Um blog do Ministério Fiel
Rios de Água Viva [Quem é o Espírito Santo?]
Um presente para você! Estudaremos na Conferência Fiel 2014 sobre a obra do Espírito Santo, mas gostaríamos que você já fosse estudando sobre a pessoa do Espírito. Para isso, o Ministério Fiel, em parceria com o Ministério Ligonier, disponibilizará gratuitamente as aulas do DVD “Quem é o Espírito Santo?” de Sinclair Ferguson para que você possa aprofundar-se em seu aprendizado.
Introdução da Mensagem
Os crentes da nova aliança recebem tamanha plenitude do Espírito que às vezes temos dificuldade de entender as condições dos crentes da antiga aliança. O Espírito reteve a plenitude da sua manifestação, e apenas alguns experimentaram uma revelação superior da sua bondade. Embora isso seja mais do que suficiente para a fé e a adoração, os crentes da nova aliança desfrutam do espantoso privilégio de ver o Deus todo-poderoso na face de Jesus Cristo. Jesus prometeu essa bênção, e ele cumpriu a sua promessa no Pentecostes, o evento singular no qual ele derramou o seu Espírito em rios de água viva à sua igreja.
Leitura bíblica
Gênesis 1.2; Salmo 2; Isaías 12.3; Joel 2.28–29; Zacarias 13.1; Lucas 3.16; João 1.29– 34; 7.37–39; 14.15–17; 16.8–11; Atos 1.1–11; 2.1–41
Objetivos de aprendizado
- Entender a maneira pela qual Jesus concede o seu Espírito aos seus discípulos;
- Compreender a importância por trás das palavras de Jesus na Festa dos Tabernáculos, conforme relatado em João 7;
- Entender a atividade do Espírito através de Jesus no Pentecostes.
Citação
Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. —João 7.37–38
Esboço da palestra
I. Rios de Água Viva
A. João 7.37–39: Jesus se levantou no último dia da Festa dos Tabernáculos e declarou que quem cresse nele, “do seu interior fluirão rios de água viva”.
i. Jesus disse isso a respeito do Espírito, que não havia sido dado à igreja.
ii. Jesus, embora geralmente fosse reservado em sua exposição pública, levantou-se entre os judeus e exigiu que cressem nele.
1. A cerimônia da Festa dos Tabernáculos exigia o derramamento de água ao redor da base do altar da oferta queimada enquanto os judeus caminhavam ao redor dele.
2. A cerimônia, embora não prescrita na Escritura, servia como uma lembrança da atividade de Deus entre seu povo e significava um desejo pelo derramamento do Espírito de Deus (Isaías 12.3).
B. Há duas maneiras diferentes de traduzir a declaração de Jesus.
i. Primeira opção: do crente fluirão rios de água viva.
ii. Segunda opção: Jesus refere a si mesmo como os rios de água viva.
iii. O Dr. Ferguson prefere a segunda opção.
1. Jesus enviará o Espírito no Pentecoste, e isso servirá como o derramamento dos rios de água viva.
2. A água que fluiu do lado de Jesus quando ele foi perfurado, também prefigura esse evento.
II. Pentecostes
A. João Batista profetizou que Jesus batizaria com Espírito e com fogo (Lucas 3.16).
i. Os discípulos obedeceram a ordem de Jesus e esperaram em Jerusalém pelo Espírito de Jesus.
ii. Jesus enviou o seu Espírito aos discípulos no Pentecostes em poder transformador e criativo.
B. O Espírito trabalhou de uma maneira singular no dia do Pentecostes.
i. Atos 2.2: O Espírito Santo veio sobre os discípulos como um vento impetuoso, ecoando o poder criativo de Gênesis 1.2.
ii. O Espírito Santo retificou o dilema criado na Torre de Babel (Gênesis 11).
1. A humanidade buscou subverter o domínio de Deus, então Deus confundiu a comunicação deles e os espalhou pela face da terra.
2. O Espírito Santo traz nova comunidade ao que foi dividido anteriormente.
ii. A lista de nações fornecida por Lucas em Atos demonstra que o Espírito Santo estava abençoando todas as nações através da semente de Abraão (Jesus).
iv. O Espírito Santo cumpre a profecia de Joel 2 e provê a todo cristão acesso a Deus através de Jesus Cristo.
v. Como o Rei messiânico profetizado no Salmo 2, o Espírito Santo traz todas as nações diante de Jesus para curvar-se em tributo a ele.