Um blog do Ministério Fiel
Que palavras devem ser ditas em um culto fúnebre?
Iniciar um culto fúnebre pode fazer alguém se sentir tão estranho quanto aquelas primeiras palavras que você fala para a família que acaba de perder seu ente querido. No entanto, por causa da atenção que as pessoas dão nesses momentos, devemos aproveitar a oportunidade para escolher cuidadosamente nossas palavras, visto que elas definirão o tom de todo o funeral. Uma boa regra de ouro é sempre cuidar para que Deus fale antes de você. Tenha em mente isto: embora existam diferentes tipos de pessoas presentes no funeral, todos estão, cada um do seu modo, perguntando: “Deus, por quê?”.
Escolha uma passagem da Escritura que remova completamente as perguntas, tristeza e ceticismo, por declarar o caráter imutável do nosso grande Deus. Prepare-se de forma que você possa se levantar, se dirigir ao púlpito e, em seguida, diga: “Ouçam estas palavras sobre nosso grande e imutável Deus…”.
Justo é o Senhor em todos os seus caminhos, e santo em todas as suas obras. Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade. Ele cumprirá o desejo dos que o temem; ouvirá o seu clamor, e os salvará. O Senhor guarda a todos os que o amam; mas todos os ímpios serão destruídos. A minha boca falará o louvor do Senhor, e toda a carne louvará o seu santo nome pelos séculos dos séculos e para sempre (Salmos 145.17-21).
As palavras de Deus serão sempre mais poderosas, profundas e penetrantes do que as nossas. Comece por permitir que Deus acabe com as dúvidas, por falar primeiro. Depois de ter preparado uma recepção para aqueles que tem um interesse especial na reunião, prepare os outros aspectos da liturgia do culto fúnebre em torno de cinco áreas, perguntando como o evangelho pode ser retratado com precisão em cada uma delas: oração, louvor, leituras bíblicas, eulogia e sermão.