Identificando em mim um coração ansioso

O salmista nos alertou de que para alcançar um coração sábio devemos pedir “Senhor, ensina-nos a contar os nossos dias”. Mas em tempos de instabilidades e incertezas, contar o tempo é sinônimo de viver ansiosamente. Por vezes, a diferença sútil entre organizar nossa agenda e um falso controle de nossas vidas não nos faz perceber que estamos trilhando um caminho de autossuficiência.

Como perceber, então, que deixamos de lado um Deus que nos deu a vida e nos sustenta diariamente? Aqui vão 3 efeitos que a ansiedade causa em nossos corações.

1. A ansiedade diminui nossa capacidade de aprender

Embora situações incertas gerem ansiedade em nossos corações, são nesses momentos que mais nos direcionamos à certeza do fracasso. A ansiedade cria uma barreira em nossa aprendizagem, fazendo com que troquemos o novo por certezas ilusórias. Nossas orações se tornam apáticas e indiferentes. As misericórdias do Senhor já não são sentidas como renovos matinais.

2. A ansiedade simplifica nossa forma de pensar

Como o coração ansioso deseja uma solução imediata, as respostas que damos são apenas “sim ou não”. É difícil se concentrar em situações futuras, uma vez que somente as incertezas do presente inundam os pensamentos e controlam os sentimentos.

3. A ansiedade desperta sentimentos de desamparo ou insegurança

É comum, nesses momentos, criarmos situações hipotéticas e não sermos capazes de pensar em alternativas ou novas perspectivas. Somos levados a uma série de comportamentos defensivos por nos sentirmos desamparados e inseguros. Manter a calma com a finalidade de refletir e observar o que está acontecendo, especialmente consigo mesmo, é uma forma de não agir impulsivamente.

Em Vencendo medos e ansiedades, Elyse Fitzpatrick nos lembra que um refrigério para nosso coração é o texto de Filipenses 4.6-8. O apóstolo Paulo ensina 8 filtros que devemos ter para enxergar as situações ao redor. Pergunte a si mesmo: Isso é verdadeiro? É respeitável? Justo? Puro? Amável? De boa fama? Virtuoso? Louvável?

Não agir de modo ansioso não diz respeito a apenas reconhecer a ansiedade, mas a não deixar que ela controle seus comportamentos. Oração e leitura da Palavra são práticas que moldam nosso coração e pensamentos, relembrando a nossa condição de pecado e apontando para a soberania de Deus. Apenas Cristo nos oferece plena segurança. Ele nos redimiu e nos tornou novas criaturas conforme à sua semelhança. Descansar em seu cuidado é a certeza de que estamos seguros em um Deus que controla o universo.