A Bíblia foi adulterada?

“Houve indivíduos que vieram e adulteraram a Bíblia, e ela foi traduzida tantas e tantas vezes, foi mudada tantas e tantas vezes. Eu conversei com estudantes de faculdade e eles falam do mito desses monges fanáticos que decidiram mudar a Bíblia para que as coisas combinassem, para que parecesse que nós temos documentos mais antigos do que realmente temos”. Seria isso possível? Assista ao vídeo de Voddie Baucham:

Por: Voddie Baucham. © 2014 GraceFamilyBaptist.net. Original: Voddie Baucham Ministries.

Tradução: Equipe Deus em Debate. Original: [PALESTRA] Porque Eu Acredito Na Bíblia – Voddie Baucham.

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

54 Comentários
  1. Anônimo Diz

    O vídeo é muito bom, seria maravilhoso ver os crentes respondendo a estas questões com tanta confiança.
    Aprendi muito, muito mesmo. Que Deus possa abençoar os irmãos, e o blog Voltemos ao Evangelho que tem sido uma bênção a cada dia que passa.

    Fiquem na Paz!

  2. Ricardo Rennó Diz

    A Bíblia foi adulterada e por isso não deve receber créditos e atenção?
    Veja!

  3. Ricardo Rennó Diz

    A Bíblia foi adulterada e por isso não deve receber créditos e atenção?
    Veja!

  4. Larissa Franco Diz

    Erick Carmo Olha esse vídeo.

  5. Ricardo Rennó Diz

    A Bíblia foi adulterada e por isso não deve receber créditos e atenção?
    Veja!

  6. Ricardo Rennó Diz

    A Bíblia foi adulterada e por isso não deve receber créditos e atenção?
    Veja!

  7. Evelyn Rufino Diz

    Legal!

  8. William Rodrigues Diz

    Muito bom o video, estão de parabéns.

  9. Ruben Ferreira Diz

    Muito bom!!! muito bom mesmo!!!! Vale a pena parar alguns minutos e assistir, vai ser muito enriquecedor!!!!! Assistam!!!!! Certamente assistirei novamente!!!!! Livia Giuliani Rebeca Barbosa Adenilton Nivia Brito Diego Brito Rogério FerreiraNatanael Lima Ivan Ferreira Santos Isabelle SilvaSara Nascimento Rose Miranda Josias NascimentoNelia NascimentoKeylla BarbosaDeuel CarneiroEsther Carneiro repassem!

  10. Ruben Ferreira Diz

    Muito bom!!! muito bom mesmo!!!! Vale a pena parar alguns minutos e assistir, vai ser muito enriquecedor!!!!! Assistam!!!!! Certamente assistirei novamente!!!!! Livia Giuliani Rebeca Barbosa Adenilton Nivia Brito Diego Brito Rogério FerreiraNatanael Lima Ivan Ferreira Santos Isabelle SilvaSara Nascimento Rose Miranda Josias NascimentoNelia NascimentoKeylla BarbosaDeuel CarneiroEsther Carneiro repassem!

  11. Melqui Chaves Diz

    A Bíblia ela não foi feita pra ser discutida e sim pregada e estudada. Se as pessoas modificam Deus irá cobrar delas.

  12. Andrei Barros Diz

    o que pesa realmente nao é a quantidade de testemunhas, ou a veracidade do que foi realmente testemunhado… cidades isoladas de outras cidades onde a locomoção era quase exclusivamente a pe, semanas ate… população que vivia do conhecimento apenas do fazer do oficio… faltaria discernimento?…imaginem viajar a alguma cidade do interior, sem escolas, sem tv, sem radio, sem conexão com o mundo, qual impressão que alguem “estudado” teria dessas pessoas e o nivel de conversa?…o homem que so viveu da lavoura, so conhece sobre lavoura saberia lhe dar com um vendedor de carro?…a questão é: qual o nivel de discernimento para nao ser ludibriado que um ser humano possui e que viveu a mais de dois mil anos atraz?…resumindo:quem escreveu o que escreveu o quanto de discernimento possui?…nao imaginemos testwemunhas doutores, apenas pessoas de pouco questionamento.

    1. Angélica Andrade Diz

      Inválido. Paulo, por exemplo, nasceu e cresceu no meio da alta sociedade… estudou tudo que devia e um pouco mais. Um cara que questionava e debatia (e pregava) enquanto percorria as cidades da Grécia, centro intelectual da antiguidade, não pode ser rotulado como uma pessoa que “pouco questionamento”, pelo contrário… foi custosa sua conversão para ele próprio. Não só pessoas de ‘pouco questionamento’ ou indoutas escreveram a Bíblia. Pesquise sobre ^^

    2. Andrei Barros Diz

      Invalido sua resposta. Invalido vc ainda tratar como uma testemunha de fatos reais. na arquitetura onde entendo temos mestres antigos, prercursores de toda uma estrutura academica( louvaveis), mas obsoletos, ninguem copia apesar de serem precursores e iniciaram algum movimento, mas hoje em dia sao totalmente errados em sua filosofia. Niemayer nao detem o conhecimento de hoje. O que falo que seu exemplo é completamente equivocado, errado, obsoleto em se tratando do conhecer do dia de hoje. Resumindo: Invalido e lamentavel seu argumento.

    3. Angélica Andrade Diz

      “A questão é: qual o nível de discernimento para não ser ludibriado que um ser humano possui” essas foram suas palavras… não defendi se o que Paulo acreditava é ou não válido no dia de hoje, mas que Paulo não era indouto ou fácil de se ludibriar rs você simplesmente está quase desafiando as qualificações de Paulo com seu argumento (e vamos combinar que cartas e cartas e o que o próprio pastor fala no vídeo – provas históricas – não deixam dúvidas quanto a isso). > Segundo lugar (e para afirmar o que eu disse ali em cima rs): veja que não estamos falando de prédios, mas de coisas inerentes a visão e percepção… não me venha dizer que se as pessoas da época tivessem celulares, uma maior carga de conhecimento, tecnologias, mídias e fossem mestres eles saberiam enxergar “melhor” o que aconteceu. Quanto à isso o douto e o indouto estão no mesmo nível, a diferença é a profundidade com que eles enxergam as coisas. Talvez falar isso sobre um fenômeno natural a que pessoas comuns de antigamente olhavam como se fosse sobrenatural seja aceitável, mas não me diga (também) que se há tantos relatos… o que aconteceu foi uma “farsa”, porque ludibriar uma ~ressuscitação~ 33 a. C… bom, me parece um pouco difícil.

    4. Andrei Barros Diz

      Na politica de hoje ludibriar se torna tao facil quanto nao conseguir provas que um politico seja corrupto. Eu posso muito bem afirmar se politico A ou B é corrupto sem ter provas ou nao, basta outros concordarem. A questao que voce discorre sobre o que falei é que eu resumo nisso: grau de veracidade de um testemunho!

    5. Andrei Barros Diz

      na verdade nos dias de hoje falta assinalar sobre todos esses textos notas de roda pe… ta errado por causa disso… outro, ta errado por causa daquilo… enfim, ninguem faz

    6. Thiago Brito Diz

      Você fala como se na época todas as pessoas fossem incultas ou ignorantes. Como se só agora as pessoas tivessem conhecimento, mas todo seu conhecimento é baseado no que foi ensinado por pessoas que viviam (….. cidades isoladas de outras cidades onde a locomoção era quase exclusivamente a pe, semanas ate… população que vivia do conhecimento apenas do fazer do oficio… faltaria discernimento?…imaginem viajar a alguma cidade do interior, sem escolas, sem tv, sem radio, sem conexão com o mundo, qual impressão que alguém “estudado” teria dessas pessoas e o nível de conversa?…) ou como você acha que viviam Aristóteles, Platão, Pitágoras … Se acha mais inteligente ou culto por ter meios de comunicação evoluídos ou a internet … mas toda sua argumentação foi formada e é formada por pensadores que viveram cerca de 500 a 400 a. C. Generalizar toda uma população e cultura de simplistas, ignorantes, homens do campo, só por não terem ” tv, rádio, internet,” é o mesmo que jogar todo seu conhecimento no lixo, é uma contradição. Você deve ler muito pouco … provavelmente apenas textos prontos da internet … pelo seu argumento acima seu conhecimento de uma forma geral é no mínimo medíocre … Parafraseando seu pensamento …”Pessoas com internet, rádio e televisão e conexão com o mundo são “estudadas” e inteligentes e não são manipuladas, logo, antes da internet, televisão, rádio e conexão com o mundo as pessoas eram todas simplistas e ignorantes, todas manipuladas … que não saberiam argumentar com um vendedor de carros …” Provavelmente você nem vai ler até o final… melhor parar por aqui

    7. Andrei Barros Diz

      refiro-me a muito conhecimento que esses meios de comunicação transmitem pelo acesso facilitado hoje em dia…mas o criterio da veracidade do testemunho que questiono seria pelo fato da ausencia de analise. Se eu ver a 100m um cara pulando o muro de uma casa talvez reconheça quem foi (posso dizer logo, foi ele), mas se esse cara for colocado na presença de mais 5 pessoas parecidas eu talvez nao consiga essa fidelidade de reconhecimento. Se eu escutar um fato talvez um dia me equivoque e peque como meu proprio testemunho. Se eu ver uma multidão (mal intensionada provocando o equivoco do fato) acusando alguem de ladrão talvez eu tambem grite é ladrão. Entao se a veracidade do testemunho de hoje em dia é questionada imagine o que penso daquela epoca.

    8. Iti Riffel Diz

      Entendi, mas sera que a veracidade do testemunho nao se da quando pessoas morriam de monte por se manter firme a ele? talvez um ou outro por torpe ganancia, mas historicamente a quantidade de mártires foi grande, dificil acreditar que todos morreram por motivos alheios a fé no testemunho dado.

    9. Andrei Barros Diz

      veja que sao caracteristicas de praticamente de todas as religiões desde a idade media ate a antiguidade. seculos e seculos afim, milhoes e milhoes de testemunhas

  13. Jackson dos Reis Diz

    top esse vedeo, claro além das evidecias de varios cientitas cristãos…

  14. Roberto Louzada Dias Diz

    Espetacular. A igreja de Cristo precisa se aprofundar em sua fé a fim de que tenha consciência da Bíblia como palavra irrefutável de Deus. Parabéns pelo vídeo.

  15. Isaque Geovane Diz

    Eu creio em Deus e em sua Palavra, mas em termos racionais, a lógica do irmão pregador é falha. Pois, não haveria necessidade de falsificar as traduções, mas somente os originais ou os mais antigos pergaminhos, para que houvesse discrepâncias entre os irmãos atuais, fora o fato de haver escritos que foram excluídos da compilação e ainda outros surgindo atualmente.

  16. Leia Souza da Silva Diz

    Isso é uma besteira tão grande que os homens não deveriam sequer pensar em duvidar da pura palavra da Bíblia que é eu creio a própria pessoa de Deus e aí daquele que tentar adulterar ou pecar contra o Espírito Santo.

  17. Jobe Gomes Diz

    Amigo, eis a questão, era possível manipular originais escritos em pergaminhos?, é bom pesquisar, mas no caso de traduções, mesmo que fosse manipulada nas traduções, no caso do novo testamento não valeria em nada, existe muito mais cópias do quê ele disse aí!

  18. Jobe Gomes Diz

    Amigo, eis a questão, era possível manipular originais escritos em pergaminhos?, é bom pesquisar, mas no caso de traduções, mesmo que fosse manipulada nas traduções, no caso do novo testamento não valeria em nada, existe muito mais cópias do quê ele disse aí!

  19. Ricardo Rennó Diz

    A Bíblia foi adulterada e por isso não deve receber créditos e atenção?
    Veja!

  20. Ricardo Rennó Diz

    A Bíblia foi adulterada e por isso não deve receber créditos e atenção?
    Veja!

  21. Shu Hikari Diz

    Se o primeiro nível tivesse sido inserido, ou enxertado certas partes de texto no início e na metade, depois confirmando no final, eles já teriam conseguido modificar tudo.

    Somente precisariam de uma conspiração pequena o suficiente para disseminar a manipulação ao longo dos tempos, porque, se isso favorecesse à um determinado grupo de pessoas, eles poderiam governar o mundo com essa história…

  22. Ivanilson Martins Diz

    É impressão minha ou o video sumiu?

  23. Leicijane Neres Diz

    Muito bom!

  24. Ricardo Rennó Diz

    A Bíblia foi adulterada e por isso não deve receber créditos e atenção?
    Veja!

  25. Diogo Pereira Diz

    Meu Deus, que vídeo impressionante! Os níveis de atuação dos monges copistas que o pregador apresenta são coisas irrefutáveis.

  26. André Luis Diz

    Ok, vou ser "aquele cara chato das teorias conspiratórias" mas sobre "O relato corroborativo de testemunhas oculares". Tá, tem muito livro de ficção que diz, assim que começa, que os fatos descritos ali são reais. Veja o que diz um anexo do primeiro volume do sr dos anéis: "Mas a característica mais importante da cópia de Findegil é que somente ela contém todas as “Traduções do Élfico” feitas por Bilbo. Esses três volumes foram considerados um trabalho de grande habilidade e erudição durante o qual, entre 1403 e 1418, ele usou todas as fontes disponíveis em Valfenda, tanto vivas quanto escritas". Bilbo, o hobbit, escreveu a trilogia do anel, ainda estava vivo quando os fatos aconteceram e viu boa parte do que foi contado. E não vai ser por isso que o sr dos anéis aconteceu de fato. E sobre "declaram que seus escritos são de origem divina e não humana", bom, isso qualquer um pode fazer, Joseph Smith e o próprio Aleister Crowley disseram em suas páginas que foram tocados por inspiração divina mas… foram?

    O que tento dizer é que provas escritas dentro do próprio livro não é um argumento válido.

    Mas o que ele falou sobre não poder usar o método científico para eventos históricos é muito interessante, nunca tinha pensado nisso.

  27. Livio Ricco Diz

    A se todo mundo, acreditasse nisso seria maravilhoso e não haveria tanta miséria, muito bom

  28. Ricardo Rennó Diz

    A Bíblia foi adulterada e por isso não deve receber créditos e atenção?
    Veja!

  29. Thales Cantarino Diz

    Haha, essa era minha última duvida em relação a Biblia, e depois deste video foi eliminada, nada como uma resposta racional para perguntas racionais, antes de saber o que soube neste video, simplesmente minha resposta era: "não sei"

  30. Janierre Prado Diz

    Top! Olha ai Marlon Souza, Ramon De Sousa Diniz Leonardo Oliveira Correia Paulo Roberto Araujo

  31. Angélica Andrade Diz

    Você só esqueceu da parte "3 línguas diferentes: grego, hebraico e aramaico. Três continentes; Ásia, África e Europa. + de 40 autores (a maioria dos quais nunca se encontraram) que escreveram em um período de 500 anos e contam uma história singularmente entretecida" hm… inspiração divina, talvez? ^^

  32. André Luis Diz

    Angélica Andrade Talvez ^^. A pergunta base do sermão é “Por que você escolheu crer na bíblia?” e a resposta é: [spoiler] “Porque é um acervo confiável de documentos históricos escritos por testemunhas oculares durante a vida de outras testemunhas oculares. Eles nos relatam eventos sobrenaturais que aconteceram em cumprimento a profecias específicas e alegam que seus escritos são de origem divina, e não humana”. (o que é uma resposta bem grande pra dar numa conversa informal, mas ok). Não discordo totalmente dele, mas o ponto errado começa ao dizer que foi escrito por testemunhas oculares. O pentateuco (ou torá, se preferir) foi escrito por Moisés e é sabido que ele viveu por volta do século 14 a.C e escreve relatos do ano zero e do tempo da criação. Além disso, há diversas histórias que foram contadas antes da bíblia: a queda do paraíso, contada na região persa 10 séculos antes de Cristo; o dilúvio, com registro sumérios que datam mais de 5 mil anos a.C. Tem também a lenda de Osiris, (um ser importante que veio à Terra, anunciado por uma estrela no céu, morto por traição, milagrosamente ressurreto e “devolvido” ao céu para governar o mundo) que já era contada 2500 anos antes dos relatos cristãos.
    A pregação do sr. Baucham é bastante coerente até, só deixou a desejar por basear suas afirmativas no próprio instrumento de análise (no caso, a bíblia) sem nenhuma ligação externa. É como se ele pegasse um papel escrito “Isso está correto” e dissesse: Já que está escrito, então está certo.

  33. Angélica Andrade Diz

    André Luis aah siim, entendi… mas pelo que eu vi ele se preocupou em afirmar a confiabilidade do Novo Testamento mesmo, apenas… usou o velho só no exemplo das "profecias específicas". Creio que esse era o objetivo dele. A confiança no Novo esclareceria todo o entendimento do Velho, pois como diz o Philip Yancey o Velho era "a Bíblia que Jesus lia".

  34. André Luis Diz

    Angélica Andrade Ah, isso é. Ele ficou mais voltado pro Novo testamento mesmo.

  35. Isaque Geovane Diz

    Jobe Gomes Tens razão quanto aos originais, necessitaria perícia para uma falsificação perfeita, o que naquela época duvido que tivessem. Contudo, persiste o problema da compilação dos livros, que incomodará os fiéis mais perspicazes.
    O que devia e o que não devia ser adicionado à Bíblia, e seus receptíveis critérios para cada compilação atual, devem receber uma atenção extra especial para tirar alguma dúvida. Contudo, é necessário uma análise prévia de cada livro da bíblia para que aja pleno entendimento.

  36. Isaque Geovane Diz

    Jobe Gomes Além disso tudo, ainda temos que ficar de olho na atualização da tradução do João Ferreira de Almeida que é feita de tempos em tempos, para verificar se semântica de algum texto foi alterada.
    Realmente é necessário ser um estudioso para tantas análises!!!
    Entretanto, recomendo que estejamos em profunda comunhão com o Espírito Santo, pois além de consolador, Ele também é guia. E, assim como Moisés falava com o Senhor, e os apóstolos receberam inspiração, nós também podemos tirar nossas dúvidas com o Mestre dos mestres.

  37. Andrei Barros Diz

    Livio Ricco e se todo mundo acreditasse aseria maravilhoso, nao haveria a ciencia que lhe cura, nao haveria a licenciatura q te ensina, viveriamos num conto de fada que so atraza a humanidade podendo progredir alem. martirio das dignissimas religioes tal qua a era negra da queda de roma. humanidade estagnada perante a factoides nao historicamente nao provados e que so atrazam e iludem o verdadeiro espiruto humano, o de prosseguir, questionar e aprender

  38. Andrei Barros Diz

    da pena a realidade do que apenas cega a humanidade, bom disso qua apesar de dezenas de religioes os adeptos apesar de inumeros nao as praticam 100%. a humanidade clama por libertação

  39. juliana daccb Diz

    Acreditar na Bíblia é um ato de fé. E quem coloca fé em nosso coração é o nosso Bendito Deus de Israel, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo.

    Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.
    Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece. Romanos 9:15-16

    1. juliana daccb Diz

      Primeiramente a Bíblia começou a ser escrita por Moisés e depois pelos outros profetas. E depois pelos apóstolos. profeta Daniel escreveu em aramaico quando estava na Mesopotâmia (Babilônia) trabalhando para Nabucodonosor e depois para Dario. Na Mesopotâmia falava-se o aramaico. Daniel foi perfeito em seus escritos. Por ser ele o profeta mais humilde que teve foi também o mais amado de Deus, por isto o Senhor revelou a ele sobre o fim dos tempos. E João foi o apóstolo mais amado de Cristo, por isto o Senhor Jesus revelou a ele o Apocalipse. O Novo Testamento foi escrito em grego antigo pelos apóstolos.

      Tudo o que está na Bíblia foi permitido por Deus. Foi de acordo com a vontade do Deus de Israel. A igreja recebeu o nome de Católica em 156 d.C. Constantino convocou o Concilio de Nicéia em 325 d.C., quando foi compilada a Biblia, composta pelo Velho Testamento e o Novo Testamento. O Senhor Nosso Deus JAMAIS PERMITIRIA que Constantino ou qualquer outra pessoa alterasse a Bíblia e que em nossas mãos tivéssemos agora uma bíblia falsificada, faltando textos, ou sobrando textos. Ele é soberano. Deus usou Constantino para preparar a Bíblia. Muitas vezes o Senhor nosso Deus usou dos adversários, como foi o caso do rei do Egito/Faraó – os sonhos da vaca magra e da espiga raquítica. Também na Babilônia o Senhor deu o sonho da estátua a Nabucodonosor. Deus usa de quem Ele quer. A Bíblia algumas vezes conta até “feitos do diabo”, para que aprendamos a identificar e rejeitar seus “ardis” (1. Astúcia; manha. 2. Plano para enganar alguém = ENREDO, ESTRATAGEMA,
      LOGRO).

      Apocalipse 13:14: E engana os que habitam na terra com sinais que lhe foi permitido que fizesse em presença da besta, dizendo aos que habitam na terra que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia.
      Apocalipse 16:14: Porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis da terra e de todo o mundo, para os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-Poderoso.
      Apocalipse 19:20: E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.

      Também atestamos que a Bíblia conta várias histórias, que são de fundamental importância para muitos, principalmente o “crescer na Fé” de Abraão, a transformação do caráater de Jacó, para que o mesmo

      amadurecesse na fé e alcançasse a Promessa. Mais uma vez vemos o nosso Deus cumprindo o desejo da mulher…o desejo do coração de Rebeca. Esau foi salvo mas não herdou com Jacó.

      José do Egito foi salvo e herdou mais que herdaram as 12 tribos de Israel (seu pai). São historias lindas, apaixonantes que nos trazem muito aprendizado, nos ensinando a entender o “crescer na fé”, porque o POVO DE DEUS não evolui. Ele cresce na fé. Quem pensa que “evolui” e pensa que “reencarna para evoluir” são os povos das religiões, mas como sabemos o Cristianismo não e uma religião, pois não tem rituais. O Cristianismo é a imensa misericórdia de Deus revelada em Jesus Cristo. Deus permitiu todos os escritos da Bíblia para que entendêssemos que Ele fará toda a sua própria vontade, que Ele é soberano. E a Bíblia realmente vem trazendo histórias para nos ensinar, como o caso de Uzá (1 Crônicas 13:7-10), que tocou na arca e morreu na hora, numa demonstração clara do que poderá fazer o nosso Deus se alguém tocar em sua Santa Palavra (= Bíblia) para fazer qualquer alteração. Ou mesmo ensinar, ainda que verbalmente, que há coisas descartáveis na Bíblia. Ou mesmo torcer os escritos bíblicos. Tomo a liberdade, neste momento, de fazer algumas considerações pessoais: Quando Lúcifer convenceu
      “aqueles anjos” a acompanhá-lo nós já existíamos na forma de espíritos. Morávamos todos no céu. Falando da “carne” penso que éramos em torno de 50 bilhões de espíritos. E tomamos partido naquele episódio horrendo. Lúcifer prometeu mais brilho para nós e tantas outras coisas. Muitos espíritos bandearam para o lado de Lúcifer, mas uma parte não quis deixar Deus nem o Verbo Emanuel (Senhor Jesus). É assim que entendo os textos seguintes: Efs_1:4 Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor. Apo_17:8 A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição; e os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo) se admirarão, vendo a besta que era e já não é, mas que virá. Eu acredito na predestinação. Depois estes espíritos habitaram na carne e com a junção da carne com o espírito formou-se a alma, para vivermos uma vida carnal, terrena; mas Deus sempre soube qual foi nossa escolha naquela “batalha”. E ELE nos amou porque escolhemos, por livre arbítrio, ficar do lado DELE. E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8:28. Porque os que DANTES
      CONHECEU também os PREDESTINOU para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. Rom 8:29.

      E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. Rom 8:30. “E nos PREDESTINOU para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade… Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade.”
      Acontece que a predestinação AMEDRONTA, por esta razão o ser humano cria e faz sacrifícios para obter méritos, achando que com isto terá obras a apresentar ao nosso Deus, acreditando que assim se salvará. Ledo engano. Peca ainda mais. Efésios 1:5 e 11. A BIBLIA É A INFALIVEL PALAVRA DE DEUS. ELA É UM PRESENTE DE DEUS EM NOSSA VIDA. ELA NOS CONFORTA NOS MOMENTOS DE ANGÚSTIA. ELA NOS ORIENTA E NOS LIVRA DE SERMOS ENGANADOS POR PROFESSIAS HUMANAS. Tem participação popular na Bíblia, no livro de Salmos. Alguns salmistas-mor escreviam “poesias”agradecendo ao nosso Deus e chegava ao conhecimento/eram apresentados a Davi. E então Davi mandou publicá-las. Foram incluídas na Bíblia. O Nosso Deus ama o povo. Isto é DEMOCRACIA. Os chamados livros apócrifos foram acrescentados à Bíblia pela Igreja Católica em 8 de abril de 1546 no Concílio de Trento (1545 – 1563). São eles: o livro de Tobias, Judite, Sabedorias de Salomão, Eclesiástico, Baruque, A Epístola de Jeremias, 1 e 2 Macabeus e acréscimos feitos a Ester e a Daniel. Sabemos que a palavra trindade foi criada por Constantino para se referir ao Pai, ao Filho e ao Espirito Santo, mas nós não usamos a palavra trindade. Os ocultistas alegam que o profeta Daniel era da magia. O Senhor Jesus também foi acusado disto. Eles querem que acreditemos que possamos concordar com o ocultismo que praticam. Escreveram textos diabólicos acerca do povo de Deus. DEUTERONÔMIO 4.2 – “Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor vosso Deus, que eu vos mando.” “Toda a palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele. Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso.” PROVÉRBIOS 30: 5, 6. “Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que se alguém lhes ACRESCENTAR alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; e se alguém TIRAR QUAISQUER PALAVRAS do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão escritas neste livro. APOCALIPSE 22.18,19. Nota: Que fique bem claro o seguinte: Quem visse o que Saulo fazia contra a igreja teria a certeza de que ele tinha escolhido o MAL, mas como sabemos o nosso Deus trabalhou na vida dele e o moldou de acordo com Teu Santo Querer. Portanto jamais podemos pensar ou dizer que uma pessoa escolheu o mal. Deus tem o tempo certo de chamar as pessoas. A nossa obrigação é: “O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.” (João 15:12)

    2. juliana daccb Diz

      Acreditamos que Moisés utilizou o Livro das Guerras (Números – Capítulo 21:14), que foi escrito pelos patriarcas e profetas anteriores a ele. Entendemos que o Livro das Guerras foi escrito quase na totalidade ou em sua totalidade na língua primitiva da humanidade, que foi a língua anterior à Torre de Babel e Moisés traduziu as informações para a língua hebraica e escreveu o Pentateuco. Acreditamos que o Livro das Guerras
      esteve protegido dentro da Arca de Noé durante o Diluvio. Depois de Moisés a Bíblia foi sendo escrita pelos outros profetas. E depois pelos apóstolos.

  40. juliana daccb Diz

    “Algumas tábuas de argila contendo o Enûma Eliš datam entre 2.280 e 2.060 a.C, muitíssimo anterior ao Gênesis… “ Resposta de Pergres, no Yahoo. O contrário seria verdadeiro. NÃO é a Bíblia quem “copiou” ou “plagiou” Enuma Elish e Gilgamesh. Essas duas MITOLOGIAS das nações que copiaram ou plagiaram a Bíblia. Na realidade, a Bíblia sempre foi e continua sendo o livro escrito mais ANTIGO do mundo. PORÉM, as pessoas fazem confusão sobre tais escritos. Por exemplo, Moisés ESCREVEU os cinco primeiros livros da Bíblia, nos anos 1500 a.C., MAS, para escrever Gênesis. ele usou de OUTROS livros que os “patriarcas”, como Adão, Noé, Sem, Abrão, Jacó, etc., guardavam. Em Gênesis 14, Moisés cita uma “GUERRA” feita por Abraão, para resgatar o seu sobrinho Lot. Isso aconteceu uns 400 anos ANTES da “fuga do Egito”. Como Moisés sabia disso? Ele mesmo mostra, quando cita o “livro das Guerras”, em Números 21:14. Na certa, ele tirou a “guerra de Abraão” daquele livro citado. Além desse livro, existiram outros, que foram as FONTES da Bíblia em alguns casos, tanto antes como depois de Moisés. Os “críticos” querem acreditar que os egípcios ou indianos (ou hindus) já tinham escritos ANTES da Bíblia, mas isso é IMPOSSÍVEL, pois todos os povos, tanto egípcios, indianos, sumérios, babilônicos, etc., são DESCENDENTES de Sem, Cam e Jafé, que foram os três filhos de Noé. Gênesis, capítulo 10 (dez), mostra a ORIGEM de todas as nações. Os egípcios, por exemplo, foram fundados por Misraim, que foi neto de Noé (Gênesis 10:6,13,14). Até hoje os egípcios chamam o seu país de “Misr”, porque foram fundados por MISRaim. Acontece que Misraim, como neto de Noé, só viveu DEPOIS do Dilúvio, que se deu nos anos 2370 a.C. Portanto, os egípcios NÃO existem há mais de 3.000 anos antes de Cristo, como os “críticos” querem acreditar. TODOS os povos, inclusive os indianos e chineses, etc., só existem do Dilúvio para cá, ou de 2370 a.C. para cá. Assim, dizem que a Epopeia de Gilgamesh, que conta o dilúvio dos sumérios, ou Enuma Elish, a estória da Criação dos babilônicos, são mais ANTIGOS do que a Bíblia, pois são inscrições mais velhas do que os escritos de Moisés. MAS, podem ser mais velhas do que Moisés, porém NÃO são mais velhas do que Gênesis, pois, para escrever Gênesis, Moisés usou de livros mais ANTIGOS, que eram “guardados” pelos “patriarcas”, que serviram de FONTES bíblicas, mas que hoje não existem mais. Portanto, o registro mais antigo da HISTÓRIA da humanidade é o livro de Gênesis, que é o primeiro livro da Bíblia e que Moisés escreveu baseando-se nos registros escritos deixados pelos seus antepassados. Quaisquer outros escritos vieram depois, inclusive os registros egípcios, indianos, sumérios, babilônicos, chineses, etc. (João 17:3,17 – Atos 20:20).

    É por isso que se diz no Livro das Guerras do Senhor:… Vaebe, em Sufá, e os vales, o Arnom. Números 21:14

    1. juliana daccb Diz

      Patriarcas: Adão, Sete, Enos, Cainan, Mahalalel, Jarede, Enoque, Matusalém, Lameque, Noé, Sem, rpachade, Selá, Eber, Pelegue, Reú, Serugue, Naor, Terá, Abraão, Isaque.
      O Diluvio supostamente ocorrera entre 30 de novembro de 2349 a.C. até 6 de maio de 2348 a.C., mas Noé só sai da arca no dia 18 de dezembro de 2348 a.C. Wikipedia
      O Dilúvio inundou a PANGEIA. Depois do Diluvio a Terra se dividiu, que foi a separação dos continentes, para que a água pudesse adentrar os novos espaços. O Senhor aumentou o tamanho dos mares, dos oceanos. Pode ter ocorrido uma compactação acentuada dos solos e os corpos que foram enterrados antes do Dilúvio, bem como suas civilizações ficaram compactadas, o que permite a Ciência estipular uma data muito remota, que contraria a Bíblia. Mas Deus fez isto de propósito. Quem é de Deus aceita a Bíblia. É preciso ter fé para aceitar a BÍblia como a INFALÍVEL palavra de Deus. Depois do Diluvio o Brasil se separou da Africa.

      A Héber nasceram dois filhos: Um deles se chamou Pelegue, porque em sua época A TERRA FOI DIVIDIDA; seu irmão chamou-se Joctã. Gênesis 10:25 São esses os clãs dos filhos de Noé, distribuídos em suas nações,
      conforme a história da sua descendência. A partir deles, OS POVOS SE DISPERSARAM PELA TERRA, depois do Dilúvio. Gênesis 10:32
      Provavelmente a parte do Livro das Guerras que já estava escrita (Números – Capítulo 21:14) ficou dentro da Arca durante o Diluvio e foi sendo completado pelos patriarcas Noé, Sem, Arpachade, Selá, Éber, Pelegue, Reú, Serugue, Naor, Terá, Abraão, Isaque, Jacó, Levi, até chegar as mãos de Moises.
      Entendemos que no Livro das Guerras continha informações genealógicas, de costumes, de guerras, entre
      outros. Moisés colocou informações deste livro no Pentateuco.

    2. juliana daccb Diz

      Resposta de Pergres no Yahoo Pode parecer incrível, mas a LÓGICA está com esses “crentes burros”, que na realidade se mostram mais inteligentes do que os “sabidinhos” que perguntam e respondem aqui no Yahoo. Segundo a Bíblia, o “dilúvio de Noé” se deu em cerca de 2400 a.C. Gênesis 10:25 sugere que a “Terra foi repartida” (ou dividida) DEPOIS do dilúvio. Logo, a Pangeia, ou o único CONTINENTE que existia, antes do dilúvio, existiu de 5.000 anos para cá. Aliás, isso explicaria como Noé REUNIU todos os bichos para colocar na sua “arca”. SE viviam na Pangeia, ou num mesmo “pedaço de terra seca”, TODOS os bichos viviam próximos uns de outros. NÃO se precisaria “atravessar OCEANOS” para reuni-los, como teria de acontecer se fossem reunidos numa época como HOJE. Depois, quando os continentes se dividiram, alguns grupos de animais ficaram à “deriva”, cada grupo num “pedaço”, até se FIXAREM no local (ou no continente) em que vivem atualmente. Noé não precisou atravessar nenhum oceano para pegar seus bichos. O que os “sabidinhos” NÃO querem raciocinar é sobre os MILHÕES de anos que os “cientistas” dão aos fósseis e à Terra. Esses milhões de anos só servem para APOIAR a teoria da Evolução de Darwin. A “idade da Terra”, por exemplo, NINGUÉM sabe, com certeza. A Bíblia NÃO a diz, em parte alguma (2 Timóteo 3:16), e a Ciência já a definiu e a DESMENTIU, várias vezes. Esses 4,5 bilhões de anos, que arranjaram a partir de 1956, só favorece a Teoria de Darwin, pois SE a Terra tivesse “apenas” UM bilhão de anos, já mostraria que a Evolução estaria “furada”. Para que a Teoria funcionasse, o planeta teria de ter, OBRIGATORIAMENTE, mais de um bilhão de anos. Não demorou muito e arranjaram os 4,5 bilhões, mas só com a ajuda dos METEORITOS, que nem da Terra são. E os “sabidinhos” ainda acreditam nisso! rss (Mateus 23:24 – João 17:3,17) Fonte(s): Bíblia e História

  41. juliana daccb Diz

    -O homem foi criado no Edem (pode ter sido na África-Gênesis 2:10 “e saia um rio do Edem para regar o jardim”) e depois levado para o jardim do Edem (Mesopotâmia). Gênesis 2:8 “e pôs ali o homem que tinha formado. “Gênesis 15:18 “desde o

    rio Egito até o rio Eufrates”.

    -Adão e Eva tiveram 02 filhos: Caim (1º filho do pecado herdou a desobediencia e rebeldia, sobressaiu no trato com a terra (plantação) e Abel (2º filho-do arrependimento, da conversão-obediente,calmo, tranquilo, sobressaiu no trato com os animais. Caim era reprovado por Deus e matou Abel, porque era mau, não se arrependia Gênesis 4:9 ao 14. Caim foi habitar na terra de Node (Não que já houvesse habitantes e sim que quando começaram os registros históricos o
    povo de Node habitavam aquela região, tomados como referencia. Banda do oriente do Edem (da banda do oriente da Mesopotâmia /parte superior da Mesopotâmia). Os caminhos de Caim se fixaram na mente, na prosperidade e gozos mundanos e negligenciaram os mandamentos do Senhor Deus. Certamente Deus fizera uma mulher para Caim, pois o poder a Ele pertence.Gênesis 4:17. Certamente Abel não teve descendencia, pois a Bíblia não menciona.

    -Sete 3º filho no lugar de Abel, certamente era bom. Buscava a Deus.

    VEIO O DILUVIO. Gênesis 2:11 ao 14:
    -O primeiro braço do rio Pisom (referência:que rodeia a terra de Havilá-dos descendentes de Cuxe que descendem também de Cam filho de Noé, que seguiram em direção á África, após o dilúvio). Parece ser o rio Nilo, que nasce na Ãfrica e no seu primeiro braço (em direção ao Egito), se estende para a Mesopotâmia.

    -O segundo braço do rio Pisom, referência: Giom. Já na Mesopotâmia. Que rodeia toda a terra de Cuxe (descendentes de Cam filho de Noé que constituíram familias naquelas terras).

    -O terceiro braço do rio Pisom, Hidéquel que vai para a banda do oriente da Assíria (que fica na parte superior da
    Mesopotâmia)

    -O quarto braço do rio Pisom é o Eufrates (das montanhas orientais da Turquia) se une ao rio Tigre, desaguando no Golfo Pérsico.

    -Após o dilúvio Noé e sua descendencia Cam, Sem e Jafé habitaram nessas terras. Quando terminou o dilúvio,começou ali as primeiras famílias.

    -Gênesis 10:7 Cam=Cuxe=Ninrod=Babel=Sinar=Canaã. Com a construção da torre de Babel a confusão das línguas (Gênesis 10:9 e Gênesis 11:6 a Terra era de uma mesma língua. Não tinha como eles serem confundidos. Mas na verdade o que os levou construir a torre foi a sua soberba). Gênesis 10:25 Sendo que Ninrod (da parte de Cam) era trineto de Noé e
    Pelegue era já tataraneto (da parte de Sem); se dividiram sendo que :

    -Jafé habitou regiões da Judeia e proximidades e seus descendentes habitaram as ilhas do mar Egeu e regiões russas Gênesis 10:4,5.

    -Cam e sua descendência habitou a Mesopotâmia (Gênesis 9:18″ e Cam é o pai de Canaã”) e Cam também era o pai de

    Cuxe. Alguns descendentes de Cuxe seguiram para Ãfrica (terra de Havilá) Gênesis10:7 e Gênesis 2:11 (Pisom =Nilo=África). Gênesis 15:18 e Gênesis 10:7 Deduz-se: o Egito ou a África, GUARDAM A LINGUA PRIMITIVA DA HUMANIDADE. Pois quando Havilá, bisneto de Noé da parte de Cam se separou indo em direção ao Egito, África…A confusão das línguas devido a torre de Babel ainda não tinha acontecido. Gênesis 10:29 Havilá, pentaneto ou 6ª geração de Noé da parte de Sem,era filho de Pelegue quando houve a divisão das terras devido a confusão das línguas, na torre de Babel.

    -Sem – Gênesis 10:30 e sua descendência habitou desde Messa, indo para Sefar, montanha do Oriente (parte superior da

    Mesopotâmia regiões em direção Armênia). Sem=Arfaxade=Salá=Eber=Pelegue e Joctã.(6ª descendencia de Sem=Naor que fora pai de Tera 7ª descendencia de Sem.Tera,pai de Abrão) habitou as terras de Ur dos Caldeus (ao sul da Mesopotâmia) Gênesis 11:28 “na terra do seu nascimento”. E Harã filho de Tera voltou para a terra de seus antepassados (onde Sem habitara) Gênesis 12.

    Caldeus (ao sul da Mesopotâmia) Gênesis 11:28 “na terra do seu nascimento”. E Harã filho de Tera voltou para a terra de seus antepassados (onde Sem habitara) Gênesis 12. POSTADO POR: Darlene Guedes.

Comentários estão fechados.