C. S. Lewis sobre o Coronavírus

Agora está claro que o COVID-19 é uma pandemia global grave e mortal, e todas as precauções necessárias devem ser tomadas. Ainda assim, as palavras de C. S. Lewis – escritas há 72 anos – soam com alguma relevância para nós. Apenas substitua “bomba atômica” por “Coronavírus”.

De certa forma, pensamos demais na bomba atômica. “Como devemos viver em uma era atômica”? Fico tentado a responder: “Ora, como você teria vivido no século XVI, quando a praga visitava Londres quase todos os anos, ou como você teria vivido na era Viking, quando invasores da Escandinávia poderiam chegar e cortar sua garganta a qualquer noite; ou, de fato, como você já vive em uma era de câncer, sífilis, uma era de paralisia, uma era de ataques aéreos, uma era de acidentes ferroviários, uma era de acidentes automobilísticos”.

Em outras palavras, não vamos começar exagerando a novidade de nossa situação. Acredite em mim, prezado senhor ou senhora, você e todos os que ama já foram condenados à morte antes que a bomba atômica fosse inventada: e uma grande porcentagem de nós morreria de maneiras desagradáveis. Tínhamos, de fato, uma grande vantagem sobre nossos ancestrais – anestésicos; e ainda os temos. É extremamente ridículo continuar choramingando e mostrando rostos desanimados, porque os cientistas acrescentaram mais chances de morte prematura e dolorosa a um mundo que já se arrastava com essas chances e no qual a própria morte não era uma chance, mas uma certeza.

Este é o primeiro ponto a ser abordado: e a primeira ação a ser tomada é nos recompormos. Se todos nós formos destruídos por uma bomba atômica, deixe-a nos encontrar fazendo coisas sensíveis e humanas – orando, trabalhando, ensinando, lendo, ouvindo música, banhando as crianças, jogando tênis, conversando com nossos amigos com uma caneca na mão e um jogo de dardos – e não amontoados como ovelhas assustadas pensando em bombas. Elas podem destruir nosso corpo (um micróbio pode fazer isso), mas não conseguem dominar nossas mentes.

— “On Living in an Atomic Age” (1948) em Present Concerns: Journalistic Essays.

Por: Matt Smethurst. © The Gospel Coalition. Website: thegospelcoalition.org. Traduzido com permissão. Fonte: C. S. Lewis on the Coronavirus.

Original: C. S. Lewis sobre o Coronavírus. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.