Um blog do Ministério Fiel
Se você quer ouvir Deus, aquiete sua mente
Se você já passou de uma certa idade, ou se tem aversão a pagar por televisão a cabo ou por satélite, você pode estar familiarizado com os sintonizadores antigos de TV. São aquelas antenas de metal em forma de V que, quando posicionadas da forma correta, podem ou não permitir que você receba alguns canais na sua TV.
Eu consigo me lembrar do meu pai ajustando as antenas, e quando o canal desejado aparecia com tanta clareza quanto possível, cautelosamente ele soltava a antena para ter o retorno estático com uma frustrante obscuridade. Muitas noites assistíamos Ed Sullivan através da enlouquecedora distorção e ao som da estática.
Confusão e nuvens de estática. O inimigo usa a estática da auto-fala, dos conselhos baratos, pressões sociais, mídias sociais e do trabalho, que juntos nos fazem retorcer para ouvir a verdade. Se não formos cuidadosos, a estática em nossos corações e mentes dificultará a escuta da voz de Deus, especialmente porque ele fala com frequência em tons que são tranquilos e baixos. Se permitirmos que a estática persista, poderemos simplesmente desistir e sintonizarmos outro canal.
Atormentado pela estática
Eva, em Gênesis 3, experimentou a estática no jardim. A serpente habilmente obscureceu e distorceu a verdade quando ela perguntou: “Deus realmente disse. . . ? E Eva perdeu a satisfação em seu Criador. Caim, em Gênesis 4, sucumbiu à estática. Você consegue imaginá-lo, arando o solo, o suor escorrendo de sua testa, dores nas costas, falando a si mesmo de dar a Deus o seu melhor? Então, quando Deus naturalmente rejeitou sua oferta, a estática ficou mais alta e culminou em Caim matando seu irmão por ciúme e raiva. Ele parou de reverenciar seu Criador.
Jó foi atormentado pela estática do falatório de seus amigos e esposa, que acrescentaram mais pesar à sua alma já dolorosa. Eles dificultaram que ele confiasse em seu Deus. O rei Saul ficou paralisado pela estática do medo, ciúmes e paranoia, que finalmente acabaram levando-o ao seu destronamento e morte. Ele rejeitou seu Criador. Podemos cair em conflito, desespero e pecado também quando permitimos que a estática em nossas mentes ignore a voz firme, verdadeira e segura de Deus.
Sucumbindo à estática
A voz de Deus é firme e inabalável. Mas devemos nos aquietar para ouvi-la. Frequentemente sucumbimos à crepitação estonteante da estática ao redor e dentro de nós:
- As crianças assistiram muito TV hoje.
- Olhe para os filhos dela. Eles são todos tão limpos e perfeitos. Os meus parecem que acabaram de sair de um romance de Dickens.
- Eu me pergunto se seus querubins comeram Nescau Balls do chão e compartilharam leite com o cachorro esta manhã.
- Eu sou boa o suficiente?
- Eu não consigo servir a Cristo. Não sou qualificada.
- As pessoas estão realmente interessadas no que tenho a dizer?
- Eu sou humilde o suficiente? Verdadeira o suficiente?
- Elas disseram que eu fiz um bom trabalho, mas eu sei que elas estavam apenas sendo educadas.
- Eu orei aquela oração corretamente?
- Ah não, adormeci enquanto lia a minha Bíblia novamente!
- De onde veio esse pensamento? Eu devo ser a pior pecadora do planeta.
- Com o meu passado, ninguém poderia porventura me amar.
- Eu sei que Deus ama as pessoas, mas ele me ama? Ele gosta mesmo de mim? Como posso saber com certeza?
- Eu sou realmente salva?
A Escritura erradica a estática de Satanás
Até mesmo Jesus encontrou estática. No deserto, Satanás tentou vez após vez perverter e contorcer a verdade na mente de Cristo. Jesus estava com fome, cansado e com sede, e ele estava sendo testado. Satanás bombardeou-o com estática: “Ei, eu posso ver que você está realmente com fome. Se você é verdadeiramente o Filho de Deus, transforme essas pedras em pão. Você e eu sabemos que você pode. Venha até aqui. Deixe-me ver você pular de cima deste templo. Eu quero ver os anjos virem e apanharem você. Você e eu sabemos que eles irão. Olha, eu sei que você está cansado. Por que seu Pai está testando você desse modo? Deixe-me te falar uma coisa, apenas me adore e eu farei você rei sobre tudo que você vê. Você e eu sabemos que será melhor.
Como Cristo eliminou essa estática? Escritura, Escritura e mais Escritura. Jesus não respondeu a Satanás sem invocar a palavra de Deus. Por fim, Jesus derrotou Satanás com a autoridade inspirada da própria palavra de Deus.
Não pense por um momento que a defesa de Cristo funcionou apenas porque ele é o Filho de Deus. Não apenas temos acesso irrestrito às Escrituras, mas também temos acesso à mesma autoridade para ordenar a Satanás. Nós também podemos dizer, com confiança e domínio: “Saia, Satanás!” O diabo não terá escolha senão partir, porque temos Cristo habitando em nós com todo o poder e autoridade que isso implica.
Sintonize-se com a Bíblia
Jesus sabia que a única verdade absoluta de eliminação da estática reside na alta definição da legibilidade da Escritura.
- Sentindo-se condenado? Sintonize-se com Romanos 8.1 ou Salmo 103.12.
- Temendo que você esteja subqualificado? Deixe 2 Coríntios 1.27 trazer a verdade ao foco.
- Tem um passado conturbado? Permita que Hebreus 8.12, Filipenses 3.13–14 e Salmos 25.7 aprimorem a sua perspectiva.
- Dizendo a si mesmo que você é inútil e não apreciado por Deus? Deixe-o dissipar isso meditando em Sofonias 3.17 e João 3.16.
- Perguntando-se se sua salvação é uma mentira? Vire-se para Filipenses 1.6.
Quando tiramos nossa mente de nossos medos, nossas dúvidas, nosso ego e mudamos nosso foco para Deus sua palavra e suas promessas, nós vemos a imagem de nossas vidas com clareza, plenamente satisfatória e com nitidez glorificadora de Deus.
Seu link direto
Contínua ingestão diária da Bíblia é essencial para infundir a verdade em nossas mentes gastas pelo pecado. Se estamos em Cristo, a estática é uma mentira. A verdade nunca irá oscilar e não mudará. Quanto mais nos saturarmos com a palavra de Deus, menos distorções nossas mentes irão enfrentar.
Você tem um link direto para o trono da graça – não precisa de antenas de TV.