A disciplina é uma coisa boa?

Repreender significa não amar? Deixar as pessoas fazerem o que quiser é sinônimo de amor? Ou será que quem ama corrige? Assim como um pai deve corrigir os seus filhos por amor, mesmo eles não entendendo, Deus faz o mesmo conosco. Leia ao artigo de J. Mark Beach:

Pais veem os benefícios da disciplina mais facilmente do que seus filhos. Quando eu era criança, nunca engoli de verdade a ideia de que eu estava sendo punido porque meus pais me amavam. Minha opinião simplesmente era diferente. Agindo como meu próprio advogado de defesa, eu ensaiava na minha mente a severidade da minha punição; eu considerava a precipitação do veredito, a desproporção entre o crime e a punição. Eu alimentava minha autocomiseração e chorava no meu travesseiro. Injusto! Só quando fiquei mais velho passei a ver a disciplina através de lentes mais limpas. E, claro, hoje fico feliz pela disciplina amorosa dos meus pais.

A disciplina dos pais nós vimos que é correta e para o nosso bem. Mas e quanto a disciplina apliacada por Deus?

Mas e quanto à disciplina de Deus? Nós somos gratos por ela? Nós vemos o seu amor nela?

Como crentes, lutamos para aplicar essa lição de infância para a nossa caminhada na fé. Frequentemente vemos a disciplina de Deus de uma perspectiva infantil. Nós sofremos — nos apressamos em perguntar: por quê? Quando coisas ruins acontecem com o povo de Deus, nós ficamos confusos com espanto, frustração ou dúvida. Nós questionamos a sabedoria de Deus. Nós questionamos os motivos de Deus. Assim como a disciplina paternal que enfrentamos quando crianças, questionamos a severidade do sofrimento, a competência, a justiça da prova. Por que eu deveria passar por toda essa dor?

Isso certamente se encaixa na situação abordada no livro de Hebreus. O autor insta que os cristãos hebreus considerem suas provas e os sofrimentos pelos quais estavam passando com maturidade espiritual. Ele os encoraja a lembrar de como Deus age com seus filhos. Eles precisavam de que alguém os lembrasse.

Mas como é essa disciplina? Ela é para todos? Em que momentos? Leia ao artigo completo para aprender mais sobre o assunto:

Leia ao artigo completo

Agosto2013

Por J. Mark Beach. Extraído do site www.ligonier.org. © 2013 Ligonier Ministries. Original: The Blessing of God’s Discipline

Este artigo faz parte da edição de Agosto de 2013 da revista Tabletalk.

Tradução: Alan Cristie. Revisão: Renata do Espírito Santo – © Ministério Fiel. Todos os direitos reservados. Website: www.MinisterioFiel.com.br. Original: A disciplina é uma coisa boa?

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

Veja mais artigos desta revista