Saturando-se da Palavra: Leitura Bíblica e Estudo Bíblico

A Leitura Bíblica

“Até à minha chegada, aplica-te à leitura.” 1 Timóteo 4.13a

“As duas disciplinas espirituais pessoais mais importantes são a absorção da Palavra de Deus e a oração – e nessa ordem. Pois é muito mais importante ouvir de Deus através da Sua Palavra do que Deus ouvir de nós em oração.”[i] Donald Whitney

A Bíblia é a palavra de Deus, é o meio pelo qual Deus se revela de maneira especial a nós, homens e mulheres. A Bíblia é nossa fonte de sabedoria (Sl 37.30-31)[ii], de retidão (Sl 119.11)[iii], de orientação (Sl 119.105)[iv]; de vida eterna (Jo 5.39)[v].

A palavra de Deus é a revelação de sua pessoa. A palavra de Deus tem poder. A palavra de Deus sustenta o universo, criou todas as coisas, além disso ela nos ensina, corrige, repreende, educa para a justiça, e ainda nos habilita a sermos perfeitos e perfeitamente habilitados para toda boa obra (2Tm 3.16)[vi]. A Bíblia nos conduz à vida e a piedade pelo conhecimento de Deus. A palavra de Deus nos transforma, ela é viva e eficaz (Hb 4.12).

Saturar-se da Palavra de Deus é a maneira mais eficaz de termos vidas transformadas. Há várias formas de nos alimentarmos da Palavra, uma delas é pela simples leitura. A leitura é a simples apropriação de informações. Em um primeiro momento, ler nem sempre implica entender o que o autor quis transmitir. Porém a leitura é que nos dá o conteúdo para esmiuçamos através do estudo o que foi apreendido.

A leitura extensiva da Bíblia nos dá uma ampla perspectiva do plano de Deus para sua criação e nos mostra tipos de Jesus Cristo em cada um dos livros. A repetição sistemática dessa leitura gravará em nossa mente e em nosso coração o que Deus a revelação da pessoa de Deus e o que ele requer de nós em reposta a essa revelação. A leitura nos instruirá, como um grande mapa pregado na parede de sua casa, o caminho a seguir. A leitura frequente das Escrituras nos dará sabedoria para viver de forma piedosa até aquele dia quando nos encontraremos com o Senhor dos senhores, face a face.

Muito além de ser uma metodologia divina, a leitura da Palavra será um deleite conforme seu relacionamento com o Deus, Todo-Poderoso, for sendo aprofundado.

A leitura bíblica é a construção de um altar a Deus em nossa mente, o altar dos sacrifícios de amor que oferecemos a ele com todo nosso entendimento.

Dicas rápidas para começar a leitura hoje:

  1. Tenha um plano de leitura para se organizar;
  2. Escolha um bom local;
  3. Determine um horário diário;
  4. Comprometa-se e esteja presente;
  5. Esforce-se para cumprir o planejamento e leia. 

Uma recomendação, se me permite, é que simplifique ao máximo para que não tenha dificuldades em executar o principal: a leitura da Palavra.

***

Estudo Bíblico

“Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.” Mateus 22.29

Um bom estudo bíblico transforma o coração por meio do treinamento da mente e coloca Deus no centro da história.[vii] Jen Wilkin

Um outro bom meio de saturar-nos da Palavra de Deus é pelo Estudo Bíblico. O Estudo é como um mergulho em águas profundas, saímos da superfície da leitura e vamos nas entranhas do texto, buscando por novas camadas de conhecimento. No estudo vamos ampliar o entendimento do que o texto nos mostra. Os detalhes serão observados: o autor, o destinatário, a geografia, a história, o tipo de narrativa, os personagens, o cenário, cada um desses elementos fornecem uma chave para o entendimento do que o autor quis comunicar.

Estudar a Palavra exige exercício, conforme for praticando vai desenvolver sua própria forma de se comunicar com o Senhor através dessa disciplina.

Percebo que muitas vezes há uma atitude refratária ao estudo porque as pessoas não pensam ser capazes, então é bom dizer que o Espírito Santo é quem fará o trabalho de nos dar entendimento. O Espírito que inspirou os homens de Deus a escreverem a Palavra dele é o mesmo Espírito que nos revela o que o Grande Autor do texto quer nos ensinar.

Os métodos e as ferramentas de estudo bíblico são inestimáveis auxílios e podemos nos cercar deles, mas temos que depender e confiar na condução e instrução do Santo Espírito.

Você poderá experimentar essa condução do Espírito e depois verificar em um comentário bíblico o que bons autores entenderam do texto estudado.

Crie o hábito de ter um papel para anotações do texto que está estudando, isso facilitará sua meditação. Anote suas dúvidas e impressões, e questione (em pensamento) o autor do texto. Talvez nesse processo um versículo ou dois fiquem presos à sua mente, conversando com você durante sua semana de estudo e esse poderá ser o início da memorização. Ler e reler, meditar e fazer perguntas ao texto sobre o mesmo trecho inúmeras vezes facilita gravamos em nossa mente o que estamos lendo e estudando.

Minha recomendação para essa etapa é que comece com um bocado pequeno para dar conta de começar e terminar o estudo de um livro todo da bíblia. Alguns bons professores de estudo bíblico indicam o livro de Tiago ou as cartas de João como ideais para os primeiros estudos.

Não deixe de orar ao Espírito de Deus para que ele te acompanhe e conduza nessa jornada.

Quero deixar nesse ponto uma celebração de alegria de podermos estudar a Bíblia, é através da saturação da Palavra de Deus que somos santificadas, e também quero advertir que a obra de Jesus na cruz é suficiente para nossa salvação, santificação e vida abundante, não é pelas obras de nossas mãos, pelo tempo e quantidade de vezes que estudamos as Escrituras ou que praticamos qualquer outro Meio da Graça. Esse é um ponto que deve ser sempre, sempre recordado. Não podemos perder de vista o alvo de praticarmos as Disciplinas Espirituais que é a vida piedosa.

E finalmente, você deve saber que todas as vezes que você se colocar diante de Deus para comunhão, devoção, adoração o seu desejo de estar novamente com ele será potencialmente aumentado. Experimente.

Se na leitura da palavra levantamos um altar a Deus, ao estudarmos a Palavra oferecemos a ele nosso culto racional, transformando nossa mente pelo lavar regenerador da verdade.

Dicas rápidas para começar o estudo hoje:

  1. Prepare papel e caneta para anotações;
  2. Escolha um livro pequeno da Bíblia;
  3. Determine os dias de estudo;
  4. Determine quanto tempo vai estudar por dia;
  5. Planeje o estudo separando os trechos que vai trabalhar a cada dia.

Deus, por sua graça, te dará deleite em seu estudo e o fará mais frequente e profundo em cada período de trabalho. Sim, estudar a Palavra de Deus é um trabalho espiritual.

Coragem, ovelha!


[i] Donald Whitney, é professor de espiritualidade bíblica e reitor associado no The Southern Baptist Theological Seminary, em Louisville, KY. Citado em https://www.desiringgod.org/interviews/what-spiritual-disciplines-are-most-important acessado em 22 de janeiro de 2020. Tradução livre.

[ii] Salmo 37.30-31 A boca do justo profere a sabedoria, e a sua língua fala o que é justo. No coração, tem ele a lei do seu Deus; os seus passos não vacilarão.

[iii] Salmo 119.11 Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.

[iv] Salmo 119.105 Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.

[v] João 5.39 Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.

[vi] 2Tm 3.16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.

[vii] Jen Wilkin, Mulheres da Palavra. Editora Fiel

Por: Renata Gandolfo. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Original: Saturando-se da Palavra: Leitura Bíblica e Estudo Bíblico.