um site cristão por Cristo e pelo Evangelho

Quais são as qualificações de um apóstolo?

O que é um apóstolo segundo a Bíblia? Quais são as suas qualificações? Augustus Nicodemus nos ajuda com essas questões. Confira:

E Paulo? Por que Paulo foi um apóstolo se não era um dos 12?

[dt_call_to_action content_size=”normal” text_align=”left” background=”fancy” line=”true” style=”2″ animation=”right”]

Veja Mais

Tenha acesso a mais conteúdos sobre o assunto aqui:

Veja Mais[/dt_call_to_action]

Por: Augustus Nicodemus. © 2014 Ministério Fiel. Original: O que é um apóstolo bíblico? e Por que Paulo foi um apóstolo se não era um dos 12?.

11 Comentários
  1. Silvio Rocha Diz

    Concordo plenamente com todas as observações do amado irmão Augustus Nicodemus.

  2. Armando Carvalho Diz

    A pergunta é se fechou e não existem mais apóstolos porque eles escolheram Matias o substituto por votação ou sorte? Isso não seria uma forma de dizer que podemos escolher? Paulo dá a entender que Barnabé também era apóstolo se ele era porque não podemos mais ter apóstolos?

  3. Cesar Martins Diz

    não concordo! completamente incoerente, Além de Paulo, Tiago o irmão de Jesus também era apostolo, Barnabé tambem é chamado de apostolo em Atos, e Matias não foi comissionado pelo proprio Jesus mas escolido pelos dissipulos, se é algo exclusivo os outros tinham que ser chamados de qualquer outra coisa menos de apostolos e ninguem mais poderia eleger outro apostolo se nao o proprio Jesus. O próprío Jesus disse qual era o papel dos 12, serem as testemunhas oficiais da vida, morte e resurreição do messias, tanto que o requesito para ser apostolo era ter visto o batismo de João até ao dia que foi elevado aos céus, "se torne testemunha conosco da ressurreiçao", pq precisava que ouvesse testemunhas oculares do cumprimento das profecias, os 12 foram escolidos para serem as testemunhas OFICIAIS do senhor, os seus testemunhos são os pilares the fé cristã. Paulo diz que a igreja é edificada sobre o fundamento dos profetas e dos apostolos, os profetas pq disseram que ele viria e os apostolos pq são testemunhas oficiais do cumprimento das profecias. Existem apostolos hj? R: EXISTEM, o que NÃO EXISTE É MISSIONÁRIO. A palavra apostolo significa "enviado", então todo missionario é um enviado, se queremos fazer o certo pelo certo devemos corrigir isso e chamar nossos missionarios de apostolos, porque q biblia não denomina ninguem de missionario.

  4. Anderson Anderson Diz

    Em Atos 14:14, vemos Barnabé sendo Chamado de apóstolo…

  5. Erika Paiva Kloster Diz

    Olá irmãos. Gostaria de um esclarecimento, pois, o que li na Palavra até hoje me leva a pensar diferente do irmão Augustus Nicodemus.
    O primeiro questionamento veio no que diz respeito a Matias, tal como Armando Carvalho descreveu aqui nos comentários.
    O segundo, diante desse texto em Efésios 4:11-12 "E ele (Jesus) mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
    Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;.

    Compreendo que a edificação da igreja é formada por esses cinco ministérios, nos quais podemos agir como um só corpo, para a Glória de Deus.
    Ademais percebo que o uso incorreto dos ministérios, de forma que esses deixaram de ser vistos como modo de SERVIR a igreja de Cristo e tornaram-se TÍTULOS e CARGOS (e anéis caros nos dedos). Logo, essa distorção trás o receio, e o receio a omissão. Ou seja, posicionam-se de maneira a excluir as alternativas (certas ou erradas) para que as erradas nunca existam.

    Saliento que de forma alguma quero confrontar, atacar ou julgar as opiniões distintas a minha. E manifesto minha inquietação justamente para que juntos, pois somos um só corpo, possamos esclarecer nossos conhecimentos bíblicos encontrando A interpretação correta.
    Que o nosso senhor Jesus Cristo abençoe a cada um.

  6. Vinícius Musselman Pimentel Diz

    Erika, o Nicodemus desenvolve o argumento melhor no livro, mas aqui tem outros vídeos que acho que respondem sua pergunta: http://www.ministeriofiel.com.br/apostolos/

  7. Diego E. Núbia Diz

    Querida irmã, penso que, sobre Matias, não vejo uma orientação divina para sua escolha. Sobre o texto de Ef 4.11,12; O texto não diz que a igreja seria suprida de cada um desses setores durante toda sua existência, mas, vejo, que os apóstolos já desempenharam sua função.

  8. Diego E. Núbia Diz

    Apostolo não é uma palavra exclusiva aos doze. Mas um termo para indicar um comissionamento, também. Há um sentido técnico e um sentido geral.

  9. Cesar Martins Diz

    Diego E. Núbia discordo! a palavra usada no texto original para apostolo é "Apostellein" indicando que é o mesmo termo, assim não existem dois pesos e duas medidas, mas uma só transliteração. Ou seja dizer q ah dois significados na nomemclatura é erro!

  10. Cesar Martins Diz

    Não é verdade! Jesus não apareceu só para Paulo, mais para Tiago também 1 Cor. 15:7, de forma que Tiago irmão de Jesus também era apóstolo Gl 1:19 e apareceu para mais 500 discípulos, conf. 1Cor. 15:6. O apostolado de Matias que foi escolido para ficar no lugar de Judas, foi feito na sorte e dado pelos próprios dissípulos, logo não foi um comissionamento direto do Senhor.
    Os 12 não foram os únicos a receberem autoridade para fazerem pródigios e maravilhas, todos os que crêrem tem essa autoridade Mc 16:17-18.
    A base do cristianismo é o testemunho de que eles viram a vida, morte e resurreição do messias, confirmando a palavra dos profetas Ef 2:19-20.
    Eles não foramos os únicos a escrever sobre a fé ou doutrinar, Marcos, Lucas e Judas não eram apóstolos e escreveram.
    Paulo fala que existiram muitos outros apóstolos, dizendo que Jesus apareceu pra Cefas, para os 12, para 500, para Tiago, mais tarde para todos (sugerindo que não eram só os 12), e por último para ele 1Cor. 15:5-8. Paulo ainda cita outros apostolos como Andrônico e Junias, Romanos 16.7.
    Na igreja não possuem só pastores e presbíteros, Jesus subiu aos céus e deu dons a todos os homens, deixando assim os 5 ministérios Ef 4:11, esses ministérios estão vivos até hj para edificação do corpo de cristo e não é uma hierarquia, não ah nada na bíblia que prove que os cinco ministérios sao hierárquicos, todos são equiparados e um depende do outro.
    Conclusão a palavra apóstolo significa "enviado", logo todo missionário é um apóstolo, (aliás o ministério missionário não existe na bíblia).
    O próprio Jesus diz qual era o papel dos 12 que sería diferente dos outros apóstolos, os 12 foram escolidos para serem testemunhas oficiais the vida, morte e resurreição do messias At 1:8, ninguém mais pode dizer que participou the vida, que participou the morte e participou the ressurreição do messias, ninguém mais tem esse testemunho, se não os 12. Se era um grupo fechado apenas para os 12, então os outros se encaixariam em qualquer dos outros ministérios, menos no de apóstolo!

  11. COMO SERIA BOM QUE OS FALSOS APÓSTOLOS, APRENDESSEM TÃO RICOS ENSINAMENTOS, E OS CRENTES DE HOJE, NÃO FOSSEM TÃO ENGANADOS POR G12, MMD, MDA, FALSOS APÓSTOLOS, BISPOS, ARCEBISPOS, SEMIDEUSES E COMPANHIA.

Comentários estão fechados.