem por isto os que querem a ordenação feminina defendem que nada do Novo Testamento se aplica às igrejas cristãs de hoje. A carta aos Gálatas, por exemplo, onde Paulo expõe a doutrina da justificação pela fé somente, foi escrita para combater o legalismo dos judaizantes que procuravam minar as igrejas gentílicas da Galácia, em meados do século I. Ousaríamos dizer que o ensino de Paulo sobre a justificação pela fé não tem mais relevância para as igrejas do final do século XX, por ter sido exposto em reação a uma heresia que afligia igrejas locais no século I? O ponto é que existem princípios e verdades permanentes que foram expressos para atender a questões locais, culturais e passageiras. Passam as circunstâncias históricas, mas o princípio teológico permanece. Assim, o comportamento inadequado das mulheres das igrejas de Corinto e de Éfeso, às quais Paulo escreveu determinando que ficassem caladas na Igreja, foi um momento histórico definido, mas osprincípios aplicados por Paulo para resolver os problemas causados por estas atitudes permanecem válidos. Ou seja, o ensino de que as mulheres devem estar submissas à liderança masculina nas igrejas e na família, sem ocupar posições de liderança e governo, é o princípio permanente e válido para todas as épocas e culturas.

13. Onde está na Bíblia que somente homens podem ser pastores, presbíteros e diáconos?

Resposta: Os textos mais explícitos da Bíblia são Atos 6.1-7; 1Timóteo 2.11-15; 1Coríntios 14.34-36 e 1Coríntios 11. 2-16. Algumas destas passagens foram analisadas com mais profundidade em outra parte deste caderno. Além disto, a relação intrínseca entre a família e a Igreja mostra que aquele que é cabeça na família (Efésios 5.21-33) também deve exercer a liderança na Igreja.

14. Onde está na Bíblia que os homens devem ser o cabeça da família?

Resposta: Há diversas passagens no Novo Testamento onde se trata dos papéis do homem e da mulher na família: Efésios 5.21-33; Colossenses 3.18-19; 1 Pedro 3.1-7; Tito 2.5. Em todos eles, a liderança da família é atribuída ao homem.

15. Os argumentos usados hoje para defender a submissão da mulher não são os mesmos usados no século passado por muitos cristãos para defender a escravidão?

Resposta: O fato de que no passado a Bíblia foi usada de forma errada para defender a escravidão não significa que a defesa da subordinação feminina seja igualmente feita de forma errada. Não devemos pensar que a relação entre o homem e a mulher na família e na igreja está no mesmo pé de igualdade que a escravidão. Primeiro, os papéis distintos do homem e da mulher estão enraizados na própria criação, enquanto que a escravidão não está. Segundo, o fato de que Paulo faz recomendações aos escravos cristãos para que sejam bons escravos não significa que ele aprovava a escravidão. Na verdade, as recomendações que ele dá aos cristãos que eram donos de escravos já traziam embutidas a idéia da dissolução do sistema de escravidão (Fm 16; Ef 6.9; Cl 4.1; 1Tm 6.1-2).

16. Havia uma mulher chamada Júnias que Paulo considera como apóstola, em Romanos 16.7. Se havia apóstolas, por que não pastoras, presbíteras e diaconisas? 

Resposta: A passagem diz o seguinte: Saudai a Andrônico e a Júnias, meus parentes e companheiros de prisão, os quais são notáveis entre os apóstolos, e estavam em Cristo antes de mim” (Rm 16.7). Não é tão simples assim deduzir que Júnias era uma apóstola. Há várias questões relacionadas com a interpretação deste texto. Júnias é um nome masculino ou feminino? Existe muita disputa sobre isto, embora a evidência aponte para um nome masculino. Outra coisa, a expressão “notável entre os apóstolos” significa que Júniasera um dos apóstolos, já antes de Paulo, e um apóstolo notável, ou apenas que os apóstolos, antes de Paulo, tinham Júnias em alta conta? A última possibilidade é a mais provável. Em última análise, só podemos afirmar com certeza, a partir de Romanos 16.7, que, quem quer que tenha sido, Júnias era uma pessoa tida em alta conta por Paulo, e que ajudou o apóstolo em seu ministério. Não se pode afirmar com segurança que era uma mulher, nem que era uma “apóstola”, e muito menos uma como os Doze ou Paulo. A passagem não serve como evidência bíblica para a ordenação feminina no período apostólico. E essa conclusão está em harmonia com o fato de que Jesus não escolheu mulheres para serem apóstolos. Não há nenhuma referência indisputável a uma “apóstola” no Novo Testamento.

17. O Novo Testamento diz que, em Cristo, não há homem nem mulher, todos são iguais diante de Deus (Gl 3.28). Proibir as mulheres de serem oficiais da Igreja não é fazer uma distinção baseada em sexo?

Resposta: Não se pode discordar de que o Evangelho é o poder de Deus para abolir as injustiças, o preconceito, a opressão, o racismo, a discriminação social, bem como a exploração machista. E nem se pode discordar de que Cristo veio nos resgatar da maldição imposta pela queda. A pergunta é se Paulo está falando da abolição da subordinação feminina e de igualdade de funções nesta passagem. Está o apóstolo dizendo que as mulheres podem exercer os mesmos cargos e funções que os homens na Igreja, já que são todos aceitos sem distinção por Deus através de Cristo, pela fé? Entendemos que a resposta é não. Gálatas 3.28 não está ensinando a igualdade para o exercício de funções, mas a unidade de todos os cristãos em Cristo. Veja a análise desta passagem acima.

18. O conceito da submissão feminina ensinado na Bíblia não acarreta inevitavelmente o conceito de que o homem é melhor e superior à mulher?

Resposta: Infelizmente muitos têm chegado a esta conclusão, mas ela certamente é equivocada. O ensino bíblico é que Deus criou homem e mulher iguais porém com diferentes atribuições e funções. A Bíblia ensina que Deus tem autoridade sobre Cristo, Cristo tem autoridade sobre o homem, e o homem tem autoridade sobre a mulher. É uma cadeia hierárquica que começa na Trindade e continua na igreja e na família. Podemos inferir (guardadas as devidas proporções) que, da mesma forma como a subordinação de Cristo ao Pai não o torna inferior — como afirma a fé reformada em sua doutrina da Trindade — a subordinação da mulher ao homem não a torna inferior. Assim como Pai e Filho, que são iguais em poder, honra e glória, desempenham papéis diferentes na economia da salvação (o Filho submete-se ao Pai), homem e mulher se complementam no exercício de diferentes funções, sem que nisto haja qualquer desvalorização ou inferiorização da mulher. Em várias ocasiões o Novo Testamento determina que os crentes se sujeitem às autoridades civis (Rm 13.1-5; 1 Pe 2.13-17). Em nenhum momento, entretanto, este mandamento implica que os crentes são inferiores ou têm menos valor que os governantes. Igualmente, os filhos não são inferiores aos seus pais, simplesmente porque devem submeter-se à liderança deles (Ef 6.1). O conceito de subordinação de uns a outros tem a ver apenas com a maneira pela qual Deus estruturou e ordenou a sociedade, a família e a igreja.

19. Em 1Timóteo 3.11, ao descrever as qualificações do diácono, Paulo se refere às mulheres: “Da mesma sorte, quanto a mulheres, é necessário que sejam elas respeitáveis, não maldizentes, temperantes e fiéis em tudo”. Este versículo não prova que havia diaconisas nas igrejas apostólicas?

Resposta: Não necessariamente. Esta passagem tem sido entendida de diferentes modos: (1) Paulo pode estar se referindo às mulheres dos diáconos (Calvino). Porém, ele emprega para elas a expressão “é necessário” (1Tm 3.11), que foi a mesma que empregou para os presbíteros (3.2) e os diáconos (3.8), ao descrever suas qualificações. Logo, não nos parece que o apóstolo se refira às mulheres dos diáconos. (2) Paulo pode estar se referindo à todas as mulheres da igreja; entretanto, é bastante estranho que ele tenha colocado instruções para todas as mulheres bem no meio das instruções aos diáconos! (3) Paulo pode estar se referindo às assistentes dos diáconos, mulheres piedosas, que prestavam assistência em obras de misericórdia aos necessitados das igrejas (Hendriksen). (4) Paulo se referia à diaconisas. Porém, é no mínimo estranho que Paulo não empregou o termo apropriado para descrever a função delas (diaconisas), já que ele vinha falando de presbíteros e diáconos. A opção 3 nos parece a melhor e mais provável: havia mulheres piedosas nas igrejas apostólicas, não ordenadas como “diaconisas”, que ajudavam os diáconos nas obras de misericórdia, trabalhando diretamente com as mulheres carentes e necessitadas. É a estas que Paulo aqui se refere.

Por: Augustus Nicodemus. OriginalRespostas a Argumentos Usados em Favor da Ordenação de Mulheres.

496 Comentários
  1. Pr.Jayjairo Castelo Diz

    Não consigo entender elas podem ofertar pregar ensinar aconselhar sustentar marido. Inclusive dirigir coral etc. Então amigo mande elas pararem de fazer tudo isso na sua Igreja para ser coerente e que elss só perguntem aos maridos em casa.

    1. Claudimir Diz

      Irmão, o que diz a Bíblia???

    2. Samuel Mendes Diz

      como ja disse certo pastor, o erro vem sempre montado nos ombros da tolerancia… tolere uma pastora e depois vcs irao ver o que já acontece hje.. apenas deixe uma pequena quantidade de heresia e colha os frutos da apostasia …. maranata….

    3. Pr.Jayjairo Castelo Diz

      Então para a todas as irmãos que pregam ensinam e são missionarias que sejam apenas donas de casa e ponto final.Na igreja tem tanta coisa que a bíblia não menciona por exemplo, escola dominical, circulo de oração,culto de libertação,mulheres missionarias, mulheres no púlpito, homem de terno devia usar as mesmas roupas que Paulo e Jesus usavam. etc.

    4. Wendel Sales Diz

      gostei Pr.Jayjairo Castelo,algumas palavras de paulo,eram aconcelhamentos e não mandamentos,se assim fosse, paulo em uma de suas cartas,fala que: bom seria que o homem não se casa-se I CORINTIOS 7:8-9 :8 Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu.
      9 Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se.vamos lá,examinar as escrituras direito!!!

    5. Leonardo Diz

      cara… primeira opinião que valeu a pena eu comentar… o senhor chegou no ponto-chave da discussão Pr. Jay.

    6. Jefferson Araujo Diz

      de fato o que a biblia não menciona não deviria estar na igreja,o fato de e uma multidao fazer uma coisa errada não significa que a multidao esteja certa…(o que eh certo eh certo, mesmo que vc, ou eu, faça errado) resumindo a biblia eh para ser seguida, a maioria não prega a verdade pq tem medo de perder membros…se agimos em conformidade com a biblia, cumprindo os designos de Deus conforme o plano de Deus, a pregação do evangelho seria uma consequencia natural…

    7. Daladier Lima Diz

      Eu queria que o problema da Igreja fossem as mulheres serem pastoras. Ah! Como eu queria… Temos visto é um bocado de homens inchados na carne, semeando heresias, angariando dinheiro e poder. Depois que desanda o mote único é instalado. Haja paciência!

    8. raquel Diz

      é verdade os valores se inverteram,discutem coisas inuteis e nao prestam atençao na bagunça geral,nem no comercio se transformou o evangelho,nao sou contra uma mulher pregar,talvez ela o faça com maior amor que muitos homens que se acham os donos da verdade.

    9. Samuel Mendes Diz

      como ja disse certo pastor, o erro vem sempre montado nos ombros da tolerancia… tolere uma pastora e depois vcs irao ver o que já acontece hje.. apenas deixe uma pequena quantidade de heresia e colha os frutos da apostasia …. maranata….

    10. Claudimir Diz

      Se quiser falar sobre o tema mandar e-mail. Acho que esse espaço não ficou adequado para tratar o assunto.

    11. José Ronaldo Diz

      Muitas igrejas fazem muitas coisas que Deus não pediu nos cultos públicos. Tudo isso como se fosse “para honra e glória do Senhor”. Mas será? Se a igreja quer mesmo seguir o padrão de Deus para Sua Igreja, então teremos de parar com todas essas coisas que nós inventamos para “enfeitar” a igreja, noiva de Cristo. Elas funcionam como peças de um vestuário para seduzir a atrair pessoas. Impressionante!

    12. Thais Cunha Diz

      Interessante mesmo isso. Mulheres podem ser dizimistas, ofertantes, na convenção batista são as mulheres que lideram o maior número de campos missionários e não podem ser pastoras??? A Bíblia foi escrita a 2 mil, 4 mil anos atrás… a essencia da palavra que é fundamental e não a sua literalidade, vez que se assim o fosse começariamos a arrancar os olhos e as mãos das pessoas que pecaram.

    13. Thais Cunha Diz

      Interessante mesmo isso. Mulheres podem ser dizimistas, ofertantes, na convenção batista são as mulheres que lideram o maior número de campos missionários e não podem ser pastoras??? A Bíblia foi escrita a 2 mil, 4 mil anos atrás… a essencia da palavra que é fundamental e não a sua literalidade, vez que se assim o fosse começariamos a arrancar os olhos e as mãos das pessoas que pecaram.

    14. Francis Martins Diz

      muito boa resposta.

    15. Pr.Jayjairo Castelo Diz

      Concordo

    16. Gilberto R. Bernardo Diz

      A Bíblia é, foi e sempre será nossa única regra de fé e “pratica”. A bíblia não é “essência”. A Bíblia é a palavra de Deus e assim deve ser tratada. Se o próprio Deus em sua palavra deixou o pastoreio a cargo de homens não sou eu que posso mudar. Se em determinados círculos chamados cristãos estão fazendo de outra maneira, não quer dizer que a Bíblia ficou “desatualizada”. Quer dizer que as pessoas se afastaram do que ela manda fazer.

    17. Daladier Lima Diz

      Duro, prezado, Gilberto, é ler Romanos 16 e continuar pensando assim…

    18. Wendel Sales Diz

      em mateus 23,nosso senhor jesus disse que a ninguem na terra chamemos de pai e muito menos mestre,por que temos um só pai e um so mestre,e posso afirmar que temos um só pastor!!! jesus o messias,e na igreja primitiva ,em atos dos apostolos não vejo ninguem se denominando pastor!!!!

    19. Pr.Jayjairo Castelo Diz

      Esse comentário chega a ser até antibiblico. Usa um texto isolado.

    20. Renato Gripp Diz

      boa perfeito…..Thais Cunha..

    21. Pr.Jayjairo Castelo Diz

      Parabéns amada. Conheco irmãs que no Amazonas vão aonde homens não manifestam nenhum interesse em ir. Assim elas celebram casamentos batismos ganham almas para Jesus. Podem fazer o trabalho mas não podem receber o título. E muito bfacil sentar num computador e ficar combatendo o ministério feminino.Eu ja fui em Belem e Manaus nunca consagrei pastoras. Porem tem mulheres que valem mais que muitos homens sustentam a casa cuidam dos filhos e cooperam eficientemente no trabalho da Igreja. Concordaria se todos que discordam de minha posição a interpretarem a biblia literalmente e os que dizem mitsr Jesus que vivam como ele e Paulo viveram. Deixem tudo e vão ao mundo levar a mensagem Cristocentrica. Deixem de ser cegos. Aposto que muitos nunca leram a biblia toda. Quem não leu a biblia toda esta em pecado e melhor não se manifestarem..

    22. raquel ferreira Diz

      pr eu fico extremamente feliz por defender as mulheres,creio que nao precisamos de titulos,afinal temos o Espirito Santo que nos justifica,nunca almejei ser nada,mas creio que Deus tem me ensinado a amar o meu proximo,e afazer o que Ele me ordena,amo a palavra e só ela me importa,fazendo minha parte a opiniao alheia pouco me afetara,eu espero que muitas mulheres de Deus pense assim porque sei que o ministerio de nossos esposos dependem muito de nós mulheres,guerreiras,dispostas a ir onde muitos machoes nao iriam para lvar as boas novas,fica na paz de Cristo querido,que Deus te abençoe abundantemente….em nome de Jesus!

    23. Thais Cunha Diz

      Interessante mesmo isso. Mulheres podem ser dizimistas, ofertantes, na convenção batista são as mulheres que lideram o maior número de campos missionários e não podem ser pastoras??? A Bíblia foi escrita a 2 mil, 4 mil anos atrás… a essencia da palavra que é fundamental e não a sua literalidade, vez que se assim o fosse começariamos a arrancar os olhos e as mãos das pessoas que pecaram.

    24. Francis Martins Diz

      a igreja vai ficar mais vazia ainda. hhah

    25. Pr. Edison Lima Diz

      Pura Verdade Pastor.

      Jesus veio cumprir a LEI. Ele viveu e pregou como JUDEU. Por isso não escolheu discípulas, ainda mais, os doze tinham e tem um propósito muito maior do que só ser os discípulos ou apóstolos de Cristo na Terra. Eles eram representantes das doze tribos de Israel, e o serão na eternidade…. Então não se pode usar esse argumento contra o pastorado feminino. No Novo Testamento os apóstolos mandavam, foi a sequência do discipulado de Cristo, porém os apóstolos tinham discípulas. Inclusive comandando igrejas como a avó de Timóteo. Devemos tomar cuidado com as opiniões (principalmente relacionadas a má interpretação dos textos sagrados), visto que sim a mulher foi posta como ajudadora do homem, mas isso se refere à família terrena, não ao ministério estabelecido por Deus. Ele Cristo é o dono da igreja e se queremos saber se um pastorado feminino é de Deus, é só ver os frutos (isso – de ver os frutos – é recomendação de Jesus e também do do grande rabino Gamaliel). No Judaísmo a mulher fica calada e aprende em casa. Na nova aliança, vivemos na graça, pela graça e para a graça. Então… tomemos cuidado em generalizar as coisas !

  2. Claudimir Morais Diz

    A questão que está em jogo aqui é: nós realmente acreditamos no que diz o Novo Testamento? Ele é de fato a norma de fé e prática? Se o for, então os contrários ao sr. Augustus Nicodemus Lopes precisam rever sua posição. Ou então, assumam sua neo-ortodoxia de uma vez!

    1. Douglas Almeida Diz

      Irmão Claudimir Morais, gostaria de saber o que diz o NT, diferente do que foi citado pelo Rev. Augusto Nicodemos. só pra entender melhor sua posição quanto a esse tema.
      Aguardo…Paz

    2. Douglas almeida Diz

      Desculpe respondi no lugar errado!

    3. Pr.Jayjairo Castelo Diz

      Só faço uma pergunta? Quantas almas serão salvas com esta mensagem????

    4. Beatriz Diz

      Meu irmão, a vida cristã e suas doutrinas, é e sempre foi importante. Viver pra Cristo é também e principalmente, fazer uso da razão.

    5. Lucas Diz

      Salvar Almas, salvar almas… acha que tudo se resume a isso…

    6. Missionária Simone Brito Diz

      sim, lucas, o sacrificio de Jesus foi exatamente para isso, para salvar as almas.

    7. Carolina L. Lannes Diz

      O sacrifício de Jesus não foi SOMENTE para salvar almas. Isso faz parte de um todo.
      Esse assunto é polêmico, mas a IGREJA precisa discutir certos assuntos para compreender como funcionar bem no reino de Deus e para Glória de Deus. Nem tudo se resume a salvar almas, mas agradar ao Pai em todos os pontos.

    8. Sária Alves Diz

      e uma mulher pregando evangelho de Cristo e servindo a Deus o desagradaria? uma mulher com sede da palavra com instrução anunciando a Cristo o desagradaria? uma mulher em missões em outros Países como pregadora pastora morrendo por amor ao evangelho a Deus o desagrada? ou desagrada mais aos homens ver que as mulheres também são vasos e se Deus quiser Ele enche de azeite e faz transbordar Ele usa quem quer da forma que quiser.

    9. Carol Leocádio Diz

      Concordo… não falei nada contra o papel das mulheres… até porque sou mulher, pastora, pregadora e ministra de adoração.. kkk

    10. Roni de Lima Diz

      Já sei!!! Para resolver esse problema de vez…. Sugiro que rasguemos a BÍBLIA pois ela já não tem valia nos dias atuais! Deus errou ao escolher homens e não MULHERES. Vamos fazer a nossa própria bíblia e colocar nela tudo que Jesus não colocou. O que acham da ideia?

    11. joseph henryck Diz

      pr. jayjairo castelo, as almas dos pastores que estão ordenando mulheres sem o consentimento de Deus ok! (Oseias 8:4,6.) Cuidado para não ser precipitado no falar, diz salomão que é vergonhoso essa Ação!

    12. bruno Diz

      O problema é que não se trata apenas de ganhar almas a Cristo, se trata de exorta-las a fazer a vontade dele. Qual foi a ultima vez que falou sobre o pecado, sobre as doutrinas contidas na biblia, ao invés de apenas ganhar almas? Essa é uma das doutrinas. Pastor se permite um membro uma ovelha falar ao seu ministério, quero que saiba que se você nunca mais fez isso, você se afastou do cristianismo histórico e da vontade de Deus. A biblia é um manual, não apenas uma chave para o reino, é a palavra dele a qual ele mesmo por livre e espontânea vontade de sujeitou, e se ele disse ele é fiel para cumprir.

    13. Daladier Lima Diz

      A questão é seguir EXATAMENTE o que está lá. Nem o Augustus se digna a fazê-lo! Manda ele retirar todas as mulheres que exercem o ensino na Igreja dele. A começar com aquelas que cuidam das crianças; Nunca vi Jesus ensinando que tal tarefa era das mulheres…

  3. Danilo Moraes Diz

    Bem tendenciosa a imagem do post!! srrss Uma mulher de costas, com apenas uma mulher na igreja. Só faltou uma mulher com uma mordaça!! rsrs

  4. Conceição Sordi Diz

    Esse assunto está dando o que falar, heim? Minhas irmãs perderam a noção geral e estão virando as costas, na verdade, são para as Sagradas Escrituras… Como eu já disse a algumas delas: No Corpo de Cristo existe lugar para cada pessoa que quer dar sua contribuição para o Reino de Deus, sem ferir as Sagradas Escrituras! Isso me deixa muito mal como mulher, mas principalmente como cristã!

  5. Paulo Carvalho Diz

    Não acredito que pessoas que tanto respeito compartilham de tal pensamento!!! afinal, o que creio é que Mulheres não devem assumir pastoreio de governo, mas mulheres que receberam o dom de pastorear auxiliando os pastores no cuidado das mulheres e crianças é muito válido.

    1. Silas Neto Diz

      Boa tarde!
      Em momento nenhum foi falado que a mulher não pode trabalhar com o ensino, ou outras áreas dentro do corpo.
      Ocorre que apenas o pastoreio, ou seja, o cargo de presbítero é reservado ao homem; é disso que a palavra fala.
      O Ensino é apenas uma das atribuições do Pastor.

    2. Pr.Jayjairo Castelo Diz

      Aonde esta escrito que elas não podem.? Entendo que não podem presidir.Mas muitos votaram na Marina Silva e na Dilma na Igreja não podem acho incoerência. Pelo que entendo elas não podem exercer o governo na Igreja e em qualquer esfera da sociedade..

    3. Gilberto R. Bernardo Diz

      Amado Pr. Jayjairo Castelo, não podemos confundir instituições corruptas como o palácio do planalto com as escrituras. Não é porque nós toleramos certas coisas no dia a dia que devemos distorcer aquilo que a palavra de Deus estabeleceu como regra.

    4. Pr.Jayjairo Castelo Diz

      O irmão não tendeu nada. A bíblia diz posição de Governo e todo governo foi constituído por Deus seja Dila ou qualquer outr posição. Estudo um pouquinho so de Romanos 13. para não falar bobagem.

    5. Renato Gripp Diz

      Tudo podem naquele que nos fortalece….. um bando de Homens casados piranhos presidindo igrejas por ae a fora, mais vale uma Mulher pastora honesta do que um machista puritano, um tarado desenfreado, cambista de templo , explorador de pessoas simples…

    6. Igor Diz

      Isso não é machismo, Renato Gripp. As pessoas estão sendo cegadas cada vez mais por Satanás, achando que o fato de mulheres não poderem pastorear a igreja é machismo. Isso é uma ordenança de Deus. Fico triste em ver que hoje as pessoas leem isso na bíblia e continuam a permitir que mulheres se tornem pastoras. Deus só deu funções diferentes ao homem e à mulher. Satanás tem feito o movimento feminista entrar dentro da igreja, indo contra os princípios bíblicos. Satanás está colocando na cabeça das pessoas que a mulher que fica em casa cuidado dos filhos, sendo submissa ao marido e o ajudando é inferior, é besta, mas não é assim. Uma mulher que segue as ordem de Jesus é “grande.” Temos que orar para que esse pensamento saia de dentro da igreja, porque é contra os princípios bíblicos. Voltemos ao evangelho! Fiquem com Deus. Oremos pelo Brasil!

    7. Pr.Jayjairo Castelo Diz

      Qual o capitulo e versículo que Deus disse isso.Proibir as mulheres. Paulo fala mas é questão cultural. Não doutrinaria.

    8. Ciane Mesquita Diz

      falou e disse.

    9. Pr.Jayjairo Castelo Diz

      Verdade amigo.

    10. edson marcos Diz

      renato essa é uma visão do corpo de cristo mais chula, idiota que já li….
      a problema aqui não e corrupção do homem..mas o assunto é governo.o exercício de altoridade no corpo de cristo…e se você não tiver essa visão..que cristo é o cabeça você não sabe o que é igreja…e o exercíco da altoridade constituida por DEUS….falo constituída,escolhida pelo Espírito santo… não ter um diploma de pastor ou pastora….
      vivemos hoje uma igreja de aguás cristalinas mas vazias da ação do ESPIRITO SANTO…querem saber porque paulo falou sobre mulher ficar calada na reunião e porque ela não pode exercer sinal de altoridade…você tem que se colocar na época que o irmão escreveu isso..o que estava acontecendo naquela igreja no exato momento…quando entender isso você vai entender o porque da mulher não execer altoridade no corpo de cristo…ela pode pregar,ser ajudadora por ai vai…mas vamos entender a bíblia no contexto do passado para podermos aplica-las no futuro o que os irmão estavam passando,as heregias trazidas pelas mulheres romanas,na sua conduta e no seu vestir…temos que estudar o passado para compreender o futuro…………..e deixar CRISTO que é o cabeça da igreja edificar seu corpo…o problema que as pessoas adoram títulos no corpo de cristo não existe titulos apenas funções….como somo pobres de espiritos…
      jamais vamos entender que o senhor se fez menor que anjos..mas queremos ser mais que os outros irmãos execer nossa altoridade.porque tenho um doutorado ou diploma de pastor(A)…..

    11. Pr. Edson de Alvarenga Sodré Diz

      Pr.Jayjairo Castelo.
      Com todo respeito, o Senhor não se esqueceu o que diz 1º Timóteo 2:12 E não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade de homem; esteja, porém, em silêncio. Não exercer autoridade sobre o homem é em qualquer estância. Exemplo, Romanos 13: 2 De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste a ordenação de Deus; Romanos 13: Visto que a autoridade é ministro de Deus, E se não há nenhum versículo autorizando a ordenação feminina não adianta conjecturar a esse favor, pois que apoiam essa ordenação estão em desacordo com a Bíblia,a qual não pode acrescentar nem tirar, temos que ser os guardiões pois a nós os ministros foi dado o oráculo, e as consolações do Espírito santo sejam sobre nós,amém.

    12. Pr.Jayjairo Castelo Diz

      Desculpe minha ignorância onde esta escrito que é privativo de homens e é proibido a mulheres. Cite capitulo e versículo sobre proibição.

    13. Ebenézer Reis Diz

      Não há. É tudo interpretativo. O que ocorre muito é o anacronismo e o fanatismo.

    14. S. Diz

      “O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem.” 1 Coríntios 11:7

      “Como em todas as igrejas dos santos, conservem-se as mulheres caladas nas igrejas, porque não lhes é permitido falar; mas estejam submissas como também a lei o determina. Se, porém, querem aprender alguma coisa, interroguem, em casa, a seu próprio marido; porque para a mulher é vergonhoso falar na igreja. Porventura, a palavra de Deus se originou no meio de vós ou veio ela exclusivamente para vós outros? Se alguém se considera profeta ou espiritual, reconheça ser mandamento do Senhor o que vos escrevo. E, se alguém o ignorar, será ignorado.” (I Coríntios 14: 33b – 38)

      “A mulher aprenda em silêncio, com toda a submissão. E não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade de homem; esteja, porém, em silêncio.” (I Timóteo 2: 11-12)

    15. Renato Gripp Diz

      isso é fetiche de Paulo nem casado ele era, claro que gostava mais da voz dos homens.

    16. Igor Diz

      Lembrando que em II Timótio 3:16 diz que TODA escritura é inspirada por Deus. Se está lá é porque Deus quis. Irmão, aconselho avaliar olhar sua vida e ver se é realmente filho de Deus. Um verdadeiro filho de Deus segue seus mandamentos.

    17. Sarah Gama Diz

      Eu sei que Deus vai te perdoar se você se arrepender e pedir perdão! Se vc não conhece a Historia de Paulo, se era casado, solteiro ou viúvo , quer dar palpite se mulheres deveriam ser pastoras ou não?

    18. DANIELLE RIBEIRO SANTOS Diz

      Paulo não foi o único solteiro da Bíblia, temos Jesus, Jeremias, Elias, Eliseu, João Batista, João, o Evangelista, entre outros… assim sendo, a sua observação é torpe.

      “O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca.” Lucas 6:45

    19. Pr. Edison Lima Diz

      Não se esqueça que Paulo se fez de tolo pra ganhar a tolos… e os gregos eram altamente machistas…. Não era permitido mulheres falarem na Grécia sobre assuntos políticos ou religiosos…. mesmo as rainhas. Assim se Paulo quisesse que Cristo fosse anunciado… deveria respeitar a “CULTURA grega”.

      Jesus veio cumprir a LEI. Ele viveu e pregou como JUDEU. Por isso não escolheu discípulas, ainda mais, os doze tinham e tem um propósito muito maior do que só ser os discípulos ou apóstolos de Cristo na Terra. Eles eram representantes das doze tribos de Israel, e o serão na eternidade…. Então não se pode usar esse argumento contra o pastorado feminino. No Novo Testamento os apóstolos mandavam, foi a sequência do discipulado de Cristo, porém os apóstolos tinham discípulas. Inclusive comandando igrejas como a avó de Timóteo. Devemos tomar cuidado com as opiniões (principalmente relacionadas a má interpretação dos textos sagrados), visto que sim a mulher foi posta como ajudadora do homem, mas isso se refere à família terrena, não ao ministério estabelecido por Deus. Ele Cristo é o dono da igreja e se queremos saber se um pastorado feminino é de Deus, é só ver os frutos (isso – de ver os frutos – é recomendação de Jesus e também do do grande rabino Gamaliel). No Judaísmo a mulher fica calada e aprende em casa. Na nova aliança, vivemos na graça, pela graça e para a graça. Então… tomemos cuidado em generalizar as coisas !

    20. JOSE MARIO ASSIS ASSIS Diz

      TEMOS QUE TOMAR CUIDADO COM OS HEREGES, QUE GOSTA DE TORCER AS ESCRITURAS

    21. Ciane Mesquita Diz

      Muito bem. e completando o que vc falou: …as Solteiras cuidam das coisas do Senhor, de como agradar ao Senhor e as casadas cuidam das coisas do mundo e de como agradar ao seu marido.
      … Eu bem queria que todos ficassem como eu ( solteiro ), para evitar males na carne. Mas a quem não tem esta vocação, que se case…
      Paulo enfatiza que isto é um parecer dele, e não um mandamento direto do Senhor. Mas ele mesmo se considera co-servo de Cristo, e usa isso como conselho para os casados e solteiros. Não confundamos Conselhos, com mandamento. Como nosso irmão Pr. Edison Lima falou: – Paulo era sábio e usou de sabedoria para ganhar os sábios, mas também usou de tolice para ganhar os tolos.

    22. Idilio Leonardo Santos Diz

      Teus comentários tem coerência, e tu tem “pegado no pé” do Apostolo paulo… Realmente os dias, o contexto, a sociedade e porque não dizer a fé da sociedade é bem diferente da época de Paulo, ele realmente deu conselho, ensinou e até ordenou. Uma coisa fica bem clara, entendemos errado quando a bíblia diz em Ef. 5:22 que a mulher deve ser submissa ao seu marido, como ao Senhor. Ao homem Deus deu a responsabilidade da missão e a mulher esta submissa junto com ele na mesma missão, ou seja, a responsabilidade é do homem mas a mulher é co-responsável pela missão, ela não esta abaixo do homem e sim ao lado cabendo a ele estar a frente. A bíblia da ao homem a responsabilidade do sacerdócio porém ai dele se um auxiliar idônea não estiver ao seu lado. Vocês são especiais para Deus e fundamentais na igreja de Cristo.

    23. Pr.Jayjairo Castelo Diz

      Muito bom comentário. Porque tem muito neófito falando ou escrevendo o que não entende.

    24. Silvana Coelho Diz

      Verdade pastor. Concordo plenamente. Sou pastora, ajudadora do meu esposo que também é pastor, e veja a importância de pregar o evangelho. Aqui em nossa Igreja quantas almas ganhas, casamentos abençoados e muitas pessoas que mudaram de vida. Obrigada pastor. Deus abençoe

    25. Maura Diz

      Deus enviou seu Filho, nascido de uma mulher, Jesus, nosso grande exemplo, foi submisso a seus pais. Ainda que Ele fosse a Divindade em carne, ele seguia o plano de Deus para a família (Lucas 2:51). E sem essa Mulher, mãe de Jesus, não teríamos a história que temos, não teríamos o Livro Sagrado que temos, não seríamos evangelizados como somos. Tudo teve início com uma mulher, e sozinha!!! Nossa história é única, não há como mudar; se existe uma outra versão ela não é cristã. Lembrem-se Evangelizar é amar, amor de mãe, assim será para todas as Pastoras.

    26. Daladier Lima Diz

      Corinto era na Grécia!?

    27. Wendel Diz

      Querido irmão, nós devemos, como cristãos seguir sempre o exemplo bíblico. Nas Escrituras nós vemos esse ministério sendo designado APENAS para os homens. Se Deus designou apenas os Homens, isso nos basta para ser contrário ao pastorado feminino.

    28. Pr.Jayjairo Castelo Diz

      Porque então não se faz uma outa “reforma” oara interpetar a Biblia com versiculo isolado sem usr o aspecto cultural da época.

    29. Edward Ed Diz

      O sr. Jajairo é pastor em qual arraial?

    30. Edward Ed Diz

      O sr. Jajairo lê a Bíblia como olhando para um semáforo ou para as sinalizações do trânsito?

    31. Paulo Carvalho Diz

      Desculpa-me, meu querido, mas acho que vc não compreendeu meu comentário… eu disse que creio que mulheres podem exercer o dom de ensino de pastoreio( pode pastorear), mas que não lhe cabe o Governo de igreja isso sim é para homens. Mas elas podem auxiliar no ministério pastoral,no ministério de mestre, de evangelista de profetas e o ministério apostólico segundo Efésios 4:11. que são dons específicos para a edificação da Igreja.

    32. Edson Diz

      primeira Timóteo 2: 11-12

    33. Pr.Jayjairo Castelo Diz

      Concordo com o irmão

    34. Daladier Lima Diz

      Quem foi que deu tal dom? Homens preguiçosos e aproveitadores. Cuidar de crianças? Aonde está esta ordenança? Depois que as mulheres desempenharam com galhardia tais tarefas e almejam algo mais…

    35. DANIELLE RIBEIRO SANTOS Diz

      almejam algo mais…???…as crianças são o futuro… a maior parte da humanidade é formada por mulheres e crianças… será que testemunhar e discipular para maior parte da humanidade é tarefa menor? Quem ensinou Samuel, Moisés, Timóteo e outros… foram suas mães piedosas, e não líderes espirituais (fossem homens ou mulheres). As mulheres piedosas diferentemente de Eva não almejam algo mais, elas almejam obedecer a Palavra de Deus, unicamente e exclusivamente.

    36. Pr.Jayjairo Castelo Diz

      Concordo plenamente.

  6. Samuel Mendes Diz

    isso é status… mais uma vez a razao nao é DEUS. o homem se tornou o centro… lixo de pastoras sem o menor discernimento da biblia ou dos principios cristaos que vigoraram por seculos… sao todos tendenciosos ao que nao presta. Há uma avalache de mundanismo dentro da igreja e o pastorado feminino é uma delas. sao um lixo que joga o nome de DEUS na lama,

    1. luciana Diz

      Irmao samuel melhor tomar cuidado com as palavras que usa, pois a maior lei de Cristo ainda é o amor, e se este nao for o mediador desta discussao melhor nao participar…

    2. Pr.Jayjairo Castelo Diz

      Verdade tão santo e grosseiro nas palavras.

    3. Samuel Mendes Diz

      pq grosseiro??… Jesus nao chamava as pessoas para encherem os lugares onde ia, nem tao pouco pregava palavras macias para os egos das pessoas, veio para salvar e buscar os perdidos, e sinceramente a igreja crista brasileira esta em queda livre em relação ao que significa evangelho e vida cristã.

    4. Pr.Jayjairo Castelo Diz

      Deus sempre homens porque vc não vfaz nada para evitar esta queda. Ore pregue que.Deus mudara esta falsa profecia

    5. Luciana Diz

      Jesus nunca chamou as pessoas, nem sua igreja de lixo…. pegou mal né irmao…

    6. Francis Martins Diz

      Menos irmão

    7. conferencista wadson calais Diz

      estudem o que é submissão, ai vera o papel da mulher na igreja!

    8. Pr.Jayjairo Castelo Diz

      Quem manda em sua casa vc ou sua mulher

    9. Guest Diz

      PQ MENOS?? ESTUDE A HISTORIA DA IGREJA E VC NAO VERÁ SEQUER UMA PASTORA, OU VC CHAMA ellen white DE PASTORA?? E TANTAS VALADOES DA VIDA… ACORDEM PRA REALIDADE QUE A IGREJA SE ENCONTRA.. MUITOS QUEREM OS HOLOFOTES E NAO CRUZ, E SER PASTORA É MAIS QUE UM HOLOFOTE É MIDIA…

    10. Francis Martins Diz

      Se formos ver a história da igreja por algum segmento em particular, Batista, por exemplo, não sei se tem pastoras, mas história do reino de Deus, em vários ministérios é comum já terem pastoras, A Igreja Quadrangular por ex. foi fundada por uma mulher, Aimee, Semple, mas pelo jeito vc não reconhece nenhum outro ministério não é?

    11. Luana Diz

      Em Éfeso, vemos que a mulher pode participar ativamente da vida crescente da Igreja. Em nenhuma passagem das Escrituras vemos o papel da mulher limitado à apenas ensinar crianças pequenas e não batizadas na Escola Dominical, preparar a ceia do Senhor, limpar o prédio ou fazer coisas que homens não gostam de fazer. Em Atos 18:24-26, vemos Priscila, cujo o nome é primeiro destacado no versículo 26, ensinando um homem, Apolo, juntamente com seu marido cumprindo o papel de edificadora com ”exatidão”. Ela conhecia mais e sabia melhor a história completa de Jesus. Isso era o suficiente para lhe dar a crendencial para que ela ensinasse um homem. Porém em 1 Timóteo 2:11 diz que a mulher deve aprender em silêncio. Logo em seguida no Capítulo 3, só se fala das qualificações de um Pastor e não diz Pastora, e novamente se repete a questão de como as mulheres devem se portar. Ou seja, a partir do momento que nós que fazemos parte de um corpo que é a Igreja de Jesus Cristo, estamos lá pra servi-lo, somos escravos de Jesus, e todo escravo trabalha, faz o serviço, como membros da Igreja, devemos trabalhar para a obra e tirar qualquer tipo de Hierárquia que possa existir. Quando uma Igreja realmente ler e meditar nesta passagem, e entender que estamos aqui para servir uns aos outros, esses tipos de discussões terminará, JESUS É O GUIA, O CABEÇA, enquanto pensarmos nisso, teremos prazer em servir nossos irmãos e parar de competir por cargos, devemos ser humildes como Jesus, POIS AQUELE QUE SE HUMILHA SERÁ EXALTADO. No Livro Atos aprendemos que mulheres participam do trabalho do Reino sim, mas, Ensinando, pregando o Evangelho não no púpito mas aqueles que não conhecem a palavra, Sendo benevolentes, sendo hospitaleiras e recebendo a Igreja em suas casas para orar. Desde quando esses papéis não são tão importantes quanto os dos homens na Igreja?! LEMBREM-SE, JESUS É O CABEÇA DA IGREJA, para alcançarmos o objetivo devemos olhar somente para ele!

  7. Samuel Mendes Diz

    isso é status… mais uma vez a razao nao é DEUS. o homem se tornou o centro… lixo de pastoras sem o menor discernimento da biblia ou dos principios cristaos que vigoraram por seculos… sao todos tendenciosos ao que nao presta. Há uma avalache de mundanismo dentro da igreja e o pastorado feminino é uma delas. sao um lixo que joga o nome de DEUS na lama,

  8. Sarah Gama Diz

    Eu não sou a favor de Pastora! Minha opinião é que, se Jesus que é meu exemplo para tudo, não escolheu nenhuma mulher para o Seu Colegiado é porque não existe essa necessidade. Ele quebrou barreiras por nós mulheres, lutou pelos nossos direitos, falou com samaritanas, prostitutas etc, poderia, como exemplo, escolher uma discípula, mas não o fez, então quem sou eu para aceitar o pastorado feminino. Sem falar que Deus fez a mulher para ser ajudadora do homem e etc… Entre outros argumentos… Sempre pensei assim e continuarei a pensar…

  9. Sarah Gama Diz

    Não foi Débora que morreu na cruz por mim. Foi Jesus, e se ele não teve mulheres no seu colegiado quem sou para ousar querer mudar o que ele deixou!

  10. Sonia Regina Trambaioli Diz

    também concordo com o Agustus Nicodemus, mulheres pregando em pulpitos sou contra, este cargo nas igrejas Deus deixou para os homens.

  11. Sarah Gama Diz

    Conceição Sordi Deus nos reservou outros ministérios!

  12. Silas Rocha Neto Diz

    Boa tarde!
    Creio que Deus reservou a ordenação apenas aos homens; nem por isso Ele excluiu a atuação da mulher dentro do corpo de Cristo, inclusive no ensino.
    Mas sempre que esse assunto está em discussão eu só consigo pensar em uma causa:

    Onde estão os homens de Deus que deveriam assumir a liderança na sua igreja, na sua casa, na sua família?

    Os problemas acerca da ordenação feminina não giram em torno apenas da mulher, mas dos homens que não cumprem o seu papel da maneira que a palavra de Deus deseja!

    1. Pr.Jayjairo Castelo Diz

      Sua palavra tem, sentido irmão.

    2. Veronica Brito Diz

      Homens de Deus… o problema maior de todos vcs é não ouvirem a Deus. Parem de cogitar. Falem com o Senhor. Pq se creem em Deus, sabem que Ele os escuta. Abram seus corações de verdade. Deixe o Senhor falar. E façam o que Ele disser que façam. Nosso Senhor Jesus Cristo disse que não veio pra abolir a lei, mas faze-la se cumprir. O próprio Deus encarnado mudou muitas coisas. Ou melhor, fez com que elas se cumprissem não somente pela lei, mas pela graça. Td que fizeres façam de coração puro. O segrego é esse. O julgamento é do Senhor. Cabe a vcs praticarem as boas obras assim como nosso Senhor vos ensinou. Vcs parecem Pedro… então vão precisar ver Jesus ser crucificado outra vez pra poder parar e entender a grandeza do nosso Deus. Homens, eu sou mulher, criada por Deus e quero ser submissa ao homem da casa e esse é Jesus! Ele me ordena, me conduz e me diz quado calar e quando falar. Porque eu O escuto. Não vejo grandeza em está num pulpito pregando, porque a maior grandeza é poder falar pra alguém que está sofrendo e busca ajuda e eu assim como Jesus busco ajudar., como ele nos ensinou em seus evangelhos. Nada sou sem Ele. Nada posso sem Ele. Se eu tudo fizer, mas não tiver meu coração puro como de uma criança. Nada estarei fazendo. O Senhor tb diz que não devemos procurar ser perfeitos, pois enlouqueceremos. Pois não o somos. Então vivam os ensinamentos de Jesus! Sejam obedientes naquilo que Ele vos pedir pra fazer. As escrituras são manuais pra qd vcs precisarem de ajuda poder se fortalecer nelas. Fiquem todos na paz do Senhor e diante deste debate, me perdoem por interferir. Mas se o Senhor me trouxe até aqui e me fez ler todos esses comentários… algo mais Ele quis de mim e assim faço. Obrigada a todos e que Deus os abençoe! Humildimente me despeço.

    3. Veronica Brito Diz

      Vão para as ruas fazer como os discipulos e apostolos pregarem o evangelho da salvação. Falar da volta do Senhor. Mostre o amor de Jesus em ajudar a seu proximo. É isso que nosso Senhor quer. Não pastores ou pastoras ou liderança de coisas que não engrandecem, cuidado… Não se tornem fariseus!

    4. raquel ferreira Diz

      com certeza amada disse tudo…hoje estao atras de titulos,e se esquecem da missao,”ganhar almas para o reino”,entao?quem ira?muitos nao vao…porque as 4 paredes,os microfones, conforatveis cadeiras nao os deixam ir…só a misericordia de Deus em nossas vidas.

    5. Lindalva Cordeiro Diz

      Com certeza, se uma pessoa que está à beira da morte vai se importar com o sexo do médico que faz a massagem cardíaca, ou uma traqueostomia e salva-lhe a vida, da mesma forma, uma pessoa que está perdida no pecado, longe de Deus, vai querer saber se veste cueca ou calcinha aquele ser que lhe prega sobre o amor de Deus, anuncia Jesus Cristo. A pessoa é apenas instrumento usado por Deus para salvar almas perdidas por não terem quem lhe tivessem anunciado a Palavra, acho que quem fica com essas picuinhas de que sexo deve ter o pastor, o pregador, deixa de cumprir o que manda a Palavra, igual aos fariseus: coam um mosquito e deixam passar um camelo.

    6. bruno Diz

      Ok, estás certíssima, mas lembre-se que a igreja foi instituída por Cristo com a função de juntar os filhos num só corpo para “exortar uns aos outros para edificação”, esse negócio de desigrejado é algo novo, e pode não estar de todo errado, mas possui argumentos eivados de falha, pois se baseiam puramente em discurso de ódio contra o sistema, com passagens isoladas, Cristo passou a maior parte do tempo pregando em sinagogas, porém pregou ao ar livre também. A igreja perfeita infelizmente só no céu, porque para a igreja material ser perfeita só se os homens fossem, pois é composto por eles. Um dia desses me deparei com o edifício que era feito por uma turma de desigrejados para se reunirem, só que mal eles repararam que haviam construido um templo pra eles, visto que lá eles se reuniam pra falar da palavra de Deus, e haviam de dividir a conta dos gastos do imóvel entre si.

    7. Edson Diz

      Irmã, hoje infelizmente vejo muitas igrejas ensinando totalmente o contrário do que nosso senhor Jesus ensinou. Posso sim ser criticado, mais sigo o que está na palavra de Deus, (A Bíblia). Quantas campanhas existem em grande parte das igrejas? Campanhas para prosperidade, pegue o envelope, campanha de aliança com Deus, mais um envelope, sendo que nossa aliança com Deus foi o sangue derramado por nosso Senhor Jesus. E muito mais, ungindo carros, campanhas com sabonetes, chaves para casa própria e etc. Deus só nos cobra a obediência e crer de todo coração, temos de dizimar e ofertar conforme manda nosso coração. Hoje tem igrejas ensinando totalmente o contrário, até cartão de crédito muitas estão aceitando, ou melhor: Pedindo. Porém desculpe eu ter saido fora do comentário desta pagina, mais como disse vamos procurar seguir a palavra de Deus. 1 Timóteo 2: 11-12. É bem claro sobre a mulher exercendo a função de pastora. Não é uma opinião minha, é o que diz a palavra. Deus abençoe a todos.

    8. Ciane Mesquita Diz

      Falou bem, amado irmão! o Problema está bem ai mesmo. Hoje em dia, são as mulheres que mais procuram se dedicar a obra de Deus, a buscar a Deus e se entregar nas mãos dele. Infelizmente, a maioria dos homens, tem se preocupado somente com o material e o espiritual tem ficado de lado. Por isso, em muitos lugares, Deus tem levantado mulheres de valor para fazer o que os homens chamados nao estão fazendo. Veja o que aconteceu na Coreia do Sul, na época da segunda guerra mundial. Os pastores (maridos), foram chamados pro combate, e só restaram as mulheres para pastorear as suas igrejas. É só pesquisar sobre a história da igreja na coreia, que acharemos isto. E assim a igreja teve continuidade e hoje a coreia do sul é uma potencia no evangelho. Lá está situada a maior igreja pentecostal do planeta, presidida pelo Pastor David yong Shu.

    9. Rosana Diz

      Concordo caro Silas, os homens tem sido omisso no papel na qual Deus o comissionou a fazer, desde o jardim do Éden.

      Rosana

  13. Alexandre Schneider Diz

    Sou Pessoa com Deficiência, Cadeirante e Seminarista e, em face a todo o debate, mais do que oportuno, sobre a Ordenação Pastoral Feminina, à qual também me oponho, solicito-vos vossa reflexão sobre a viabilidade bíblica de Ordenação Pastoral de um Cidadão Cristão com Deficiência ante Levítico 21.18-20.

  14. Daladier Santos Diz

    O problema de Augustus Nicodemus e de outros "luminares" é que NÃO abrem mão do trabalho feminino e cumprem EXATAMENTE o que está na Bíblia. Logo, é uma dissimulação espetacular. A IPB, na qual ele pende na estrutura, envia missionárias, mas não consagra pastoras. Quem entende isso? Ou as duas coisas ou nada. A OPBB acaba de reconhecer as pastoras, que, pasmem!, JÁ atuam em todo território nacional. É uma palhaçada este assunto. Tenho asco somente de comentar.

  15. Daladier Santos Diz
  16. Mateus Diz

    Acho estranho, a mulher pode ir para qualquer pais ser missionaria, cuidar de gente(sozinha) fazer muito mais que muitos ai, mas ser pastora não pode, parece que dos 5 ministérios o pastor seria o maior…

    1. Ebenézer Reis Diz

      Acho até engraçado o “salto triplo carpado hermenêutico” do Reverendo sobre o tema. O camarada reconhece por A mais B a competência de muitas mulheres em muitas (para não dizer em todas) as áreas, TODAVIA quer por todos os meios aplicar em tempos modernos as mesmas circunstâncias históricas a que sempre foram submetidas as mulheres em tempos idos, num grau de inferioridade aos homens. Lamentável esse conservadorismo. Mesmo assim, enfrentando tantas ideias retrógradas, as mulheres seguem a sua senda brilhantemente.

    2. wendel Diz

      Querido, a Grande comissão envolve todos. O ministério pastou somente homens.

  17. Vinícius Musselman Pimentel Diz

    O sacerdócio do Antigo Testamento não estabelece uma ponte perfeita com os pastores no Novo Testamento. A não inclusão de deficientes era uma sombra para mostrar que o sacerdote precisava ser perfeito. Essa sombra apontava para o Sumo-Sacerdote de nossas almas, Cristo. Como Cristo já veio, a sombra já passou e vemos a realidade.

    Ordenação feminina não é uma sombra no AT, mas um mandamento de Paulo com base na criação do homem e da mulher. Confira 2 Tim 2.

  18. Vinícius Musselman Pimentel Diz

    Você acha que Paulo estava condenando Priscila quando escreveu "Não permito que a mulher ensine, nem que tenha autoridade sobre o homem" 1 Timóteo 2:12?

    Como o texto é bem claro, a questão é o ensino e a autoridade. Tais atribuições são as do presbíteros/pastores/bispos.

    Seu problema é que quando falamos que mulheres não podem ser pastoras, você entende que elas não podem fazer nada. Ninguém afirmou isso. Mas o ministério de presbíteros, um dos vários ministérios, que é um ministério de liderança, Deus confiou aos homens, da mesma forma que ele colocou o homem como cabeça da esposa.

  19. Adrianne Sato Diz

    Jesus mesmo disse que todos devem ser discípulos, portanto, mulheres também podem ser evangelistas. Estive pesquisando sobre o texto exegético de 1 Cor. 14:34, em que as mulheres devem ficar caladas dentro da igreja, e encontrei um artigo interessante escrito pelo Pr. Fábio dos Santos. O artigo está um pouco desconfigurado mas deu para entender: http://www.advir.com.br/sermoes/exegese_1cor14.htm. O Pr. Fabio explica, que naquela passagem bíblica, Paulo estava se referindo às mulheres daquela época, que abusavam ao falar línguas e as profecias ao mesmo tempo, e causavam desordem no culto. E que por isso, elas deveriam ficar de boca fechada. Explica também que algumas denominações nos dias de hoje, ainda praticam a doutrina de que a mulher deve ficar calada na igreja e isto está errado.

  20. Loide cunha Diz

    eu não sou a favor de mulher ser pastora, isso fere as sagradas escrituras tira a soberania de Jesus sobre a igreja, pois Cristo é a cabeça da Igreja assim como o marido é a cabeça da mulher, na Igreja primitiva as mulheres permaneciam caladas e se tivessem alguma duvida que perguntasse o marido em casa.Dizem que os tempos são outros são modernos, mas Jesus não mudou ele é o mesmo ontem,hoje e será para sempre e se ele não mudou nem tão pouco sua Palavra.

    1. Pr.Jayjairo Castelo Diz

      Concordo portanto se vc pensa Assim nem devia estar falando aqui. Vamos por em pratica o que Paulo disse; MULHERES CALADA NA IGREJA. PERGUNTE A SEU MARIDO OU A UM HOMEM. PAPEL DELA ESPOSA E MÃE NEM PODE TRABALHAR FORA.

    2. wendel Diz

      “Concordo portanto se vc pensa assim devia nem estar falando aqui. Vamos por em prática o que paulo disse; MULHERES CALADA. PERGUNTE A SEU MARIDO OU A UM HOMEM.”

      Querido, nós não estamos na igreja, estamos no facebook,

    3. Lindalva Cordeiro Diz

      É a mesma coisa: CALADA, NÃO PERMITO QUE FALE, ATENHA-SE A SUA INSIGNIFICÂNCIA, QUEM É VOCÊ PARA DISCUTIR COM VARÕES, BÊNÇÃOS DE DEUS PARA SEUS PAIS, VISTO QUE TODO FILHO DO SEXO MASCULINO É BÊNÇÃO, AGORA FILHA, submissa e calada, os pais aceitam, pois fazer o que, não é?Sou feliz só tenho filhos machos, bênçãos do Senhor, agora. você, serva, menos, abaixe sua bola, pois não lhe é permitido debater com superiores.

    4. Renato Gripp Diz

      Dona Loide seu marido que deveria responder em seu lugar ja que as mulheres devem ficar caladas…… Paulo foi apenas um doutrinador a responsabilidade de pregar aos gentios foi dada a Pedro e não a paulo. Atos 15; 7

    5. Wendel Sales Diz

      meu caro,Renato Gripp,paulo foi constituido apostolo dos gentios,como pedro era apostolo dos judeus!!!!e ambos era
      de cristo!!o propio jesus cristo o chamou ,em quanto paulo viajava perseguindo os cristãos,no comeco de suas cartas paulo diz ser apostolo do senhor jesus!!!confira em sua biblia!!

    6. Sarah Gama Diz

      Será que vc é do tipo que trata a igreja como uma repartição publica, criando cabide de funções!

    7. paulo sergio Diz

      apenas um doutrinador????kkkkkkk Paulo Foi o maior apostolo de Jesus, e tinha autoridade para ensinar, não foi como pedro que dissimulava: Gl,cp2, vs11,1,13,14.

    8. Ciane Mesquita Diz

      Mas isto não é um mandamento de Cristo e sim um parecer de Paulo. Para haver ordem nos cultos. Pois naquela época, existiam reuniões em que mulheres não participavam. Reuniões do concelho da igreja, para tratar assuntos internos. E como a mulher sempre foi curiosa, interrompia o pregador para perguntar sobre o que havia ocorrido nas reuniões. Ai Paulo, falava a elas que perguntasse aos seus maridos em casa. Nós que estudamos a bíblia, bem sabemos como eram os cultos naquela época, não se tolerava nenhum tipo de desordem, as coisas eram tratadas a sério, não como hoje. Estudar um pouco de teologia, faz bem, para saber debater sobre certos assuntos. Temos que estudar um pouco da cultura Judaica também, principalmente da época em que a bíblia foi escrita. Pois muitas coisas daquelas que foram ensinadas por Paulo e os demais Apóstolos, não cabe para a nossa realidade hoje. Como por exemplo o uso do véu para as mulheres. Se fossemos interpretar ao pé da letra, as mulheres de cabelo curto na igreja, teriam de usar o véu, em respeito ao anjo da igreja ( o Sacerdote ). Então, é o que eu sempre digo: Estudar a bíblia, como se deve e não somente ler, não faz mal a ninguém.

      Erreis em não conhecer as escrituras!

    9. Pr.Jayjairo Castelo Diz

      Parabéns amada pela sua visão do reino.

    10. João Victor Diz

      E o parecer de Paulo não é inspirado pelo Espirito Santo?

    11. Renato Diz

      João Victor

      Creio que todo ensino todo ensino bíblico (isto é, tudo aquilo que a Bíblia mostra como ensino para os crentes) é inspirado. Falo isso porque há malucos que vão querer comparar os ensinos da Bíblia com as falsidades de homens que foram citados pela Bíblia (como os amigos de Jó, e os fariseus, por exemplo). Estes últimos não são apresentados pela Bíblia como ensinos verdadeiros, mas pelo contrário, citados para que seu erro fosse evidenciado. Há aqueles que ficam negando os ensinos de Paulo, sempre que este não concorda com as suas opiniões particulares, e estes estão em grave erro.

      Agora, dizer que algo é inspirado, não significa dizer que é universal. Toda a Lei de Moisés era inspirada, mas isso não quer dizer que fosse universal em todos os seus aspectos (embora seja ela inteira aplicável universalmente em certos aspectos, como por exemplo o profético).

      Então existe sim espaço para discutir a APLICABILIDADE dessas palavras de Paulo. E para entender a aplicabilidade, tem-se necessariamente de entender o propósito e contexto original. Ocorre que este contexto histórico é bastante difícil de entender numa leitura rápida, em outra cultura, dois milênios depois. É uma carta pastoral a respeito de assuntos muito específicos. Um estudioso desse texto só pode dizer que entendeu bem o seu significado depois de conseguir entender ao que o apóstolo respondia. Quem eram essas mulheres que estavam causando escândalo, o que elas faziam, que tipos de reuniões foram citadas, qual era o propósito dessas reuniões, quais eram as normas admitidas dessas reuniões.

      O apóstolo fala de não permitir que as mulheres ensinem na igreja, mas no mesmo texto mostra que elas estavam levantando questões durante a palavra de outras pessoas. Note que os parâmetros de reuniões públicas dessas igrejas deveriam provavelmente se aproximar dos parâmetros de reuniões públicas gregas. Discursos públicos de ensinadores gregos não eram monólogos, eram normalmente acompanhados de debates. Mas não como é hoje, quando os debates seguem um monologo inicial. Discursadores podiam ser, interrompidos para prestar esclarecimentos, ou ouvir um contraditório ou comentário a algum item específico que tivesse terminado. Havia regras para isso, havia uma etiqueta pública conhecida pelos homens, para que a reunião não se tornasse um tumulto e gritaria. Estas pessoas que comentavam pontos específicos estariam também “ensinando”, ao mesmo tempo em que poderiam estar perguntando. Note que a comunidade cristã se caracterizava, dentro daquela sociedade, por ser muitíssimo mais igualitária, em termos de dignidade das pessoas. Ricos e pobres, senhores e escravos, homens e mulheres, doutos e ignorantes, adultos e crianças, de origem honesta ou ex-bandidos, de boa educação, ou sem berço, todos eram reconhecidos como de igual valor espiritual (pois todos tinham sido comprados pelo mesmo precioso preço). Isso era algo totalmente novo, uma ideia incompatível com o pensamento do restante da sociedade.

      Ora, dizer que todos eram igualmente dignos é diferente de dizer que todos estavam igualmente capacitados para uma forma de reunião que exigia o conhecimento de normas, de etiqueta, para que não degenerasse em bagunça. Não é possível saber com exatidão que tipo de situação se deu que merecesse essa instrução do apóstolo, mas é certo que deve ter sido bastante horrível, a ponto de ter se tornado um escândalo entre os descrentes. Dizer que numa reunião nem todos devem participar dos debates ou questões não é incomum. Mesmo hoje, há muitas reuniões em que há pessoas que são admitidas como ouvintes, e outras podem questionar. Com certeza foi a melhor solução então, e mostra alguns princípios. Mostra por exemplo que marido e mulher formam uma parceiria de estudo e conhecimento. Mas dizer daí que em todo lugar e circunstância uma mulher jamais poderá ensinar das coisas de Deus a um homem, isso parece ser uma interpretação elástica demais. Mesmo porque, sabemos que Áquila e Priscila ensinaram a Apolo (e a Bíblia diz que ensinaram “mais pontualmente”, em outras palavras, foi bom ensino. na avaliação da própria Bíblia). Alguns estudiosos bíblicos até veem nas entrelinhas dos textos que Priscila seria mais proeminente na obra que Áquila. E note que Priscila participou da formação de um pregador muito proeminente.

      Agora vejamos sobre mulheres não poderem serem pastoras. Não concluo isso NECESSARIAMENTE desse texto. A Bíblia coloca o ofício de profeta como superior (ou mais fundamental) que os de mestres e supervisores, embora sujeito à orientação desses supervisores (bispos) na rotina da comunidade (são os supervisores que determinam o momento de cada um falar e quantos podem profetizar). Ora, se uma mulher podia ser profeta, em princípio parece razoável que pudesse ser mestra (o que explica porque Priscila o era).

      E finalmente quero colocar aqui a questão da diferença também entre verdades gerais e verdades universais. É certo que a Bíblia mostra normalmente homens e não mulheres em posição de autoridade. Mas ninguém duvida que Débora foi levantada por Deus.

    12. João Victor Diz

      Amigo, tem uma reposta minha aqui nos comments que talvez trate desta questão que você levantou. Dê uma lida e não for claro pra ti a gente continua a conversa.

      A resposta inicia assim: Para todos pensarem.

    13. Renato Diz

      João Victor

      Creio que todo ensino todo ensino bíblico (isto é, tudo aquilo que a Bíblia mostra como ensino para os crentes) é inspirado. Falo isso porque há malucos que vão querer comparar os ensinos da Bíblia com as falsidades de homens que foram citados pela Bíblia (como os amigos de Jó, e os fariseus, por exemplo). Estes últimos não são apresentados pela Bíblia como ensinos verdadeiros, mas pelo contrário, citados para que seu erro fosse evidenciado. Há aqueles que ficam negando os ensinos de Paulo, sempre que este não concorda com as suas opiniões particulares, e estes estão em grave erro.

      Agora, dizer que algo é inspirado, não significa dizer que é universal. Toda a Lei de Moisés era inspirada, mas isso não quer dizer que fosse universal em todos os seus aspectos (embora seja ela inteira aplicável universalmente em certos aspectos, como por exemplo o profético).

      Então existe sim espaço para discutir a APLICABILIDADE dessas palavras de Paulo. E para entender a aplicabilidade, tem-se necessariamente de entender o propósito e contexto original. Ocorre que este contexto histórico é bastante difícil de entender numa leitura rápida, em outra cultura, dois milênios depois. É uma carta pastoral a respeito de assuntos muito específicos. Um estudioso desse texto só pode dizer que entendeu bem o seu significado depois de conseguir entender ao que o apóstolo respondia. Quem eram essas mulheres que estavam causando escândalo, o que elas faziam, que tipos de reuniões foram citadas, qual era o propósito dessas reuniões, quais eram as normas admitidas dessas reuniões.

      O apóstolo fala de não permitir que as mulheres ensinem na igreja, mas no mesmo texto mostra que elas estavam levantando questões durante a palavra de outras pessoas. Note que os parâmetros de reuniões públicas dessas igrejas deveriam provavelmente se aproximar dos parâmetros de reuniões públicas gregas. Discursos públicos de ensinadores gregos não eram monólogos, eram normalmente acompanhados de debates. Mas não como é hoje, quando os debates seguem um monologo inicial. Discursadores podiam ser, interrompidos para prestar esclarecimentos, ou ouvir um contraditório ou comentário a algum item específico que tivesse terminado. Havia regras para isso, havia uma etiqueta pública conhecida pelos homens, para que a reunião não se tornasse um tumulto e gritaria. Estas pessoas que comentavam pontos específicos estariam também “ensinando”, ao mesmo tempo em que poderiam estar perguntando. Note que a comunidade cristã se caracterizava, dentro daquela sociedade, por ser muitíssimo mais igualitária, em termos de dignidade das pessoas. Ricos e pobres, senhores e escravos, homens e mulheres, doutos e ignorantes, adultos e crianças, de origem honesta ou ex-bandidos, de boa educação, ou sem berço, todos eram reconhecidos como de igual valor espiritual (pois todos tinham sido comprados pelo mesmo precioso preço). Isso era algo totalmente novo, uma ideia incompatível com o pensamento do restante da sociedade.

      Ora, dizer que todos eram igualmente dignos é diferente de dizer que todos estavam igualmente capacitados para uma forma de reunião que exigia o conhecimento de normas, de etiqueta, para que não degenerasse em bagunça. Não é possível saber com exatidão que tipo de situação se deu que merecesse essa instrução do apóstolo, mas é certo que deve ter sido bastante horrível, a ponto de ter se tornado um escândalo entre os descrentes. Dizer que numa reunião nem todos devem participar dos debates ou questões não é incomum. Mesmo hoje, há muitas reuniões em que há pessoas que são admitidas como ouvintes, e outras podem questionar. Com certeza foi a melhor solução então, e mostra alguns princípios. Mostra por exemplo que marido e mulher formam uma parceiria de estudo e conhecimento. Mas dizer daí que em todo lugar e circunstância uma mulher jamais poderá ensinar das coisas de Deus a um homem, isso parece ser uma interpretação elástica demais. Mesmo porque, sabemos que Áquila e Priscila ensinaram a Apolo (e a Bíblia diz que ensinaram “mais pontualmente”, em outras palavras, foi bom ensino. na avaliação da própria Bíblia). Alguns estudiosos bíblicos até veem nas entrelinhas dos textos que Priscila seria mais proeminente na obra que Áquila. E note que Priscila participou da formação de um pregador muito proeminente.

      Agora vejamos sobre mulheres não poderem serem pastoras. Não concluo isso NECESSARIAMENTE desse texto. A Bíblia coloca o ofício de profeta como superior (ou mais fundamental) que os de mestres e supervisores, embora sujeito à orientação desses supervisores (bispos) na rotina da comunidade (são os supervisores que determinam o momento de cada um falar e quantos podem profetizar). Ora, se uma mulher podia ser profeta, em princípio parece razoável que pudesse ser mestra (o que explica porque Priscila o era).

      E finalmente quero colocar aqui a questão da diferença também entre verdades gerais e verdades universais. É certo que a Bíblia mostra normalmente homens e não mulheres em posição de autoridade. Mas ninguém duvida que Débora foi levantada por Deus.

    14. edynho Diz

      a questão amada…é muito interpretativa…como pedro fala que muitos iriam usar a bíblia para sua própria condenação….a questão que pastor,pastor seja o título que for na igreja ….não existe mas funções…ademais irmã o governo de cada localidade sempre foi um corpo de presbitério…não vou citar cap,vers por são palavras sã oconhecida…o problema clane que cada um quer edificar o seu nome..é o que vemos hoje em dia…a mulhewr pode sim ministrar se ajudadora auxiliar em todos os setores do corpo de cristo…o problema sempre será autoridade,governo,decisões referentes a palavra de DEUS…ou o governo da igreja….não se esqueça as mulheres amavam ao senhor andavam com ele, mas o discipulado,decisões entre outras coisas eram com os apostolos…no monte vc só vê o senhor citar homems…a mulher é ser mais doce frágil e forte que DEUS criou..
      uma ajudadora preciosa….mas se você estudar vai ver que as maiores heregias foi criadas pelas mulheres no espiristismo,na religião…não podemos nos moldar a práticas do mundo…o senhor DEUS tem principios de governo…como em apocalipse os 24 anciões..então temos que ter cautela…autoridade,governo decisões perante a congregação pertecem ao homem…não podemos pegar práticas do velho testamento para querermos usa-las na igreja de CRISTO no passado tudo tinha um próposito que apontava para o senhor JESUS CRISTO..agora a igreja formada e governos estabelicidos.temos que caminhar em temor em temor nos amando um aos outros…mas saiba querida irmã seja homem ou mulher muitos querem edificar seus nomes espirito de babilônia….e na igreja de cristão não existe titulos mas sim funções dada ao homem ou mulher pelo espirito santo…nada mais e todos caminhando na unidade da fé…amando um aos outros com amor fraternal cuidando com a piedade seja de grande ganha……….amém

    15. henrique Diz

      Esse argumento é valido e correto minha irmã, porem temos um pequeno problema. Eu concordo com a sua interpretação sobre o véu, particularmente entendo essa passagem como algo cultural e religioso da época, porem quando se trata de 1 Tm 2, creio que a mulher ficarem caladas é um principio eterno e indiscutível (em sentido de culto eclesiástico, esse é o contexto da carta) … pois o argumento de Paulo não foi a cultura, mas sim Gênesis 2 e 3, a criação do homem e sua queda. Tem que ter muito cuidado em generalizar uma hermenêutica apenas pelo aspecto cultural!!
      Paz…
      Em amor,
      Henrique

    16. Everaldo rosário fontes Diz

      É verdade Loide cunha,não existe duas verdade.Só existe uma verdade absoluta que é as escrituras onde DEUS com sua infinita sabedoria deixa bem claro o .papel do homem e o da mulher.
      ]

  21. Jairo Castello Diz

    Verdade irmã então fique calada com Paulo disse. Fique em casa cuida de seus filhos e marido se tiver. Va a Igreja e pergunte a um homem em casa. Lembro que Jesus apesar de não ter discípulos feminino tinha mulheres que o seguiam e ajudavam a sustentar.

  22. Gustavo Vinícius Diz

    Jairo Castello, não seja radical. A Sarah só é uma das poucas mulheres que se satisfazem em ser o que Deus a fez pra ser. Enquanto na sociedade, as mulheres querem ser homens, sendo que, na verdade, nem tem disposições biológicas pra isso.

  23. Derli Costa Vilela Diz

    Sem contar que tem muita pastoras que são solteiras eu mesmo conheço algumas conhecidas no Brasil , que não formaram uma família e querem ser pastoras, Há vários ministérios mas a palavra é bem claro quanto ao assunto, o problema está é no ego das pessoa

  24. Derli Costa Vilela Diz

    Sem contar que tem muita pastoras que são solteiras eu mesmo conheço algumas conhecidas no Brasil , que não formaram uma família e querem ser pastoras, Há vários ministérios mas a palavra é bem claro quanto ao assunto, o problema está é no ego das pessoa

  25. Derli Costa Vilela Diz

    Conceição Sordi , Ganhe almas é o que importa título ou "chamado " o Criador sabe

  26. Alessandro César Santos Diz

    Jairo Castello Um cabresto deixa um cavalo olhando somente pra um lado.
    Se acaso (nao o sei) o marido dela nao anda em espírito, com que condições ela vai perguntar e sanar uma dúvida com ele? Vai na sua casa?

    De certo, mulheres nao tem pastorado, mas no entanto, foi dado a liberdade de conversar com Deus quando o véu se abriu quando Jesus expirou aos céus. Se ela quiser, pode exortar o seu marido e até mesmo a igreja, porque a mulher sábia edifica a sua casa, nao é só a casa dela, é a casa de Deus tambem.

    Deus abençoe.

  27. Alessandro César Santos Diz

    Jairo Castello Um cabresto deixa um cavalo olhando somente pra um lado.
    Se acaso (nao o sei) o marido dela nao anda em espírito, com que condições ela vai perguntar e sanar uma dúvida com ele? Vai na sua casa?

    De certo, mulheres nao tem pastorado, mas no entanto, foi dado a liberdade de conversar com Deus quando o véu se abriu quando Jesus expirou aos céus. Se ela quiser, pode exortar o seu marido e até mesmo a igreja, porque a mulher sábia edifica a sua casa, nao é só a casa dela, é a casa de Deus tambem.

    Deus abençoe.

  28. Alessandro César Santos Diz

    Jairo Castello Um cabresto deixa um cavalo olhando somente pra um lado.
    Se acaso (nao o sei) o marido dela nao anda em espírito, com que condições ela vai perguntar e sanar uma dúvida com ele? Vai na sua casa?

    De certo, mulheres nao tem pastorado, mas no entanto, foi dado a liberdade de conversar com Deus quando o véu se abriu quando Jesus expirou aos céus. Se ela quiser, pode exortar o seu marido e até mesmo a igreja, porque a mulher sábia edifica a sua casa, nao é só a casa dela, é a casa de Deus tambem.

    Deus abençoe.

  29. Alessandro César Santos Diz

    Jairo Castello Um cabresto deixa um cavalo olhando somente pra um lado.
    Se acaso (nao o sei) o marido dela nao anda em espírito, com que condições ela vai perguntar e sanar uma dúvida com ele? Vai na sua casa?

    De certo, mulheres nao tem pastorado, mas no entanto, foi dado a liberdade de conversar com Deus quando o véu se abriu quando Jesus expirou aos céus. Se ela quiser, pode exortar o seu marido e até mesmo a igreja, porque a mulher sábia edifica a sua casa, nao é só a casa dela, é a casa de Deus tambem.

    Deus abençoe.

  30. Alessandro César Santos Diz

    Jairo Castello Um cabresto deixa um cavalo olhando somente pra um lado.
    Se acaso (nao o sei) o marido dela nao anda em espírito, com que condições ela vai perguntar e sanar uma dúvida com ele? Vai na sua casa?

    De certo, mulheres nao tem pastorado, mas no entanto, foi dado a liberdade de conversar com Deus quando o véu se abriu quando Jesus expirou aos céus. Se ela quiser, pode exortar o seu marido e até mesmo a igreja, porque a mulher sábia edifica a sua casa, nao é só a casa dela, é a casa de Deus tambem.

    Deus abençoe.

  31. Ebenézer Reis Diz

    Acho até engraçado o “salto triplo carpado hermenêutico” do Reverendo sobre o tema. O camarada reconhece por A mais B a competência de muitas mulheres em muitas (para não dizer em todas) as áreas, TODAVIA quer por todos os meios aplicar em tempos modernos as mesmas circunstâncias históricas a que sempre foram submetidas as mulheres em tempos idos, num grau de inferioridade aos homens. Lamentável esse conservadorismo. Mesmo assim, enfrentando tantas ideias retrógradas, as mulheres seguem a sua senda brilhantemente.

  32. Ebenézer Reis Diz

    Acho até engraçado o “salto triplo carpado hermenêutico” do Reverendo sobre o tema. O camarada reconhece por A mais B a competência de muitas mulheres em muitas (para não dizer em todas) as áreas, TODAVIA quer por todos os meios aplicar em tempos modernos as mesmas circunstâncias históricas a que sempre foram submetidas as mulheres em tempos idos, num grau de inferioridade aos homens. Lamentável esse conservadorismo. Mesmo assim, enfrentando tantas ideias retrógradas, as mulheres seguem a sua senda brilhantemente.

  33. Ebenézer Reis Diz

    Acho até engraçado o “salto triplo carpado hermenêutico” do Reverendo sobre o tema. O camarada reconhece por A mais B a competência de muitas mulheres em muitas (para não dizer em todas) as áreas, TODAVIA quer por todos os meios aplicar em tempos modernos as mesmas circunstâncias históricas a que sempre foram submetidas as mulheres em tempos idos, num grau de inferioridade aos homens. Lamentável esse conservadorismo. Mesmo assim, enfrentando tantas ideias retrógradas, as mulheres seguem a sua senda brilhantemente.

  34. Ebenézer Reis Diz

    Acho até engraçado o “salto triplo carpado hermenêutico” do Reverendo sobre o tema. O camarada reconhece por A mais B a competência de muitas mulheres em muitas (para não dizer em todas) as áreas, TODAVIA quer por todos os meios aplicar em tempos modernos as mesmas circunstâncias históricas a que sempre foram submetidas as mulheres em tempos idos, num grau de inferioridade aos homens. Lamentável esse conservadorismo. Mesmo assim, enfrentando tantas ideias retrógradas, as mulheres seguem a sua senda brilhantemente.

  35. Ebenézer Reis Diz

    Acho até engraçado o “salto triplo carpado hermenêutico” do Reverendo sobre o tema. O camarada reconhece por A mais B a competência de muitas mulheres em muitas (para não dizer em todas) as áreas, TODAVIA quer por todos os meios aplicar em tempos modernos as mesmas circunstâncias históricas a que sempre foram submetidas as mulheres em tempos idos, num grau de inferioridade aos homens. Lamentável esse conservadorismo. Mesmo assim, enfrentando tantas ideias retrógradas, as mulheres seguem a sua senda brilhantemente.

  36. Ebenézer Reis Diz

    Acho até engraçado o “salto triplo carpado hermenêutico” do Reverendo sobre o tema. O camarada reconhece por A mais B a competência de muitas mulheres em muitas (para não dizer em todas) as áreas, TODAVIA quer por todos os meios aplicar em tempos modernos as mesmas circunstâncias históricas a que sempre foram submetidas as mulheres em tempos idos, num grau de inferioridade aos homens. Lamentável esse conservadorismo. Mesmo assim, enfrentando tantas ideias retrógradas, as mulheres seguem a sua senda brilhantemente.

  37. Ebenézer Reis Diz

    Acho até engraçado o “salto triplo carpado hermenêutico” do Reverendo sobre o tema. O camarada reconhece por A mais B a competência de muitas mulheres em muitas (para não dizer em todas) as áreas, TODAVIA quer por todos os meios aplicar em tempos modernos as mesmas circunstâncias históricas a que sempre foram submetidas as mulheres em tempos idos, num grau de inferioridade aos homens. Lamentável esse conservadorismo. Mesmo assim, enfrentando tantas ideias retrógradas, as mulheres seguem a sua senda brilhantemente.

  38. Ebenézer Reis Diz

    Acho até engraçado o “salto triplo carpado hermenêutico” do Reverendo sobre o tema. O camarada reconhece por A mais B a competência de muitas mulheres em muitas (para não dizer em todas) as áreas, TODAVIA quer por todos os meios aplicar em tempos modernos as mesmas circunstâncias históricas a que sempre foram submetidas as mulheres em tempos idos, num grau de inferioridade aos homens. Lamentável esse conservadorismo. Mesmo assim, enfrentando tantas ideias retrógradas, as mulheres seguem a sua senda brilhantemente.

  39. Ebenézer Reis Diz

    Acho até engraçado o “salto triplo carpado hermenêutico” do Reverendo sobre o tema. O camarada reconhece por A mais B a competência de muitas mulheres em muitas (para não dizer em todas) as áreas, TODAVIA quer por todos os meios aplicar em tempos modernos as mesmas circunstâncias históricas a que sempre foram submetidas as mulheres em tempos idos, num grau de inferioridade aos homens. Lamentável esse conservadorismo. Mesmo assim, enfrentando tantas ideias retrógradas, as mulheres seguem a sua senda brilhantemente.

  40. Ebenézer Reis Diz

    Acho até engraçado o “salto triplo carpado hermenêutico” do Reverendo sobre o tema. O camarada reconhece por A mais B a competência de muitas mulheres em muitas (para não dizer em todas) as áreas, TODAVIA quer por todos os meios aplicar em tempos modernos as mesmas circunstâncias históricas a que sempre foram submetidas as mulheres em tempos idos, num grau de inferioridade aos homens. Lamentável esse conservadorismo. Mesmo assim, enfrentando tantas ideias retrógradas, as mulheres seguem a sua senda brilhantemente.

  41. Ebenézer Reis Diz

    Acho até engraçado o “salto triplo carpado hermenêutico” do Reverendo sobre o tema. O camarada reconhece por A mais B a competência de muitas mulheres em muitas (para não dizer em todas) as áreas, TODAVIA quer por todos os meios aplicar em tempos modernos as mesmas circunstâncias históricas a que sempre foram submetidas as mulheres em tempos idos, num grau de inferioridade aos homens. Lamentável esse conservadorismo. Mesmo assim, enfrentando tantas ideias retrógradas, as mulheres seguem a sua senda brilhantemente.

  42. Ebenézer Reis Diz

    Acho até engraçado o “salto triplo carpado hermenêutico” do Reverendo sobre o tema. O camarada reconhece por A mais B a competência de muitas mulheres em muitas (para não dizer em todas) as áreas, TODAVIA quer por todos os meios aplicar em tempos modernos as mesmas circunstâncias históricas a que sempre foram submetidas as mulheres em tempos idos, num grau de inferioridade aos homens. Lamentável esse conservadorismo. Mesmo assim, enfrentando tantas ideias retrógradas, as mulheres seguem a sua senda brilhantemente.

  43. Ebenézer Reis Diz

    Acho até engraçado o “salto triplo carpado hermenêutico” do Reverendo sobre o tema. O camarada reconhece por A mais B a competência de muitas mulheres em muitas (para não dizer em todas) as áreas, TODAVIA quer por todos os meios aplicar em tempos modernos as mesmas circunstâncias históricas a que sempre foram submetidas as mulheres em tempos idos, num grau de inferioridade aos homens. Lamentável esse conservadorismo. Mesmo assim, enfrentando tantas ideias retrógradas, as mulheres seguem a sua senda brilhantemente.

  44. Ebenézer Reis Diz

    Acho até engraçado o “salto triplo carpado hermenêutico” do Reverendo sobre o tema. O camarada reconhece por A mais B a competência de muitas mulheres em muitas (para não dizer em todas) as áreas, TODAVIA quer por todos os meios aplicar em tempos modernos as mesmas circunstâncias históricas a que sempre foram submetidas as mulheres em tempos idos, num grau de inferioridade aos homens. Lamentável esse conservadorismo. Mesmo assim, enfrentando tantas ideias retrógradas, as mulheres seguem a sua senda brilhantemente.

  45. Ebenézer Reis Diz

    Acho até engraçado o “salto triplo carpado hermenêutico” do Reverendo sobre o tema. O camarada reconhece por A mais B a competência de muitas mulheres em muitas (para não dizer em todas) as áreas, TODAVIA quer por todos os meios aplicar em tempos modernos as mesmas circunstâncias históricas a que sempre foram submetidas as mulheres em tempos idos, num grau de inferioridade aos homens. Lamentável esse conservadorismo. Mesmo assim, enfrentando tantas ideias retrógradas, as mulheres seguem a sua senda brilhantemente.

  46. Ebenézer Reis Diz

    Acho até engraçado o “salto triplo carpado hermenêutico” do Reverendo sobre o tema. O camarada reconhece por A mais B a competência de muitas mulheres em muitas (para não dizer em todas) as áreas, TODAVIA quer por todos os meios aplicar em tempos modernos as mesmas circunstâncias históricas a que sempre foram submetidas as mulheres em tempos idos, num grau de inferioridade aos homens. Lamentável esse conservadorismo. Mesmo assim, enfrentando tantas ideias retrógradas, as mulheres seguem a sua senda brilhantemente.

  47. Ebenézer Reis Diz

    Acho até engraçado o “salto triplo carpado hermenêutico” do Reverendo sobre o tema. O camarada reconhece por A mais B a competência de muitas mulheres em muitas (para não dizer em todas) as áreas, TODAVIA quer por todos os meios aplicar em tempos modernos as mesmas circunstâncias históricas a que sempre foram submetidas as mulheres em tempos idos, num grau de inferioridade aos homens. Lamentável esse conservadorismo. Mesmo assim, enfrentando tantas ideias retrógradas, as mulheres seguem a sua senda brilhantemente.

  48. Ebenézer Reis Diz

    Acho até engraçado o “salto triplo carpado hermenêutico” do Reverendo sobre o tema. O camarada reconhece por A mais B a competência de muitas mulheres em muitas (para não dizer em todas) as áreas, TODAVIA quer por todos os meios aplicar em tempos modernos as mesmas circunstâncias históricas a que sempre foram submetidas as mulheres em tempos idos, num grau de inferioridade aos homens. Lamentável esse conservadorismo. Mesmo assim, enfrentando tantas ideias retrógradas, as mulheres seguem a sua senda brilhantemente.

  49. Ebenézer Reis Diz

    Acho até engraçado o “salto triplo carpado hermenêutico” do Reverendo sobre o tema. O camarada reconhece por A mais B a competência de muitas mulheres em muitas (para não dizer em todas) as áreas, TODAVIA quer por todos os meios aplicar em tempos modernos as mesmas circunstâncias históricas a que sempre foram submetidas as mulheres em tempos idos, num grau de inferioridade aos homens. Lamentável esse conservadorismo. Mesmo assim, enfrentando tantas ideias retrógradas, as mulheres seguem a sua senda brilhantemente.

  50. Ebenézer Reis Diz

    Acho até engraçado o “salto triplo carpado hermenêutico” do Reverendo sobre o tema. O camarada reconhece por A mais B a competência de muitas mulheres em muitas (para não dizer em todas) as áreas, TODAVIA quer por todos os meios aplicar em tempos modernos as mesmas circunstâncias históricas a que sempre foram submetidas as mulheres em tempos idos, num grau de inferioridade aos homens. Lamentável esse conservadorismo. Mesmo assim, enfrentando tantas ideias retrógradas, as mulheres seguem a sua senda brilhantemente.

  51. Ebenézer Reis Diz

    Acho até engraçado o “salto triplo carpado hermenêutico” do Reverendo sobre o tema. O camarada reconhece por A mais B a competência de muitas mulheres em muitas (para não dizer em todas) as áreas, TODAVIA quer por todos os meios aplicar em tempos modernos as mesmas circunstâncias históricas a que sempre foram submetidas as mulheres em tempos idos, num grau de inferioridade aos homens. Lamentável esse conservadorismo. Mesmo assim, enfrentando tantas ideias retrógradas, as mulheres seguem a sua senda brilhantemente.

  52. mateus Diz

    se os homens não falar o evangelho,Deus vai usar a pedra(incrédulo).por que não as mulheres?precisamos agir mais e criar menos polemica.Mateus

  53. Conceição Sordi Diz

    Ganhar almas consiste primeiro em obedecer as Sagradas Escrituras, ou então cairemos naquele negócio de um cego guiar outro cego e cair ambos no abismo… Eu sou feminista em alguns aspectos, mas não concordo com o feminismo cristão e entendo que a Bíblia seja totalmente patriarcal. Mulheres tem o seu papel a desempenhar no Reino de Deus, mas o pastoreio é tarefa do homem. Essa é a minha opinião!

  54. Conceição Sordi Diz

    Ganhar almas consiste primeiro em obedecer as Sagradas Escrituras, ou então cairemos naquele negócio de um cego guiar outro cego e cair ambos no abismo… Eu sou feminista em alguns aspectos, mas não concordo com o feminismo cristão e entendo que a Bíblia seja totalmente patriarcal. Mulheres tem o seu papel a desempenhar no Reino de Deus, mas o pastoreio é tarefa do homem. Essa é a minha opinião!

  55. Conceição Sordi Diz

    Ganhar almas consiste primeiro em obedecer as Sagradas Escrituras, ou então cairemos naquele negócio de um cego guiar outro cego e cair ambos no abismo… Eu sou feminista em alguns aspectos, mas não concordo com o feminismo cristão e entendo que a Bíblia seja totalmente patriarcal. Mulheres tem o seu papel a desempenhar no Reino de Deus, mas o pastoreio é tarefa do homem. Essa é a minha opinião!

  56. Conceição Sordi Diz

    Ganhar almas consiste primeiro em obedecer as Sagradas Escrituras, ou então cairemos naquele negócio de um cego guiar outro cego e cair ambos no abismo… Eu sou feminista em alguns aspectos, mas não concordo com o feminismo cristão e entendo que a Bíblia seja totalmente patriarcal. Mulheres tem o seu papel a desempenhar no Reino de Deus, mas o pastoreio é tarefa do homem. Essa é a minha opinião!

  57. Conceição Sordi Diz

    Ganhar almas consiste primeiro em obedecer as Sagradas Escrituras, ou então cairemos naquele negócio de um cego guiar outro cego e cair ambos no abismo… Eu sou feminista em alguns aspectos, mas não concordo com o feminismo cristão e entendo que a Bíblia seja totalmente patriarcal. Mulheres tem o seu papel a desempenhar no Reino de Deus, mas o pastoreio é tarefa do homem. Essa é a minha opinião!

  58. Conceição Sordi Diz

    Ganhar almas consiste primeiro em obedecer as Sagradas Escrituras, ou então cairemos naquele negócio de um cego guiar outro cego e cair ambos no abismo… Eu sou feminista em alguns aspectos, mas não concordo com o feminismo cristão e entendo que a Bíblia seja totalmente patriarcal. Mulheres tem o seu papel a desempenhar no Reino de Deus, mas o pastoreio é tarefa do homem. Essa é a minha opinião!

  59. Ebenézer Reis Diz

    Como sempre as questões interpretativas sobre os textos bíblicos. Bem alertava Agostinho de Hipona: “no essencial, unidade; na dúvida, liberdade; em tudo, caridade". Sabemos que a Bíblia é um livro que precisa ser além de interpretado, também e igualmente contextualizado, sem que com isso perca a essência de sua mensagem. A aplicação permanente e simplória do seu texto ipsis litteris e ipsis verbis, abre caminho para o anacronismo e o fanatismo. É o que penso. O grande problema é que os homens estão perdendo (para as mulheres) território em todas as dimensões, e aqui no campo religioso vão se encastelar aferradamente para perpetuar o seu poder de mando. Mas o tempo dirá !!!

  60. Ebenézer Reis Diz

    Como sempre as questões interpretativas sobre os textos bíblicos. Bem alertava Agostinho de Hipona: “no essencial, unidade; na dúvida, liberdade; em tudo, caridade". Sabemos que a Bíblia é um livro que precisa ser além de interpretado, também e igualmente contextualizado, sem que com isso perca a essência de sua mensagem. A aplicação permanente e simplória do seu texto ipsis litteris e ipsis verbis, abre caminho para o anacronismo e o fanatismo. É o que penso. O grande problema é que os homens estão perdendo (para as mulheres) território em todas as dimensões, e aqui no campo religioso vão se encastelar aferradamente para perpetuar o seu poder de mando. Mas o tempo dirá !!!

  61. Ebenézer Reis Diz

    Como sempre as questões interpretativas sobre os textos bíblicos. Bem alertava Agostinho de Hipona: “no essencial, unidade; na dúvida, liberdade; em tudo, caridade". Sabemos que a Bíblia é um livro que precisa ser além de interpretado, também e igualmente contextualizado, sem que com isso perca a essência de sua mensagem. A aplicação permanente e simplória do seu texto ipsis litteris e ipsis verbis, abre caminho para o anacronismo e o fanatismo. É o que penso. O grande problema é que os homens estão perdendo (para as mulheres) território em todas as dimensões, e aqui no campo religioso vão se encastelar aferradamente para perpetuar o seu poder de mando. Mas o tempo dirá !!!

  62. Ebenézer Reis Diz

    Como sempre as questões interpretativas sobre os textos bíblicos. Bem alertava Agostinho de Hipona: “no essencial, unidade; na dúvida, liberdade; em tudo, caridade". Sabemos que a Bíblia é um livro que precisa ser além de interpretado, também e igualmente contextualizado, sem que com isso perca a essência de sua mensagem. A aplicação permanente e simplória do seu texto ipsis litteris e ipsis verbis, abre caminho para o anacronismo e o fanatismo. É o que penso. O grande problema é que os homens estão perdendo (para as mulheres) território em todas as dimensões, e aqui no campo religioso vão se encastelar aferradamente para perpetuar o seu poder de mando. Mas o tempo dirá !!!

  63. Ebenézer Reis Diz

    Como sempre as questões interpretativas sobre os textos bíblicos. Bem alertava Agostinho de Hipona: “no essencial, unidade; na dúvida, liberdade; em tudo, caridade". Sabemos que a Bíblia é um livro que precisa ser além de interpretado, também e igualmente contextualizado, sem que com isso perca a essência de sua mensagem. A aplicação permanente e simplória do seu texto ipsis litteris e ipsis verbis, abre caminho para o anacronismo e o fanatismo. É o que penso. O grande problema é que os homens estão perdendo (para as mulheres) território em todas as dimensões, e aqui no campo religioso vão se encastelar aferradamente para perpetuar o seu poder de mando. Mas o tempo dirá !!!

  64. Ebenézer Reis Diz

    Como sempre as questões interpretativas sobre os textos bíblicos. Bem alertava Agostinho de Hipona: “no essencial, unidade; na dúvida, liberdade; em tudo, caridade". Sabemos que a Bíblia é um livro que precisa ser além de interpretado, também e igualmente contextualizado, sem que com isso perca a essência de sua mensagem. A aplicação permanente e simplória do seu texto ipsis litteris e ipsis verbis, abre caminho para o anacronismo e o fanatismo. É o que penso. O grande problema é que os homens estão perdendo (para as mulheres) território em todas as dimensões, e aqui no campo religioso vão se encastelar aferradamente para perpetuar o seu poder de mando. Mas o tempo dirá !!!

  65. karine Diz

    A mulher não pode ser homem, pois ela é diferente obvio, mas isso não quer dizer que ela não tenha as mesmas capacidades, ou até melhores, cada um deveria cuidar de seu papel como cristão, ao invés de criticar o que os outros estão dispostos a fazer pra Deus, sendo homem ou mulher.. é engraçado que o homem possa ‘fazer tudo que lhe agrada’… e a mulher não, desculpa mas não acredito nisso. E já adianto ( eu acredito na bíblia, mas não vou mudar minha opinião, pq essa visão e interpretação é muito machista ) #fato

  66. Daladier Santos Diz

    Então, Vinícius Musselman Pimentel, retiremos todas as mulheres que ocupam cargos de ensino nas igrejas! A começar pelas classes infantis da EBD. Ok?

  67. Daladier Santos Diz

    Então, Vinícius Musselman Pimentel, retiremos todas as mulheres que ocupam cargos de ensino nas igrejas! A começar pelas classes infantis da EBD. Ok?

  68. Karine Dutra Diz

    Pior do que um homem machista, é só uma mulher machista.

  69. Karine Dutra Diz

    Pior do que um homem machista, é só uma mulher machista.

  70. César Oliveira Diz

    Se todos vivessem o Evangelho essa discussão não existiria.

    Aos homens as suas funções. Às mulheres as suas.

    Todo mundo feliz!

    1. Renato Gripp Diz

      boa César Oliveira…. estamos muito longe da verdade…discussão inutil…

  71. Alessandro César Santos , vc disse tudo agora!

  72. Renato Gripp Diz

    Jairo Castello …. boa….

  73. Vinícius Musselman Pimentel Diz

    Daladier Santos, acabei de afirmar que a questão é o ensino e a autoridade que vem de um presbítero=pastor=bispo. Mas você insiste em querer generalizar a questão.

  74. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Me desculpe não se trata de machismo, ou será que é você que é feminista? se trata do que está na bíblia, hoje em dia existe a igreja para homossexuais e eles acharam que deveria ter e tem. A bíblia que a palavra de Deus não ser manipulada, quem morreu na cruz por mim foi Jesus, imito a ele somente ele. A bíblia é a minha unica regra de fé e pratica e qualquer coisa além disso provém do inimigo. O osso Deus quer que sejamos mulheres de oração, pregação e os títulos pra que irão servir na gloria? Pense

  75. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Me desculpe não se trata de machismo, ou será que é você que é feminista? se trata do que está na bíblia, hoje em dia existe a igreja para homossexuais e eles acharam que deveria ter e tem. A bíblia que a palavra de Deus não ser manipulada, quem morreu na cruz por mim foi Jesus, imito a ele somente ele. A bíblia é a minha unica regra de fé e pratica e qualquer coisa além disso provém do inimigo. O osso Deus quer que sejamos mulheres de oração, pregação e os títulos pra que irão servir na gloria? Pense

  76. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Me desculpe não se trata de machismo, ou será que é você que é feminista? se trata do que está na bíblia, hoje em dia existe a igreja para homossexuais e eles acharam que deveria ter e tem. A bíblia que a palavra de Deus não ser manipulada, quem morreu na cruz por mim foi Jesus, imito a ele somente ele. A bíblia é a minha unica regra de fé e pratica e qualquer coisa além disso provém do inimigo. O osso Deus quer que sejamos mulheres de oração, pregação e os títulos pra que irão servir na gloria? Pense

  77. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Me desculpe não se trata de machismo, ou será que é você que é feminista? se trata do que está na bíblia, hoje em dia existe a igreja para homossexuais e eles acharam que deveria ter e tem. A bíblia que a palavra de Deus não ser manipulada, quem morreu na cruz por mim foi Jesus, imito a ele somente ele. A bíblia é a minha unica regra de fé e pratica e qualquer coisa além disso provém do inimigo. O osso Deus quer que sejamos mulheres de oração, pregação e os títulos pra que irão servir na gloria? Pense

  78. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Me desculpe não se trata de machismo, ou será que é você que é feminista? se trata do que está na bíblia, hoje em dia existe a igreja para homossexuais e eles acharam que deveria ter e tem. A bíblia que a palavra de Deus não ser manipulada, quem morreu na cruz por mim foi Jesus, imito a ele somente ele. A bíblia é a minha unica regra de fé e pratica e qualquer coisa além disso provém do inimigo. O osso Deus quer que sejamos mulheres de oração, pregação e os títulos pra que irão servir na gloria? Pense

  79. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Me desculpe não se trata de machismo, ou será que é você que é feminista? se trata do que está na bíblia, hoje em dia existe a igreja para homossexuais e eles acharam que deveria ter e tem. A bíblia que a palavra de Deus não ser manipulada, quem morreu na cruz por mim foi Jesus, imito a ele somente ele. A bíblia é a minha unica regra de fé e pratica e qualquer coisa além disso provém do inimigo. O osso Deus quer que sejamos mulheres de oração, pregação e os títulos pra que irão servir na gloria? Pense

  80. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Me desculpe não se trata de machismo, ou será que é você que é feminista? se trata do que está na bíblia, hoje em dia existe a igreja para homossexuais e eles acharam que deveria ter e tem. A bíblia que a palavra de Deus não ser manipulada, quem morreu na cruz por mim foi Jesus, imito a ele somente ele. A bíblia é a minha unica regra de fé e pratica e qualquer coisa além disso provém do inimigo. O osso Deus quer que sejamos mulheres de oração, pregação e os títulos pra que irão servir na gloria? Pense

  81. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Me desculpe não se trata de machismo, ou será que é você que é feminista? se trata do que está na bíblia, hoje em dia existe a igreja para homossexuais e eles acharam que deveria ter e tem. A bíblia que a palavra de Deus não ser manipulada, quem morreu na cruz por mim foi Jesus, imito a ele somente ele. A bíblia é a minha unica regra de fé e pratica e qualquer coisa além disso provém do inimigo. O osso Deus quer que sejamos mulheres de oração, pregação e os títulos pra que irão servir na gloria? Pense

  82. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Me desculpe não se trata de machismo, ou será que é você que é feminista? se trata do que está na bíblia, hoje em dia existe a igreja para homossexuais e eles acharam que deveria ter e tem. A bíblia que a palavra de Deus não ser manipulada, quem morreu na cruz por mim foi Jesus, imito a ele somente ele. A bíblia é a minha unica regra de fé e pratica e qualquer coisa além disso provém do inimigo. O osso Deus quer que sejamos mulheres de oração, pregação e os títulos pra que irão servir na gloria? Pense

  83. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Me desculpe não se trata de machismo, ou será que é você que é feminista? se trata do que está na bíblia, hoje em dia existe a igreja para homossexuais e eles acharam que deveria ter e tem. A bíblia que a palavra de Deus não ser manipulada, quem morreu na cruz por mim foi Jesus, imito a ele somente ele. A bíblia é a minha unica regra de fé e pratica e qualquer coisa além disso provém do inimigo. O osso Deus quer que sejamos mulheres de oração, pregação e os títulos pra que irão servir na gloria? Pense

  84. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Me desculpe não se trata de machismo, ou será que é você que é feminista? se trata do que está na bíblia, hoje em dia existe a igreja para homossexuais e eles acharam que deveria ter e tem. A bíblia que a palavra de Deus não ser manipulada, quem morreu na cruz por mim foi Jesus, imito a ele somente ele. A bíblia é a minha unica regra de fé e pratica e qualquer coisa além disso provém do inimigo. O osso Deus quer que sejamos mulheres de oração, pregação e os títulos pra que irão servir na gloria? Pense

  85. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Me desculpe não se trata de machismo, ou será que é você que é feminista? se trata do que está na bíblia, hoje em dia existe a igreja para homossexuais e eles acharam que deveria ter e tem. A bíblia que a palavra de Deus não ser manipulada, quem morreu na cruz por mim foi Jesus, imito a ele somente ele. A bíblia é a minha unica regra de fé e pratica e qualquer coisa além disso provém do inimigo. O osso Deus quer que sejamos mulheres de oração, pregação e os títulos pra que irão servir na gloria? Pense

  86. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Me desculpe não se trata de machismo, ou será que é você que é feminista? se trata do que está na bíblia, hoje em dia existe a igreja para homossexuais e eles acharam que deveria ter e tem. A bíblia que a palavra de Deus não ser manipulada, quem morreu na cruz por mim foi Jesus, imito a ele somente ele. A bíblia é a minha unica regra de fé e pratica e qualquer coisa além disso provém do inimigo. O osso Deus quer que sejamos mulheres de oração, pregação e os títulos pra que irão servir na gloria? Pense

  87. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Me desculpe não se trata de machismo, ou será que é você que é feminista? se trata do que está na bíblia, hoje em dia existe a igreja para homossexuais e eles acharam que deveria ter e tem. A bíblia que a palavra de Deus não ser manipulada, quem morreu na cruz por mim foi Jesus, imito a ele somente ele. A bíblia é a minha unica regra de fé e pratica e qualquer coisa além disso provém do inimigo. O osso Deus quer que sejamos mulheres de oração, pregação e os títulos pra que irão servir na gloria? Pense

  88. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Me desculpe não se trata de machismo, ou será que é você que é feminista? se trata do que está na bíblia, hoje em dia existe a igreja para homossexuais e eles acharam que deveria ter e tem. A bíblia que a palavra de Deus não ser manipulada, quem morreu na cruz por mim foi Jesus, imito a ele somente ele. A bíblia é a minha unica regra de fé e pratica e qualquer coisa além disso provém do inimigo. O osso Deus quer que sejamos mulheres de oração, pregação e os títulos pra que irão servir na gloria? Pense

  89. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Me desculpe não se trata de machismo, ou será que é você que é feminista? se trata do que está na bíblia, hoje em dia existe a igreja para homossexuais e eles acharam que deveria ter e tem. A bíblia que a palavra de Deus não ser manipulada, quem morreu na cruz por mim foi Jesus, imito a ele somente ele. A bíblia é a minha unica regra de fé e pratica e qualquer coisa além disso provém do inimigo. O osso Deus quer que sejamos mulheres de oração, pregação e os títulos pra que irão servir na gloria? Pense

  90. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Me desculpe não se trata de machismo, ou será que é você que é feminista? se trata do que está na bíblia, hoje em dia existe a igreja para homossexuais e eles acharam que deveria ter e tem. A bíblia que a palavra de Deus não ser manipulada, quem morreu na cruz por mim foi Jesus, imito a ele somente ele. A bíblia é a minha unica regra de fé e pratica e qualquer coisa além disso provém do inimigo. O osso Deus quer que sejamos mulheres de oração, pregação e os títulos pra que irão servir na gloria? Pense

  91. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Me desculpe não se trata de machismo, ou será que é você que é feminista? se trata do que está na bíblia, hoje em dia existe a igreja para homossexuais e eles acharam que deveria ter e tem. A bíblia que a palavra de Deus não ser manipulada, quem morreu na cruz por mim foi Jesus, imito a ele somente ele. A bíblia é a minha unica regra de fé e pratica e qualquer coisa além disso provém do inimigo. O osso Deus quer que sejamos mulheres de oração, pregação e os títulos pra que irão servir na gloria? Pense

  92. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Me desculpe não se trata de machismo, ou será que é você que é feminista? se trata do que está na bíblia, hoje em dia existe a igreja para homossexuais e eles acharam que deveria ter e tem. A bíblia que a palavra de Deus não ser manipulada, quem morreu na cruz por mim foi Jesus, imito a ele somente ele. A bíblia é a minha unica regra de fé e pratica e qualquer coisa além disso provém do inimigo. O osso Deus quer que sejamos mulheres de oração, pregação e os títulos pra que irão servir na gloria? Pense

  93. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Me desculpe não se trata de machismo, ou será que é você que é feminista? se trata do que está na bíblia, hoje em dia existe a igreja para homossexuais e eles acharam que deveria ter e tem. A bíblia que a palavra de Deus não ser manipulada, quem morreu na cruz por mim foi Jesus, imito a ele somente ele. A bíblia é a minha unica regra de fé e pratica e qualquer coisa além disso provém do inimigo. O osso Deus quer que sejamos mulheres de oração, pregação e os títulos pra que irão servir na gloria? Pense

  94. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Me desculpe não se trata de machismo, ou será que é você que é feminista? se trata do que está na bíblia, hoje em dia existe a igreja para homossexuais e eles acharam que deveria ter e tem. A bíblia que a palavra de Deus não ser manipulada, quem morreu na cruz por mim foi Jesus, imito a ele somente ele. A bíblia é a minha unica regra de fé e pratica e qualquer coisa além disso provém do inimigo. O osso Deus quer que sejamos mulheres de oração, pregação e os títulos pra que irão servir na gloria? Pense

  95. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Me desculpe não se trata de machismo, ou será que é você que é feminista? se trata do que está na bíblia, hoje em dia existe a igreja para homossexuais e eles acharam que deveria ter e tem. A bíblia que a palavra de Deus não ser manipulada, quem morreu na cruz por mim foi Jesus, imito a ele somente ele. A bíblia é a minha unica regra de fé e pratica e qualquer coisa além disso provém do inimigo. O osso Deus quer que sejamos mulheres de oração, pregação e os títulos pra que irão servir na gloria? Pense

  96. Tertuliano Viana Diz

    Um amigo meu professor e escritor, escreveu a opinião dele, da qual concordo plenamente: Vejamos:
    Minha posição sobre ordenação feminina. Lembre-se é minha, não gostou, adoce!

    1- Não podemos negar que não exista nenhum texto bíblico que apoie a ordenação de mulheres.

    O fato de não existir um texto que apoie não faz isso algo anti bíblico, além do que, dentro da igreja cristã, são realizados inúmeras ações que não estão registradas nas escrituras, como por exemplo, a santa ceia somente para pessoas batizadas, ou o batismo pós discipulado, ou departamentos dentro da igreja, nem mesmo ministério de louvor, ou ainda a obrigatoriedade de uso de terno ou de uma roupa especifica, seja para o ministro ou para o membro. Essas ações não estão registradas na bíblia, porém, não são contrarias a Bíblia.

    2- A cultura onde os relatos Bíblicos estão inseridos são extramente machista, frutos da corrupção humana.

    Ao fazer uma exegese perceberei que o relato Bíblico que proíbe as mulheres de exercer liderança seja verdadeiro, quando faço uma hermenêutica (aplicação do texto para nossos dias) entendo que preciso transpor o abismo cultural. È verdadeiro que nunca foi ordenada uma mulher na Bíblia, e não poderia ser de outra maneira, visto que a sociedade não aceitaria, nem mesmo as mulheres reclamariam tal direito.

    3- Em Cristo não há distinção de homens e mulheres.

    Se não há distinção para a salvação, porque haveria de ter para o ministério

    4- A tentativa de impedir a ordenação feminina é uma atitude machista.

    Os homens estão acuados, tentando defender uma posição com medo de que fiquem de escanteio. Dentro de alguns anos será impossível deter o movimento de ordenação feminina, mesmo porque o número delas é bem maior.

    5- Se o texto de Paulo a Timóteo é literal (1 Timóteo 2:12), “Não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade sobre o homem”, devemos excluir mulheres de todas suas funções dentro da igreja.

    È o seguinte: Afirmam aqueles que são contrários a ordenação feminina: O texto é claro e literal. A eles eu respondo: Então porque suas igrejas tem missionárias? Elas não ensinam? Elas quando estão no campo não exercem posição de liderança? Inclusive sobre homens? Ou ainda, porque suas igrejas tem professoras de escolas bíblicas? Elas não estão ensinando? Na sala elas não são autoridade, inclusive sobre os homens? Ou as classe são separadas entre homens e mulheres? E você, mulher, que é contra a ordenação feminina, porque aceita uma mulher pregar no púlpito da igreja, inclusive você aceita convites para pregar, e ainda tem blogs e pages que se propõe a ensinar a outros? O texto não é literal? Pois se querem levar o texto ao pé da letra, não levando em conta a questão cultural, por favor, se calem, entrem mudas e saiam caladas! Você que é mulher e é contra o ministério feminino, baseado nesse texto, mas mesmo assim, ensina, lidera, ou faz qualquer coisa na igreja, você está sendo desobediente, e contraditória. Se o texto é literal e válido para os nosso dias, vá então para a cozinha da igreja e fique por lá.

    6- Nem toda esposa de Pastor é pastora.

    Não é porque a irmã casou com um vocacionado, que se tornou vocacionada também. A vocação é individual, portanto devemos consagrar somente as mulheres que de fato tem esse dom.

    7- Não devemos desconsiderar a questão cultural na interpretação Bíblica?

    Então, vamos lá! Mulheres usem véu ao ir aos cultos, e não usem adornos, nem arrumem o cabelo, visto que vocês não querem desconsiderar a questão cultural. Lembrem-se de não usar calça, porque mulher não fazia uso dessa vestimenta nos tempos bíblicos. Homens, favor passar pela circuncisão também, esqueci, isso também é cultural.

    No mais, esse é meu pensamento, não gostou? Adoce!

    Prof. Natanael Tussini | Fortaleza Ceará

  97. Tertuliano Viana Diz

    Um amigo meu professor e escritor, escreveu a opinião dele, da qual concordo plenamente: Vejamos:
    Minha posição sobre ordenação feminina. Lembre-se é minha, não gostou, adoce!

    1- Não podemos negar que não exista nenhum texto bíblico que apoie a ordenação de mulheres.

    O fato de não existir um texto que apoie não faz isso algo anti bíblico, além do que, dentro da igreja cristã, são realizados inúmeras ações que não estão registradas nas escrituras, como por exemplo, a santa ceia somente para pessoas batizadas, ou o batismo pós discipulado, ou departamentos dentro da igreja, nem mesmo ministério de louvor, ou ainda a obrigatoriedade de uso de terno ou de uma roupa especifica, seja para o ministro ou para o membro. Essas ações não estão registradas na bíblia, porém, não são contrarias a Bíblia.

    2- A cultura onde os relatos Bíblicos estão inseridos são extramente machista, frutos da corrupção humana.

    Ao fazer uma exegese perceberei que o relato Bíblico que proíbe as mulheres de exercer liderança seja verdadeiro, quando faço uma hermenêutica (aplicação do texto para nossos dias) entendo que preciso transpor o abismo cultural. È verdadeiro que nunca foi ordenada uma mulher na Bíblia, e não poderia ser de outra maneira, visto que a sociedade não aceitaria, nem mesmo as mulheres reclamariam tal direito.

    3- Em Cristo não há distinção de homens e mulheres.

    Se não há distinção para a salvação, porque haveria de ter para o ministério

    4- A tentativa de impedir a ordenação feminina é uma atitude machista.

    Os homens estão acuados, tentando defender uma posição com medo de que fiquem de escanteio. Dentro de alguns anos será impossível deter o movimento de ordenação feminina, mesmo porque o número delas é bem maior.

    5- Se o texto de Paulo a Timóteo é literal (1 Timóteo 2:12), “Não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade sobre o homem”, devemos excluir mulheres de todas suas funções dentro da igreja.

    È o seguinte: Afirmam aqueles que são contrários a ordenação feminina: O texto é claro e literal. A eles eu respondo: Então porque suas igrejas tem missionárias? Elas não ensinam? Elas quando estão no campo não exercem posição de liderança? Inclusive sobre homens? Ou ainda, porque suas igrejas tem professoras de escolas bíblicas? Elas não estão ensinando? Na sala elas não são autoridade, inclusive sobre os homens? Ou as classe são separadas entre homens e mulheres? E você, mulher, que é contra a ordenação feminina, porque aceita uma mulher pregar no púlpito da igreja, inclusive você aceita convites para pregar, e ainda tem blogs e pages que se propõe a ensinar a outros? O texto não é literal? Pois se querem levar o texto ao pé da letra, não levando em conta a questão cultural, por favor, se calem, entrem mudas e saiam caladas! Você que é mulher e é contra o ministério feminino, baseado nesse texto, mas mesmo assim, ensina, lidera, ou faz qualquer coisa na igreja, você está sendo desobediente, e contraditória. Se o texto é literal e válido para os nosso dias, vá então para a cozinha da igreja e fique por lá.

    6- Nem toda esposa de Pastor é pastora.

    Não é porque a irmã casou com um vocacionado, que se tornou vocacionada também. A vocação é individual, portanto devemos consagrar somente as mulheres que de fato tem esse dom.

    7- Não devemos desconsiderar a questão cultural na interpretação Bíblica?

    Então, vamos lá! Mulheres usem véu ao ir aos cultos, e não usem adornos, nem arrumem o cabelo, visto que vocês não querem desconsiderar a questão cultural. Lembrem-se de não usar calça, porque mulher não fazia uso dessa vestimenta nos tempos bíblicos. Homens, favor passar pela circuncisão também, esqueci, isso também é cultural.

    No mais, esse é meu pensamento, não gostou? Adoce!

    Prof. Natanael Tussini | Fortaleza Ceará

  98. Tertuliano Viana Diz

    Um amigo meu professor e escritor, escreveu a opinião dele, da qual concordo plenamente: Vejamos:
    Minha posição sobre ordenação feminina. Lembre-se é minha, não gostou, adoce!

    1- Não podemos negar que não exista nenhum texto bíblico que apoie a ordenação de mulheres.

    O fato de não existir um texto que apoie não faz isso algo anti bíblico, além do que, dentro da igreja cristã, são realizados inúmeras ações que não estão registradas nas escrituras, como por exemplo, a santa ceia somente para pessoas batizadas, ou o batismo pós discipulado, ou departamentos dentro da igreja, nem mesmo ministério de louvor, ou ainda a obrigatoriedade de uso de terno ou de uma roupa especifica, seja para o ministro ou para o membro. Essas ações não estão registradas na bíblia, porém, não são contrarias a Bíblia.

    2- A cultura onde os relatos Bíblicos estão inseridos são extramente machista, frutos da corrupção humana.

    Ao fazer uma exegese perceberei que o relato Bíblico que proíbe as mulheres de exercer liderança seja verdadeiro, quando faço uma hermenêutica (aplicação do texto para nossos dias) entendo que preciso transpor o abismo cultural. È verdadeiro que nunca foi ordenada uma mulher na Bíblia, e não poderia ser de outra maneira, visto que a sociedade não aceitaria, nem mesmo as mulheres reclamariam tal direito.

    3- Em Cristo não há distinção de homens e mulheres.

    Se não há distinção para a salvação, porque haveria de ter para o ministério

    4- A tentativa de impedir a ordenação feminina é uma atitude machista.

    Os homens estão acuados, tentando defender uma posição com medo de que fiquem de escanteio. Dentro de alguns anos será impossível deter o movimento de ordenação feminina, mesmo porque o número delas é bem maior.

    5- Se o texto de Paulo a Timóteo é literal (1 Timóteo 2:12), “Não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade sobre o homem”, devemos excluir mulheres de todas suas funções dentro da igreja.

    È o seguinte: Afirmam aqueles que são contrários a ordenação feminina: O texto é claro e literal. A eles eu respondo: Então porque suas igrejas tem missionárias? Elas não ensinam? Elas quando estão no campo não exercem posição de liderança? Inclusive sobre homens? Ou ainda, porque suas igrejas tem professoras de escolas bíblicas? Elas não estão ensinando? Na sala elas não são autoridade, inclusive sobre os homens? Ou as classe são separadas entre homens e mulheres? E você, mulher, que é contra a ordenação feminina, porque aceita uma mulher pregar no púlpito da igreja, inclusive você aceita convites para pregar, e ainda tem blogs e pages que se propõe a ensinar a outros? O texto não é literal? Pois se querem levar o texto ao pé da letra, não levando em conta a questão cultural, por favor, se calem, entrem mudas e saiam caladas! Você que é mulher e é contra o ministério feminino, baseado nesse texto, mas mesmo assim, ensina, lidera, ou faz qualquer coisa na igreja, você está sendo desobediente, e contraditória. Se o texto é literal e válido para os nosso dias, vá então para a cozinha da igreja e fique por lá.

    6- Nem toda esposa de Pastor é pastora.

    Não é porque a irmã casou com um vocacionado, que se tornou vocacionada também. A vocação é individual, portanto devemos consagrar somente as mulheres que de fato tem esse dom.

    7- Não devemos desconsiderar a questão cultural na interpretação Bíblica?

    Então, vamos lá! Mulheres usem véu ao ir aos cultos, e não usem adornos, nem arrumem o cabelo, visto que vocês não querem desconsiderar a questão cultural. Lembrem-se de não usar calça, porque mulher não fazia uso dessa vestimenta nos tempos bíblicos. Homens, favor passar pela circuncisão também, esqueci, isso também é cultural.

    No mais, esse é meu pensamento, não gostou? Adoce!

    Prof. Natanael Tussini | Fortaleza Ceará

  99. Tertuliano Viana Diz

    Um amigo meu professor e escritor, escreveu a opinião dele, da qual concordo plenamente: Vejamos:
    Minha posição sobre ordenação feminina. Lembre-se é minha, não gostou, adoce!

    1- Não podemos negar que não exista nenhum texto bíblico que apoie a ordenação de mulheres.

    O fato de não existir um texto que apoie não faz isso algo anti bíblico, além do que, dentro da igreja cristã, são realizados inúmeras ações que não estão registradas nas escrituras, como por exemplo, a santa ceia somente para pessoas batizadas, ou o batismo pós discipulado, ou departamentos dentro da igreja, nem mesmo ministério de louvor, ou ainda a obrigatoriedade de uso de terno ou de uma roupa especifica, seja para o ministro ou para o membro. Essas ações não estão registradas na bíblia, porém, não são contrarias a Bíblia.

    2- A cultura onde os relatos Bíblicos estão inseridos são extramente machista, frutos da corrupção humana.

    Ao fazer uma exegese perceberei que o relato Bíblico que proíbe as mulheres de exercer liderança seja verdadeiro, quando faço uma hermenêutica (aplicação do texto para nossos dias) entendo que preciso transpor o abismo cultural. È verdadeiro que nunca foi ordenada uma mulher na Bíblia, e não poderia ser de outra maneira, visto que a sociedade não aceitaria, nem mesmo as mulheres reclamariam tal direito.

    3- Em Cristo não há distinção de homens e mulheres.

    Se não há distinção para a salvação, porque haveria de ter para o ministério

    4- A tentativa de impedir a ordenação feminina é uma atitude machista.

    Os homens estão acuados, tentando defender uma posição com medo de que fiquem de escanteio. Dentro de alguns anos será impossível deter o movimento de ordenação feminina, mesmo porque o número delas é bem maior.

    5- Se o texto de Paulo a Timóteo é literal (1 Timóteo 2:12), “Não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade sobre o homem”, devemos excluir mulheres de todas suas funções dentro da igreja.

    È o seguinte: Afirmam aqueles que são contrários a ordenação feminina: O texto é claro e literal. A eles eu respondo: Então porque suas igrejas tem missionárias? Elas não ensinam? Elas quando estão no campo não exercem posição de liderança? Inclusive sobre homens? Ou ainda, porque suas igrejas tem professoras de escolas bíblicas? Elas não estão ensinando? Na sala elas não são autoridade, inclusive sobre os homens? Ou as classe são separadas entre homens e mulheres? E você, mulher, que é contra a ordenação feminina, porque aceita uma mulher pregar no púlpito da igreja, inclusive você aceita convites para pregar, e ainda tem blogs e pages que se propõe a ensinar a outros? O texto não é literal? Pois se querem levar o texto ao pé da letra, não levando em conta a questão cultural, por favor, se calem, entrem mudas e saiam caladas! Você que é mulher e é contra o ministério feminino, baseado nesse texto, mas mesmo assim, ensina, lidera, ou faz qualquer coisa na igreja, você está sendo desobediente, e contraditória. Se o texto é literal e válido para os nosso dias, vá então para a cozinha da igreja e fique por lá.

    6- Nem toda esposa de Pastor é pastora.

    Não é porque a irmã casou com um vocacionado, que se tornou vocacionada também. A vocação é individual, portanto devemos consagrar somente as mulheres que de fato tem esse dom.

    7- Não devemos desconsiderar a questão cultural na interpretação Bíblica?

    Então, vamos lá! Mulheres usem véu ao ir aos cultos, e não usem adornos, nem arrumem o cabelo, visto que vocês não querem desconsiderar a questão cultural. Lembrem-se de não usar calça, porque mulher não fazia uso dessa vestimenta nos tempos bíblicos. Homens, favor passar pela circuncisão também, esqueci, isso também é cultural.

    No mais, esse é meu pensamento, não gostou? Adoce!

    Prof. Natanael Tussini | Fortaleza Ceará

  100. Tertuliano Viana Diz

    Um amigo meu professor e escritor, escreveu a opinião dele, da qual concordo plenamente: Vejamos:
    Minha posição sobre ordenação feminina. Lembre-se é minha, não gostou, adoce!

    1- Não podemos negar que não exista nenhum texto bíblico que apoie a ordenação de mulheres.

    O fato de não existir um texto que apoie não faz isso algo anti bíblico, além do que, dentro da igreja cristã, são realizados inúmeras ações que não estão registradas nas escrituras, como por exemplo, a santa ceia somente para pessoas batizadas, ou o batismo pós discipulado, ou departamentos dentro da igreja, nem mesmo ministério de louvor, ou ainda a obrigatoriedade de uso de terno ou de uma roupa especifica, seja para o ministro ou para o membro. Essas ações não estão registradas na bíblia, porém, não são contrarias a Bíblia.

    2- A cultura onde os relatos Bíblicos estão inseridos são extramente machista, frutos da corrupção humana.

    Ao fazer uma exegese perceberei que o relato Bíblico que proíbe as mulheres de exercer liderança seja verdadeiro, quando faço uma hermenêutica (aplicação do texto para nossos dias) entendo que preciso transpor o abismo cultural. È verdadeiro que nunca foi ordenada uma mulher na Bíblia, e não poderia ser de outra maneira, visto que a sociedade não aceitaria, nem mesmo as mulheres reclamariam tal direito.

    3- Em Cristo não há distinção de homens e mulheres.

    Se não há distinção para a salvação, porque haveria de ter para o ministério

    4- A tentativa de impedir a ordenação feminina é uma atitude machista.

    Os homens estão acuados, tentando defender uma posição com medo de que fiquem de escanteio. Dentro de alguns anos será impossível deter o movimento de ordenação feminina, mesmo porque o número delas é bem maior.

    5- Se o texto de Paulo a Timóteo é literal (1 Timóteo 2:12), “Não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade sobre o homem”, devemos excluir mulheres de todas suas funções dentro da igreja.

    È o seguinte: Afirmam aqueles que são contrários a ordenação feminina: O texto é claro e literal. A eles eu respondo: Então porque suas igrejas tem missionárias? Elas não ensinam? Elas quando estão no campo não exercem posição de liderança? Inclusive sobre homens? Ou ainda, porque suas igrejas tem professoras de escolas bíblicas? Elas não estão ensinando? Na sala elas não são autoridade, inclusive sobre os homens? Ou as classe são separadas entre homens e mulheres? E você, mulher, que é contra a ordenação feminina, porque aceita uma mulher pregar no púlpito da igreja, inclusive você aceita convites para pregar, e ainda tem blogs e pages que se propõe a ensinar a outros? O texto não é literal? Pois se querem levar o texto ao pé da letra, não levando em conta a questão cultural, por favor, se calem, entrem mudas e saiam caladas! Você que é mulher e é contra o ministério feminino, baseado nesse texto, mas mesmo assim, ensina, lidera, ou faz qualquer coisa na igreja, você está sendo desobediente, e contraditória. Se o texto é literal e válido para os nosso dias, vá então para a cozinha da igreja e fique por lá.

    6- Nem toda esposa de Pastor é pastora.

    Não é porque a irmã casou com um vocacionado, que se tornou vocacionada também. A vocação é individual, portanto devemos consagrar somente as mulheres que de fato tem esse dom.

    7- Não devemos desconsiderar a questão cultural na interpretação Bíblica?

    Então, vamos lá! Mulheres usem véu ao ir aos cultos, e não usem adornos, nem arrumem o cabelo, visto que vocês não querem desconsiderar a questão cultural. Lembrem-se de não usar calça, porque mulher não fazia uso dessa vestimenta nos tempos bíblicos. Homens, favor passar pela circuncisão também, esqueci, isso também é cultural.

    No mais, esse é meu pensamento, não gostou? Adoce!

    Prof. Natanael Tussini | Fortaleza Ceará

  101. Tertuliano Viana Diz

    Um amigo meu professor e escritor, escreveu a opinião dele, da qual concordo plenamente: Vejamos:
    Minha posição sobre ordenação feminina. Lembre-se é minha, não gostou, adoce!

    1- Não podemos negar que não exista nenhum texto bíblico que apoie a ordenação de mulheres.

    O fato de não existir um texto que apoie não faz isso algo anti bíblico, além do que, dentro da igreja cristã, são realizados inúmeras ações que não estão registradas nas escrituras, como por exemplo, a santa ceia somente para pessoas batizadas, ou o batismo pós discipulado, ou departamentos dentro da igreja, nem mesmo ministério de louvor, ou ainda a obrigatoriedade de uso de terno ou de uma roupa especifica, seja para o ministro ou para o membro. Essas ações não estão registradas na bíblia, porém, não são contrarias a Bíblia.

    2- A cultura onde os relatos Bíblicos estão inseridos são extramente machista, frutos da corrupção humana.

    Ao fazer uma exegese perceberei que o relato Bíblico que proíbe as mulheres de exercer liderança seja verdadeiro, quando faço uma hermenêutica (aplicação do texto para nossos dias) entendo que preciso transpor o abismo cultural. È verdadeiro que nunca foi ordenada uma mulher na Bíblia, e não poderia ser de outra maneira, visto que a sociedade não aceitaria, nem mesmo as mulheres reclamariam tal direito.

    3- Em Cristo não há distinção de homens e mulheres.

    Se não há distinção para a salvação, porque haveria de ter para o ministério

    4- A tentativa de impedir a ordenação feminina é uma atitude machista.

    Os homens estão acuados, tentando defender uma posição com medo de que fiquem de escanteio. Dentro de alguns anos será impossível deter o movimento de ordenação feminina, mesmo porque o número delas é bem maior.

    5- Se o texto de Paulo a Timóteo é literal (1 Timóteo 2:12), “Não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade sobre o homem”, devemos excluir mulheres de todas suas funções dentro da igreja.

    È o seguinte: Afirmam aqueles que são contrários a ordenação feminina: O texto é claro e literal. A eles eu respondo: Então porque suas igrejas tem missionárias? Elas não ensinam? Elas quando estão no campo não exercem posição de liderança? Inclusive sobre homens? Ou ainda, porque suas igrejas tem professoras de escolas bíblicas? Elas não estão ensinando? Na sala elas não são autoridade, inclusive sobre os homens? Ou as classe são separadas entre homens e mulheres? E você, mulher, que é contra a ordenação feminina, porque aceita uma mulher pregar no púlpito da igreja, inclusive você aceita convites para pregar, e ainda tem blogs e pages que se propõe a ensinar a outros? O texto não é literal? Pois se querem levar o texto ao pé da letra, não levando em conta a questão cultural, por favor, se calem, entrem mudas e saiam caladas! Você que é mulher e é contra o ministério feminino, baseado nesse texto, mas mesmo assim, ensina, lidera, ou faz qualquer coisa na igreja, você está sendo desobediente, e contraditória. Se o texto é literal e válido para os nosso dias, vá então para a cozinha da igreja e fique por lá.

    6- Nem toda esposa de Pastor é pastora.

    Não é porque a irmã casou com um vocacionado, que se tornou vocacionada também. A vocação é individual, portanto devemos consagrar somente as mulheres que de fato tem esse dom.

    7- Não devemos desconsiderar a questão cultural na interpretação Bíblica?

    Então, vamos lá! Mulheres usem véu ao ir aos cultos, e não usem adornos, nem arrumem o cabelo, visto que vocês não querem desconsiderar a questão cultural. Lembrem-se de não usar calça, porque mulher não fazia uso dessa vestimenta nos tempos bíblicos. Homens, favor passar pela circuncisão também, esqueci, isso também é cultural.

    No mais, esse é meu pensamento, não gostou? Adoce!

    Prof. Natanael Tussini | Fortaleza Ceará

  102. Tertuliano Viana Diz

    Um amigo meu professor e escritor, escreveu a opinião dele, da qual concordo plenamente: Vejamos:
    Minha posição sobre ordenação feminina. Lembre-se é minha, não gostou, adoce!

    1- Não podemos negar que não exista nenhum texto bíblico que apoie a ordenação de mulheres.

    O fato de não existir um texto que apoie não faz isso algo anti bíblico, além do que, dentro da igreja cristã, são realizados inúmeras ações que não estão registradas nas escrituras, como por exemplo, a santa ceia somente para pessoas batizadas, ou o batismo pós discipulado, ou departamentos dentro da igreja, nem mesmo ministério de louvor, ou ainda a obrigatoriedade de uso de terno ou de uma roupa especifica, seja para o ministro ou para o membro. Essas ações não estão registradas na bíblia, porém, não são contrarias a Bíblia.

    2- A cultura onde os relatos Bíblicos estão inseridos são extramente machista, frutos da corrupção humana.

    Ao fazer uma exegese perceberei que o relato Bíblico que proíbe as mulheres de exercer liderança seja verdadeiro, quando faço uma hermenêutica (aplicação do texto para nossos dias) entendo que preciso transpor o abismo cultural. È verdadeiro que nunca foi ordenada uma mulher na Bíblia, e não poderia ser de outra maneira, visto que a sociedade não aceitaria, nem mesmo as mulheres reclamariam tal direito.

    3- Em Cristo não há distinção de homens e mulheres.

    Se não há distinção para a salvação, porque haveria de ter para o ministério

    4- A tentativa de impedir a ordenação feminina é uma atitude machista.

    Os homens estão acuados, tentando defender uma posição com medo de que fiquem de escanteio. Dentro de alguns anos será impossível deter o movimento de ordenação feminina, mesmo porque o número delas é bem maior.

    5- Se o texto de Paulo a Timóteo é literal (1 Timóteo 2:12), “Não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade sobre o homem”, devemos excluir mulheres de todas suas funções dentro da igreja.

    È o seguinte: Afirmam aqueles que são contrários a ordenação feminina: O texto é claro e literal. A eles eu respondo: Então porque suas igrejas tem missionárias? Elas não ensinam? Elas quando estão no campo não exercem posição de liderança? Inclusive sobre homens? Ou ainda, porque suas igrejas tem professoras de escolas bíblicas? Elas não estão ensinando? Na sala elas não são autoridade, inclusive sobre os homens? Ou as classe são separadas entre homens e mulheres? E você, mulher, que é contra a ordenação feminina, porque aceita uma mulher pregar no púlpito da igreja, inclusive você aceita convites para pregar, e ainda tem blogs e pages que se propõe a ensinar a outros? O texto não é literal? Pois se querem levar o texto ao pé da letra, não levando em conta a questão cultural, por favor, se calem, entrem mudas e saiam caladas! Você que é mulher e é contra o ministério feminino, baseado nesse texto, mas mesmo assim, ensina, lidera, ou faz qualquer coisa na igreja, você está sendo desobediente, e contraditória. Se o texto é literal e válido para os nosso dias, vá então para a cozinha da igreja e fique por lá.

    6- Nem toda esposa de Pastor é pastora.

    Não é porque a irmã casou com um vocacionado, que se tornou vocacionada também. A vocação é individual, portanto devemos consagrar somente as mulheres que de fato tem esse dom.

    7- Não devemos desconsiderar a questão cultural na interpretação Bíblica?

    Então, vamos lá! Mulheres usem véu ao ir aos cultos, e não usem adornos, nem arrumem o cabelo, visto que vocês não querem desconsiderar a questão cultural. Lembrem-se de não usar calça, porque mulher não fazia uso dessa vestimenta nos tempos bíblicos. Homens, favor passar pela circuncisão também, esqueci, isso também é cultural.

    No mais, esse é meu pensamento, não gostou? Adoce!

    Prof. Natanael Tussini | Fortaleza Ceará

  103. Tertuliano Viana Diz

    Um amigo meu professor e escritor, escreveu a opinião dele, da qual concordo plenamente: Vejamos:
    Minha posição sobre ordenação feminina. Lembre-se é minha, não gostou, adoce!

    1- Não podemos negar que não exista nenhum texto bíblico que apoie a ordenação de mulheres.

    O fato de não existir um texto que apoie não faz isso algo anti bíblico, além do que, dentro da igreja cristã, são realizados inúmeras ações que não estão registradas nas escrituras, como por exemplo, a santa ceia somente para pessoas batizadas, ou o batismo pós discipulado, ou departamentos dentro da igreja, nem mesmo ministério de louvor, ou ainda a obrigatoriedade de uso de terno ou de uma roupa especifica, seja para o ministro ou para o membro. Essas ações não estão registradas na bíblia, porém, não são contrarias a Bíblia.

    2- A cultura onde os relatos Bíblicos estão inseridos são extramente machista, frutos da corrupção humana.

    Ao fazer uma exegese perceberei que o relato Bíblico que proíbe as mulheres de exercer liderança seja verdadeiro, quando faço uma hermenêutica (aplicação do texto para nossos dias) entendo que preciso transpor o abismo cultural. È verdadeiro que nunca foi ordenada uma mulher na Bíblia, e não poderia ser de outra maneira, visto que a sociedade não aceitaria, nem mesmo as mulheres reclamariam tal direito.

    3- Em Cristo não há distinção de homens e mulheres.

    Se não há distinção para a salvação, porque haveria de ter para o ministério

    4- A tentativa de impedir a ordenação feminina é uma atitude machista.

    Os homens estão acuados, tentando defender uma posição com medo de que fiquem de escanteio. Dentro de alguns anos será impossível deter o movimento de ordenação feminina, mesmo porque o número delas é bem maior.

    5- Se o texto de Paulo a Timóteo é literal (1 Timóteo 2:12), “Não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade sobre o homem”, devemos excluir mulheres de todas suas funções dentro da igreja.

    È o seguinte: Afirmam aqueles que são contrários a ordenação feminina: O texto é claro e literal. A eles eu respondo: Então porque suas igrejas tem missionárias? Elas não ensinam? Elas quando estão no campo não exercem posição de liderança? Inclusive sobre homens? Ou ainda, porque suas igrejas tem professoras de escolas bíblicas? Elas não estão ensinando? Na sala elas não são autoridade, inclusive sobre os homens? Ou as classe são separadas entre homens e mulheres? E você, mulher, que é contra a ordenação feminina, porque aceita uma mulher pregar no púlpito da igreja, inclusive você aceita convites para pregar, e ainda tem blogs e pages que se propõe a ensinar a outros? O texto não é literal? Pois se querem levar o texto ao pé da letra, não levando em conta a questão cultural, por favor, se calem, entrem mudas e saiam caladas! Você que é mulher e é contra o ministério feminino, baseado nesse texto, mas mesmo assim, ensina, lidera, ou faz qualquer coisa na igreja, você está sendo desobediente, e contraditória. Se o texto é literal e válido para os nosso dias, vá então para a cozinha da igreja e fique por lá.

    6- Nem toda esposa de Pastor é pastora.

    Não é porque a irmã casou com um vocacionado, que se tornou vocacionada também. A vocação é individual, portanto devemos consagrar somente as mulheres que de fato tem esse dom.

    7- Não devemos desconsiderar a questão cultural na interpretação Bíblica?

    Então, vamos lá! Mulheres usem véu ao ir aos cultos, e não usem adornos, nem arrumem o cabelo, visto que vocês não querem desconsiderar a questão cultural. Lembrem-se de não usar calça, porque mulher não fazia uso dessa vestimenta nos tempos bíblicos. Homens, favor passar pela circuncisão também, esqueci, isso também é cultural.

    No mais, esse é meu pensamento, não gostou? Adoce!

    Prof. Natanael Tussini | Fortaleza Ceará

  104. Tertuliano Viana Diz

    Um amigo meu professor e escritor, escreveu a opinião dele, da qual concordo plenamente: Vejamos:
    Minha posição sobre ordenação feminina. Lembre-se é minha, não gostou, adoce!

    1- Não podemos negar que não exista nenhum texto bíblico que apoie a ordenação de mulheres.

    O fato de não existir um texto que apoie não faz isso algo anti bíblico, além do que, dentro da igreja cristã, são realizados inúmeras ações que não estão registradas nas escrituras, como por exemplo, a santa ceia somente para pessoas batizadas, ou o batismo pós discipulado, ou departamentos dentro da igreja, nem mesmo ministério de louvor, ou ainda a obrigatoriedade de uso de terno ou de uma roupa especifica, seja para o ministro ou para o membro. Essas ações não estão registradas na bíblia, porém, não são contrarias a Bíblia.

    2- A cultura onde os relatos Bíblicos estão inseridos são extramente machista, frutos da corrupção humana.

    Ao fazer uma exegese perceberei que o relato Bíblico que proíbe as mulheres de exercer liderança seja verdadeiro, quando faço uma hermenêutica (aplicação do texto para nossos dias) entendo que preciso transpor o abismo cultural. È verdadeiro que nunca foi ordenada uma mulher na Bíblia, e não poderia ser de outra maneira, visto que a sociedade não aceitaria, nem mesmo as mulheres reclamariam tal direito.

    3- Em Cristo não há distinção de homens e mulheres.

    Se não há distinção para a salvação, porque haveria de ter para o ministério

    4- A tentativa de impedir a ordenação feminina é uma atitude machista.

    Os homens estão acuados, tentando defender uma posição com medo de que fiquem de escanteio. Dentro de alguns anos será impossível deter o movimento de ordenação feminina, mesmo porque o número delas é bem maior.

    5- Se o texto de Paulo a Timóteo é literal (1 Timóteo 2:12), “Não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade sobre o homem”, devemos excluir mulheres de todas suas funções dentro da igreja.

    È o seguinte: Afirmam aqueles que são contrários a ordenação feminina: O texto é claro e literal. A eles eu respondo: Então porque suas igrejas tem missionárias? Elas não ensinam? Elas quando estão no campo não exercem posição de liderança? Inclusive sobre homens? Ou ainda, porque suas igrejas tem professoras de escolas bíblicas? Elas não estão ensinando? Na sala elas não são autoridade, inclusive sobre os homens? Ou as classe são separadas entre homens e mulheres? E você, mulher, que é contra a ordenação feminina, porque aceita uma mulher pregar no púlpito da igreja, inclusive você aceita convites para pregar, e ainda tem blogs e pages que se propõe a ensinar a outros? O texto não é literal? Pois se querem levar o texto ao pé da letra, não levando em conta a questão cultural, por favor, se calem, entrem mudas e saiam caladas! Você que é mulher e é contra o ministério feminino, baseado nesse texto, mas mesmo assim, ensina, lidera, ou faz qualquer coisa na igreja, você está sendo desobediente, e contraditória. Se o texto é literal e válido para os nosso dias, vá então para a cozinha da igreja e fique por lá.

    6- Nem toda esposa de Pastor é pastora.

    Não é porque a irmã casou com um vocacionado, que se tornou vocacionada também. A vocação é individual, portanto devemos consagrar somente as mulheres que de fato tem esse dom.

    7- Não devemos desconsiderar a questão cultural na interpretação Bíblica?

    Então, vamos lá! Mulheres usem véu ao ir aos cultos, e não usem adornos, nem arrumem o cabelo, visto que vocês não querem desconsiderar a questão cultural. Lembrem-se de não usar calça, porque mulher não fazia uso dessa vestimenta nos tempos bíblicos. Homens, favor passar pela circuncisão também, esqueci, isso também é cultural.

    No mais, esse é meu pensamento, não gostou? Adoce!

    Prof. Natanael Tussini | Fortaleza Ceará

  105. Tertuliano Viana Diz

    Um amigo meu professor e escritor, escreveu a opinião dele, da qual concordo plenamente: Vejamos:
    Minha posição sobre ordenação feminina. Lembre-se é minha, não gostou, adoce!

    1- Não podemos negar que não exista nenhum texto bíblico que apoie a ordenação de mulheres.

    O fato de não existir um texto que apoie não faz isso algo anti bíblico, além do que, dentro da igreja cristã, são realizados inúmeras ações que não estão registradas nas escrituras, como por exemplo, a santa ceia somente para pessoas batizadas, ou o batismo pós discipulado, ou departamentos dentro da igreja, nem mesmo ministério de louvor, ou ainda a obrigatoriedade de uso de terno ou de uma roupa especifica, seja para o ministro ou para o membro. Essas ações não estão registradas na bíblia, porém, não são contrarias a Bíblia.

    2- A cultura onde os relatos Bíblicos estão inseridos são extramente machista, frutos da corrupção humana.

    Ao fazer uma exegese perceberei que o relato Bíblico que proíbe as mulheres de exercer liderança seja verdadeiro, quando faço uma hermenêutica (aplicação do texto para nossos dias) entendo que preciso transpor o abismo cultural. È verdadeiro que nunca foi ordenada uma mulher na Bíblia, e não poderia ser de outra maneira, visto que a sociedade não aceitaria, nem mesmo as mulheres reclamariam tal direito.

    3- Em Cristo não há distinção de homens e mulheres.

    Se não há distinção para a salvação, porque haveria de ter para o ministério

    4- A tentativa de impedir a ordenação feminina é uma atitude machista.

    Os homens estão acuados, tentando defender uma posição com medo de que fiquem de escanteio. Dentro de alguns anos será impossível deter o movimento de ordenação feminina, mesmo porque o número delas é bem maior.

    5- Se o texto de Paulo a Timóteo é literal (1 Timóteo 2:12), “Não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade sobre o homem”, devemos excluir mulheres de todas suas funções dentro da igreja.

    È o seguinte: Afirmam aqueles que são contrários a ordenação feminina: O texto é claro e literal. A eles eu respondo: Então porque suas igrejas tem missionárias? Elas não ensinam? Elas quando estão no campo não exercem posição de liderança? Inclusive sobre homens? Ou ainda, porque suas igrejas tem professoras de escolas bíblicas? Elas não estão ensinando? Na sala elas não são autoridade, inclusive sobre os homens? Ou as classe são separadas entre homens e mulheres? E você, mulher, que é contra a ordenação feminina, porque aceita uma mulher pregar no púlpito da igreja, inclusive você aceita convites para pregar, e ainda tem blogs e pages que se propõe a ensinar a outros? O texto não é literal? Pois se querem levar o texto ao pé da letra, não levando em conta a questão cultural, por favor, se calem, entrem mudas e saiam caladas! Você que é mulher e é contra o ministério feminino, baseado nesse texto, mas mesmo assim, ensina, lidera, ou faz qualquer coisa na igreja, você está sendo desobediente, e contraditória. Se o texto é literal e válido para os nosso dias, vá então para a cozinha da igreja e fique por lá.

    6- Nem toda esposa de Pastor é pastora.

    Não é porque a irmã casou com um vocacionado, que se tornou vocacionada também. A vocação é individual, portanto devemos consagrar somente as mulheres que de fato tem esse dom.

    7- Não devemos desconsiderar a questão cultural na interpretação Bíblica?

    Então, vamos lá! Mulheres usem véu ao ir aos cultos, e não usem adornos, nem arrumem o cabelo, visto que vocês não querem desconsiderar a questão cultural. Lembrem-se de não usar calça, porque mulher não fazia uso dessa vestimenta nos tempos bíblicos. Homens, favor passar pela circuncisão também, esqueci, isso também é cultural.

    No mais, esse é meu pensamento, não gostou? Adoce!

    Prof. Natanael Tussini | Fortaleza Ceará

  106. Tertuliano Viana Diz

    Um amigo meu professor e escritor, escreveu a opinião dele, da qual concordo plenamente: Vejamos:
    Minha posição sobre ordenação feminina. Lembre-se é minha, não gostou, adoce!

    1- Não podemos negar que não exista nenhum texto bíblico que apoie a ordenação de mulheres.

    O fato de não existir um texto que apoie não faz isso algo anti bíblico, além do que, dentro da igreja cristã, são realizados inúmeras ações que não estão registradas nas escrituras, como por exemplo, a santa ceia somente para pessoas batizadas, ou o batismo pós discipulado, ou departamentos dentro da igreja, nem mesmo ministério de louvor, ou ainda a obrigatoriedade de uso de terno ou de uma roupa especifica, seja para o ministro ou para o membro. Essas ações não estão registradas na bíblia, porém, não são contrarias a Bíblia.

    2- A cultura onde os relatos Bíblicos estão inseridos são extramente machista, frutos da corrupção humana.

    Ao fazer uma exegese perceberei que o relato Bíblico que proíbe as mulheres de exercer liderança seja verdadeiro, quando faço uma hermenêutica (aplicação do texto para nossos dias) entendo que preciso transpor o abismo cultural. È verdadeiro que nunca foi ordenada uma mulher na Bíblia, e não poderia ser de outra maneira, visto que a sociedade não aceitaria, nem mesmo as mulheres reclamariam tal direito.

    3- Em Cristo não há distinção de homens e mulheres.

    Se não há distinção para a salvação, porque haveria de ter para o ministério

    4- A tentativa de impedir a ordenação feminina é uma atitude machista.

    Os homens estão acuados, tentando defender uma posição com medo de que fiquem de escanteio. Dentro de alguns anos será impossível deter o movimento de ordenação feminina, mesmo porque o número delas é bem maior.

    5- Se o texto de Paulo a Timóteo é literal (1 Timóteo 2:12), “Não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade sobre o homem”, devemos excluir mulheres de todas suas funções dentro da igreja.

    È o seguinte: Afirmam aqueles que são contrários a ordenação feminina: O texto é claro e literal. A eles eu respondo: Então porque suas igrejas tem missionárias? Elas não ensinam? Elas quando estão no campo não exercem posição de liderança? Inclusive sobre homens? Ou ainda, porque suas igrejas tem professoras de escolas bíblicas? Elas não estão ensinando? Na sala elas não são autoridade, inclusive sobre os homens? Ou as classe são separadas entre homens e mulheres? E você, mulher, que é contra a ordenação feminina, porque aceita uma mulher pregar no púlpito da igreja, inclusive você aceita convites para pregar, e ainda tem blogs e pages que se propõe a ensinar a outros? O texto não é literal? Pois se querem levar o texto ao pé da letra, não levando em conta a questão cultural, por favor, se calem, entrem mudas e saiam caladas! Você que é mulher e é contra o ministério feminino, baseado nesse texto, mas mesmo assim, ensina, lidera, ou faz qualquer coisa na igreja, você está sendo desobediente, e contraditória. Se o texto é literal e válido para os nosso dias, vá então para a cozinha da igreja e fique por lá.

    6- Nem toda esposa de Pastor é pastora.

    Não é porque a irmã casou com um vocacionado, que se tornou vocacionada também. A vocação é individual, portanto devemos consagrar somente as mulheres que de fato tem esse dom.

    7- Não devemos desconsiderar a questão cultural na interpretação Bíblica?

    Então, vamos lá! Mulheres usem véu ao ir aos cultos, e não usem adornos, nem arrumem o cabelo, visto que vocês não querem desconsiderar a questão cultural. Lembrem-se de não usar calça, porque mulher não fazia uso dessa vestimenta nos tempos bíblicos. Homens, favor passar pela circuncisão também, esqueci, isso também é cultural.

    No mais, esse é meu pensamento, não gostou? Adoce!

    Prof. Natanael Tussini | Fortaleza Ceará

  107. Tertuliano Viana Diz

    Um amigo meu professor e escritor, escreveu a opinião dele, da qual concordo plenamente: Vejamos:
    Minha posição sobre ordenação feminina. Lembre-se é minha, não gostou, adoce!

    1- Não podemos negar que não exista nenhum texto bíblico que apoie a ordenação de mulheres.

    O fato de não existir um texto que apoie não faz isso algo anti bíblico, além do que, dentro da igreja cristã, são realizados inúmeras ações que não estão registradas nas escrituras, como por exemplo, a santa ceia somente para pessoas batizadas, ou o batismo pós discipulado, ou departamentos dentro da igreja, nem mesmo ministério de louvor, ou ainda a obrigatoriedade de uso de terno ou de uma roupa especifica, seja para o ministro ou para o membro. Essas ações não estão registradas na bíblia, porém, não são contrarias a Bíblia.

    2- A cultura onde os relatos Bíblicos estão inseridos são extramente machista, frutos da corrupção humana.

    Ao fazer uma exegese perceberei que o relato Bíblico que proíbe as mulheres de exercer liderança seja verdadeiro, quando faço uma hermenêutica (aplicação do texto para nossos dias) entendo que preciso transpor o abismo cultural. È verdadeiro que nunca foi ordenada uma mulher na Bíblia, e não poderia ser de outra maneira, visto que a sociedade não aceitaria, nem mesmo as mulheres reclamariam tal direito.

    3- Em Cristo não há distinção de homens e mulheres.

    Se não há distinção para a salvação, porque haveria de ter para o ministério

    4- A tentativa de impedir a ordenação feminina é uma atitude machista.

    Os homens estão acuados, tentando defender uma posição com medo de que fiquem de escanteio. Dentro de alguns anos será impossível deter o movimento de ordenação feminina, mesmo porque o número delas é bem maior.

    5- Se o texto de Paulo a Timóteo é literal (1 Timóteo 2:12), “Não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade sobre o homem”, devemos excluir mulheres de todas suas funções dentro da igreja.

    È o seguinte: Afirmam aqueles que são contrários a ordenação feminina: O texto é claro e literal. A eles eu respondo: Então porque suas igrejas tem missionárias? Elas não ensinam? Elas quando estão no campo não exercem posição de liderança? Inclusive sobre homens? Ou ainda, porque suas igrejas tem professoras de escolas bíblicas? Elas não estão ensinando? Na sala elas não são autoridade, inclusive sobre os homens? Ou as classe são separadas entre homens e mulheres? E você, mulher, que é contra a ordenação feminina, porque aceita uma mulher pregar no púlpito da igreja, inclusive você aceita convites para pregar, e ainda tem blogs e pages que se propõe a ensinar a outros? O texto não é literal? Pois se querem levar o texto ao pé da letra, não levando em conta a questão cultural, por favor, se calem, entrem mudas e saiam caladas! Você que é mulher e é contra o ministério feminino, baseado nesse texto, mas mesmo assim, ensina, lidera, ou faz qualquer coisa na igreja, você está sendo desobediente, e contraditória. Se o texto é literal e válido para os nosso dias, vá então para a cozinha da igreja e fique por lá.

    6- Nem toda esposa de Pastor é pastora.

    Não é porque a irmã casou com um vocacionado, que se tornou vocacionada também. A vocação é individual, portanto devemos consagrar somente as mulheres que de fato tem esse dom.

    7- Não devemos desconsiderar a questão cultural na interpretação Bíblica?

    Então, vamos lá! Mulheres usem véu ao ir aos cultos, e não usem adornos, nem arrumem o cabelo, visto que vocês não querem desconsiderar a questão cultural. Lembrem-se de não usar calça, porque mulher não fazia uso dessa vestimenta nos tempos bíblicos. Homens, favor passar pela circuncisão também, esqueci, isso também é cultural.

    No mais, esse é meu pensamento, não gostou? Adoce!

    Prof. Natanael Tussini | Fortaleza Ceará

  108. Sarah Gama Diz

    Jairo Castello Me desculpe não se trata de machismo, ou será que é você que é feminista? se trata do que está na bíblia, hoje em dia existe a igreja para homossexuais e eles acharam que deveria ter e tem. A bíblia que a palavra de Deus não ser manipulada, quem morreu na cruz por mim foi Jesus, imito a ele somente ele. A bíblia é a minha unica regra de fé e pratica e qualquer coisa além disso provém do inimigo. O osso Deus quer que sejamos mulheres de oração, pregação e os títulos pra que irão servir na gloria? Pense

  109. Sarah Gama Diz

    Jairo Castello Me desculpe não se trata de machismo, ou será que é você que é feminista? se trata do que está na bíblia, hoje em dia existe a igreja para homossexuais e eles acharam que deveria ter e tem. A bíblia que a palavra de Deus não ser manipulada, quem morreu na cruz por mim foi Jesus, imito a ele somente ele. A bíblia é a minha unica regra de fé e pratica e qualquer coisa além disso provém do inimigo. O osso Deus quer que sejamos mulheres de oração, pregação e os títulos pra que irão servir na gloria? Pense

  110. Sarah Gama Diz

    Jairo Castello Me desculpe não se trata de machismo, ou será que é você que é feminista? se trata do que está na bíblia, hoje em dia existe a igreja para homossexuais e eles acharam que deveria ter e tem. A bíblia que a palavra de Deus não ser manipulada, quem morreu na cruz por mim foi Jesus, imito a ele somente ele. A bíblia é a minha unica regra de fé e pratica e qualquer coisa além disso provém do inimigo. O osso Deus quer que sejamos mulheres de oração, pregação e os títulos pra que irão servir na gloria? Pense

  111. Sarah Gama Diz

    Jairo Castello Me desculpe não se trata de machismo, ou será que é você que é feminista? se trata do que está na bíblia, hoje em dia existe a igreja para homossexuais e eles acharam que deveria ter e tem. A bíblia que a palavra de Deus não ser manipulada, quem morreu na cruz por mim foi Jesus, imito a ele somente ele. A bíblia é a minha unica regra de fé e pratica e qualquer coisa além disso provém do inimigo. O osso Deus quer que sejamos mulheres de oração, pregação e os títulos pra que irão servir na gloria? Pense

  112. Sarah Gama Diz

    Jairo Castello Me desculpe não se trata de machismo, ou será que é você que é feminista? se trata do que está na bíblia, hoje em dia existe a igreja para homossexuais e eles acharam que deveria ter e tem. A bíblia que a palavra de Deus não ser manipulada, quem morreu na cruz por mim foi Jesus, imito a ele somente ele. A bíblia é a minha unica regra de fé e pratica e qualquer coisa além disso provém do inimigo. O osso Deus quer que sejamos mulheres de oração, pregação e os títulos pra que irão servir na gloria? Pense

  113. Sarah Gama Diz

    Jairo Castello Me desculpe não se trata de machismo, ou será que é você que é feminista? se trata do que está na bíblia, hoje em dia existe a igreja para homossexuais e eles acharam que deveria ter e tem. A bíblia que a palavra de Deus não ser manipulada, quem morreu na cruz por mim foi Jesus, imito a ele somente ele. A bíblia é a minha unica regra de fé e pratica e qualquer coisa além disso provém do inimigo. O osso Deus quer que sejamos mulheres de oração, pregação e os títulos pra que irão servir na gloria? Pense

  114. Sarah Gama Diz

    Jairo Castello Me desculpe não se trata de machismo, ou será que é você que é feminista? se trata do que está na bíblia, hoje em dia existe a igreja para homossexuais e eles acharam que deveria ter e tem. A bíblia que a palavra de Deus não ser manipulada, quem morreu na cruz por mim foi Jesus, imito a ele somente ele. A bíblia é a minha unica regra de fé e pratica e qualquer coisa além disso provém do inimigo. O osso Deus quer que sejamos mulheres de oração, pregação e os títulos pra que irão servir na gloria? Pense

  115. Sarah Gama Diz

    Jairo Castello Me desculpe não se trata de machismo, ou será que é você que é feminista? se trata do que está na bíblia, hoje em dia existe a igreja para homossexuais e eles acharam que deveria ter e tem. A bíblia que a palavra de Deus não ser manipulada, quem morreu na cruz por mim foi Jesus, imito a ele somente ele. A bíblia é a minha unica regra de fé e pratica e qualquer coisa além disso provém do inimigo. O osso Deus quer que sejamos mulheres de oração, pregação e os títulos pra que irão servir na gloria? Pense

  116. Sarah Gama Diz

    Jairo Castello Me desculpe não se trata de machismo, ou será que é você que é feminista? se trata do que está na bíblia, hoje em dia existe a igreja para homossexuais e eles acharam que deveria ter e tem. A bíblia que a palavra de Deus não ser manipulada, quem morreu na cruz por mim foi Jesus, imito a ele somente ele. A bíblia é a minha unica regra de fé e pratica e qualquer coisa além disso provém do inimigo. O osso Deus quer que sejamos mulheres de oração, pregação e os títulos pra que irão servir na gloria? Pense

  117. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Vou orar por vc. Acredito que sua intimidade com Deus ainda não chegou ao ponto de vc não querer mais ser, e sim, deixa que Deus seja em você.

  118. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Vou orar por vc. Acredito que sua intimidade com Deus ainda não chegou ao ponto de vc não querer mais ser, e sim, deixa que Deus seja em você.

  119. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Vou orar por vc. Acredito que sua intimidade com Deus ainda não chegou ao ponto de vc não querer mais ser, e sim, deixa que Deus seja em você.

  120. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Vou orar por vc. Acredito que sua intimidade com Deus ainda não chegou ao ponto de vc não querer mais ser, e sim, deixa que Deus seja em você.

  121. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Vou orar por vc. Acredito que sua intimidade com Deus ainda não chegou ao ponto de vc não querer mais ser, e sim, deixa que Deus seja em você.

  122. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Vou orar por vc. Acredito que sua intimidade com Deus ainda não chegou ao ponto de vc não querer mais ser, e sim, deixa que Deus seja em você.

  123. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Vou orar por vc. Acredito que sua intimidade com Deus ainda não chegou ao ponto de vc não querer mais ser, e sim, deixa que Deus seja em você.

  124. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Vou orar por vc. Acredito que sua intimidade com Deus ainda não chegou ao ponto de vc não querer mais ser, e sim, deixa que Deus seja em você.

  125. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Vou orar por vc. Acredito que sua intimidade com Deus ainda não chegou ao ponto de vc não querer mais ser, e sim, deixa que Deus seja em você.

  126. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Vou orar por vc. Acredito que sua intimidade com Deus ainda não chegou ao ponto de vc não querer mais ser, e sim, deixa que Deus seja em você.

  127. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Vou orar por vc. Acredito que sua intimidade com Deus ainda não chegou ao ponto de vc não querer mais ser, e sim, deixa que Deus seja em você.

  128. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Vou orar por vc. Acredito que sua intimidade com Deus ainda não chegou ao ponto de vc não querer mais ser, e sim, deixa que Deus seja em você.

  129. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Vou orar por vc. Acredito que sua intimidade com Deus ainda não chegou ao ponto de vc não querer mais ser, e sim, deixa que Deus seja em você.

  130. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Vou orar por vc. Acredito que sua intimidade com Deus ainda não chegou ao ponto de vc não querer mais ser, e sim, deixa que Deus seja em você.

  131. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Vou orar por vc. Acredito que sua intimidade com Deus ainda não chegou ao ponto de vc não querer mais ser, e sim, deixa que Deus seja em você.

  132. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Vou orar por vc. Acredito que sua intimidade com Deus ainda não chegou ao ponto de vc não querer mais ser, e sim, deixa que Deus seja em você.

  133. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Vou orar por vc. Acredito que sua intimidade com Deus ainda não chegou ao ponto de vc não querer mais ser, e sim, deixa que Deus seja em você.

  134. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Vou orar por vc. Acredito que sua intimidade com Deus ainda não chegou ao ponto de vc não querer mais ser, e sim, deixa que Deus seja em você.

  135. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Vou orar por vc. Acredito que sua intimidade com Deus ainda não chegou ao ponto de vc não querer mais ser, e sim, deixa que Deus seja em você.

  136. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Vou orar por vc. Acredito que sua intimidade com Deus ainda não chegou ao ponto de vc não querer mais ser, e sim, deixa que Deus seja em você.

  137. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Vou orar por vc. Acredito que sua intimidade com Deus ainda não chegou ao ponto de vc não querer mais ser, e sim, deixa que Deus seja em você.

  138. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Vou orar por vc. Acredito que sua intimidade com Deus ainda não chegou ao ponto de vc não querer mais ser, e sim, deixa que Deus seja em você.

  139. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Vou orar por vc. Acredito que sua intimidade com Deus ainda não chegou ao ponto de vc não querer mais ser, e sim, deixa que Deus seja em você.

  140. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Vou orar por vc. Acredito que sua intimidade com Deus ainda não chegou ao ponto de vc não querer mais ser, e sim, deixa que Deus seja em você.

  141. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Vou orar por vc. Acredito que sua intimidade com Deus ainda não chegou ao ponto de vc não querer mais ser, e sim, deixa que Deus seja em você.

  142. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Vou orar por vc. Acredito que sua intimidade com Deus ainda não chegou ao ponto de vc não querer mais ser, e sim, deixa que Deus seja em você.

  143. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Vou orar por vc. Acredito que sua intimidade com Deus ainda não chegou ao ponto de vc não querer mais ser, e sim, deixa que Deus seja em você.

  144. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Vou orar por vc. Acredito que sua intimidade com Deus ainda não chegou ao ponto de vc não querer mais ser, e sim, deixa que Deus seja em você.

  145. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Vou orar por vc. Acredito que sua intimidade com Deus ainda não chegou ao ponto de vc não querer mais ser, e sim, deixa que Deus seja em você.

  146. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Vou orar por vc. Acredito que sua intimidade com Deus ainda não chegou ao ponto de vc não querer mais ser, e sim, deixa que Deus seja em você.

  147. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Vou orar por vc. Acredito que sua intimidade com Deus ainda não chegou ao ponto de vc não querer mais ser, e sim, deixa que Deus seja em você.

  148. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Vou orar por vc. Acredito que sua intimidade com Deus ainda não chegou ao ponto de vc não querer mais ser, e sim, deixa que Deus seja em você.

  149. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Vou orar por vc. Acredito que sua intimidade com Deus ainda não chegou ao ponto de vc não querer mais ser, e sim, deixa que Deus seja em você.

  150. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Vou orar por vc. Acredito que sua intimidade com Deus ainda não chegou ao ponto de vc não querer mais ser, e sim, deixa que Deus seja em você.

  151. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Vou orar por vc. Acredito que sua intimidade com Deus ainda não chegou ao ponto de vc não querer mais ser, e sim, deixa que Deus seja em você.

  152. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Vou orar por vc. Acredito que sua intimidade com Deus ainda não chegou ao ponto de vc não querer mais ser, e sim, deixa que Deus seja em você.

  153. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Vou orar por vc. Acredito que sua intimidade com Deus ainda não chegou ao ponto de vc não querer mais ser, e sim, deixa que Deus seja em você.

  154. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Vou orar por vc. Acredito que sua intimidade com Deus ainda não chegou ao ponto de vc não querer mais ser, e sim, deixa que Deus seja em você.

  155. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Vou orar por vc. Acredito que sua intimidade com Deus ainda não chegou ao ponto de vc não querer mais ser, e sim, deixa que Deus seja em você.

  156. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Vou orar por vc. Acredito que sua intimidade com Deus ainda não chegou ao ponto de vc não querer mais ser, e sim, deixa que Deus seja em você.

  157. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Vou orar por vc. Acredito que sua intimidade com Deus ainda não chegou ao ponto de vc não querer mais ser, e sim, deixa que Deus seja em você.

  158. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Vou orar por vc. Acredito que sua intimidade com Deus ainda não chegou ao ponto de vc não querer mais ser, e sim, deixa que Deus seja em você.

  159. Sarah Gama Diz

    Renato Gripp Vou orar por vc. Acredito que sua intimidade com Deus ainda não chegou ao ponto de vc não querer mais ser, e sim, deixa que Deus seja em você.

  160. Sarah Gama Diz

    Gustavo Vinícius Não quero nada mais do que uma comunhão sincera com Deus. As igrejas estão se enchendo de tudo o que não está na biblia, e infelizmente todos tem experimentado de tudo menos da intimidade com Deus!

  161. Sarah Gama Diz

    Gustavo Vinícius Não quero nada mais do que uma comunhão sincera com Deus. As igrejas estão se enchendo de tudo o que não está na biblia, e infelizmente todos tem experimentado de tudo menos da intimidade com Deus!

  162. Sarah Gama Diz

    Gustavo Vinícius Não quero nada mais do que uma comunhão sincera com Deus. As igrejas estão se enchendo de tudo o que não está na biblia, e infelizmente todos tem experimentado de tudo menos da intimidade com Deus!

  163. Sarah Gama Diz

    Gustavo Vinícius Não quero nada mais do que uma comunhão sincera com Deus. As igrejas estão se enchendo de tudo o que não está na biblia, e infelizmente todos tem experimentado de tudo menos da intimidade com Deus!

  164. Sarah Gama Diz

    Gustavo Vinícius Não quero nada mais do que uma comunhão sincera com Deus. As igrejas estão se enchendo de tudo o que não está na biblia, e infelizmente todos tem experimentado de tudo menos da intimidade com Deus!

  165. Sarah Gama Diz

    Gustavo Vinícius Não quero nada mais do que uma comunhão sincera com Deus. As igrejas estão se enchendo de tudo o que não está na biblia, e infelizmente todos tem experimentado de tudo menos da intimidade com Deus!

  166. Sarah Gama Diz

    Gustavo Vinícius Não quero nada mais do que uma comunhão sincera com Deus. As igrejas estão se enchendo de tudo o que não está na biblia, e infelizmente todos tem experimentado de tudo menos da intimidade com Deus!

  167. Sarah Gama Diz

    Gustavo Vinícius Não quero nada mais do que uma comunhão sincera com Deus. As igrejas estão se enchendo de tudo o que não está na biblia, e infelizmente todos tem experimentado de tudo menos da intimidade com Deus!

  168. Sarah Gama Diz

    Gustavo Vinícius Não quero nada mais do que uma comunhão sincera com Deus. As igrejas estão se enchendo de tudo o que não está na biblia, e infelizmente todos tem experimentado de tudo menos da intimidade com Deus!

  169. Sarah Gama Diz

    Gustavo Vinícius Não quero nada mais do que uma comunhão sincera com Deus. As igrejas estão se enchendo de tudo o que não está na biblia, e infelizmente todos tem experimentado de tudo menos da intimidade com Deus!

  170. Sarah Gama Diz

    Gustavo Vinícius Não quero nada mais do que uma comunhão sincera com Deus. As igrejas estão se enchendo de tudo o que não está na biblia, e infelizmente todos tem experimentado de tudo menos da intimidade com Deus!

  171. Sarah Gama Diz

    Jairo Castello Tenho um Marido que me ama e aprendeu na biblia como tratar sua esposa, tenho um trabalho em que sou chefia, estudei muito para estar onde estou, na minha igreja aprendo e ensino, mas para o meu Deus quero ser serva em sua e filha no seu reino celestial!

  172. Sarah Gama Diz

    Jairo Castello Tenho um Marido que me ama e aprendeu na biblia como tratar sua esposa, tenho um trabalho em que sou chefia, estudei muito para estar onde estou, na minha igreja aprendo e ensino, mas para o meu Deus quero ser serva em sua e filha no seu reino celestial!

  173. Sarah Gama Diz

    Jairo Castello Tenho um Marido que me ama e aprendeu na biblia como tratar sua esposa, tenho um trabalho em que sou chefia, estudei muito para estar onde estou, na minha igreja aprendo e ensino, mas para o meu Deus quero ser serva em sua e filha no seu reino celestial!

  174. Sarah Gama Diz

    Jairo Castello Tenho um Marido que me ama e aprendeu na biblia como tratar sua esposa, tenho um trabalho em que sou chefia, estudei muito para estar onde estou, na minha igreja aprendo e ensino, mas para o meu Deus quero ser serva em sua e filha no seu reino celestial!

  175. Sarah Gama Diz

    Alessandro César Santos Com sábias palavras e no momento certo uma mulher pode mudar o rumo de uma historia como fez Bate-Seba! Devemos imitar essa e outras mulheres!

  176. Sarah Gama Diz

    Alessandro César Santos Com sábias palavras e no momento certo uma mulher pode mudar o rumo de uma historia como fez Bate-Seba! Devemos imitar essa e outras mulheres!

  177. Sarah Gama Diz

    Alessandro César Santos Com sábias palavras e no momento certo uma mulher pode mudar o rumo de uma historia como fez Bate-Seba! Devemos imitar essa e outras mulheres!

  178. Sarah Gama Diz

    Alessandro César Santos Com sábias palavras e no momento certo uma mulher pode mudar o rumo de uma historia como fez Bate-Seba! Devemos imitar essa e outras mulheres!

  179. Sarah Gama Diz

    Derli Costa Vilela Eu quero ver quando chegar a hora em as igrejas forem perseguidas!!!!

  180. Sarah Gama Diz

    Derli Costa Vilela Eu quero ver quando chegar a hora em as igrejas forem perseguidas!!!!

  181. Sarah Gama Diz

    Derli Costa Vilela Eu quero ver quando chegar a hora em as igrejas forem perseguidas!!!!

  182. Sarah Gama Diz

    Derli Costa Vilela Eu quero ver quando chegar a hora em as igrejas forem perseguidas!!!!

  183. Dell Machado Diz

    Derli Costa Vilela gostaria que alguém me explicasse o texto de Efesios 4: 11 e 12…..quando Paulo escreveu esse texto inspirado pelo Espírito Santo de Deus ele só tinha em mente homens? este texto não se aplica a nós mulheres? sinceramente tenho muitas dúvidas e os outros texto que o pessoal usa contra a ordenação feminina parecem sempre circunstanciais, por exemplo, o famoso texto da mulher aprender em silencio. mas o mesmo apostolo que fala isso, agradeçe a ajuda de Febe e Priscila no ministério dele. sei la….este texto de Efésios é o unico que me deixa assim sem saber o que pensar……

  184. Daladier Santos Diz

    Meu caro, Vinícius Musselman Pimentel, o que fazer a respeito de ensino e autoridade com as missionárias?

  185. Eduardo F. Diz

    Por favor gente, mulher não pode exercer liderança, mas elas tem seu papel no reino de Deus.1 Timóteo: 2. 10. mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras. 11. A mulher aprenda em silêncio com toda a submissão. 12. Pois não permito que a mulher ensine, nem tenha domínio sobre o homem, mas que esteja em silêncio. 13. Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. – Bíblia

  186. Daladier Santos Diz

    Um detalhe importante: por que tantas mulheres nos seminários? Para aprimorar o crochê? Aperfeiçoar o bordado? Ou trocar receitas? Depois que elas mergulham e se aprofundam…

  187. José Augusto Diz

    Jairo Castello, a Palavra de Deus é bem clara quanto a isso. Quem for contra, será contra o próprio Deus, porque Ele não entra em contradição.

  188. Daivid Silva Diz

    Gente. Vamos com calma. Vamos debater. Mas vamos respeitar uns aos outros. Mas como um irmão comentou: Cadê os homens da igreja? Precisamos sim de mais homens fortes! Fiquem na Paz.

  189. José Augusto Diz

    A Palavra de Deus é bem clara quanto a isso. Quem for contra, será contra o próprio Deus, porque Ele não entra em contradição.

  190. José Augusto Diz

    A Palavra de Deus é bem clara quanto a isso. Quem for contra, será contra o próprio Deus, porque Ele não entra em contradição.

  191. José Augusto Diz

    a Palavra de Deus é bem clara quanto a isso. Quem for contra, será contra o próprio Deus, porque Ele não entra em contradição.

  192. José Augusto Diz

    A Palavra de Deus é bem clara quanto a isso. Quem for contra, será contra o próprio Deus, porque Ele não entra em contradição.

  193. Gil Machado Diz

    Segue um entrevista, muito bem respondida pelo teólogo, doutor e professor Waldyr Carvalho Luz, que também atuou no Seminário Presbiteriano do Sul em Campinas http://www.ultimato.com.br/revista/artigos/329/ordenacao-feminina

  194. Roger Diz

    Engracado ver esses comentario…
    mas Jesus ordenou a Sua Igreja para pregar o Evangelho do Reino e fazer discípulos em todas as nacoes.
    Primeiro a igreja é uma figura Masculina ou Femenina?
    Jesus ao ressuscitar apareceu primeiro pra quem? Para os 12 ou algum outro discípulo homem? Não, ele apareceu a uma mulher!
    quando Jesus ministrou a vida de uma mulher adultera e prostiuta no poço de Jacó, ele nao disse pra ela contar tudo o que aconteceu com ela para o marido no que diz respeito a se revelar como messias a ela, afim de que o marido fosse até a cidade dos samaritanos anunciar que o Messias chegou, MAS FOI UMA MULHER QUE PREGOU E DEU TESTEMUNHO, e toda a cidade se rendeu a Jesus.
    e muitos outros exemplos no N.T. falam da mulher em posição de liderança sem contudo ferir a autoridade masculina. Pois ter pastoras na igreja não é na intenção de tirar a autoridade do homem mas de ser a sua auxiliadora idônea no ministério como foi planejdo por Deus desde os tempos de Adão.
    Lamento mas quem se posiona contra a ordenação de mulheres a qualquer don ministerial, não entende a mente de Jesus e nem conhece a Bíblia.

    1. Roger Diz

      Se bem que não existe ordenação pastoral feita por Jesus na Bíblia, Ele ordenou em primeiro lugar apóstolos. A ordenação pastoral veio a surgir no ministerio apostólico dos 12 de Jesus!
      Onde tem escrito que pastores ordenam novos pastores?
      Ordenação pastoral é ofício apostólico e nao pastoral.
      Teologia fundamentada em conceito humano fora da Bíblia.

    2. Pr.Jayjairo Castelo Diz

      Verdade amigo vc tem una visão do que é o reino de Deus. Esse pessoal as veses sao ate doutor em Teologia mas falta a revelação divina. Por as veses escrever muito e orar pouco.

    3. Luciana Simon Diz

      Pastor, por que ao invés de atacar o senhor não ora por estes? Quais são os frutos do Espírito Santo? Aqui o senhor tem demonstrado não ter equilíbrio emocional nenhum quando ataca aos que são contrários a sua interpretação. Céus e terra podem passar, mas a Palavra de Deus nunca. O senhor diz que devemos mudar a interpretação por causa de cultura? Não pastor, a Palavra de Deus nunca mudará, mas o falso evangelho é que esta sendo pregado em benefício do próprio homem. O senhor está mais preocupado em ver foto de quem está falando do que com o texto? Peça a Deus discernimento para responder a todos, pois com suas respostas agressivas, está mais afastando do que ajuntando. Eu quero obedecer a Palavra de Deus e não me importo com títulos, quero ser benção na minha casa, na rua, na internet, onde Deus me enviar. Quer dizer que quando Paulo fala para a mulher estar calada não serve para nós, mas para outras passagens, serve? Fique na Paz do Senhor Jesus!

  195. Zana Diz

    Já posso ver a cena: os discípulos (todos HOMENS) indo até Jesus, com ânimos aflorados, com a seguinte queixa: – Olha Senhor aquelas mulheres. Elas estão recebendo o título de pastoras e pregando o Evangelho. Que absurdo! Vá lá Senhor e as repreenda!
    E o Senhor Jesus olhando bem nos olhos daquele seus discípulos, responde: Quem nao é contra mim, é por mim. Deixem que elas preguem! Vão e façam o mesmo.
    FIM DA HISTÓRIA. Bjos para todos, fiquem na paz

  196. Ebenézer Reis Diz

    José Augusto – A Palavra de Deus NÃO é clara sobre esse assunto. Se o fosse não haveria tanta divergência. Veja o "salto triplo carpado hermêntico" do Reverendo para "tentar" justificar o ponto de vista dele. Simples assim.

  197. Pedro Araujo Diz

    Minha primeira pastora Era mulher ,como eu queria que ela voltasse ,não dando gloria a ela Mas Ela era a unção pura todos na cidades gostava dela ate os padres ja foram no culto por serem amigos delas.

  198. Evelyn Ramos Diz

    Concordo! Excelente explanação e esclarecimento para muitos…

  199. Helena XD Diz

    As mulheres podem e devem anunciar o Evangelho, manifestar suas opiniões (com o respeito que todo cristão deve ter pelos demais), ensinar às crianças e às outras mulheres, desenvolver seus dons e talentos na igreja. Aliás, muitas mulheres foram colaboradoras no ministério de Paulo. Ele recomenda cuidados sobre as irmãs que o serviram. ENTRETANTO, mesmo tendo mulheres como colaboradoras, em nenhum momento Paulo escreve para elas dando-lhes instruções acerca da condução da igreja. Antes, suas cartas são dirigidas às igrejas ou a homens como Timóteo, e nelas é evidente que o PASTOREIO (1 dos diversos ministérios) deve ser exercido por um homem, presbítero, marido de 1 só mulher, que governe bem a sua casa (…) Sendo o homem o cabeça da mulher, como Cristo o é da Igreja, ele tem a função de governar a igreja de Cristo e a sua casa. Sua esposa, por sua vez, exerce a função de AUXILIADORA (Auxiliador, aliás, é um título conferido ao Esp. Sto, portanto, uma função que em nada denigre a pessoa a quem se refere) IDÔNEA (digna, de valor, confiável)… Em nenhum momento, exercer a função designada na Palavra ofende, humilha ou subjulga a mulher! No Éden, Adão se omitiu diante de sua responsabilidade e deixou Eva tomar a frente, consequência: QUEDA!!! A raiz do pecado, em subverter a vontade de Deus, está em nós (Evas, que desde o Éden cavamos nossa sepultura) e neles, em suas omissões!.. E por 1 só homem entrou o pecado no mundo (pq o homem, se foi Eva quem cedeu?? Pq a responsabilidade era dele!!)….Por isso, dou graças a Deus pelo 2ª Adão, Cristo Jesus, e por Sua Palavra. Acredito que as mulheres cristãs devem ser gratas a Deus por: 1º Salvar-nos graciosamente (se não fosse a graça, onde estaríamos?), 2º Ter-nos concedido função tão sublime (semelhante a do Santo Espírito) e 3º de ORDENAR que os homens nos amem, como Cristo amou a igreja, e providenciar um meio para que sejamos cuidadas e alimentadas na Palavra… Devemos nos humilhar diante de Deus e do sábio conselho da Sua vontade!..Obrigada, Senhor, pois não mereço, mas estou entre os Seus. Usa-me conforme a Sua, e não a minha vontade! SDG

  200. Helena XD Diz

    Ahhh Pastores que acham que Teologia (o estudo sobre Deus) é só para pastores… Todo cristão deve crescer no conhecimento do Senhor, pois ninguém pode adorar aquele que não conhece!

  201. Ivanaldo Ivan Diz

    vc confudiu o tratamento dado por jesus as mulheres com ministerio pastoral

  202. Adrianne Sato Diz

    Ester foi um exemplo de rainha que se preocupava com o seu povo.

  203. Luciana Lu Diz

    meu Deus, ouvir a opinião de homens que tem medo de concorrencia , ainda vai, mas ouvir de mulheres é o fim dos tempos, Jesus esta voltando, e para explicar pra essas ignorantes e estes teologos de androgenicos, e a Idade Media pro evangelhooo,. Voltem para os seminarios!! E por causa dessas mulheres que Paulo falava pra ficarem quietas, não sabiam de nada , mas graças a Deus por Priscila, Rodes ,Maria madalena, Junias e tantas outras que foram lideres da igreja

  204. Ana Paula Rocha Diz

    Hoje em dia valoriza-se muito os “Títulos”. saibam que nada disso esta de acordo com a perfeita vontade de Deus. O meio religioso atual é totalmente pervertido, vaidoso e corrupto.

    Um homem jamais será dignificado através de um título. O que vale mais: Um chamado ou um rótulo? Amados, ser como Cristo é assumir a missão de falar, viver e morrer como Ele.
    Quem realmente está disposto a matar o seu ego? Então, renunciem os seus títulos, cadeiras, medalhas, elogios etc…

    “Nada façais por contenda ou por vangloria, mas por humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo.” (Filipenses 2:3).

    O que faz um “pastor” superior a um cristão sem título? Nada.

    Permitam que Cristo sejam o vosso pastor.

    1. Pr.Jayjairo Castelo Diz

      Não e questão de título como a amada fala usando um versículo isolado com o diabo fez na tentação de Jesus. Como vc não sabe o que um pastor faz. Inclusive usando aspas leia a biblia que vc não conhece nada Para saber o que um pastor faz leia Efesios 4: 11 em diante, 1 Pe 5, 1 Tm 3, 1 Tm 5: 17 Tito 1:5, hb 13: 7; 17 Rm 13. Talvez lhe traga alguma luz.

    2. Ana Paula Rocha Diz

      Prezado Jairo Castelo,

      A ordenação ao pastorado está baseada em título, apenas isso.

      O pastorear bíblico é uma chamada, uma vocação, mas o pastorear que o mundo religioso adota está baseado apenas em títulos e em oferecer certas honras aos homens. Ser pastor no sentido bíblico é ser chamado, convocado por Deus. O pastor bíblico nada tem haver com o ícone criado pelo protestantismo, que por sua vez nasceu e permanece misturado com rudimentos da igreja de Roma, no que diz respeito à autoridade do homem como representante de Deus.

      Saiba que todo o cristão “homens e mulheres” são chamados para pastorear (zelar e cuidar) do rebanho de Cristo. Não a chamada recebida por ordenação humana e seminários teológicos. Pois o rebanho não pertence a
      homens (grupo, liderança, domínio), mas pertence a Deus.

      Como cristãos, não devemos ter a pretensão de sermos chamados de pastor (a), missionário (a), apostolo (a), homem e mulher de Deus, mas apenas de servos, pois todos nós somos irmãos e iguais diante de Deus.

      Observe que nas cartas de Paulo e nos demais apóstolos, eles sempre se apresentaram inicialmente pelos nomes, e jamais como Pastor Fulano,
      Missionário Beltrano etc. Perceba que a postura dos irmãos na igreja primitiva não se iguala em nada ao que vemos nos dias de hoje.

      Observe Romanos 1:1, 1 Coríntios 1:1, 2 Coríntios 1:1; Gálatas 1:1, Efésios 1:1; Filipenses 1:1; Colossenses 1:1; 1 Tessalonicenses 1:1; 2 Tessalonicenses 1:1; 1 Timóteo 1:1; 2 Timóteo 1:1; Tito 1:1; Filemom
      1:1; Tiago 1:1; 1 Pedro 1:1; 2 Pedro 1:1; 3 João 1:1; Judas 1:1

      Eu conheço as passagens que tu apresentaste e que muitas vezes são interpretadas a bel prazer pelos homens. Não há maior exemplo de
      pastor do que Cristo.

      Analisando a tua forma agressiva de se posicionar, percebo que você nem se quer é um cristão.

      A conversa terminou seguindo para outro caminho, mas a intenção inicial era dizer que se este assunto ocupa tanto a mente dos homens e mulheres é porque “o título” representa grande importância para os tais. Não é a toa que há tantas disputas e fundamentos diferenciados entre os crentes, todos em prol do status e domínio.

      Eu não utilizei versículo isolado, pois a passagem citada não contrai outro significado ao lermos isoladamente; ao contrário, explicita como deve ser o proceder de um cristão. Leia todo o contexto da passagem apresentada em Filipenses. Tudo o que precisamos é seguir o exemplo de Cristo.

      Que sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso. Rm 3:4a

    3. Pr.Jayjairo Castelo Diz

      Não vou lhe responder porque não vale a pena discutir com quem torce a Palavra de Deus a seu bel prazer. Alias essa tática como já disse varias vezes o diabo usou na tentação de Jesus.Citarei apenas um texto leia melhor Efésios 4: 11 em diante cem veses talvez vc tenha alguma luz do que é ser pastor. Posso dizer como o apóstolo paulo disse; nunca usei minhas credencias de pastor ou bacharel em Teologia Pela Faculdade Teológica Logos SP.porque Deus tem aprovado meu ministérios pelos inúmeros trabalhos iniciados, membros batizados, casamentos realizados e crianças apresentadas, pastores e missionários que Deus me deu a capacidade de ganha-los pra Jesus..Felizmente não faço registro dessas coisas. Mas se vc quiser um levantamento posso tentar levantar e entra e e em contra partida vc me apresenta também o fruto do seu trabalho. bla bla bla não resolve.Ai falo com Tiago mostra sua fé sem as obras e mostrarei minha fé pela mnhas obras.

    4. Ana Paula Rocha Diz

      Prezado Jairo,

      Não precisa se expor desta forma, pois nada disso significa que Deus está agindo em nossas vidas, apenas apresenta a nossa nudez.

      O homem não deve se gloriar de coisa alguma, a não ser em Cristo Jesus.

      Se tiver que escrever alguma coisa, que seja a respeito de Cristo e não da minha e nem da tua pessoa!!

      O mundo está repleto de “boas obras”, mas nenhuma delas glorificam a Deus. A forma que você encara as coisas de Deus é puramente humana. Como é sabido por nós, as coisas espirituais só pode
      ser discernidas espiritualmente. Deste modo, se utilizarmos o nosso entendimento carnal, jamais cresceremos no conhecimento pleno de Cristo.

      Se não formos verdadeiramente convertidos em Cristo, jamais faremos discípulos Dele. As almas precisam ver Cristo em nós.

      Que a presença de Cristo seja manifesta através do nosso pensar, agir e falar.

    5. Pr.Jayjairo Castelo Diz

      Podem falar o que quiser. Citar versiculos que quizerem.Utilizarem o que quizer para tentar provar que não existe pastoras.mas mesmo sem título que nada valem.Tem muitas mulheres que são pastoras. Queiram ou não queiram os preconceituosos. E ai das Igrejas se não fossem as mulheres.Elas pregam, dirigem corais, ensinam na escola dominical, dirgem circulo de oração e oram, visitam, cozinham, limpam o templo,, cuidam dos maridos, algumas sustentam os maridos, cuida dos filhos e muitas são mais crentes que a maioria dos homens, são mas frequetes aos cultos que os maridos, algumas chegam ate levar a biblia do maridao.Trabalham fora, estudam digam que e mentira minha a vontade ja me chamaram de feminista. O que vem de baixo não me atinge .Sou realista. Não tenho medo de perder credencial de pastor porque credencial ,imposição de mãos, derramar litro de oleo na cabeça de um homem , bacharelado, mestrado em teologia, doutorado não faz ninguém um pastor. Pastor e Deus quem escolhe. E se quiser escolher uma mulher? Os reformados que falam tanto na soberania de Deus e ficam anos no banco dos seminários e muito tempo escrevendo livros e nais ivros, gravando videos e mais videos, e falar dos pentecostais são os que menos ganham lmas porque enquanto extudam para defender suas doutrinas, os outros cristãos estão na compo ganhando almas pregando que Jesus ainda salva, cura, batiza com Espírito Santo e breve vai voltar.Não tenho compromisso em agradar pessoas mas a Deus. conheço Deus.

    6. Ana Paula Rocha Diz

      Meu caro,

      Eu percebo que você tem muita dificuldade para interpretar textos.

      Em cada mensagem que postei, a tua resposta sempre foge um pouco do contexto. Em nenhum momento expus nada relacionado a feminismo/preconceito. Tudo isso um conceito do mundo!!!!

      Eu não apresentei nenhum posicionamento a respeito de mulheres ao pastorado, apenas ressaltei de que nada disso deve ser almejado pelo homem/mulher, devendo apenas está disponível para a convocação do Senhor.

      No reino de Deus não há distinção de homens e mulheres, pois o Senhor procura por verdadeiros adoradores.

      É muito triste perceber que o teu parâmetro de cristandade está baseado em argumentos humanos, externos e vazios. O pior é que em muitas igrejas é possível encontrar lideres/pastores com o teu perfil, o que consequentemente desencadeia na reprodução maciça de “crentes” com as mesmas características: instáveis e insensatos.

      Permita-se pensar, ler, escrever e aprender e a ouvir com maior paciência, pois a precipitação não é característica de um servo de Deus.

    7. Pr.Jayjairo Castelo Diz

      Se realmente vc interpretasse bem a bíblia usaria seu nome e foto. Mas se esconde. Mas obrigado pelos elogios.Nunca vi alguém com tanta sabedoria e arrogância como vc.Lamentooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    8. Ana Paula Rocha Diz

      Qual é a necessidade de utilizar foto??? Para se expor?? Não faço a menor questão. Já basta a luta diária que enfrento para abater a minha vaidade, o meu “eu”. Eu deixo isso para o irmão.

    9. Pr.Jayjairo Castelo Diz

      Uma boa desculpa, Arranja outra, transparência na vida do cristão é fundamental.

    10. Ana Rocha Diz

      Você que se diz um Pastor, vai procurar o que fazer meu caro. A seara é grande e você fica aqui pegando no meu pé. Até parece que estou conversando com uma criança birrenta.
      Sinceramente, é a primeira vez que visualizo uma figura como você. Procure converter-se a Cristo enquanto é tempo.

      Em 2 de fevereiro de 2014 10:30, Disqus escreveu:

    11. Ana Paula Rocha Diz

      “Como está escrito:Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que
      entenda;Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e
      juntamente se fizeram inúteis.Não há quem faça o bem, não há nem um só”
      Romanos 3:10-12

  205. José Manuel Balcão Diz

    tens toda a razão, irmã sarah gama, fica na paz do senhor!!!

  206. Ana Paula Rocha Diz

    Na conjuntura atual da igreja tida como "cristã" valoriza-se muito "os títulos". As infelizmente venho lhes dizer que nada disso esta de acordo com a perfeita vontade de Deus. O meio religioso atual é totalmente pervertido, orgulhoso e corrupto.

    O homem jamais será dignificado através de um título.
    O que vale mais: Um chamado ou um rótulo?

    Queridos, ser verdadeiramente um cristão, implica em assumir a missão de falar e viver como Ele, e morrer para si mesmo.
    aqueles que estão dispostos a matar o seu Eu, renunciem os seus títulos, cadeiras, medalhas, elogios etc… para que somente Cristo seja exaltado.

    “Nada façais por contenda ou por vangloria, mas por humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo.” (Filipenses 2:3).

    O que faz um “pastor” superior a um cristão sem título? Nada.

    Permitam apenas que Cristo seja o vosso pastor.

  207. Sueli Diz

    Bem participo de uma igreja liderada por uma mulher e seu marido mas ele faleceu agora esta apenas ela, e a igreja é abençoada por Deus, os trabalho dos dois foi tremendo, e hoje ela com outros pastores e pastoras tem exercito esse ministério sobre a direção do E.S. Se Deus não aprova então será que ele deixaria isso prosperar?

  208. Ana Paula Rocha Diz

    Na conjuntura atual da igreja tida como "cristã" valoriza-se muito "os títulos". As infelizmente venho lhes dizer que nada disso esta de acordo com a perfeita vontade de Deus. O meio religioso atual é totalmente pervertido, orgulhoso e corrupto.
    O homem jamais será dignificado através de um título.
    O que vale mais: Um chamado ou um rótulo?
    Queridos, ser verdadeiramente um cristão, implica em assumir a missão de falar e viver como Ele, e morrer para si mesmo.
    aqueles que estão dispostos a matar o seu Eu, renunciem os seus títulos, cadeiras, medalhas, elogios etc… para que somente Cristo seja exaltado.
    “Nada façais por contenda ou por vangloria, mas por humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo.” (Filipenses 2:3).
    O que faz um “pastor” superior a um cristão sem título? Nada.
    Assim sendo, não almejem nenhum lugar no reino irreligioso, pois só em desejarmos ser algo/alguém já estamos pecando. O homem e a mulher que amam a Deus comem da mesma comida que Jesus comeu: Fazer a vontade do Pai. Isso é mais do que suficiente!!!!
    Permitam apenas que Cristo seja o vosso pastor.

  209. Clóvis J. Lira Diz

    Cara, Sônia! Deus não condena a pregação feminina! Já se esqueceu da mulher que deu água a Jesus e depois foi pregar na sua cidade? Ela foi condenada? Claro que nao! Ele não permite que a mulher tenha autoridade sobre o homem! Resumindo: Uma mulher pode falar de Jesus, mas não pode ter autoridade sobre o homem = pastora!

  210. Adrianne Sato Diz

    Quanto à armadura de Deus em Efésios 6:13-17, uma das armas da armadura é a proclamação do evangelho, levar as boas novas as pessoas, dar testemunho de Jesus. Se proibirem as mulheres de evangelizar, então só os homens poderão usar a armadura de Deus completa e as mulheres ficarão desprotegidas porque não podem proclamar o evangelho?

  211. Antonio Sarmento Junior Diz

    Bom, se alguém me falar onde está escrito que mulher não pode pregar me avise. REALMENTE.
    O Espirito Santo usa quem quer a ora que quer, e conheço muitas Pastoras que são cheias da unção muito mas
    que homens. E se alguém souber o sexo do Maravilhoso ESPIRITO SANTO de DEUS me avise.

    Atenciosamente.

    Antonio Sarmento jr

  212. Adauri Pasini Diz

    Gustavo Vinícius Amigo Gustavo, me permita tomar a suas palavras como minhas. Eu também entendi a amiga Sarah e, na contramão da afirmativa do sr. Jairo, afirmo que as mulheres são de extrema importância nos serviços cristãos sem, necessariamente, ser pastoras. Que o Senhor abençoe sempre a sua vida. Receba o meu abraço!

  213. Kleber Nobre de Queiroz Diz

    É engraçado que todo mundo concorda que em Cristo já não há grego nem judeu, nem escravo nem livre, mas não aceitam que em Cristo já não há mais diferença entre homem e mulher.

  214. Roberto Pedroso Diz

    Caros amigos desta discussão, a questão não é uma opinião apenas, pois se acredita que a bíblia é a palavra de Deus e inspirada, isso não se discute, mas verdade seja dita, pois assim como na Bíblia Deus permitiu mulheres ocupando importantes cargos, hoje isso acontece na igreja devido a omissão e falta de conhecimento bíblico de alguns grupos que mesmo eu crendo que estão equivocados, respeito sua posição.

  215. Nilson Firmino Diz

    Biblicamente não existe o ministério pastoral feminino, eu porem não vejo nada que impede a mulher compromissada com Deus de ministrar a palavra de Deus. Ou vocês se esquecem que Deus é soberano.

  216. Cibele Marconi Diz

    A Bíblia diz que a mulher dentro do ministério deve ser somente ajudadora, Deus não permite mulheres como cabeça em uma igreja. Agora o versículo que diz: Ide e pregai o evangelho a toda criatura não determina o sexo, apenas nós como seres humanos falar de Deus a todos. Portando não devemos confundir as coisas….

  217. Patrícia Farias Diz

    Derli Costa Vilela numa situação dessa isso é muito perigoso.

  218. Patrícia Farias Diz

    Derli Costa Vilela numa situação dessa isso é muito perigoso.

  219. Patrícia Farias Diz

    ultimamente ando admirando as palavras eticamente bíblico do Pastor Augusto Nicodemos, ele é bem cuidadoso com as palavras, super inteligente, magnífico nas suas colocações, totalmente coerente e jamais foge do assunto. nota mil.

  220. Rodrigo Vilela Diz

    Matou a pau. hehe
    Essa discussão não deveria nem existir… ser pastor não é um dom do Espírito? Se alguma mulher demonstrar ter esse dom, quem é que pode se opor? Deviam deixar o Espírito decidir.

  221. Sarah Gama Diz

    Será que todas estão dispostas a beber do calice que Jesus bebeu, ou só querem o titulo? Porque Maria, Marta ou outras das mulheres que acompanhavam Jesus não quiseram ser Apostolas?
    Vou dar uma dica do que vem acontecendo, hoje tem igreja até pra homossexuais e porque? Porque alguem achou que na bíblia Davi e Jônatas eram gays. Infundado! Deus não mudou a sua palavra e acredito que não vai mudar!

  222. Pedro Neto Diz

    Gente não importa a nomenclatura ou quem quer usar, o que importa é quantas almas estão sendo ganhas pra Jesus, estamos em pleno século XXI. Vamos viver Romanos 12:2 e amar mais as pessoas. Deus abençoe a todos inclusive as “pastoras”.

  223. Rafael Anjos Diz

    tenho certeza q a bíblia é alto suficiente para responder

  224. Natanael Pires Diz

    Clóvis J. Lira, só passei pra guardar o link pra depois poder analisar o material e, por acaso, vi o seu comentário. A Bíblia jamais mostrou a mulher samaritana pregando, mas diz que ela, depois de ouvir as palavras do Mestre, correu pra cidade testemunhar, apenas. Muitos creram porque ela dizia: "Disse-me tudo o que tenho feito" (v. 39) e muito mais quando foram e ouviram as palavras de Jesus. Paz do Senhor

  225. Elias Filho Diz

    Muito bom!

  226. Triliberta Diz

    Aff, lí tanta abobrinha que vou voltar para o site do futebol. Tá todo mundo tão preocupado com o posto, o cargo, o título.. Que diferença isso faz? E quem disse que subir no púlpito para pregar é o mesmo que ser pastor? Tem louco aí se intitulando pastor, missionário, bispo e até apóstolo (não duvido que logo mais apareça um cabeça de bagre ungido como messias) e essa raça de víboras está mais preocupada em arrancar uma grana do que com a missão do Senhor. Vamos fazer a vontade de Deus que já tá bom d+, seja como pastor, pastora ou qualquer outro título.

  227. William Santos Diz

    Natanael Pires e testemunhar não pregar o Evangelho? Quando vc prega o que vc faz? Cristo ensina a levar as boas novas que é Ele, e o quê a mulher samaritana fez foi o quê? depois de ouvir as palavras do Mestre, correu pra cidade testemunhar, apenas. Muitos creram porque ela dizia: "Disse-me tudo o que tenho feito" (v. 39) e muito mais quando foram e ouviram as palavras de Jesus. Fica na Paz irmão!!!

  228. Luciano Soares Diz

    A mulher não ser ordenada não faz dela menos que o homem, mas faz de nós obediente a Palavra de Deus. Ser pastor não é ser o melhor ou mais divino entre o povo de Deus, mas o Altíssimo revela este caminho, Para a função masculina o pastoreio. A mulher não precisa ser pastora para mostrar competência, e sim, serva do Senhor e colaboradora do ministério cristão como Maria e muitas outras que a Bíblia revela que, mesmo sem ter sido pastoras, mas glorificaram a Deus com sua fé. Soli Deo Gloria!!!

  229. Beatriz Diz

    Mas isso tudo não é por causa do contexto social, onde as mulheres não tinham liberdade sobre si?

  230. Paulo Pereira Diz

    Isto é quase como discutir o "sexo dos anjos", quantas mulheres a Bíblia faz referência como grandes mulheres no Evangelho, tenham paciência e abordem temas mais edificantes.

  231. Tania Silva Diz

    EU REALMENTE FICO PASMA SOBREMANEIRA QUANDO LEIO ESTES COMENTÁRIOS. Tem mulher xiita que deveria andar de burka e cinto de castidade aqui no Brasil. Quanta gente sem conhecimento bíblico teológico exegético, e sem conhecimento de quem JESUS CRISTO É NA VERDADE.MEU SENHOR JESUS!!! Quem somos nós??? Quem somos nós??? O barro querendo ensinar ao oleiro. Os donos da verdade. E mulheres sem o menor entendimento. JESUS, AMADO!!! Religiosos, sem o menor entendimento do quê Jesus demonstrou inúmeras vezes. JUÍZES, FARISEUS! Quem sois vós, que quereis dizer o que está escrito e o que pode ou não? Se gastassem vossas forças e empenho na missão evangelística, JESUS já teria voltado. Machistas, preconceituosos e preconceituosas, infelizmente. Uma vergonha isso aqui, isso sim! – Fiz bacharelado em Teologia, em uma das mais respeitadas instituições do Brasil, e prego o evangelho sim, aonde o Espírito Santo de Deus mandar, até porque a boca fala do que o coração está cheio, e o meu transborda de amor pelo Senhor Jesus, quero vidas salvas e libertas, e prego sim. Prego no supermercado, na fila do banco, se me derem a honra de pregar em um púlpito, prego também. Estou aqui para anunciar as boas novas de salvação em todo o tempo. Voltei para a faculdade para uma outra graduação para aprender mais coisas para servir melhor, e não é o título, e muito menos o salário pastoral, que para muitos é ótimo, Dividir com os missionários pobres não querem. Mas andar em seus lindos carros, e arrotarem sua religiosidade, tudo bem? Enquanto ficais aqui enredados nestas discussões bobas e fúteis, muitos, estão perecendo. Para vocês todos, com licença, tal qual Neemias, tenho obra mais importante para fazer. Ir e pregar o evangelho a toda a criatura e levar pessoas a conhecerem a JESUS CRISTO.

  232. Cynthia Diz

    Na igreja que congrego o pastor líder na verdade é uma pastora. Ela começou a obra com o esposo, porém ele, devido à idade e problemas de saúde, saiu, ficando ela à frente. Ela disse que não ia fechar uma igreja cheia e Deus prometeu que levantaria um pastor homem naquele mesmo ministério. Foi o que aconteceu, meu esposo foi levantado a pastor, mas ainda é ela quem continua no comando. Deus é soberano e Ele faz como bem quer. Nós não somos Deus. A nossa pastora é uma bênção, ela ora e Deus revela. Já presenciamos várias curas e coisas que ela disse que iam acontecer e aconteceram. Deus é Deus e Ele opera da forma que bem quiser. Fazemos visitas, oração nas casas, como nos tempos da igreja primitiva. Recolhemos doações para os necessitados e Deus tem prosperado a nossa obra e a nossa casa. Precisamos conhecer não somente a Palavra, mas o Deus da Palavra. Tem muito fariseu nesse mundo evangélico e poucos milagres e curas. Agora, a mulher está tomando conta até da igreja, porque muitos homens são omissos até mesmo em suas próprias casas. Quantas mulheres mãe solteiras existem? Cadê os homens? Esse ano na apresentação do dia dos pais na escola do meu filho, o teatro estava vazio. A obra do Senhor não pode parar. A participação da mulher na igreja é visivelmente mais ativa do que a do homem. Reflita.

  233. Andria Pires Diz

    Sarah se exaltando e se achando a virtuosa, enquanto porfia e cria discussões vãs em redes sociais! Deus chama quem quiser, o Criador é Ele, seja feita a vontade dEle! E é cada um com seu dom e sua medida de fé! Em nada como combatente a mulher é inferiorizada se for boa aos olhos de Deus! Excelente coisa é aquelas q atendem ao chamado do Senhor!

  234. Daladier Santos Diz

    Prezada, Helena XD, partindo do ponto em que Paulo disse que o presbítero seria marido de uma só mulher, por que há obreiros solteiros? Outra coisa: Quem fez a seleção dos trabalhos que as mulheres deveriam fazer? Mostre-me passagens bíblicas. O que hé é conveniência. A rigor um presbítero não quer cuidar das crianças, põe uma mulher. Por fim, eu queria que as "quedas" modernas fossem por conta do pastorado feminino… Só que não!

  235. Daladier Santos Diz

    A Palavra é clara como em Romanos 16, José Augusto? Vamos estudar pessoal e para de cosmovisão, inserindo na Bíblia o que lá não tem! Aliás, há na Bíblia, este sim, o ósculo. Cinco vezes Paulo ordena sua prática. Por que não o fazemos?

  236. Daladier Santos Diz

    Helena XD, que fiquem em casa e perguntem aos maridos. É o que manda a Palavra tão utilizada para justificar a não ordenação. Vamos cumpri-la?

  237. Joni Vargas Diz

    Ok Sarah. Este debate é importante, e pelo jeito ainda vai render muito. No entanto, lendo algumas postagens percebi que muitos que estão se pronunciando acerca do que disse o Pr Nicodemus, sequer leram seus livros. Eu li e acompanho muitos de seus pensares, com algumas ressalvas que não cabe aqui trazer à baila. Sugiro que leiam as obras "O que estão fazendo com a Igreja" e "O ateísmo cristão", onde este tema – e outros não menos polêmicos -, são tratados com seriedade e profundidade.

  238. José Augusto Diz

    A Bíblia é a palavra de Deus, se alguém não acredita nela não acredita no próprio Deus. Ela é bem clara sobre esse assunto, não trata-se de lei ou machismo, se alguém não gosta e sente que ela está errada, rasgue ou risque esse trecho bíblico e depois chame o Senhor que a mandou escrever e diga que Ele está errado.

  239. Pr.Jayjairo Castelo Diz

    Sou pastor da Assembléia vde Deus a 46 anos mantenho meu ponto de vista aprendi que uma passagem biblica nao gera uma doutrina. A irmã diz que fora da Igreja ocupa posição de chefia. Vejam so a dicotomia. Para mim obedecer principios biblicos não é so na Igreja denominação mas deve ser um modo de vida. Baseando no argumento de muitos de vcs. Param serem coerentes com o que defendem todas as mulheres deviamnse demitir dos cargos de chefiamne voltar para casa ser esposa e mãe. Paulo no texto que se baseam diz Mulher nao deve exercer autoridade ee homem. Justamente oor obedecer principios de minha denominação que não aceita consagração de mulheres. Minha esposa sempre foi esposa e mãe. Mesmo sendo eu psstor que nem sempre recebe o que oode dar um tratamento melhor a família. Não sou feminista não. Deus me fez macho .Deus não faz acepção de pessoas. No ceu não ha sexo. Seres divinos não tem sexo. Quem diz seguir a Jesus deviam não casar, não possuir casa próprios e qualquer bens materiais. As pessoas não estudam a biblia sem levar em conta a cultura da época. Paulo também não consta que tinha familia.

  240. Vinícius Musselman Pimentel Diz

    Daladier Santos , simples, um ponto missionário ainda não é uma igreja. Paulo está falando sobre a organização da igreja. A liderança da igreja está nas mãos dos presbíteros, os quais Deus reservou para os homens, assim como reservou ao marido ser cabeça do lar. Ou você nega também que o marido é o cabeça do lar?

  241. Vinícius Musselman Pimentel Diz

    Novamente, Paulo está falando sobre a organização do culto. Seminário é igreja? Não. Então, vamos aplicar o texto em seu devido contexto e parar de dar desculpas.

  242. Pr. Edison Lima Diz

    Jesus veio cumprir a LEI. Ele viveu e pregou como JUDEU. Por isso não escolheu discípulas, ainda mais, os doze tinham e tem um propósito muito maior do que só ser os discípulos ou apóstolos de Cristo na Terra. Eles eram representantes das doze tribos de Israel, e o serão na eternidade…. Então não se pode usar esse argumento contra o pastorado feminino. No Novo Testamento os apóstolos mandavam, foi a sequência do discipulado de Cristo, porém os apóstolos tinham discípulas. Inclusive comandando igrejas como a avó de Timóteo. Devemos tomar cuidado com as opiniões (principalmente relacionadas a má interpretação dos textos sagrados), visto que sim a mulher foi posta como ajudadora do homem, mas isso se refere à família terrena, não ao ministério estabelecido por Deus. Ele Cristo é o dono da igreja e se queremos saber se um pastorado feminino é de Deus, é só ver os frutos (isso – de ver os frutos – é recomendação de Jesus e também do do grande rabino Gamaliel). No Judaísmo a mulher fica calada e aprende em casa. Na nova aliança, vivemos na graça, pela graça e para a graça. Então… tomemos cuidado em generalizar as coisas !

  243. Edison Lima Diz

    Jesus veio cumprir a LEI. Ele viveu e pregou como JUDEU. Por isso não escolheu discípulas, ainda mais, os doze tinham e tem um propósito muito maior do que só ser os discípulos ou apóstolos de Cristo na Terra. Eles eram representantes das doze tribos de Israel, e o serão na eternidade…. Então não se pode usar esse argumento contra o pastorado feminino. No Novo Testamento os apóstolos mandavam, foi a sequência do discipulado de Cristo, porém os apóstolos tinham discípulas. Inclusive comandando igrejas como a avó de Timóteo. Devemos tomar cuidado com as opiniões (principalmente relacionadas a má interpretação dos textos sagrados), visto que sim a mulher foi posta como ajudadora do homem, mas isso se refere à família terrena, não ao ministério estabelecido por Deus. Ele Cristo é o dono da igreja e se queremos saber se um pastorado feminino é de Deus, é só ver os frutos (isso – de ver os frutos – é recomendação de Jesus e também do do grande rabino Gamaliel). No Judaísmo a mulher fica calada e aprende em casa. Na nova aliança, vivemos na graça, pela graça e para a graça. Então… tomemos cuidado em generalizar as coisas !

  244. Ricardo Giglio Diz

    Sabe, em um mundo onde vários assuntos importantes ( fome, violencia, injustiça , etc ) dominam a sociedade, onde vivemos, a igreja fica discutindo um assunto que nem o proprio Deus discute, como se fosse importantissimo para igreja resolver este assunto. Fico admirado e triste. Jesus disse que deveriamos ser sal e luz no mundo, que deveriamos amar as pessoas como ele nos amou, que deveriamos lutar contra as mazelas da sociedade, ficar discutindo ordenaçao feminina ( falá sério). Deixe que a igreja local resolva, os irmãos sao sabios o suficiente para isso. Por favor amados do Senhor, vamos discutir o que podemos fazer por nossa sociedade, como podemos temperar este mundo de forma que mais pessoas vejam a Jesus Cristo, e encontrem nele a soluçao para suas vidas. Quem sabe vamos para ruas protestar contra o alto indice de violencia, sobre o caos da saúde, sobre o menor abandonado, drogas. Vamos apresentar a sociedade uma soluçao pratica de bem viver. Sou pastor, teologo, professor mais isso tudo considero lixo, pois só sou por que Jesus me capacita para isso. Porem antes sou Cristão, e preciso ajudar. Paulo disse que a igreja perdia muito tempo com: pode nao pode, come nao come, bebe nao bebe, e agora ordena ou nao.

  245. Cicinho Santos Diz

    Temos que acabar com alguns bloqueios que impedem a propagação do Evangelho. Quando Deus quer Ele usa até uma jumenta para falar, como a Bíblia diz! Por isso acho uma perca de tempo proibir as mulheres de levar a palavra de Deus, muitas mulheres são uma benção para o reino de Deus. Eu acho que tem muitos homens machistas que usam a palavra de Deus para querer fazer da mulher submissa em todos os aspectos. A Bíblia diz que a mulher deve ser submissa sim, porém é em respeito, carinho afeto e principalmente o bem estar da família. Creio que uma mulher sendo Pastora seria sim uma ótima evolução para o Cristianismo ser propagado. A mulher é sinônimo de amor, doçura, paciência. A mulher propaga a vida, e assim como cuida e ama um filho, seria para com a Igreja da mesma forma!

  246. Alcione Millan Diz

    Mais Bíblico dq isso!!

  247. Renata Santos Diz

    Infelizmente a distorção bíblia é tão grande e os batistas não são mais os mesmos

  248. Maria Do Socorro Andrade Diz

    Que fazer se as proprias se auto desvaloriza

  249. Maria Do Socorro Andrade Diz

    muito bom

  250. Maria Do Socorro Andrade Diz

    muito bom

  251. Henrique Diz

    Acho que se a mulher ñ pode ser Pastora tbm ñ pode ser professora, regente, dirigente etc..

  252. Valmir Alves Diz

    Rodrigo Vilela Qual espirito?

  253. Thales Do Vale Diz

    É pecado, então, ordenar mulheres?

  254. Francisco Emanuel Santos Diz

    Alguém pode refutar os argumentos do Rev. Augustos Nicodemus?

  255. Rodrigo Vilela Diz

    Valmir Alves O de Belzebu é que não é.

  256. Vitor Augusto de Campos Diz

    O que muda, na prática, a mulher participar na igreja com um ministério mesmo não sendo sacerdotiza ? Quero dizer, se a mulher pode pregar, profetizar e tudo mais. O que ela não pode fazer, na visão do Pr. Augustus Nicodemos? Qual a diferença entre o ministério dela e de um pastor sacerdote ordenado?

  257. Leandro Teixeira Diz

    Nesta discussão, o importante é saber se o que pretende é (1) moldar o mundo segundo o pensamento da Igreja, ou (2) moldar a Igreja segundo o pensamento do mundo.

    Para fazer o (2), basta ver o que acontece, ver os fatos – o reino daquilo que é – , e então tirar conclusões e doutrinas – o reino do que deve ser.

    Para fazer o (1), basta ver o que a Bíblia diz – o que deve ser feito – para então mudar aquilo que é – os fatos.

    Só para ficar claro o que eu estou dizendo, o cristão deve ter a primeira atitude, e não a segunda.

  258. Evangelina Rodrigues Diz

    Eu creio no que está escrito em 1 Timóteo cap 1 versículos 8 a 15 e ponto final não a mais o que discutir. Se quiserem discutir discutam com DEUS pois ELE que permitiu que escrevessem essas palavras.

  259. Daladier Santos Diz

    Prezado Vinícius Musselman Pimentel, uma casa era uma igreja nos tempos apostólicos! Nego a dissimulação de ter mulheres em postos de comando e ao mesmo tempo negar-lhes um simples crachá. Se já desempenham as tarefas… Aqui em minha igreja tem uma mulher reitora, que não pode ser diaconisa ou presbítera. Vá entender!? Ela forma pastores, mas não pode ser um! Para seguir seu raciocínio, uma mulher missionária unge um enfermo que bater à sua porta numa remota tribo da Amazônia? Entenda, a minha colocação é, coloquialmente, esse boi já passou. Vamos parar de amuação e conviver com a realidade. Ou, então, cumpramos exatamente o que está nos ensinos paulinos: mulher calada, sem acesso ao púlpito, para aprender só em casa e retiradas de todas as funções diretivas que ocupam hoje. Coloquemos os presbíteros para cuidar das crianças, das classes infantis da EBD, no lugar das maestrinas de coral e as proibamos até mesmo de profetizar (se és pentecostal), porque há o risco de exortarem a igreja.

  260. João Accioly Diz

    Para aceitar o pastorado feminino temos que desprezar as recomendações de Paulo à Tito e à Timóteo.

  261. João Accioly Diz

    Estas mulheres que o seguiam nem eram apostolas e nem sacerdotisas.

  262. Vinícius Musselman Pimentel Diz

    Daladier, já respondi seus questionamentos várias vezes. Não vou tornar a repetir que você está generalizando.

  263. Pedro Vitor Silva Pinto Diz

    Olá paz de Deus a todos
    1° Sarah, Jesus não escolheu os discípulos, Ele selecionou segundo a vontade do Pai, ORANDO POR UMA NOITE INTEIRA, ou vc acha que só apareceram 12 para caminhar com Jesus ? Apareceram muitos durante a vida e a caminhada de Jesus, mas o Pai queria ses 12.
    2° Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu único filho, por nós e não pelos homens.
    3°Não cabe a ninguém dizer se é certo ou não ter pastoras, por acaso qual a diferença de você dizer, se Cristo ressuscitou ou não ?
    4° O que impede de uma mulher te abençoar, com palavras de sabedoria, a sabedoria que Deus deu pra ela ?
    5° Antes de dizer se pode ou não, ore uma noite inteira procurando a resposta de Deus
    6° Você já não foi com a cara de alguém, que depois descobriu, que era muito usado por Deus? Pois é, o inimigo influência para você não ver o brilho da glória de Deus em alguém.
    Então cuidado com o seu achar, do seu coração, e é simples, se Deus chegasse pra você mulher e dissese: Você será pastora. Você diria: não serei, porque Paulo disse que não pode ter pastoras ?
    Farei um estudo e uma pregação sobre "Tudo posso naquele que me fortalece", posso fazer isso, pq segundo vocês, sou homem, então posso.
    Convido você a ficar esperto na pagina da Editora Fiel, pois mandarei pra eles.
    Ou me passem os e-mails de vcs, pois se você pode parar e ler os comentários e responder eles, pode ler o que eu farei. Convido a você ou a vocês, cada um decidasse por si se quer ler ou não.
    Abraço fiquem com Deus

  264. Quézia Silva Diz

    Quando a igreja evangélica parar de se preocupar com teologismo, sobrará tempo para as questões centrais do Reino do Deus, como alimentar os pobres, visitar os presos e enviar missionários (as) para o campo. Alguns teólogos renomados e seus seguidores alienados terão uma grande surpresa no último dia, infelizmente…

  265. Missionária Simone Brito Diz

    Jairo Castello nao foi isso que Jesús disse a Maria Madalena. Fique calada! Ele disse a ela para que fosse e desse em primeira mao a noticia da reissureiçao dele. Tome cuidado com textos isolados com relaçao a expressao da mulher no culto.

  266. Missionária Simone Brito Diz

    Jesús quebrou a mais ferrenhas tradiçoes contra as mulheres naqueles días e nos deu também o direito de testemunhar sobre o seu amor. Na sua equipe haviam mulheres, ele disse a Maria Madalena que desse a noticia de sua ressurreiçao. Ele fez uma mulher entrar dentro de uma sinagoga para ser curada, coisa extremamente pribida naquele tempo. Nao é o titulo que nos valoriza diante de Deus, e sim um coraçao sincero como o de Maria que tinha prazer em sentar-se aos pés de Jesus para ouvir seus ensinamentos. Nao estou preocupada em ter um Titulo de pastora na terra. Um dia todos seremos chamados da mesma forma: servos e sevas de Deus e estaremos para sempre ao seu lado. Trabalhem na vinha do mestre para que possam receber seus galardoes e isso nao por titulo, mas por obras cinceras. Fiquem na paz.

  267. Natanael Pires Diz

    William Santos, olha pro contexto. Primeiro, existe uma diferença óbvia entre testemunhar e pregar. O que eu tô fazendo é comparar o testemunho da mulher samaritana com as pregações (discursos) de Pedro, por exemplo, ou dos ensinamentos de Cristo. Há uma enorme diferença entre ir e dizer, por exemplo, venham ouvir umas pessoas que estão na praça pregando o Evangelho e estar na praça pregando o Evangelho. Graça e paz.

  268. Eliu Fialho Diz

    A mulher não deve ficar em casa e sim ir ouvir a palavra de Deus,mas Sarah está só expondo os princípios bíblicos que são incontestáveis pros verdadeiros cristãos.Porém o que vimos hoje é a busca desenfreada pelo lucro e não se mede muito os preceitos bíblicos que diz que quando não houver um homem capaz de conduzir as orações que as mulheres devem cobrir as cabeças como forma de respeito.Isso quando não houver homem capacitado por Deus na congregação

  269. Eliu Fialho Diz

    Karine Dutra Não é homem ou mulher machista e sim Jesus e seu pai quem faz as regres e se tivermos juízo obedecemos ou então…

  270. Eliu Fialho Diz

    Missionária Simone Brito Pregar a palavra de Deus pode até uma criança fazê-lo.mas o homem é por princípios bíblicos o cabeça.Diz a bíblia e você sabe disso se é missionária,Mas por interesses tudo pode…

  271. Eliu Fialho Diz

    Sarah Gama Você tem princípios e esta sociedade está tentando manipular tudo,mas a palavra de Deus não volta atrás você tem coerência no que diz e isso não tem nada a ver com machismo e sim com não desviar da palavra.

  272. Rapadura Edmar Diz

    Ah de se consultar a bíblia e de preferencia de posse da chave bíblica e ai escolha de que lado ficar…

  273. Alexandre Villas Boas Diz

    Daladier Santos Hebreus 4:11-13 – Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência. 12 – Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. 13 – E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.

    Como é muito difícil ser Deus, sejamos ao menos obedientes a Ele, pois a Ele seja dado todo poder e toda a Glória, pela Eternidade nas regiões Celestiais. Aguardemos, Maranata!

  274. Alexandre Villas Boas Diz

    Daladier Santos e ainda : João 12:46-48 – Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. 47 – E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo. 48 – Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia.

  275. João Accioly Diz

    Missionária Simone Brito isso significa que Jesus autorizou a Maria Madalena ser Pastora? Você é quem deveria tomar cuidado com textos isolados. A recomendação de Paulo para ordenação é ser marido de uma só mulher e governar bem sua casa e estes parâmetros exclui qualquer possibilidade do pastorado e diaconato feminino. E isso não é texto isolado…

  276. Daladier Santos Diz

    Não querer enxergar a realidade… Vamos para a prática!? Saiamos você e eu promovendo uma grande cruzada contra a presença das mulheres em posição de direção nas igrejas em geral. Cantou? Tomamos o microfone. Ensinou, mesmo às crianças, tiremos de lá. Um coral, vocal ou coisa do gênero, intimemos o pastor. A igreja envia ou mantem alguma missionária? Esforcemo-nos por trazê-la de volta o mais rápido possível. Obriguemos a todas a ficarem caladas. Simples assim. Só que não!

  277. Lemuel Esteves Diz

    A mulher tem o seu papel dentro do Reino sem dúvida! Mas ordenação feminina ao pastorado está contra os princípios Bíblicos.

    1. Lindalva Cordeiro Diz

      Leia-se “a mulher até presta para alguma coisa, mas não vamos exagerar e dar honra e poder a elas”. Patético!

  278. Rosana Muniz Diz

    Eu acho que a maior preocupação deveria ser nas almas que estão sendo perdidas sem salvação. Se o homem tivesse realmente na posição na qual Deus o chamou com certeza essa discussão não estaria nem em pauta, mas infelizmente o homem tem sido omisso no seu chamado e por conta disso as mulheres tem assumido uma posição (que pode ser que não seja a dela) na qual tem sido negligenciada pelos homens. E enquanto toda essa discussão é formada Satanás tem tomado espaço trazendo divisões entre as igrejas uma querendo ser melhor que a outra, não há unidade, e do outro lado os gentios vendo toda essa desordem sem saber para onde ir e preferindo, então, continuar a viver no pecado. A minha opinião é que não há necessidade de títulos para ser usada por Deus, claro que sempre respeitando os parâmetros que as Escrituras diz.

    1. Isaque Geovane Diz

      Discordo. Acredito ser necessário haver diálogo para compreensão dos textos sagrados. As almas são muitos importantes mas deve haver organização dentro do corpo de Cristo. Como Paulo escreveu aos Coríntios: “Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam;Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória;”.

      1 Coríntios 2:6-7

  279. Pr.Jayjairo Castelo Diz

    o 3

    NVI

    ouvir

    1Havia um fariseu chamado Nicodemos, uma autoridade entre os judeus.

    2Ele veio a Jesus, à noite, e disse: “Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais miraculosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele”.

    3Em resposta, Jesus declarou: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo”.

    4Perguntou Nicodemos: “Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer! ”

    5Respondeu Jesus: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.

    6O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito.

    7Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo.

    8O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito”.

    9Perguntou Nicodemos: “Como pode ser isso? ”

    10Disse Jesus: “Você é mestre em Israel e não entende essas coisas?

    Quando o Natanel Nicidemus encontrar com Jesus ele muda se for “predestinado”

  280. Pr.Jayjairo Castelo Diz

    Mulheres vcs que concordam que mulher deve ficar calada na Igreja como Paulo ensinou sem observar a cultura da época atual. então. NÃO DE PALPITE AQUI PARA SER COERENTE..Estamos tratando de interpretação bíblica.

    1. Dalvinha Diz

      Concordo inteiramente.

  281. DANIELLE RIBEIRO SANTOS Diz

    Não há motivos para tanta celuma! A maior parte da humanidade é formada por mulheres e crianças, assim sendo, a maior cabe a nós… o futuro, ou as crianças, cabem a nós… mas, certas mulheres sofrem da síndrome de Eva, querem comandar os homens, enquanto certos homens sofrem da síndrome de Adão, querem ser direcionados por mulheres não por Deus, daí vem a situação atual da humanidade, Rebelião contra Deus!

  282. Danielle Martin Diz

    A mulher não deve ensinar homens. Eu sou totalmente a favor de as mulheres liderarem e ensinarem outras mulheres como diz em Tito 2:3-5

  283. AmadadeCristo Diz

    O que mais tem hoje em dia são mulheres valentes,pregando a palavra de Deus. Um grande exemplo é a Joyce Meyer. Deus usa quem ele quer, almas estão gemendos ai fora, precisando serem salvas.

    1. João Victor Diz

      Poxa Joyce Meyer? Pregadora da teologia da prosperidade? Ah fala sério.

  284. Terra Diz

    :Acho que se os homens estivessem ligados em Deus e em sua plenitude nao estariam discutindo esse tipo de coisa babaca. Frequento uma igreja onde a pregadora é mulher e digo que ela é muito usada por Deus ,e tem verdadeiramente o dom da palavra coisa que m cara que se diz pastor nao tem. O fim dos tempos se aproxima e ha que levar a palavra de salvacao a todos nao interessa quem vai levar a mensagem o importante é que chegue. Peço irmaos que nao sejam ignorantes e que olhem fixamente pra Deus,so assim para que pararao de discutir coisas menores.

    1. João Victor Diz

      Pensarmos e meditarmos sobre assuntos bíblicos, não é babaquice, depois dê uma lida em At 15 pra ver se os apóstolos estavam preocupados com coisas babacas.

      Segundo. NUNCA a experiencia (ou seja porque vc experimenta que uma mulher é pregadora, e até melhor que o homem que se diz pastor na sua igreja) determina ou rege a doutrina bíblica.

      As verdades bíblicas nunca tem como base para validação as nossas próprias experiências.

      Medite em Proverbios 1:7

  285. Pr.Jayjairo Castelo Diz

    Querem saber uma coisa quem não posta foto e nome correto. Não é transparente. Portanto fere o principio do cristianismo.Não os ouço.

    1. Ana Rocha Diz

      Com que respaldo você diz isso?? Você é Deus?? Aconselho que dedique-se as coisas espirituais, pois o que você escreve fede a carne.

      2014-02-06 21:10 GMT-03:00 Disqus :

    2. João Victor Diz

      Mansidão passou longe hein.

    3. Pr.Jayjairo Castelo Diz

      Vc é Deus pra me julgar? Olhe sua vida? .

    4. João Victor Diz

      Não responda ao insensato com igual insensatez, do contrário você se igualará a ele. Provérbios 26:5

    5. Pr.Jayjairo Castelo Diz

      Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que devorais as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações; por isso sofrereis mais rigoroso juízo.
      Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós.

      Mateus 23:14-15

    6. João Victor Diz

      Faz muito sentido mesmo.

    7. Pr.Jayjairo Castelo Diz

      Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constitui bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. Porque eu sei isto que, depois de minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho; E que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si. Portanto, vigiai, lembrando-vos de que durante três anos, não cessei, noite e dia, de admoestar com lágrimas a cada um de vós”.Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constitui bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. Porque eu sei isto que, depois de minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho; E que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si. Portanto, vigiai, lembrando-vos de que durante três anos, não cessei, noite e dia, de admoestar com lágrimas a cada um de vós”.Infelizmente bem que a bíblia fala desses tipo de pessoa não te chamei na conversa,

    8. João Victor Diz

      Educação passou longe. Agora não entendi o porque o senhor ter mencionado o texto de Atos, o que tem a ver com a conversa? Agora o senhor opinou em vários comentários e nenhum deles eu vi o senhor sendo “chamado para a conversa.”

  286. Wagner Junior Diz

    Por que vocês não pregam mais o Evangelho de Jesus nesse site ao invés de ficarem abordando discussões tolas e insensatas? O Evangelho de Jesus é mais simples do que vcs imaginam…

  287. Victor Henrique Junqueira Zein Diz

    Entendo a opinião do VE, mas não concordo. E nisso está a maravilha de sermos UM: o que nos une é maior do que o que nos separa. Espero que os irmãos não se digladiem nas questões menores e que tomam muito tempo e geram pouquíssimo fruto. Ao estudar demais só tomem cuidado para não nos tornarmos os teólogos de poucas ações (assim como os da época de Cristo) que não entendem o poder e sim a letra, que falam muito e fazem pouco, que só conseguem ver as regras e não a Cristo. Abraço a todos.

  288. Carolina L. Lannes Diz

    Eu gostaria de saber, quando se fala que mulheres não podem ser pastoras, estão se referindo à liderança de uma congregação ou a exercer o ministério pastoral no sentido de cuidar de pessoas, aconselhar, etc?
    Eu particularmente não creio ser coerente uma mulher assumir a liderança de toda uma congregação, mas penso que o papel pastoral no sentido de cuidar, aconselhar, tratar pessoalmente de pessoas é muito válido e importante para a vida da igreja.
    Augustus disse que tem mulheres em sua igreja que vão para o campo missionário iniciar trabalhos por lá.. então, fiquei um pouco confusa. Elas são seriam líderes nesse lugar??

    1. Carolina L. Lannes Diz

      Complementando.. penso ser importante o trabalho de pastoreio e conselho especialmente de pastoras para com outras mulheres. Realmente acho estranho e incoerente mulheres, por exemplo, aconselhando e cuidando de homens. Mas penso no ministério pastoral feminino como auxiliar de um ministério pastoral masculino.

  289. [email protected] Diz

    ..ÉSSA TEOLOGIA, QUE POS EM DUVIDA OS ENSINAMENTOS DE PAULO, SOBRE A MULHER .E SEU LUGAR NO CORPO DE CRISTO..É DO INFERNO…POIS ALÉM DE DUVIDAR, DO APOSTOLO . QUE FOI ORDENADO PARA SER MINISTRO AOS GENTIOS….COLOCOU A MULHER COMO CABECA..E DEIXANDO O HOMEM COMO CAUDA..POIS A BIBLIA DIZ QUE CRISTO É A CABECA,DO HOMEM, E O HOMEM A CABECA DA MULHER…ISSO SATANAS FEZ TAMBÉM NO ÉDEM, APROVEITOU-SE DA FRAQUEZA DE EVA.E A LEVOU A QUÉDA..E DEPOIS LEVOU A ADAO…POIS PAULO DIZ QUE A MULHER FOI ENGANADA, E ADAO NAO FOI ENGANADO..PORQUE?…DIZEM ISSO, PORQUE NAO TEM REVELACAO NENHUMA DA CRIACAO ORIGINAL DE DEUS…
    …DEUS, QUANDO CRIOU, O HOMEM,( ADAO),ELE TINHA EM SI,. OU SEJA EM SEU ESPIRITO A MASCULINIDADE E A FEMINILIDADE..GENESIS 5..MAS ISSO FOI EM OUTRA DIMENSAO…E ADAO ÉRA UM HOMEM ESPIRITO, FEITO A IMAGEM DE DEUS..QUE É UM ESPIRITO…QUANDO DEUS O POS NO NIVEL ANIMAL..1 CORINTIOS 14..ENTAO DEUS, SAPAROU A PARTE FEMININA DE ADAO,( QUE ÉRA O AMOR), E CONSTRUIU A MULHER…ENTAO A MULHER NAO É UM PPRODUTO ORIGINAL DA CRIACAO COMO ÉRA ADAO…MAS SIM UM SUB PROODUTO…FOI AI ONDE SATANAZ ACHOU LUGAR PARA TRABALHAR. …POIS PAULO DAIZ A TIMOTEO,QUE A MULHER FOI ENGANADA, E NAO ADAO…ADAO COMO UM PRODUTO ORIGINAL NAO PODIA SER ENGANADO..MAS A MULHER SIM..PODIA. SER ENGANADA…AI SIM DEPOIS QUE FOI ENGANADA, DEUS TEVE QUE FAZER UM SEGUNDO PACTO..SE, NO PRIMEIRO ÉRA CO-IGUAL,NO SEGUNDO ELA SERIA SUBMISSA.AO HOMEM..E PAULO DIZ QUE ELA SALVAR-SE-A. DANDO A LUZ FILHOS. SE PERMANECER . NA FÉ…E NA CARIDADE..É UMA VERGONHA, UMA ABOMINACAO..É O DIABO, NOVAMENTE, AGINDO, COMASTUCIA, COMO FEZ NO EDEM.

  290. Pastor Joelson Diz

    Queridos independente das opiniões referente a mulher ser obreira do reino de Deus ou não, isso não depende de nos julgarmos, pois Deus sabe como trabalhar, em cada vida e usar quem ele quer, eu não aceito um jumento ser profeta e eu não, fala serio tenho dificuldade de profetizar, ksksks mas Deus quis usar um jumento avia muitos profetas na época e porém quis usar um jumento e dai minha opinião se eu não aceito, Ele é o todo Poderoso e faz o que quiser.
    Muitos que se diz homens de Deus pastores, apóstolos, bispo, estão pior que esses políticos corruptos e Deus em sua infinita misericórdia esta levantando mulheres para fazer a sua obra com dignidade pois muitos hommmmmmeeennnns de Deus só pensam em arrancar o dinheiro do povo, explorar as ovelhas, e acredito que a únicas pessoas nos dias de hoje que pode levar o evangelho com dignidade é as mulheres, pois quando Jesus foi crucificado você não vê nenhum homem ao lado de Jesus a não ser as mulheres, no sepulcro não encontra nenhum homem a não ser as mulheres não vê nenhum homem ministrando a ressurreição a não ser as munheres e o próprio apostolo Paulo disse que algumas mulheres se destacavam mais que alguns apóstolos, bom esse é o meu parecer.

  291. Luciana Lu Diz

    meu Deus, ouvir a opinião de homens que tem medo de concorrencia , ainda vai, mas ouvir de mulheres é o fim dos tempos, Jesus esta voltando, e para explicar pra essas ignorantes e estes teologos de androgenicos, e a Idade Media pro evangelhooo,. Voltem para os seminarios!! E por causa dessas mulheres que Paulo falava pra ficarem quietas, não sabiam de nada , mas graças a Deus por Priscila, Rodes ,Maria madalena, Junias e tantas outras que foram lideres da igreja

  292. Nestor Carlos Diz

    NESTOR CBS – ESTIMADOS IRMÃOS, EM TIAGO 2: 1, DEUS NOS ORDENA QUE NÃO FAÇAMOS ACEPÇÃO DE PESSOAS… HAVERIA DA PARTE DE DEUS ALGUM TIPO DE ACEPÇÃO? TIPO ACEPÇÃO DE GÊNERO?… DENTRO DE UM PRINCÍPIO E ATUALIZAÇÃO CULTURAL, COMPREENDEMOS QUE AS MULHERES NOS TEMPOS APOSTÓLICOS – SALVO RARAS EXCEÇÕES – NÃO TINHAM QUALQUER ACESSO AO CONHECIMENTO PARA QUE PUDESSEM ENSINAR OU MESMO FALAR NA IGREJA. NAQUELA ÉPOCA E NAQUELE CONTEXTO SOCIAL DE DISCRIMINAÇÃO FEMININA SOB TODOS OS ASPECTOS, NÃO DEIXÁ-LAS SEQUER FALAR NOS CULTOS SERIA POSSIVELMENTE E ATÉ MESMO UM FAVOR E UMA FORMA DE PROTEGÊ-LAS DE MUJITOS CONSTRANGIMENTOS… NINGUÉM PODE DAR O QUE NÃO TEM E, SE ELAS NÃO TINHAM QUALQUER INSTRUÇÃO, NA SUA MAIORIA, COMO PODERIAM ENSINAR? NO NOSSO CONTEXTO ENCONTRAMOS MULHERES – MINHA ESPOSA SÁRA, POR EXEMPLO – MUITO MELHORES NO ENSINO E NA PREGAÇÃO DO QUE MUITOS HOMENS… ALÉM DO MAIS, OS DONS ESPIRITUAIS E A VOCAÇÃO (VOZ QUE CHAMA PARA UMA AÇÃO) SÃO DISTRIBUIDOS PELO ESPÍRITO SANTO COMO? RESPOSTA: COMO ELE QUER (RM 11: 29). E SE UMA MULHER SE DECLARA CONVICTA DE UMA CHAMADA AO MINISTÉRIO PASTORAL E REÚNE AS HABILIDADES E DONS NECESSÁRIOS AO EXERCÍCIO DO MINISTÉRIO PASTORAL E A IGREJA RECONHECE SUA CHAMADA AO MINISTÉRIO? NÃO ESTARÍAMOS CONTRARIANDO A AÇÃO DE DEUS SOBRE O ASSUNTO? E QUANTO AO CONSELHO DE GAMALIEL SOBRE O CUIDADO QUE DEVEMOS TER PARA QUE NÃO NOS ENCONTREMOS LUTANDO CONTRA DEUS? TODOS OS ARGUMENTOS APRESENTADOS PELO PR AUGUSTUS NICODEMUS NESTE VÍDEO SE BASEIAM EM TEXTOS QUE TINHAM POR OBJETIVO E FOCO PRINCIPAL EM PRINCÍPIOS TEOLÓGICOS QUE DEVEM SEMPRE PERMANECER, COMO O CASO DE 1 CO 14: 26d: “… SEJA FEITO TUDO PARA EDIFICAÇÃO”: PRINCÍPIO MORAL E ABSOLUTO QUE SERVE PARA QUALQUER SOCIEDADE E EM QUALQUER TEMPO NO QUE DIZ RESPEITO À IGREJA E OUTRAS INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS; COMO O CASO DE 1 CO 14: 33 “PORQUE DEUS NÃO É DEUS DE CONFUSÃO, E, SIM, DE PAZ, COMO EM TODAS AS IGREJAS DOS SANTOS.”; COMO EM 1 CO 14: 40 “TUDO, PORÉM, SEJA FEITO COM DESCÊNCIA E ORDEM.”… OS DIFERENCIALISTAS DEIXAM DE CONSIDERAR O FOCO PRINCIPAL DOS TEXTOS BÍBLICOS SOBRE O ASSUNTO DAS RESTRIÇÕES FEMININAS: OU SEJA, A NECESSIDADE DE TUDO SER FEITO PARA EDIFICAÇÃO, DE SE EVITAR A CONFUSÃO E BUSCAR A PAZ, POIS DEUS É ASSIM: DE PAZ; A NECESSIDADE DE SE FAZER TUDO COM DECÊNCIA E ORDEM.

  293. Josiane Diz

    As palavras de Deus que entraram em meu coraçao foram ditas por uma pastora,ja ouvi varias pregaçoes de pastores e nunca me fizeram tao bem como a da pastora,Deus usa quem ele quer homem mulher,

  294. Cicinho Santos Diz

    Temos que acabar com alguns bloqueios que impedem a propagação do Evangelho. Quando Deus quer Ele usa até uma jumenta para falar, como a Bíblia diz! Por isso acho uma perca de tempo proibir as mulheres de levar a palavra de Deus, muitas mulheres são uma benção para o reino de Deus. Eu acho que tem muitos homens machistas que usam a palavra de Deus para querer fazer da mulher submissa em todos os aspectos. A Bíblia diz que a mulher deve ser submissa sim, porém é em respeito, carinho afeto e principalmente o bem estar da família. Creio que uma mulher sendo Pastora seria sim uma ótima evolução para o Cristianismo ser propagado. A mulher é sinônimo de amor, doçura, paciência. A mulher propaga a vida, e assim como cuida e ama um filho, seria para com a Igreja da mesma forma!

  295. rildo Diz

    O Grande problema que as mulheres de hoje em dia não admitem , que Deus deixou o homem como cabeça ,e nunca aceitarão !!! Já que elas acham que Deus não disse isso, mas sim o apostolo Paulo, porque não vejo pastoras pregando este tema nas igrejas ??? Falam das cartas de Paulo mas quando chegam neste assunto pulam???

  296. santos Diz

    por isso que tem muitas mulhres apanhando do marido , levando chifres. sendo humilhadas por aceitarem essa opiniao de que mulheres nao pode ser uma potencia. Sou homem , casado tenho filhos e a mulher tem o mesmo direito que o homem tem.

  297. Elaine Cristina da silva Diz

    Em primeiro lugar a paz do senhor, eu li varios comentarios, mas a minha opinião é a seguinte nós mulheres sabemos muito bem que nos tempos em que temos vivido infelismente, muitos homens tem se acovardado para fazer a vontade de Deus, por isso Deus tem levantado mulheres corajosas, e tementes a Deus, porque a verdade é que tem muitos homens, Frouxos e timidos, portanto apalavra de Deus diz os medrosos e covardes voltem. Bom minha opinião.

  298. Bp Eleilson Ferreira Diz

    Graça e paz a todos.
    Quanto ao tema em exposição,diria que ,não seria uma questão de concordar ou
    não com o pastor Augustus Nicodemos, mas sim, com o que diz as escrituras,e
    vemos que ele trouxe na sua explicação bases escrituristicas dentro de uma
    ótica panorâmica biblica. O que não podemos fazer,é expor textos isolados
    defendendo alguns pretextos segundo o nosso próprio entendimento para defender
    as nossas causas. Quando se há uma dùvida num texto,devemos recorrer ao
    contexto de todo capítulo,se não for o suficiente,todo o livro ou passagem,se
    ainda sim, não tivermos a compreensão,recorreremos a toda escritura. O grande
    impasse do cristianismo atual,seria não viver segundo a escritura,e se a mesma
    já não serve mais,então deveriamos desconsidera-la como a palavra,ou inspiração
    de Deus, mas o que é nos dito : Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e
    de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste 15e que, desde a infância,
    sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em
    Cristo Jesus. 16Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino,
    para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, 17a fim de que
    o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra (
    2ª Tm 3 ). Pedro também afirma a autoridade da escrita como tal, e diz :
    19Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em
    atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia
    clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração, 20sabendo, primeiramente,
    isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação;
    21porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana;
    entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito
    Santo ( 2ª Pe 1). Então, não devemos desconsiderar a palavra em nenhum
    questão,pois a igreja antes de fazer alguma coisa,deveria antes consulta-la,e
    não depois. Se existissem possibilidades de chamado ministerial conforme
    efésios 4:11 para as irmãs,então deveriamos antes de fazer a consagração das
    mesmas,recorrer aos critérios biblicos de homens santos que foram instruídos
    por Deus,que é o dono da verdadeira “DOUTRINA”. Vejamos os critérios
    e exigência para o chamado : Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado,
    excelente obra almeja. 2É necessário, portanto, que o bispo seja
    irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto,
    hospitaleiro, apto para ensinar; 3não dado ao vinho, não violento, porém
    cordato, inimigo de contendas, não avarento; 4e que governe bem a própria casa,
    criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito 5(pois, se alguém não
    sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?); 6não seja
    neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo.
    7Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim
    de não cair no opróbrio e no laço do diabo ( 1ª Tm 3 ).

  299. Lindalva Cordeiro Diz

    Dar a luz a uma criança é biológico, você como homem jamais poderia carregar uma criança em seu útero e parir, pois não tem útero. Mas mulher tem cérebro, boca, pés, mãos, pode ler, interpretar e falar evangelizando, liderar um grupo. Essa hipocrisia machista que tenta se escorar na bíblia é patética, machismo e misoginia embora camuflado de boas intenções não deixam de ser malignos. E o pior é o cabra não ter coragem de admitir que considera a mulher inferior, esses que são os piores, pois maltratam e humilham mulheres com um sorriso cordial no rosto.

    1. João Victor Diz

      Bom. Seu argumento não possui nenhum argumento apenas Ad Hominem.

      Vou resumir de forma bem simples.

      Homem e mulher possuem valor igual perante Deus, pois os dois são feitos à imagem e semelhança de Deus, entretanto Deus designou papeis diferentes para cada na familia, sociedade e igreja. A mulher não desempenhar a função de pastora não tem nada a ver com inferioridade ou incapacidade trata-se que ela simplesmente não está autorizada a possuir tal cargo, simples assim. Quero enfatizar que machismo e feminismo é satânico. Qualquer sistema de inimizade contra a mulher é Satanico.

      “Porei inimizade entre ti (a serpente) e a mulher” Genesis 3:15

      Lindalva, sugiro que se possível, quando quiser argumentar do contrário venha com embasamento bíblico e não essa avalanche de adjetivos que mais demonstra que você não tem argumento algum.

      Paz.

    2. Lindalva Cordeiro Diz

      A Bíblia fala claramente que não há judeu ou grego, homem ou mulher, escravo ou livre. E que nos finais dos temos nossas filhas profetizariam, e o ide é para todos, qualquer coisa fora disso foi escrito para uma sociedade específica, em que mulher valia menos que um animal irracional. Nenhuma mulher engole mais esse machismo com um sorriso falso nos lábios, o “papel” de vocês mulheres é de subserviência, obediência, boca fechada, e banco duro na igreja. O nosso, de homens, nobres varões, é de mando, de títulos, de honra, de cadeiras macias em presbitérios, se há algumas tontas que ainda engolem esse tipo de “papel”, as próximas gerações, as menininhas que estão nascendo hoje, com certeza quebrarão todos esses paradigmas de homens sempre por cima, mandando e desmandando e mulheres sempre por baixo, servindo e obedecendo aos paxás, os dias de opressão estão acabando…

    3. João Victor Diz

      A Bíblia fala claramente que não há judeu ou grego, homem ou mulher, escravo ou livre.
      JV: Sim, mas em qual contexto isso é dito? Paulo cita para dizer que diante de Deus todos podem ser salvos ou no contexto está especificando algo sobre oficio? Pode me responder?

      E que nos finais dos temos nossas filhas profetizariam, e o ide é para todos, qualquer coisa fora disso foi escrito para uma sociedade específica, em que mulher valia menos que um animal irracional.

      JV: Essa profecia de Joel se cumpriu em Atos, o próprio Pedro disse isso em seu sermão. Agora me diz uma coisa profetizar é o mesmo que ser pastor? Se sim como você pode provar isso biblicamente?
      Concordo sobre a questão da mulher naquela cultura, em que tanto naquela como na nossa a mulher não tem o seu devido valor, e isso porque o problema na cultura é justamente não observar o valor complementar do homem e mulher em todas as areas.

      Nenhuma mulher engole mais esse machismo com um sorriso falso nos lábios, o “papel” de vocês mulheres é de subserviência, obediência, boca fechada, e banco duro na igreja.
      JV: Nenhuma mulher deve sofrer machismo, concordo com a irmã 100%, também concordo e creio que a irmã também em que a mulher não deve apoiar feminismo pois os dois machucam a visão de Deus para o homem e mulher na criação. Agora se no lugar onde a irmã está e passou as mulheres são tratadas da forma como foi descrita pela irmã isso ai é pecado, se vier da liderança essa atitude pior ainda, pois não se trata de uma liderança bíblica.

      O nosso, de homens, nobres varões, é de mando, de títulos, de honra, de cadeiras macias em presbitérios, se há algumas tontas que ainda engolem esse tipo de “papel”, as próximas gerações, as menininhas que estão nascendo hoje, com certeza quebrarão todos esses paradigmas de homens sempre por cima, mandando e desmandando e mulheres sempre por baixo, servindo e obedecendo aos paxás, os dias de opressão estão acabando…
      JV: Só uma pergunta, o homem é ou não o cabeça da mulher? Agora que fique claro que por causa destes excessos que certos homens tem cometido contras as mulheres, isso não é argumento ou refutação para se negar que de fato há papeis na familia, sociedade e igreja deixadas por Deus.

      Mas irmã, se eu estiver errado por favor me corrija, mas lendo a irmã, especialmente na ultima parte do seu escrito me parece como “vamos dar o troco, vocês podem esperar”, pergunto se isso é algo que irmã por direção clara do Espirito Santo ou apenas está magoada, chateado ou até amargurada com respeito à algo que talvez infelizmente tenha experimentado nesta questão.

      Meu proposito não ganhar ou ficar debatendo por debater, mas como irmão em Cristo quero servir a irmã naquilo que for util pra nossa edificação em Cristo.

      Paz.

    4. Lindalva Cordeiro Diz

      Não vou ficar debatendo, só fico triste em ver um jovem com essa mentalidade tão machista e discriminatória, pois sei que muitas irmanzinhas ainda irão sofrer. Pensava que essa mentalidade que diminui a mulher fosse própria de homens mais velhos e ignorantes. Fique na paz e aja com misericórdia, sobretudo com aqueles que julga “inferiores”.

    5. João Victor Diz

      Leia 1 Pedro 3:7 quando fala para os homens tratarem as mulheres com dignidade e considerando-as como vaso mais frágil e ve se isso de fato é machismo ou opressão perto disso aqui:

      http://blogs.oglobo.globo.com/pagenotfound/post/tema-de-seminario-saudita-gera-polemica-mulheres-sao-seres-humanos.html?utm_source=Facebook&utm_medium=Social&utm_campaign=O%20Globo

      Acho que a senhora está protestando na pagina errada.

    6. Lindalva Cordeiro Diz

      Já teve na religião cristã um concílio para decidir se mulher era ser humano ou não, e pelo andar da carruagem, com pessoas pregando subalternidade da mulher em relação ao homem e que mulher só por ser do sexo feminino tem que obedecer sempre e ficar calada, não vai demorar o senhor ou outros com essa cabecinha misógina e machista ensinado como disciplinar mulheres com relho, ou fazendo a mulher ajoelhar no milho, de crentes fanáticos não me surpreendo com nada. Assista ao vídeo “violência contra a mulher no meio evangélico” e verá o que essas pérolas de que o homem é sempre o líder e que tem primazia de mando na igreja e no lar, o que tem gerado para as coitadas das filhas dos outros, pois o cabra sempre oprime a filha do outro. E não pensa que a filha dele também pode apanhar por causa de um xampu, como a mulher de um pastor conta que apanhou. O cara fazia programa de rádio pregando o evangelho, falava de submissão e que mulher não podia falar na igreja, para ela não contar as pisas, os empurrões e as humilhações que sofria dele. Francamente, se um cara chegar em casa com um discurso desses de submissão da mulher e papel de boca calada de mulher na igreja, não namora minhas filhas de jeito nenhum, toco ele de casa. Filha minha não, vá oprimir a sua, que coaduna com tudo isso.

    7. João Victor Diz

      Bom. Foi bom falar contigo feminista.

      Cuidado com a raiz de amargura.

      Mais uma vez a senhora se esquivou das minhas perguntas.

      Gostaria de saber data e local deste concilio que tu falou, fiquei curioso agora.

      Pra finalizar. Responsa se possível.

      1 – A senhora é cristã?

      2 – Se a senhora for cristã, qual a nossa obrigação como cristão ao proximo, amar ou odiar?

      3 – Você ama as pessoas do sexo masculino?

    8. Lindalva Cordeiro Diz

      Eu não sou feminista e nem tenho ódio de homens, eu apenas defendo que mulheres são seres humanos e merecem os mesmos direitos e considerações que homens. Ser sub. só por ser do sexo feminino é uma agressão. Sou cristã e praticante, tenho um marido excelente e filhos maravilhosos, não vou de forma nenhuma diferenciar e colocar minhas filhas em posição subalterna em relação aos irmãos, só por estes serem varões. Minhas filhas têm tanto valor quanto os irmãos. As minhas meninas já possuem a misericórdia do Senhor, pois sabem do valor que possuem e não vão aceitar nada mais do que honra e consideração que merecem, não vão ficar subjugadas a ninguém. Amo o próximo como a mim mesma, na medida do possível, para amar o próximo preciso me amar, e me amo, por isso não aceito discriminação nem em relação a mim, e nem em relação a qualquer irmã, por elas terem nascido mulheres. O concílio, eu fui pesquisar, ocorreu sim, São Jerônimo narra em seus escritos, foi muito no início da era cristã, foi para decidir se era para incluir a mulher, como imagem e semelhança de Deus.

    9. João Victor Diz

      Aqui temos um problema. A senhora diz não ser feminista mas diz ser cristã e praticante, mas isso destoa DEMAIS do que a senhora escreveu, e reitero que biblicamente a senhora como cristã praticante não esboçou nenhum suporte bíblico para o que o senhora disse até agora. Apenas acusou de forma generalizada e ignorou certas perguntas que eu fiz.

      Mais uma vez evocar os erros históricos cometido pelos homens não invalida a doutrina bíblica.

      Enfim estou no aguardo da sua defesa bíblica que apoie essa sua visão.

    10. Dalvinha Diz

      Não precisamos de títulos e honrarias para pregar a palavra de Deus, na Igreja Católica não há mulheres ordenadas, porém há milhares de ministras da palavra, que pregam, dirigem celebrações, pregadoras da Renovação. Outra coisa, antigamente, mulheres não podiam nem cantar nos coros das igrejas e nem servir o altar, e hoje fazem muito. Daqui uns duzentos anos todas essas barreiras cairão, enquanto isso deixemos os títulos para os inseguros que necessitam deles a ferro e fogo. Um abraço! Dalvinha é meu apelido.

    11. Lindalva Cordeiro Diz

      Vou te sugerir uma leitura, peça pela internet: Rompendo o Silêncio – Ivone Gebara – Editora Vozes. Boa leitura!

    12. João Victor Diz

      A senhora diz que não é feminista, mas me recomenda a leitura de uma feminista católica? Outra coisa me parece que a senhora é católica, correto, então estamos na mesma pagina.

    13. Lindalva Cordeiro Diz

      Como assim estamos na mesma página, não entendi. Você é católico?

    14. João Victor Diz

      Agora que vi que escrevi errado: NÃO estamos na mesma pagina!

    15. Lindalva Cordeiro Diz

      Ela é feminista, mas não nos moldes de feministas radicais, ela é irmã de caridade. Da ordem das Irmãs de Nossa Senhora – Cônegas de Santo Agostinho. Ela em sua obra nos leva a refletir sobre muitas coisas, ainda estou lendo o livro.

    16. João Victor Diz

      Como eu disse vc fala um lingua e eu falo outra. Abs

    17. Lindalva Cordeiro Diz

      Realmente, continue submetendo sua esposinha da fota para te obedecer em tudo, sendo o cabeça e o maioral de sua casa. Que eu fico com meu amorzinho, que é um homem santo, incapaz de querer submeter alguém às suas ordens, ele sabe que no cristianismo o que quiser ser maior precisa servir, por isso ele não é chefe, é companheiro, é amor, é amigo… Amo demais meu marido por isso, mas cada um tem o casamento que merece…

    18. João Victor Diz

      Até agora nada de bíblia! E depois procure saber o que é AD Hominem. Fico pensando como alguém que se diz cristã na leva a bíblia a sério.

    19. Lindalva Cordeiro Diz

      Quer bíblia vamos lá: “Ficai alerta, à cintura cingidos com a verdade, o corpo vestido com a couraça da justiça, e os pés calçados de prontidão para anunciar o Evangelho da paz. Sobretudo, embraçai o escudo da fé, com que possais apagar todos os dardos inflamados do Maligno.Tomai, enfim, o capacete da salvação e a espada do Espírito, isto é, a palavra de Deus.Intensificai as vossas invocações e súplicas. Orai em toda circunstância, pelo Espírito, no qual perseverai em intensa vigília de súplica por todos os cristãos. E orai também por mim, para que me seja dado anunciar corajosamente o mistério do Evangelho,do qual eu sou embaixador, prisioneiro. E que eu saiba apregoá-lo publicamente, e com desassombro, como é meu dever!” (Efésios 6,310)
      Foi escrito apenas para machos, como nós mulheres ficaremos revestidas da armadura de Deus se vocês masculinistas (pelo ad hominen deu na cara) querem nos impedir de pregar o evangelho, como vamos orar em todas as circunstâncias se nos impedem de dirigir reuniões de oração e orar no meio dos homens… Temos que anunciar como o apóstolo Paulo nos conclama, ou você acha que a armadura dos cristãos é só para machos, sua esposa e sua filhinha estão fora dessa proteção?

    20. João Victor Diz

      Ta vendo. Foi o que eu disse não sabe interpretar. Ok vamos lá.

      O foco ali é batalha espiritual e no final Paulo faz um pedido pessoal, não tem nada a ver o que a senhora está falando. Mais uma vez vá procurar saber o que é Ad Hominem.

    21. Lindalva Cordeiro Diz

      Eu já sei o que é ad hominen, nem preciso procurar, é quando a pessoa ataca o oponente da discussão, fugindo do contexto de argumentação, não sou burra, embora não considere mulheres inteligentes, sou uma.

    22. João Victor Diz

      Burra eu até percebi que não é mas está sendo dissimulada ao ficar pulando de um tema pra outro e cheio de ad hominem quando questionada.

    23. Lindalva Cordeiro Diz

      Tem sim, ele conclama a todos levarem o evangelho, anunciarem como uma forma de proteção às investidas do inimigo. E está certíssimo de me chamar de senhora, é o respeito que mereço por ser uma senhora casada.

    24. João Victor Diz

      Sim, nesta parte a senhora acertou o problema é associar isso a titulo e posição como a senhora faz.

      E eu sou casado também onde está o meu respeito?

    25. Lindalva Cordeiro Diz

      Mas pela foto é bem mais jovem que eu, por isso não vou chamá-lo de senhor, mas se fizer questão, eu chamo o padre da minha igreja de senhor que tem a idade para quase ser meu filho e peço bênção para ele. Quer ser chamado de senhor?

    26. João Victor Diz

      Nisto que eu digo que a senhora é dissimulada. Te disse que esta foto é antigo de 6 anos atrás, mas tudo bem. Não faço questão porque respeito não se exige simplesmente se dá. Aqui onde pastoreio há senhoras que podem ser minhas avós, e me chama de senhor sem problema nenhum. Até uma de 91 anos faz questão de me chamar de senhor. Mas isso não muda em nada o que estamos falando aqui.

    27. Lindalva Cordeiro Diz

      Ok, o senhor está certo, mas não me ofenda, não sou dissimulada, eu não o chamei de senhor, pois achei que por ser mais jovem não faria questão. Ah, então, o senhor é pastor? De que Igreja?

    28. João Victor Diz

      Tu me chama de machista, misógino, ofende minha minha esposa, e a senhora quando colocada na parede se sente ofendida? Ok.

      Vamos ao que interessa. Estou no aguardo da explicação do texto.

    29. Lindalva Cordeiro Diz

      O pastor aqui é o senhor não eu, sou leiga.

    30. João Victor Diz

      Se isso for sinceridade. Então uma recomendação, estude antes de falar qualquer coisa sobre aquilo que acha que sabe.

      Se for não sinceridade, apenas confirma que a senhora é dissimulada.

    31. Lindalva Cordeiro Diz

      Ok, é verdadeiro, eu sei, mas preciso de tempo para ler e tecer minhas considerações e agora estou fazendo almoço, já queimei umas linguiças por sua causa. Bem, vou te fazer um questionamento já que o senhorrr falou em dois pesos e duas medidas, já que vamos seguir literalmente os ensinamentos de São Paulo, então, as mulheres não poderiam falar nada dentro da Igreja, e nem em nenhuma reunião da Eclesia, ou seja, como o senhor admite que uma senhorinha abra a boca e emita palavras dentro de sua igreja. Nem cantar, nem dizer amém deveriam, pois estão ferindo um princípio, não deveriam nem perguntar onde é o banheiro, ou nem questionar nada, em uma reunião. Se admite as irmazinhas falarem: “pare de correr, moleque”, já estão no erro… Não sei por que dois pesos e duas medidas, não permito que falem, é não falar mesmo, aí vem gente buscando pelo em ovo, fazendo malabarismos exegéticos, para dizerem: “bem, não é tão radical assim” …

    32. João Victor Diz

      Ta vendo porque é importante estudar. E não somente ler o que está por cima.

      A senhora simplesmente leu em português ou já fez uma exegese do que a palavra silêncio significa no grego? Vai lá cuidar dos afazeres da casa, não quero se pedra de tropeço nisso. hehehehe

      O argumento de Paulo é o seguinte nestes versos.

      A inversão que aconteceu no Eden não deve acontecer na igreja. A mulher não deve exercer autoridade homem, porque a ela não foi confiada tal posição. Autoridade de homem vai muito além de ensinar e pregar (no contexto da carta Paulo disse a Timoeto a confrontar falsos mestres, disciplinar pessoas e etc)

      A mulher como discípulo deve aprender com uma disposição calma (essa é a ideia de ησυχια hesuchia) e debaixo da autoridade estabelecida por Deus.

      Uma pergunta simples Lindalva. Independente do sexo, tem como você ensinar para alguém que não é disposto ou tem uma atitude calma para o aprendizado? Pois então essa é a ênfase de Paulo quanto ao “aprenda em silêncio”, pelas recomendações de Paulo o que podemos entender é que as mulheres do contexto de Timoteo eram extremamente vaidosas, por isso a recomendação quanto à vestimenta, e também durante o tempo de ensino não se portavam de modo manso diante dos ensinos e por isso a recomendação.

      Seria uma contradição dizer que a mulher deve ser muda ao mesmo tempo que por exemplo somos exortados a admoestar ou exortar uns aos outros independente do sexo, se fomos conclamados a evangelizar.

      Com isso, sintetizar para a senhora o seguinte: Este texto não é uma mordaça para as mulheres, mas é uma normatização para aquelas que não “recebem com a mansidão a palavra que em vós é implantada” Tiago 1:21

      Algumas mulheres queriam assumir uma posição que não lhes foi designada e por isso não estavam se sujeitando aos ensinos.

      Deus ao designar papeis ou funções não faz isso atribuir valor, pois se assim fosse no dia do juízo final o homem seria mais cobrado do que a mulher. Deus requer de ambos fidelidade.

      O homem deve liderar, servir e proteger a mulher, assim como Cristo faz com a sua igreja e a mulher deve apoiar, submeter e aconselhar o seu marido. Cremos que visão de Deus para homem e mulher é de complementarismo, em que homem e mulher se completam, não que se sobrepujam.

      Concordo que há excessos infelizmente de ambos lados por má interpretação bíblica.

    33. Lindalva Cordeiro Diz

      Veja bem, Senhor João Victor, eu vejo a armadura do Cristão como algo que Paulo aconselha aos irmãos em Cristo como uma forma de se precaver contra os inimigos espirituais, os espíritos do mal, que buscam interferir no caminho daqueles que pregam a palavra de Deus e disseminam a palavra do Evangelho, e penso, que hoje essas postestades agem querendo impedir o ministério feminino, jogando homens contra mulheres. Pois se calarem mais da metade da população cristã, quanto não ganharão os filhotes do encardido, e o próprio. Mulher muda, que só fica em casa, amargurada, mulher incapaz de ir contra ao adultério e mostrar na palavra de Deus para um grupo, por exemplo, de jovens que essa prática leva à morte espiritual. Mulheres que vão a presídios femininos e como pregadoras tem maior reconhecimento e evitam com a mensagem evangelística pregada por elas que aquelas presas voltem depois que saírem desse lugar a uma vida de drogadição e crimes. Pense nisso, enquanto debatemos se mulher deve pregar ou não, o demônio está levando nossas crianças e jovens para o mundo da perdição. Sou professora e vejo isso claramente.

    34. João Victor Diz

      Eu servi quase 2 anos como Agente Religioso (um tipo de capelão) no Bangu 3 aqui no Rio de Janeiro, a equipe na qual eu estava inserido tinha uma mulher. Mais uma vez, penso que há uma confusão na atividade de pregação com o oficio pastoral.

      No ambito ecclesiastico há uma normatização clara sobre isso I Tm 3:1-13 e Tt 1:5-9

      Agora no exercício da pratica cristã como no caso exemplificado pela senhora, a condição não é o género mas a sua vida diante de Deus.

      Por outro lado um erro não justifica o outro a senhora escreveu:

      Mulher muda, que só fica em casa, amargurada, mulher incapaz de ir contra ao adultério e mostrar na palavra de Deus para um grupo, por exemplo, de jovens que essa prática leva à morte espiritual.

      A amargura deve ser combatida, se a pessoa fica amargura, Deus vai cobrar tanto quem amargurou-a quanto ela por não ter lutado ou resisto a amargura no seu coração.

      Gostaria de saber como a senhora vê a mulher como incapaz de ir contra o adultério, o que a incapacita disso?

      Também sou professor além de pastor. =)

    35. João Victor Diz

      Não faço questão, mas não posso admitir dois pesos e duas medidas, Deus abomina isso.

    36. João Victor Diz

      Sem contar que para pregar o evangelho não precisa de titulo, e sua noção de pregar o evangelho me parece bem rasa se está na dependência de notoriedade e reconhecimento.

    37. João Victor Diz

      Me explica esse texto aqui então e me diga é uma orientação do homem apostolo Paulo ou é uma orientação de Deus através do apostolo Paulo? Por favor não responda o que eu não perguntei, se tenha em explicar o texto e responder a pergunta.

      I Timoteo 2:8-15

      8 Quero, portanto, que os varões orem em todo lugar, levantando mãossantas, sem ira e sem animosidade.

      9 Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso,

      10 porém com boas obras (como é próprio às mulheres que professam ser piedosas).

      11 A mulher aprenda em silêncio, com toda a submissão.

      12 E não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade de homem; esteja, porém, em silêncio.

      13 Porque, primeiro, foi formado Adão, depois, Eva.

      14 E Adão não foi iludido, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.

      15 Todavia, será preservada através de sua missão de mãe, se ela permanecer em fé, e amor, e santificação, com bom senso.

  300. Dalvinha Diz

    Hierarquia. Você é o general em sua casa e sua mulher a soldada rasa?

    1. João Victor Diz

      Eu sou o lider, aquele que vai ser cobrado primeiro da parte de Deus, e ela é minha companheira, minha auxiliadora.

    2. Dalvinha Diz

      Hierarquia é hierarquia, não tem maquiagem ou como dourar as palavras, o mais alto na hierarquia tem uma posição superior que lhe dá autonomia para mandar, punir, castigar e tem poder total de ter sempre sua vontade e sua decisão levada a cabo sem que o inferior possa contradizê-lo, protestar, não concordar, a hierarquia obriga o inferior cumprir o mando do superior, mesmo que a decisão seja arbitrária, lhe prejudique ou lhe cause dor. Triste, casar uma filha e saber que ela viverá nessas condições com um ser superior a ela. Prefiro o meu casamento, em que tenho um amado e não um chefe, afinal, nem toda varoa tem a minha sorte, pois é, a filha é sua, a mulher é sua…

    3. João Victor Diz

      Ok. Tu ve apenas em questão de valor, eu vejo apenas em questão de função. Minha esposa e eu temos valor igual perante Deus com funções diferentes. Mas como já percebi vamos ficar num loop infinito aqui. Abs.

    4. Dalvinha Diz

      Melhor fugir mesmo, desagradável falar de mulher sub, embaixo, e a hora de disciplinar, chato isso, além do mais é ilegal, pode ter Maria da Penha no meio.

    5. João Victor Diz

      Dona Lindalva Cordeiro. Foi bom falar com a senhora. Abs

    6. Dalvinha Diz

      Ok, machista, deve estar na hora do disciplinamento da sub, da auxiliar, vá lá, mas devagar viu, homem tem mão pesada, e coitadinha, não grite alto com a subalterna, tenha um pouco de caridade com os serviçais. Abraços, um beijo na serviçal!

    7. João Victor Diz

      Oh God

    8. Dalvinha Diz

      Quem deve dizer isso é ela, ter um marido chefe, disciplinador, ninguém merece…

    9. João Victor Diz

      Lindalva Cordeiro tu deve ser esquizofrênica ou bipolar. Porque não parece a mulher com quem conversei dias atrás. Enfim. Pra senhora dizer essas coisas a senhora precisa ter provas de que eu agrido e maltrato a minha esposa, caso não tenha, isso é calunia, e mentira, e bens sabes quem é o Pai da mentira.

    10. Dalvinha Diz

      Não fique nervoso, só estou fazendo com que tenha consciência da dimensão de chefe e subalterno, que não cabe em um casamento de iguais, de uma só carne, de companheiros, a hierarquia não coaduna com companheirismo com troca. Só isso, todas as vezes que disser que é o chefe, que é o mais alto na hierarquia, que tem uma submissa em casa, infelizmente, é isso que todos vão pensar, vá tomar um suco de maracujá e se acalme, e aprenda a lição, mulher, esposa, é amor, é companheira, com quem trocamos beijinhos, dormimos abraçadinhos e não da para fazer isso com um superior ou com uma sub. Fique na paz!

    11. João Victor Diz

      Continua sendo dissimulada, não vem com essa ideia de “é isso que TODOS vão pensar” fale por você, não pelos outros. Agora como pode dai ter a impressão de que estou nervoso ou qualquer coisa do tipo? Mais uma vez, sua visão de homem e mulher vem de uma militancia embasada em valores de esquerda, já que li num comentário seu em outro site que está torcendo para Hillary Clinton ganhar as eleições (então além de feminista a senhora é abortiva?), a senhora pode ser qualquer coisa eu vou acreditar, mas que a senhora definitivamente não aparenta ser, é uma pessoa nascida de novo, regenerada pelo evangelho. Se a senhora quis ficar falando, de agora em diante vai falar sozinha. Abs

    12. Lindalva Cordeiro Diz

      Nem todo mundo que vota no Bolsonaro e torce para que ele seja presidente é a favor da pena de morte como ele, nem todo mundo que torce para que a Hilary ganhe é a favor da legalização do aborto como ela. Sou inteiramente contrária à legalização do aborto. Outra coisa por que é tão difícil falar em casamento com liderança compartilhada, com decisões tomadas em conjunto, com igualdade entre marido e mulher, se é essa a realidade. Hoje em dia é raro o marido, acho que nem existe, que toma decisões sem consultar a mulher, ou sem o aval delas, as mulheres exigem participar de todas as decisões e é meio a meio o poder de decisão, pessoas que pensam diferente estão longe da realidade, foi o tempo que o marido era o chefe supremo e a a palavra dele era lei e a esposa aceitava tudo calada. Inclusive foi feita uma pesquisa dizendo o contrário, quem decide o que, a marca e quando vão ser comprados objetos caros de consumo nas famílias são as mulheres, e é comum ouvir homens dizerem: vou pensar (subtenda-se vou falar com minha mulher, caso ela diga sim…)

    13. Dalvinha Diz

      Você já viu um soldado raso questionando um general, você já viu o presidente de uma multinacional pedindo opinião e levando em conta o que acha o faxineiro? Pois é, hierarquia é isso, manda quem pode e obedece quem tem juízo, como dizia meu pai. Acho que sua esposa tem muito juízo, não seria bom que ela se arriscasse, afinal chefe é chefe, vai que um dia está de mau humor e resolve punir uma insubmissão, homem tem mão pesada, como também dizia minha mãezinha…

    14. João Victor Diz

      Ok. Feminista, vai protestar em paginas islâmicas, ou na frente de alguma mesquita.

  301. Carlos Sebastiao Rodrigues Lop Diz

    essa lindalva cordeiro lopes sabe de coisa alguma de religião, estou com a sarah gama essa sim sabe o que diz, e Deus vai lhe honrar por não aceitar o errado, que Deus lhe abençoe sempre.

  302. wagny Diz

    Eu não sei o porque discutir esse assunto, faça a diferença em oração seja exemplo em atitudes não estão percebendo que enquanto é discutido isso pessoas estão morrendo sem conhecer Jesus, pessoas estão precisando de ajuda e como sempre ficamos mais preocupados com direitos, no mundo em que vivemos isso tem levado muitos a se afastar da igreja, você que é mulher tem o seu papel no reino faça o com amor e gratidão pois a sua recompensa vira do céu, não tente inflamar grupos ou pessoas seja benção ore.

  303. Marco Marinho Diz

    Coincidência ou não, igrejas onde se ordenam “pastoras”, são “igrejas” particulares, ou seja, igrejas oriundas das tradicionais, por motivos dos mais diversos.
    Outro fator importante, abrir “igreja empresa” tem sido um excelente negócio. E as mulheres, descobriram isso também..

Comentários estão fechados.