um site cristão por Cristo e pelo Evangelho

Os falsos apóstolos não são um problema recente – Augustus Nicodemus

Já na época do novo testamento havia gente desqualificada e mal intencionada querendo se passar por apóstolos. O apóstolo Paulo os denunciou à Igreja e, de maneira zombeteira, os chamou de super apóstolos.

Este é um trecho da palestra oferecida na Galeria Cultura Bíblica pelo Dr. Augustus Nicodemus Lopes com o tema: Apostolado no Brasil – Uma análise do movimento apostólico evangélico:

Por: Augustus Nicodemus. Original: Falsos apóstolos nos tempos da igreja primitiva; Website: www.culturabiblica.com.br

Original: Os falsos apóstolos não são um problema recente – Augustus Nicodemus.

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

29 Comentários
  1. Pablo Alberto Diz

    Trecho muito edificante da palestra!

  2. Luucas MaTheuus BaarboZa Diz

    Trecho Muito Edificante da Palestra !!! :D

  3. João Silva Diz

    Todos os verdadeiros evangélicos no Brasil devem assistir e ouvir o Pr. Augustus Nicodemus. É relevante o assunto, diante da picaretagem dos atuais "apóstolos" brasileiros e também dos "bispos" tão comumente encontrados agora nas igrejas chamadas neo pentecostais. As explicações nesse vídeo são mais do que suficientes para que se conheça como tais ovelhas vestidas de lobo estão enganando o povo brasileiro tão místico e tão crédulo em toda a sorte de doutrinas.

  4. Tito Monteiro Diz

    Eu sempre tive um pé atras e o outro tb com relação aos atuais apóstolos. Não têm as credenciais enumeradas por Paulo em 2 Coríntios 12,e há indícios que os tais apóstolos estão mais interessados no uso do título e exercer autoridade suprema sobre o rebanho,o que chamo de arbitrariedade eclesiástica .São por demais arrogantes não aceitando serem corrigidos de seus erros morais,teológicos.Certa ocasião um pastor me disse que "pastor não peca, erra" isso quer dizer o quê? Que os tais estão acima das Escrituras.Concordo com o Rev. Nicodemos, tito from brasília.

  5. Gerson Rocha Diz

    Por que em Apocalipse, a igreja de Éfeso precisou por à prova os que se diziam apóstolos, se todos os cristãos sabiam quem eram os 12 originais (incluindo Paulo)? Creio que o Espírito santo chamou muitos outros apóstolos como Barnabé, Silas, Timóteo e outros e pode muito bem continuar a chamar a outros ainda hoje, pois Sua obra só encerrará quando Jesus voltar. Dois exemplos de apóstolos dos nossos dias: 1 – R R Soares que leva o evangelho a milhões e já teve seu apostolado confirmado pelas "credenciais". 2 -Paul Younghi Cho, que foi usado por Deus para levantar a maior igreja de mundo em número de membros em uma Coréia do Sul completamente dominado pelo Budismo. E só conseguiu através de sinais e milagres, credenciais de apóstolos de Cristo ! Alguém se atreve a dizer que estes dois são falsos Apóstolos ?

  6. Zinhozinho Zinho Diz

    Obrigado por fazer parte deste grupo religioso. A minha sugestão é a seguinte: os verdadeiros apostolos são somentes 12, fora disso nada?

  7. Alexandre Ramos Diz

    Aceitei por um tempo chamar alguém de apóstolo sob a premissa de que apenas se tratava de outro termo para missionário.
    Quando vi que essa é a porta para que o pecado fosse manifesto na vida de alguns homens que levavam esse título, então recuei. Nesse caso o ego sempre falará mais alto que o Espírito de Cristo e quem faz questão de trazer para si este título já demonstra à partir daí a força dele, de seu ego.
    Qualquer pitada de açucar nesse caso, mela todo o Evangelho.

  8. Alexandre Ramos Diz
  9. Ana Maria Diz

    NENHUM DESTES QUE VC ENUMEROU FORAM CHAMADOS DE APOSTOLOS PELAS ESCRITURAS SAGRADAS.

  10. Marcos Daniel Diz

    Eu me atrevo. Ambos pregam a maldita e falsa Teologia da Prosperidade. Ah e o segundo desviou o dinheiro da igreja. Pesquise melhor e aprenda com quem tem algo bom e bíblico pra passar. Como o Rev.Augustus

  11. Lázara Simão Diz

    eu tbm digo so DEUS sondA os coraçoes cada um dará conto de si proprio nao gosto de julgar !!! mas gosto de aprender não temos a minima ideia de QUEMouvirá APARTAI VOS MALDDITOS EU NOS VOS CONHEÇO!!A PAZ

  12. luiz fernando Polastri Diz

    ainda tem cristão achando que sua doutrina ou a sua denominação é melhor do que a outra; Não se preocupe com isso DEUS está no controle; Você não se deu conta que vivemos aqui na terra a o tempo da (Igreja dividida). Não Seria plano de DEUS? para levar o evangelho a toda a criatura.
    Agora o mais mais difícil é ver o exercito do mesmo DEUS se matando a si próprio.Amados aprenda a ter maturidade cristã. Quando nós se deparando com esse tipo de comparação,(julgamento) apenas despreze, Deixa DEUS por a mão. Quero que você. olhe para a classe médica veja se eles contendo o colega da própria classe. Muito pelo contrario eles se calam ou ainda sai em defesa do colega. Pois só assim sua entidade de classe sai fortalecida. Vamos aprender com eles isso ou também o céu para onde você vai é outro.? DEUS nos abençoe.

  13. Jose Paulo Dos Santos Diz

    A própria Bíblia testifica destes, eles edificam sobre o fundamento alheio. São fundadores de doutrinas meramente humanas. A charlatanice destes pseudos apóstolos é tão convicente para muitos que até os escolhidos são persuadidos a segui-los…Eloquência de satanás, pois a única intenção destes é mercantilizar a palavra de Deus…eles dizem: oferte o seu melhor. Tem a aparência de piedade, mas subjugam o órfão e o direito da viúva. Estes estarão entre aqueles que se deixaram levar pelo erro de Balaão…

  14. Jose Paulo Dos Santos Diz

    Desde quando a missão dos verdadeiros Apostolos de Cristo era fundar igrejas, Quantas delas Jesus ordenou que fundasse?? Se estes homens são verdadeiros apóstolos de Cristo, por que ninguém ver neles o perfume do Senhor? Judas icariotes foi mais apostolo do que estes mercadores,ele serviu ao proposito eterno de DEUS. Paulo fazia tendas, e os de hoje o que fazem além de venderem o evangelho?? são anátemas!!!!

  15. Gerson Rocha Diz

    Ana Maria, Primeiro Ponto: em 1 Tessalonisenses 1:1, é citado o nome de quem está enviando a carta, veja lá: "Paulo, Silvano e Timóteo, a igreja dos tessalonicenses, … ". Aí, mais a frente em 2:6 está escrito: "nem buscamos glória de homens … COMO APÓSTOLOS DE CRISTO, ser-vos pesados." = PAULO, SILVANO E TIMÓTEO aqui são chamados de Apóstolos. Segundo Ponto: Cremos que Pai Filho e Espírito Santo são um só, certo? Pois bem, O Espírito Santo, que é um com Jesus, chamou a Barnabé junto com Paulo para fazer o trabalho do Apóstolo, que era estabelecer a Igreja em outras cidades e nações: Atos 13:2 "Enquanto eles ministravam perante o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: Separai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado". EPAFRODITO : "Julguei, contudo, necessário enviar-vos Epafrodito, meu irmão, e cooperador, e companheiro nas lutas, e vosso enviado (a palavra ENVIADO no original é a mesma que APÓSTOLO) para me socorrer nas minhas necessidades". E tem mais. Calvinistas tem a tendência de se apegar a versículos isolados como as testemunhas de Jeová, pois tem grande dificuldade de entender o contexto dos livros e epístolas da Biblia.

  16. Gerson Rocha Diz

    Marcos Daniel Todos, até mesmo apóstolos podem cometer erros. Como aconteceu com o Grande Rei Davi e com Pedro quando foi repreendido por Paulo. Nem por isto Pedro deixou de ser apóstolo. Muito mais venenosa que o ensino da prosperidade é a tal TULIP e sua doutrina da eleição/predestinação. Ensina essa doutrina maligna que Deus, como um tirano escolhe alguns para serem salvos e a outros, que são a sua imagem e semelhança e que valem mais que passarinhos, manda ao inferno sem chance de se salvarem. Passa uma imagem de Deus como os sanguinários Nero e Calígula.

  17. Marcos Daniel Diz

    Gerson Rocha eu li e tentei compreender sua ignorância, especialmente em sua interpretação sobre a doutrina da eleição e predestinação. Uma coisa: Vc quando chegar no ''céu''(se chegar), vc vai dizer que vc foi salvo pq vc escolheu? Impossível. Estude com fontes boas e confiáveis. Paz.

  18. Gerson Rocha Diz

    Já li muito sobre a tal TULIP (não sei se vc já ouviu falar) e debati com o responsável por esta página e. Se não tem argumento me pergunte que te explico.

  19. Gerson Rocha Diz

    Jose Paulo Dos Santos , Ué ? Paulo foi chamado para ser o apóstolos dos gentios e inaugurou igrejas em muitos lugares. Já ouviu falar das Igrejas de Éfeso, Corinto, Filipos. etc ? Se vc conversar com algum dos milhares que já receberam curas e outros milagres por intermédio dos citados acima, saberá se são anátemas. Frequentei desde criança uma igreja calvinista que quanto aparecia um endemoninhado, ficavam tremendo de medo e mandavam alguém correndo chamar um pastor da Assembleia de Deus pra ajudar. Isso por que não tem autoridade nem fé suficiente. Sabe porque? Porque são ensinados erroneamente que não existem mais apóstolos, milagres, curas, línguas estranhas, etc. Segundo esse ensino, o Espírito Santo deve ter se aposentado após o primeiro século.

  20. Marcos Daniel Diz

    Gerson Rocha eu não vou perder meu tempo argumentando, tentando de forma vã fazer com que vc entenda oq é a doutrina da eleição, se vc não crê a incoerência é sua. Não se trata de Calvino, Sistemas teologicos,mas sim do que diz a Palavra de Deus. (Oh grande coisa debater com o responsável da pagina, ''se não tem argumento me pergunte que eu te explico'' kkkkkkk eu ri sério. )Ah e responda a pergunta, mostre biblicamente que o homem será salvo por decisão própria, sem a interferência ou vontade divina.

  21. Marcos Daniel Diz

    ''O livre arbítrio levou muitas almas ao inferno, mas nenhuma para o céu.'' Charles Spurgeon – The Prince of Preachers

  22. Gerson Rocha Diz

    Ok, respondendo sua primeira pergunta: Ninguém falou em salvação por decisão própria SEM INTERFERENCIA DE DEUS. Deus ofereceu Jesus 3.Romanos 6:23 "…o Dom gratuito de Deus…" Se é dom=presente, pode ser aceito ou rejeitado. Um dom=presente não é imposto guela abaixo. Sabe o que significa a conjunção condicional "SE" ? Romanos 10:9 "Porque, SEEE com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo;" – Então, em João 3:16, (embora neste verso alguns calvinistas tentem deturpar a palavra MUNDO) Jesus morreu pelos pecados de TODA a humanidade – o evangelho é pregado pelos cristãos – os pecadores aceitam ou não o Dom=presente de Deus. Aí está o livre arbítrio. Spurgeon foi um bom pregador, mas com relação a esta doutrina era meio confuso: Ora como o livre arbítrio levaria alguém ao inferno se é Deus quem escolhe quem vai ao inferno e quem vai ser salvo ? Ao contrário, muitas pessoas foram ao inferno por que creram na doutrina da eleição incondicional. Por isso viveram uma vida de pecados achando que OU Deus as obrigaria a serem salvas algum dia OU então, se já estavam rejeitados mesmo pra que servir a Deus ? !! Pense bem e depois me fale. Fique na paz. Ahh, mais uma coisa. O Espirito Santo que habita no meu coração testifica com o meu espírito que sou filho de Deus, salvo pelo sangue de Cristo, e que SE (olha o SE de novo) eu perseverar e não abandonar a minha fé estarei um dia no Céu. Apocalipse 2:10 "SE (olha o SE de novo) eu for fiel até a morte, Ele me dará a corôa da Vida". Você tem esta certeza ?

  23. Marcos Daniel Diz

    Gerson Rocha Li novamente todo seu comentário, respondendo sua pergunta no final: SIM. O arminianismo é falho( leia e estude a Bíblia de Genebra), veja porque: O arbítrio é a faculdade de decidir, de escolher, de determinar. Para que ele seja livre não pode haver nem uma força agindo internamente ou externamente influenciando-o em suas decisões. Como o livre-arbítrio está ligado a soberania, o único ser que é totalmente livre de quaisquer influências é Deus. Ele é Livre em suas ações, quando decidiu criar, Ele poderia não ter criado, isso não O afetaria em nada. Segundo esse princípio, não poderemos afirmar que o homem natural tem livre-arbítrio. Por quê? Um escravo tem liberdade? (Jo.8:34) Não. Como uma pessoa pode dizer que tem livre-arbítrio quando ela é incapaz de poder compreender a palavra de Deus? A liberdade dela é de acordo com a sua natureza corrupta, ou seja, de fazer a vontade do Diabo e não a de Deus. Se ela não pode fazer a vontade do SENHOR porque está morta espiritualmente, como pode alguns falsos pastores e mestres ensinar que o homem possui tal liberdade?
    Analisemos o texto de Efésios 2:1b-3 que diz:

    “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais”

    Acredita ainda no Livre- Arbítrio? Se sim, SABE DE NADA INOCENTE!!

  24. Gerson Rocha Diz

    Ola Marcos, em primeiro lugar não disse que sou e não me considero Arminiano pois não concordo com todos os pontos de Armínio. Segundo, quem foi que disse que o livre arbítrio não pode sofrer influências? Quando alguém vai a uma loja por exemplo, o vendedor pode tentar convencer, influenciar sua decisão, mas no final é a pessoa que decide livre de arbitrariedades se vai comprar ou não. Algumas vezes eu mesmo fui convencido por um determinado vendedor que aquele produto era melhor, concordei e livremente comprei. Outras vezes decidi que não. Isso é livre arbítrio. Quando uma disputa judicial não há acordo amigável, o Juiz Arbitra ou seja, determina que vai ser de tal modo. Até no futebol, que determina, decide é o … Árbitro. O jogador pode reclamar mas tem que aceitar a decisão do outro. Mesmo assim, há casos em que o bandeirinha convence o Juiz a mudar a decisão. Somos escravos do pecado, e Deus vem nos resgatar de suas garras, mas respeita nosso livre arbítrio de querer ir com ele ou não. O Diabo não da escolha por que é tirano. Continua …

  25. Marcos Daniel Diz

    Gerson Rocha Nada a ver sua história não é assim que acontece, se assim fosse não havia Eleição e nem Predestinação, pois o futuro estaria nas mãos do poder de escolha do homem e não no propósito soberano de Deus. Cristo no momento de sua morte estava morrendo de forma definitiva por um povo definido. Dentro da logica do livre arbítrio, Cristo no momento de sua morte não estava morrendo por ninguém no futuro, até que alguem por decisão propria o aceite. Aconselho aulas do REVERENDO AUGUSTUS NICODEMUS. Paz

  26. Gerson Rocha Diz

    Marcos, talvez para sua surpresa, eu creio que NÃO EXISTE MESMO nem Eleição nem Predestinação do jeito que Calvino ensinou. Foi uma interpretação equivocada de poucos textos bíblicos contra centenas de outros textos que mostram que Deus sempre permite que o ser humano decida e respeita sua decisão. Ele não é um déspota, um tirano como Satanás que não respeita ninguém. Deus ama até os animais e ama muito mais os seres humanos feitos a sua imagem e semelhança. Por isso, jamais iria Eleger ou Predestinar alguns para ir ao Céu e, ao mesmo tempo, Eleger e Predestinar outros para ir ao inferno sem a mínima chance. A Bíblia diz que Deus não quer que NEM UM se perca, mas Jesus disse que muitos se perderão ! Como pode ser isso? Porque muitos, por livre escolha (que é Livre Arbítrio) darão as costas para o doce cordeiro de Deus e escolheram seu próprio caminho longe de Deus. Como Davi, Noé, Isaías e outros heróis da fé descritos na carta aos Hebreus iriam ser salvos se já estavam mortos ? Simples, o sacrifício de Jesus alcança a todos no passado, presente e futuro. A Bíblia diz que ele desceu e pregou aos espíritos em prisão, ou seja, foi ao mundo dos mortos e pregou a todos os que morreram antes da sua vinda. Os que creram serão ressuscitados junto conosco um dia e iremos morar com Ele. Se você compreender inglês, veja os vídeos do Doutor Norman Geisler https://www.youtube.com/watch?v=fPpkSiO1Ci4 ou veja este vídeo em PORTUGUES : https://www.youtube.com/watch?v=HaWtv6W13sQ&list=FL25PSY8D2RqeZQQgaKoPIzg&index=20

  27. Adauto R. Araujo Rodrigues Diz

    Ainda que o texto de Efésios 4:11 fale maravilhosamente destes ofícios: E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres. É sensato pensar no que o Senhor Jesus diz no Evangelho de João: Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. João 10:11. – E quão nobre é ser pastor, veja: Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória 1 Pedro 5:4 . Logo, não existem supremo apóstolo, supremo, supremo… Então, por que tanta avidez em ser apóstolo? Auto-exaltação? Vaidade? Presunção? Superioridade eclesiástica? Dominadores? etc… Ah! se esses tais apóstolos fossem pastores de verdade! Adauto.

  28. Fábio Souza Diz

    O apóstolo Paulo foi o primeiro a errar? Isso segundo nosso colega Luiz Fernando Polastri. Pois Paulo denuciou a James e a Jambres, inclusive alertava a igreja a respeito dos falsos apóstolos durante seu ensino. O real problema, querido Luiz, é que você também será cobrado por aquilo que era dever do “atalaia de Deus” fazer (Ezequiel 33) e não foi feito. Paz!

  29. Airton Souza Diz

    Gerson Rocha, leia o livro Nascido Escravo, de Martinho Lutero, junto com a série de postagens do Voltemos Ao Evangelho que comentam os capítulos do livro. Nesse livro, que é um resumo da obra suma (A Escravidão da Vontade), tem-se uma refutação clara e definitiva dos argumentos em favor do "livre-arbítrio" apresentados por Erasmo em sua defesa da posição humanista da Igreja Católica Romana.

    "O poder do “livre-arbítrio” resume-se nisto — Satanás domina-o inteiramente, de tal maneira que o “livre-arbítrio” rejeita a graça de Deus. E também rejeita o Espírito Santo, o qual cumpre em nós a lei, visto que o “livre-arbítrio” imagina que é capaz de obedecer à lei mediante os seus próprios esforços." ( LUTERO, M. Nascido Escravo, p. 65)

    "À parte da graça, o homem nada pode fazer. O “livre-arbítrio” nada pode fazer e nada é." (Ibidem, p. 96)

    Segue abaixo o link para download gratuito do livro e os links das postagens:

    http://voltemosaoevangelho.com/blog/2014/01/baixe-gratuitamente-o-e-book-nascido-escravo-de-martinho-lutero/

    http://voltemosaoevangelho.com/blog/2014/01/leia-classicos-da-literatura-crista-conosco/

    http://voltemosaoevangelho.com/blog/2014/02/o-livre-arbitrio-nada-e-senao-um-escravo-do-pecado-da-morte-e-de-satanas/

    http://voltemosaoevangelho.com/blog/2014/02/eu-tenho-capacidade-para-fazer-o-que-deus-manda/

    http://voltemosaoevangelho.com/blog/2014/02/deus-endureceu-o-coracao-de-pedra-de-farao/

    http://voltemosaoevangelho.com/blog/2014/02/quantas-coisas-voce-pode-fazer-sem-jesus/

Comentários estão fechados.