Aprendendo com as orações de Paulo

Talvez você me diga que não tem tido muito tempo para orar. Outras dirão que não sabem como orar e outras ainda poderão dizer que estão orando no piloto automático.

Convido você, ovelha, a enriquecer sua vida de oração olhando para as orações bíblicas.

A Bíblia tem orações de ações de graça, orações de petição ou súplica e orações de intercessão.

Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito. 1 Timóteo 2.1-2

Ações de Graça

As ações de graça revelam nosso reconhecimento pelas misericórdias de nosso Deus em nossas vidas. Deus se agrada com nossas manifestações de graças pelas orações, quando nos voltamos para ele com alegria e contentamento pelas suas suficientes providências em nossas vidas e na vida dos santos.

O apóstolo Paulo foi um cristão grato que habitualmente manifestava sua gratidão pela vida dos irmãos em suas orações.

Paulo agradecia pela vida dos santos, pela fé que tinham em Jesus Cristo, pelo amor que tinham uns pelos outros, pela esperança de vida eterna.

Dou graças a Deus, a quem, desde os meus antepassados, sirvo com consciência pura, porque, sem cessar, me lembro de ti nas minhas orações, noite e dia. 2 Timóteo 1.3

Damos sempre graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, quando oramos por vós, desde que ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus e do amor que tendes para com todos os santos; por causa da esperança que vos está preservada nos céus, da qual antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho, que chegou até vós; como também, em todo o mundo, está produzindo fruto e crescendo, tal acontece entre vós, desde o dia em que ouvistes e entendestes a graça de Deus na verdade; segundo fostes instruídos por Epafras, nosso amado conservo e, quanto a vós outros, fiel ministro de Cristo, o qual também nos relatou do vosso amor no Espírito. Colossenses 1.3-8

Oração de Intercessão

Paulo também nos ensina a orar intercedendo pela vida dos santos. Aprendemos a interceder principalmente pelas coisas invisíveis, aquelas que têm valor para a vida eterna e não apenas pelas coisas de nosso viver diário (que não deixam de ter o seu lugar e a sua importância em nossas orações).

Paulo orava para que o conhecimento de Deus nos crentes fosse frutífero e crescente. Orava por entendimento espiritual e por fortalecimento. O tipo de oração que vemos nos exemplos de Paulo deve produzir também em nós o desejo de orarmos pela vida interior de nossos irmãos em Cristo.

Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus; sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e longanimidade; com alegria, dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz. Colossenses 1.9-12 

Dou graças ao meu Deus por tudo que recordo de vós, fazendo sempre, com alegria, súplicas por todos vós, em todas as minhas orações, pela vossa cooperação no evangelho, desde o primeiro dia até agora. Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus. Aliás, é justo que eu assim pense de todos vós, porque vos trago no coração, seja nas minhas algemas, seja na defesa e confirmação do evangelho, pois todos sois participantes da graça comigo. Pois minha testemunha é Deus, da saudade que tenho de todos vós, na terna misericórdia de Cristo Jesus. E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção, para aprovardes as coisas excelentes e serdes sinceros e inculpáveis para o Dia de Cristo, cheios do fruto de justiça, o qual é mediante Jesus Cristo, para a glória e louvor de Deus. Filipenses 1.3-11

Agora chegou a sua vez de orar por um amado seu, escolha uma pessoa para você orar hoje, pode ser um filho, ou seu cônjuge, ou seus pais, ou um irmão em Cristo. Para ficar mais claro e ordenar seus pensamentos sugiro que você escreva a oração. Esse é um bom treino para que possamos crescer em nossas orações de forma que não fiquemos sempre orando apenas pelas necessidades visíveis, materiais e de nossos desejos.

Deixe que o Espírito Santo te guie em oração e faça de você um instrumento de trabalho pelos santos. Somente com a constante prática é que será possível nos tornarmos gigantes espirituais na oração. Eu estou aprendendo dia a dia, você pode começar hoje e amanhã poderá ser melhor.

Avante, ovelha.

Perseverai na oração, vigiando com ações de graças. Suplicai, ao mesmo tempo, também por nós, para que Deus nos abra porta à palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual também estou algemado; para que eu o manifeste, como devo fazer. Colossenses 4.2-4

Por: Renata Gandolfo. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Original: Aprendendo com as orações de Paulo.