4 livros de aconselhamento para mulheres cristãs

Se você é uma mulher cristã que nunca aconselhou outra mulher cristã, ou se você é uma mulher cristã que já aconselha outras mulheres, essas indicações de livros de aconselhamento de mulheres são para você.

Eu poderia até mesmo recomendá-los como um guia, pois esses títulos não aprofundam os assuntos neles tratados, embora tenham a indicação de uma bibliografia complementar onde, então, poderá ser encontrado material mais específico e completo sobre cada tema.

Nesses livros são encontradas extensas listas de assuntos e questões constantes na vida das mulheres (sejam cristãs ou não). Eles abordam problemas físicos, emocionais, espirituais e através de uma perspectiva bíblica fornecem auxílios para instrução e aconselhamento de mulheres.

Muitas mulheres cristãs pensam que aconselhar é um trabalho específico dos pastores, ou dos profissionais seculares (psicólogos, psiquiatras), porém Bíblia é categórica em nos ensinar que TODAS devemos nos aconselhar umas às outras:

Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. Colossenses 3.16

E, se você prestar atenção, nesse mesmo versículo citado acima, já possuímos o mais perfeito recurso que nos habilita a instruir e a aconselhar: a Palavra de Deus habitando em nós.

Mulheres Aconselhando Mulheres | Elyse Fitzpatrick, Nutra Publicações

Escrito em 2010 e publicado em português em 2013, o livro permanece atual já que os problemas e nossas reações não mudam (de geração em geração!).

O livro foi organizado por Elyse Fitzpatrick, consagrada conselheira bíblica, e líder de ministério de aconselhamento de mulheres e conta com textos de autoria de 22 colaboradoras, todas elas qualificadas em cada assunto abordado.

O livro contém um apêndice no final, característico de Elyse nos livros de sua autoria, que diz a leitora como se tornar uma mulher cristã, ou seja, ela apresenta o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, que é a pedra fundamental para o aconselhamento bíblico.

O livro está dividido em 4 partes, a primeira apresenta em 5 capítulos a Palavra de Deus, o aconselhamento bíblico e as mulheres. A segunda parte vai tratar sobre as emoções em 5 capítulos que abordam algumas emoções específicas (ira, medo) e como lidar com as emoções à maneira de Deus. A terceira parte vai dissertar sobre a mulheres e os relacionamentos, são 9 capítulos com temas de maternidade até cuidados com idosos. Na quarta e última parte temos 4 capítulos sobre problemas específicos (pornografia, problemas com alimentação, homossexualidade).

E para finalizar temos dois apêndices um ( já citado acima) que fala do evangelho e outro com uma apresentação bastante suscinta das colaboradoras que escreveram cada um dos capítulos.

Os capítulos vão introduzir os assuntos de forma bíblica para que você possa refletir em cada tema, no final de cada capítulos há uma lista bibliográfica com material para aprofundamento.

Mulheres Ajudando Mulheres | Elyse Fitzpatrick, CPAD

É um livro um pouco mais antigo a edição em português é de 2001. O livro é organizado por Elyse Fitzpatrick e Carol Cornish e conta com a participação de 12 autoras colaboradoras. As escritoras, como no livro anterior, estão brevemente apresentadas no apêndice do livro, todas elas com bagagem na área de aconselhamento bíblico e discipulado.

O livro está dividido em 2 partes, a primeira expões o aconselhamento bíblico, filosofia, metodologia, fundamentos e porque mulheres devem aconselhar mulheres. Só essa parte do livro já é uma boa introdução ao universo do aconselhamento bíblico.

A segunda parte do livro aborda assuntos femininos em várias áreas como sexualidade, pecados, solteirice, casamento, aborto, casamento com descrente, violência, vícios, final de vida e até como aconselhar mulheres que estão enfrentando a agonia da morte.

Esse livro e o Mulheres aconselhando Mulheres se completam quanto aos assuntos abordados.

Esse livro fica em falta em nos indicar bibliografias para aprofundamento.

Aconselhamento para Mulheres – Um guia bíblico e prático | John Street e Janie Street, Nutra Publicações

O autor tem extensa formação teológia e atua no ensino de aconselhamento bíblico e aconselhamento pastoral além de ser membro de uma importante associação americana de aconselhamento. Janie atua na área de discipulado de mulheres. Ambos são palestrantes internacionais.

O livro é apresentado em 17 capítulos com temas bastante específicos da vida da mulher cristã, abordam problemas emocionais, físicos e mentais e apontam soluções bíblicas para auxílio e mudança de coração.

Os capítulos possuem um versículo bíblico de referência, iniciam com um estudo de caso e partem para o fundamento do aconselhamento bíblico baseado no caso apresentado, terminam com uma sessão de perguntas para discussão que podem ser úteis para uma autoanálise.

O livro foi publicado originalmente em 2016 e a edição em língua portuguesa é de 2018, portanto é o livro mais atual de nossa lista de recomendações o que faz dele um livro essencial na abordagem de temas atuais como, por exemplo, transgeneridade[i].

A Bíblia nos ordena a nos auxiliarmos mutuamente

Quanto às mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias em seu proceder, não caluniadoras, não escravizadas a muito vinho; sejam mestras do bem, a fim de instruírem as jovens recém-casadas a amarem ao marido e a seus filhos, a serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas, sujeitas ao marido, para que a palavra de Deus não seja difamada. Tito 2.3-5

Então, para finalizar nossa lista o último título é um prático “manual” de iniciação do aconselhamento bíblico para mulheres cristãs:

Sábia e Conselheira – Uma reflexão bíblica sobre o papel da mulher | Martha Peace, Editora Fiel

O livro Sábia e Conselheira além de nos levar à prática do discipulado e do aconselhamento, nos chama a uma reflexão sobre o papel da mulher. Essa é uma ótima leitura para iniciar o ministério de aconselhamento.

O livro está dividido em 4 partes: “Quando” discipular: contém 3 capítulos, “Como” age a conselheira em 2 capítulos, “O Que” ensinar, com 4 capítulos e, finalizando, “Por que” dedicar-se ao ensino em 1 capítulo.

No final de cada capítulo é apresentada uma sessão com questões para estudo útil tanto para o estudo individual como para pequenos grupos de comunhão ou estudo.

Aconselhamento, livros e disciplina espiritual

Os livros podem nos oferecer algum material para entendimento de assuntos específicos, para que, nós, mulheres cristãs, possamos obedecer àquilo que somos ordenadas a fazer pelas Escrituras, porém nossa conduta deve estar biblicamente centrada, e, ovelha, isso significa que devemos estar cheias da Palavra de Deus, lendo e estudando as Escrituras, orando e suplicando a Deus por sabedoria e direção.

Quero encorajá-la, hoje, a buscar a sabedoria do alto para que você, ovelha, seja um instrumento de Deus para ensinar e aconselhar outras irmãs.

Avante, ovelha, Deus é contigo.

[i] Transgênero são pessoas que têm uma identidade de gênero diferente de seu sexo atribuído. O transgênero também é um termo abrangente: além de incluir pessoas cuja identidade de gênero é o oposto do sexo atribuído (homens trans e mulheres trans), pode incluir pessoas que não são exclusivamente masculinas ou femininas (pessoas que são genderqueer, por exemplo, bigêmeo, pangênero, genderfluid ou agênero).

Por: Renata Gandolfo. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Original: 4 livros de aconselhamento para mulheres cristãs.