Captando a essência de Gilead

Este texto faz parte de uma série. Para ler o texto anterior, clique aqui.

Leitura sugerida pelo autor essa semana: páginas 28 a 52.

O romance vencedor do Prêmio Pulitzer Gilead, de Marilynne Robinson, é uma investigação ricamente texturizada da vida familiar e ministério pastoral em uma pequena cidade norteamericana. Aqui estão alguns dados básicos sobre o livro:

Data de publicação: 2004

Gênero/categoria: autobiografia ficcional, romance epistolar, pequena cidade fictícia, carta de despedida, sermão, instrução paternal, diário ou jornal.

Ambiente: Gilead, Iowa, no verão de 1956; maior parte da ação ocorre na residência paroquial da Igreja Congregacional da cidade.

Personagens principais: John Ames, um ministro congregacional da terceira-geração que ficou em sua cidade natal praticamente a vida inteira; Lila, a jovem esposa de Ames, com quem se casou anos mais tarde, e seu filho de seis anos de idade; Robert Boughton, melhor amigo de Ames, que é o pastor da Igreja Presbiteriana de Gilead; o amado filho de Boughton e xará de Ames, John Ames Boughton, o anti-herói cujos defeitos e lutas espirituais ocasionam maior parte dos conflitos centrais do livro.

Romance subsequente: em 2008, Marilynne Robinson publicou Em Casa, que fala sobre muitos dos mesmos eventos a partir da perspectiva de Glory, irmã de John Ames Broughton.

Sinopse do enredo

Aos setenta e seis anos, o Rev. Jonh Ames III percebe que seu coração está fraquejando. Ansioso para transmitir um legado de fé ao seu único filho – um legado que ele é jovem demais para receber –, começa a “escrever as suas origens” e narrar as lições que aprendeu de uma vida dedicada ao ministério. Sua genealogia inclui um ardoroso e visionário pregador abolicionista (o avô de Ames), um ministro pacifista que se rebelou contra o cristianismo militante de seu pai (o pai de Ames) e um brilhante estudioso cuja teologia foi liberalizada nos estudos de graduação na Alemanha (Edward, irmão de Ames).

A história da família é acometida pela chegada inesperada de John Ames Boughton, quarenta e três anos, que por vinte anos esteve ausente de Gilead. Jack, como é chamado, é o proverbial filho pródigo (e afilhado de Ames, além disso). Embora amado além do que merece, Jack humilhou sua família no passado ao, entre outras coisas, engravidar uma moça da fazenda local.

Ele voltou a Gilead com outro segredo, o qual revelou apenas para Ames: uma companheira e um filho (“de cor”) no Mississipi. Ames luta com sua irritação sobre a má conduta de Jack e com seu próprio senso de culpa por não amar o seu afilhado ou dar-lhe a direção pastoral que ele precisa e quase parece desejar. Deus ainda dispensa graça a este filho obstinado?

Formas de ler Gilead

Conforme mencionado antes, esta série adota uma abordagem para Gilead. Em vez de examiná-lo de forma sequencial e sistemática, os próximos posts explorarão brevemente alguns de seus temas centrais.

Neste estágio inicial, pode ser útil sugerir várias formas diferentes de ler Gilead. O livro é, em parte, a história de um romance de Novembro a Maio entre um ministro idoso e uma mulher muito mais jovem que perambula em sua igreja e, em seguida, em seu coração. Também é a história do amor de um pai por seu único filho, que ainda é jovem demais para entender tudo o que precisa saber sobre a vida. Portanto, também é uma estória sobre envelhecer e morrer, sobre deixar a família para trás em busca da glória além.

Em um nível mais amplo, o livro de Robinson também pode ser lido como um recontar imaginativo da história do cristianismo protestante nos Estados Unidos, com os membros da família Ames ocupando o lugar das principais tradições e personagens típicos da religião americana após os Puritanos. O abolicionista ardoroso, caolho e de arma em punho John Ames é um profeta visionário na tradição de John Brown, convencendo os filhos de sua igreja a lutar pela União – após a Guerra Civil, pois –, proclamando a pureza justa de seu sacrifício. Seu xará torna-se um pacifista, alegando que lutar tais guerras não tem “nada a ver com Jesus. Nada” (p. 106).

O filho mais velho da geração seguinte chama-se “Edwards”, em referência ao grande teólogo da América (Jonathan Edwards). Mas ele elimina o “s” final na faculdade – uma pequena, porém significativa indicação de que está se afastando para bem longe da teologia puritana. Edwards vai estudar teologia em Gottingen, onde é submetido à influência do liberalismo e abandona o cristianismo ortodoxo. Como uma matéria de consciência, ele não pode nem mesmo dar graças na mesa da sala de jantar quando retorna para casa nas férias.

O filho que permanece em casa a vida inteira – em casa tanto na humilde cidade de Gilead quanto na prática da religião protestante dos velhos tempos – é o Reverendo John Ames III. Embora esteja bem cônscio dos vários ataques intelectuais contra o cristianismo, ele persevera dedicadamente até o fim de seu ministério, deixando para trás um legado de fé. Escrevendo com uma constante consciência de sua própria mortalidade, em Gilead Ames diz adeus à vida, à família e ao ministério que ama.

Por: Philip Ryken. ©2013 The Gospel Coalition. Original: Getting the Gist of Gilead.

Tradução: Leonardo Bruno Galdino. © 2016 Ministério Fiel. Todos os direitos reservados. Website: MinisterioFiel.com.br. Original: Captando a essência de Gilead.

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

Veja mais artigos desta série