Como assim, o universo espera algo de nós?

“Se a vida fosse fácil como a gente quer
Se o futuro a gente pudesse prever
Eu estaria agora tomando um café
Sentado com os amigos em frente à TV

Eu olharia as aves como eu nunca olhei
Daria um abraço apertado em meus avós
Diria eu te amo a quem nunca pensei
Talvez é o que o universo espera de nós”

Ouvi o single lançado pelo Whindersson Nunes em parceria com a cantora gospel Priscila Alcântara. A música foi composta pelo comediante, que tem explicitado passar por uma luta contra a depressão, mesmo tendo ganhado muito dinheiro e ficado meteoricamente famoso, há no rapaz um vazio existencial.

O Whindersson já foi cristão e membro da Assembleia de Deus, hoje se diz um homem de fé, no entanto, liberto das amarras da religiosidade. Aprecia música gospel e, por isso, convidou a Priscila para fazer com ele um dueto. Ela, por sua vez, era conhecida como apresentadora infantil que entregava Playstation. Ao sair do programa e crescer, engatou uma carreira de cantora e tem agradado muita gente para além do segmento que ela faz parte.

Embora a música tenha uma melodia bonita e o dueto tenha encaixado bem, mesmo Whindersson não sendo cantor profissional, há algo nela que me desaponta profundamente. É justamente essa coisa de dizer que o “universo espera algo de nós”. Sim, há um talvez antes, mas a sugestividade se faz presente e daí me pergunto: Por que o Universo esperaria algo da gente?

Se formos para uma descrição meramente racional, diríamos que o Universo é apenas matéria em movimento. E matéria inanimada, vale ressaltar. Agora, se há alguma conotação mística por detrás do termo, o Universo acaba sendo elevado a categoria de Deus. Logo, temos uma cosmovisão bem antiga conhecida por monismo – isto é, não existe divisão entre Divindade e Natureza, tudo é uma coisa só.

Não acredito que o comediante tenha se apercebido disto ao escrever sua canção. Mas, mesmo sem intencionalidade, a letra expressa uma cosmovisão e ela não é correta. Cristãos não deveriam cantar sobre “o que o Universo espera de nós”, pois o Universo é indiferente. Agora, o Deus revelado na Escritura está bastante atento aquilo que fazemos. Ele sim espera algo de nós. Ele espera que observemos os seus estatutos e o adoremos em espírito e em verdade. Deus nos deu uma Palavra e é por ela que devemos nos guiar.

A humanidade vive tateando a redenção. Ela vive querendo se apegar a alguma coisa que lhe confira valor existencial. Universo, Energia, Natureza, Destino, Signos e tantos outros elementos são postos como sendo aquilo que pode conferir uma resposta para as questões últimas da vida. Só que essas questões só encontram a resposta ideal diante do Deus da Escritura que não está em silêncio. Ele se revelou. E por isso, amar a Deus sobre todas as coisas é o primeiro dos mandamentos. Pois é amando-o que nos encontramos. É desfrutando-o que nos realizamos. É adorando-o que nos aquietamos.

Não espere nada do Universo. Espere tudo de Deus, seja benção, seja maldição. O que Ele requer de nós está na Escritura. É vital ficar atento ao que diz o SENHOR. Quem tem ouvidos, ouça!Desejo do fundo do meu coração que a cantora e o humorista compreendam isto e reverenciem não a coisa criada, mas o Criador de todas as coisas.

Por: Thiago Oliveira. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Original: Como assim, o universo espera algo de nós?