Comunhão: Como se entrosar na igreja

“Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado” 1 João 1.7

Fala-se muito sobre a importância da igreja receber bem seus visitantes, pode procurar e vai encontrar várias listas com dicas, pois “sua presença é um prazer e essa igreja ama você”! Mas hoje eu vim aqui pra falar um pouquinho também sobre a importância do visitante, ou novo membro, se esforçar para se integrar na comunidade da igreja a qual irá pertencer!

Chegar, ser novato, recomeçar, é sempre um desafio. Eu cresci mudando de cidade de três em três anos, ser novata e ter que forçar integração faz parte do meu ser. Não tenho problemas com isso, até gosto. Nessas mudanças também fui em inúmeras novas igrejas, mas nunca soube o que é a comunhão na igreja. Depois de muitas andanças eu parei numa igreja, a que estou hoje. Porém, quando eu cheguei nessa igreja, eu não quis integração tão cedo. Para ser mais precisa, eu fiquei 8 meses sentando no fundão, chegando um pouco depois do começo e saindo um pouco antes do final. Absurdo, né? Mas deixa eu explicar pois tem um contexto. Eu vinha de uma igreja com uma teologia bem fraca e quando cheguei na minha igreja atual estavam simplesmente pregando uma série expositiva em Romanos. Eu estava conhecendo uma igreja reformada pela primeira vez na vida, com coisas que eu nem sabia que existiam ou eram possíveis. Era muito para a minha cabecinha. Parecia que eu estava começando a engatinhar. Eu estava lá todo domingo, mas precisava mesmo de um tempo de confrontação nas pregações e aprofundamento da palavra antes de entrar em modo integração. É claro que eu não indico que você faça como eu e chegue numa igreja se isolando, por isso estou aqui hoje com esse texto com dicas para se entrosar na Igreja. Eu tenho certeza que teria sido bem mais fácil se eu tivesse contado com o apoio de irmãs na Igreja. Detalhe importante aqui, eles tentaram, eu que não estava pronta naquele momento. Nesse tempo eu me dediquei a estudar muito mais da palavra de Deus, li muitos livros para entender de cosmovisão, apologética, doutrina da eleição e preceitos da fé reformada e tudo isso me deu mais maturidade e sabedoria para a comunhão. Quanto mais fraca é nossa teologia, mais fácil é entendermos errado o corpo de Cristo, nos decepcionamos com os erros das pessoas na igreja e, com isso, cairmos no erro de nos afastar na igreja por causa de pessoas. Quando me senti pronta para me envolver com as pessoas da Igreja, eu entrei em modo acelerado!

A Bíblia fala muito sobre comunhão. É extremamente necessário entender que Deus diz que somos um corpo. Todos nós que fomos salvos e temos um mesmo Pai, somos irmãos em Cristo. Cristo não nos salvou para vivermos isolados. A igreja é uma família que Deus nos Deu para amar, cuidar e sermos cuidados. Cada irmão ali fará parte do nosso processo de santificação. Pecadores redimidos pela graça adorando a Deus juntos é algo lindo, tem muitos problemas e ainda assim é lindo!

A comunhão é um dos meios públicos da graça que Deus nos deu para nosso crescimento espiritual, maturidade, alegria, santidade e semelhança a Cristo. Se você quiser entender um pouco mais sobre meios de graça e especificamente sobre comunhão, leia esse texto disponibilizado no Voltemos ao Evangelho. O autor, Ear Blackburn, diz: “Comunhão não significa reunir-se com outros crentes para falar sobre esportes, diversões, clima, economia ou política, embora não exista qualquer prejuízo em fazermos isso. Pelo contrário, comunhão é compartilhar, de coração, uns com os outros, as coisas do Senhor Jesus e de sua Palavra. A singularidade da comunhão cristã se encontra em sermos capazes de conversar e compartilhar, juntos, as alegrias, a felicidade, as vitórias, os problemas, as tentações, as tristezas e as bênçãos de nosso andar com Deus. Provérbios 27.17 afirma: ‘Como o ferro com o ferro se afia, assim, o homem, ao seu amigo’. Desfrutar comunhão com irmãos e irmãs em Cristo, em uma igreja local, é semelhante ao ‘ferro’ afiando o ‘ferro’; é o meio da graça que nos mantém espiritualmente saudáveis e vigorosos.”

Você não deve tentar caminhar sozinho. Irmãos para andar com você são presentes de Deus, Ele fez assim e é bom. Devemos ter nossos momentos diariamente com Deus sozinhos em oração, mas congregar com a Igreja, Juntos e Inconstantes, é essencial para nosso crescimento espiritual. Esteja presente, participe!

Vamos às dicas!

Dica 1 – Converse com os pastores da igreja. Vá se apresentar, não espere que eles te vejam escondidos no banco, não. Marque uma conversa para se apresentar, conhecer e ser conhecido. O pastor da sua igreja certamente vai te dar muitas sugestões do que você pode fazer para conhecer melhor os outros irmãos.

Dica 2 –  SIRVA! Sempre terá algo para você fazer na igreja, não só as coisas que são bem visíveis, mas principalmente as que têm pouca ou nenhuma visibilidade. As turmas de EBD sempre precisam de tias para ajudar, as equipes de montagem e desmontagem de som, salas, cadeiras e limpeza sempre precisam de auxílio. Não estou dizendo que a nossa motivação no serviço deva ser apenas de fazermos amigos. Servimos pois Deus nos chama a servir, somos um corpo e todos devem trabalhar para manutenção dele. Um coração disposto a servir e se doar pelos seus irmãos é um fruto do espírito e, de quebra, terá o efeito colateral positivo de se entrosar.

Dica 3 – Vá em TUDO. Participe de todos os eventos da sua igreja: dos jovens, adultos, grupos familiares, discipulados. Faça o esforço de estar presente, peça carona se precisar, mas vá. Muitas vezes o esforço será bem maior que a vontade e o cansaço estará em alta, mas quando você for verá que valeu a pena.

Dica 4 – Verifique se na sua igreja existem grupos de aprofundamento da palavra, também chamados de discipulados ou o que for. Se não tiver, converse com seu pastor e sugira! É uma ótima oportunidade de entrosamento aprendendo e conhecendo mais a Deus com os irmãos.

Dica 5 – Essa dica é também um conselho: se você é mulher e está chegando na igreja, procure primeiro estar entre as moças. Se você é homem, com os homens. Não vale a pena confundir as coisas nem pela impressão que as pessoas terão e por você mesmo. Guarde o coração. Inclusive, você que está há mais tempo da igreja, observe isso, direcione novatas às irmãs e novatos aos irmãos.

Dica 6 – Dica que se rende à modernidade! Criem grupos oficiais no WhatsApp da igreja, um para mulheres e outro para homens, de todas as idades juntos. Aproveitem esses grupos para marcar eventos extra-oficiais, como almoços, piqueniques, cafés e etc. É sempre uma boa oportunidade para agregar quem está chegando.

Dica 7 – Por certo haverão frustrações e desentendimentos, e existem formas bíblicas de lidar com isso. Essas desavenças não são motivos para deixar de congregar, mas um alerta de que há algo ali que precisa ser resolvido.

Dica 8 – Por fim, uma vez que vc esteja integrado, fique sempre de olho em quem está chegando e ajude nesse processo!

“Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima” Hebreus 10,24-25

 Tenho uma última dica! Ninguém tem bola de cristal. Não espere que a igreja vá ficar te bajulando e adivinhando quando você estará a fim de se integrar. Toda igreja precisa receber bem seus visitantes, mas nem todas serão do tipo que ficam ligando semanalmente para você aparecer! A responsabilidade não é só da igreja, é sua também. Quando um não quer, dois não congregam. Não precisa esperar ninguém pegar na sua mão para você ir estar com o corpo, viu dedinho?

Mas, vamos?


Lidei com esse mesmo assunto no meu podcast e você pode ouvir aqui.

Por: Ana Paula Nunes. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Original: Comunhão: Como se entrosar na igreja.