Conhecendo a Deus (Exegese Visual)

Explicação da imagem

1Coríntios 1:21, “Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação.”

Temos aqui um versículo paradimático. Veja que o mundo não conheceu a Deus através da sabedoria, aprouve a Deus salvar aqueles cuja fé está na palavra do Senhor crucificado. (v.17-18,23). Qual é a conexão lógica aqui? Parece-me que Paulo está equiparando o conhecer a Deus e ser “salvo”. Pelo projeto sábio de Deus, o mundo não poderia conhecer a Deus através de sua própria sabedoria, portanto Ele se agradou em salvá-los através da palavra da Cruz. Paulo coloca a salvação em paralelo com o conhecer a Deus em seu raciocínio, de forma que conhecer a Deus é ser “salvo” e ser “salvo” é conhecer a Deus.

Isto, certamente, se alinha perfeitamente com a ênfase na salvação / vida eterna como conhecimento primário de Deus em Cristo que encontramos nos escritos de João. Paulo, ao que tudo indica, também ensina que a salvação é primariamente (ou pelo menos é um conceito substituível) verdadeiro conhecimento afetivo do Deus vivo (o que pode ser visto de forma ainda mais clara em 2Co 4:6).

O mundo não poderia conhecer a Deus por seus próprios esforços. A sabedoria humana não poderia criar a verdadeira imagem do YHWH. Portanto, YHWH se agradou em revelar a si mesmo de forma salvífica ao mundo através do Cristo crucificado. De fato, ELE é a mensagem pela qual Deus é revelado. Não há nenhuma outra forma de conhecê-lo. Considere o seguinte, não há outro meio de obter o verdadeiro conhecimento do Deus vivo, não há outro meio de contemplar Aquele no qual nossas almas foram feitas, não outro meio de obter vida a não ser pelo conhecer, encontrar e receber o Deus que é declarado a nós no Jesus crucificado de Nazaré que ressucitou.

Esta forma de revelação cria um contraste à mente humana caída e esmaga nosso orgulho, nossa sabedoria, nossas expectativas de poder, glória, beleza e força e estabelece em seu lugar o verdadeiro conhecimento espiritual de quem Deus é; as “profundezas de Deus” (1Co 2:7-10). A Sabedoria de Deus, o Poder de Deus, a Glória de Deus é manifesta em plenitude infinita e completa perfeição em, sobre e através do Senhor crucificado, e nós nunca conheceremos a Deus e teremos vida até que reconheçamos o Nome de Deus naquele que foi crucificado… e, para reconhecer a Deus aqui é necessário abrir mão de toda ideia humana do que seja sabedoria, poder e glória produzida pela carne e substituir pela real imagem dessas coisas que só podem ser vistas através do Espírito.

Que o pai continue a completar este trabalho de crucificação e ressureição em nossas mentes e afeições à medida que nós, através do Espírito, contemplamos Sua Glória na face de Jesus Cristo.

Por: Chris Powers. © Full of Eyes. Website: fullofeyes.com. Traduzido com permissão. Fonte: Knowing God.

Original: Conhecendo a Deus (Exegese Visual). © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Filipe Filgueiras Almeida. Revisão: Filipe Castelo Branco.